Você está aqui: Página Inicial / Alexandre Braz sugere programa de educação física na rede municipal de ensino para estudantes com deficiência e necessidades especiais

por Assessoria de Comunicação última modificação 10/05/2024 16h43

Na reunião do dia 6, foi aprovada uma indicação do vereador Alexandre Braz que pede ao prefeito e Secretaria da Educação que seja instituído um programa de educação física na rede municipal de ensino para estudantes com deficiência e necessidades especiais.

O objetivo é melhorar a adequação e atualização ao tema proposto, uma vez que, atualmente, não se fala mais em adaptação, mas sim, em inclusão. Também visa garantir o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo não só de estudantes com deficiência, mas para todos os alunos.

“O desenvolvimento desse novo paradigma pressupõe a eliminação de barreiras, independentemente do estado físico ou psíquico do aluno. Por mais acentuada que seja sua limitação motora, um aluno especial pode conseguir com a educação física, uma parcial ou completa adaptação às suas limitações”, diz.

Segundo Alexandre, estimular a inclusão de crianças e jovens na escola tem se tornando uma pauta bastante discutida no cenário educacional e a educação física inclusiva tem muito a acrescentar nesse quesito, por ser uma disciplina em que os alunos desenvolvem determinadas habilidades, inclusive motoras.