Você está aqui: Página Inicial / Zizi quer orientação para crianças e adolescentes sobre uso excessivo de aparelhos com telas

por Assessoria de Comunicação última modificação 06/11/2023 13h33

O Legislativo aprovou uma indicação feita pelo vereador Zizi que pede ao prefeito e Secretaria da Educação que seja ministrada uma aula por semana alertando sobre o excesso de telas na saúde das crianças e adolescentes, na rede municipal de ensino.

Ele sugere que todas as séries da rede municipal sejam abrangidas com uma hora de aula e que seja ministrada por professores de Ciências. Zizi comenta que é comum ver os jovens usarem celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos em excesso, o que pode impactar negativamente na saúde deles.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), são muitos os impactos negativos como problemas de sono; aumento de insônia e ansiedade; depressão; estresse; irritabilidade; cansaço durante o dia; problemas de visão e na saúde mental; déficit de atenção e hiperatividade.

Também podem causar transtornos alimentares como sobrepeso, obesidade, bulimia e anorexia; comportamentos auto lesivos e indução ao risco de suicídio; exposição precoce à sexualidade, bem como risco de abuso sexual virtual; bullying e cyberbullying.

Outros sintomas notificados são os transtornos posturais; uso de nicotina, bebidas alcoólicas, substâncias ilícitas e anabolizantes e também problemas de desenvolvimento cognitivo e social, interferindo na capacidade de aprendizado e na interação com outras pessoas.

A SBP recomenda evitar a exposição de crianças menores de dois anos a telas; limitando no máximo uma hora de tela por dia para crianças entre 2 e 5 anos; não permitir o uso de telas por mais de 2 horas por dia para crianças entre 6 e 10 anos; limitar o uso em, no máximo, três horas para crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos; não permitir o acesso isolado aos aparelhos eletrônicos; incentivar a prática de esportes e criar regras saudáveis.