Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

por Assessoria de Comunicação última modificação 02/03/2021 16h13

Vereador Edivalder Cheiroso concede diploma de honra ao mérito a morador da Vila Barroso

por Assessoria de Comunicação última modificação 05/04/2024 13h38

Numa iniciativa do vereador Edivalder Cheiroso, foi homenageado com um diploma de honra ao mérito, na sessão do dia 1º, o ex-presidente da Associação de Moradores do Povoado de Vila Barroso, Pedro Luiz Pinheiro.

Na tribuna, Edivalder enalteceu o trabalho do homenageado, destacando toda a dedicação de Pedro em beneficiar a comunidade. “Sempre atendeu a população com um sorriso no rosto e é uma pessoa humilde. Temos que reconhecer o trabalho dele”, declarou.

Ao fazer uso da palavra, o ex-presidente da associação disse que foi uma surpresa e não tinha conhecimento da homenagem que receberia. Ele agradeceu a família, à comunidade de Vila Barroso, ao vereador Edivalder e toda a Câmara pela moção recebida.

Empresários recebem moção de aplauso por indicação de Juliene Sabino

por Assessoria de Comunicação última modificação 05/04/2024 13h36

A vereadora Juliene Sabino da Silva fez a entrega de uma moção de aplauso aos empresários Bianca Paiva Perim e Estevão Paiva Perim, pelo empreendimento da rede de farmácia Americanas em Frutal.

Nesta entrega realizada no dia 1º, Juliene destacou que se trata de uma tradicional empresa familiar que teve início há cerca de 60 anos com Luiz Paiva chamada “Farmácias Brasil” e que depois se tornou a rede “Americanas”.

“A empresa gera mais de 40 empregos na cidade e modernizou o ramo farmacêutico de Frutal. Concedo essa honraria por toda a história que essa rede de farmácia possui em nosso município”, destacou.

O empresário Estavão Perim agradeceu a Deus, à família, funcionários, à Câmara, em especial a vereadora Juliene Sabino pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

Câmara Municipal de Frutal vai lançar a Frente Parlamentar da Juventude Frutalense

por Assessoria de Comunicação última modificação 05/04/2024 12h42

Aprovada indicação de autoria do vereador José Adão da Silva, o Zizi, que solicita à presidência da Mesa Diretora a necessidade de lançar na Câmara Municipal de Frutal a Frente Parlamentar da Juventude Frutalense (FPJF), formada por jovens entre 16 e 25 anos, que estejam interessados em discutir políticas públicas.

Segundo o vereador, há a necessidade de ter uma participação mais ativa dos jovens nas discussões da cidade. “Os jovens lidam com desafios como o acesso à educação de qualidade, a busca por um emprego e a responsabilidade por um futuro sustentável.

Além disso, é importante dar voz e espaço para as preocupações da juventude frutalense”, destacou Zizi.

O objetivo de dar espaço na Câmara Municipal para a Frente Parlamentar da Juventude Frutalense é construir e promover políticas públicas que atendam às necessidades e aspirações dos jovens de nossa cidade.

“Vamos incentivar a participação de jovens de Frutal no processo legislativo local, engajando-os na formulação e implementação de políticas públicas,

A FPJF vai promover o bem-estar, o desenvolvimento educacional e profissional, bem como a inclusão social dos jovens, fortalecendo as redes de proteção à juventude da comunidade.

Além disso, a FPJF também poderá organizar eventos como audiências públicas, encontros, seminários e simpósios com a temática voltada aos desafios enfrentados pelos jovens em nosso município, fomentando o diálogo entre legisladores, jovens e a comunidade em geral”, finalizou o vereador.

Manutenção de rua no Jardim Brasil é solicitada pela vereadora Gislene Maria

por Assessoria de Comunicação última modificação 05/04/2024 12h41

A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Gislene Maria da Silva que pede ao prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos que seja efetuada uma manutenção urgente na Rua Antônio Francisco da Silva (Jardim Brasil). Ela afirma que a via está em situação precária apresentando diversos problemas que comprometem não apenas a infraestrutura urbana, mas também representam sérios riscos à saúde e segurança dos moradores.

Atualmente, a rua está repleta de buracos, tornando o tráfego de veículos e pedestres extremamente perigoso. Diante disso, é imprescindível que seja realizado o recapeamento asfáltico no local, visando garantir a segurança e a mobilidade de todos que transitam pela área.

Além dos buracos, há também a presença de mato alto ao longo da rua, contribuindo para a proliferação de insetos, roedores e possíveis criadouros de mosquitos transmissores de doenças. O acúmulo de lixo nas vias públicas é outro problema recorrente, que além de comprometer a limpeza urbana, também pode atrair animais nocivos e causar obstrução nas galerias pluviais, aumentando o risco de alagamentos.

Ainda existe uma fossa aberta gerando mau cheiro e representando um sério risco à saúde pública. Além disso, há esgoto a céu aberto, o que configura um ambiente propício para a proliferação de doenças e contaminação do lençol freático.

“Diante da gravidade desses problemas, solicitamos que sejam tomadas medidas urgentes para realizar a manutenção necessária na Rua Antônio Francisco da Silva. É fundamental garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos moradores desse bairro, bem como preservar a qualidade de vida de toda a comunidade”, justifica.

Em indicação, vereador Rapinha solicita jogar fresa de asfalto nas ruas de bairros da cidade

por Assessoria de Comunicação última modificação 05/04/2024 12h40

A necessidade de jogar fresa de asfalto com urgência nas ruas dos Jardim Brasil, Residencial Plaza e Progresso foi uma indicação feita pelo vereador Rapinha aprovada na sessão ordinária do dia 1º.

Ele destaca que colocação de fresa nas ruas daqueles bairros é uma medida ansiosamente aguardada pela população, que hoje sofre com a poeira e o barro, conforme as estações do ano.

Zizi propõe a criação do Projeto Esporte Solidário

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h53

Indicação do vereador Zizi com o objetivo de contribuir com ações sociais voltadas à prática esportiva foi aprovada em reunião da Câmara Municipal de Frutal, desta segunda-feira (1/4). A proposta é criar o Projeto Esporte Solidário, de incentivo à arrecadação de calçados e bolas de diferentes modalidades esportivas, meias, caneleiras, capacetes de ciclismo, quimonos, óculos e toucas de natação, entre outros.

“A ideia é que as doações, que poderão ser deixadas nas recepções da Prefeitura e Câmara Municipal, sejam repassadas, posteriormente, a projetos sociais de fomento às práticas esportivas”, ressaltou o vereador.

O Projeto Esporte Solidário possui três diretrizes: incentivar, mediante campanhas e outras ações, a doação dos calçados e materiais adequados à prática de atividade física; estimular projetos sociais voltados para práticas esportivas e beneficiar os projetos sociais e seus participantes com a doação dos equipamentos arrecadados.

“Muitas pessoas não dispõem de calçados esportivos adequados para a prática esportiva com segurança e conforto. Aliado a isso, vários projetos sociais ainda não dispõem de materiais esportivos suficientes para atender a todos e também precisamos incentivar mais projetos sociais em Frutal voltados para as práticas esportivas”, concluiu o vereador.

Professora Irma quer a disponibilização de kits de primeiros socorros nas escolas municipais

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h51

Na sessão ordinária da Câmara de Frutal, no dia 1º de abril, foi aprovada uma indicação da vereadora Irma Rezende Rocha destinada ao prefeito e secretarias da Educação e da Saúde.

Seu pedido é para que sejam disponibilizados kits de primeiros socorros nas escolas municipais. Para isso, Irma pede para se fazer um levantamento para se ter o real conhecimento de quais escolas não estão tendo esses kits de primeiros socorros, que ela considera como item essencial, pois possibilita os primeiros cuidados em caso de algum incidente que venha a causar danos aos alunos, professores e demais funcionários do ambiente escolar.

Geralmente, nestes kits, constam luvas de látex, máscaras, solução fisiológica, água oxigenada, antisséptico, cotonetes, esparadrapo, band-aid, gaze, fita micropore para curativos, etc.

“O kit é composto de instrumentos essenciais ou auxiliares referentes à prática dos primeiros socorros, sendo extremamente necessário para as primeiras providências em caso de acidentes nas escolas. É uma providência de fácil execução, que esperamos seja atendida”, finaliza.

Gislene Maria indica instalação de lixeiras nas entradas da cidade e pontos estratégicos da zona rural

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h49

Preocupada com a crescente falta de infraestrutura para descarte de resíduos, na sessão ordinária do dia 1º, a vereadora Gislene Maria da Silva fez uma solicitação ao prefeito e Secretaria do Meio Ambiente com relação a instalação de lixeiras nas entradas da cidade e em pontos estratégicos da zona rural.

Conforme ela destaca, frequentemente, o lixo tem sido descartado de maneira inadequada nas entradas da cidade e na zona rural, o que compromete não apenas a estética destes locais, mas também representa um problema ambiental e de saúde pública.

Gislene acredita que a presença de lixeiras proporcionaria aos residentes e visitantes um local adequado para descartar os resíduos, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e da limpeza urbana e em pontos estratégicos da zona rural.

“Isso contribuiria significativamente para a redução da poluição ambiental e para a promoção de uma imagem mais positiva de nossa comunidade perante os visitantes e turistas”, declara.

Vereador Rapinha pede solução para cratera próximo ao cemitério municipal

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h48

Foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pede providências ao Executivo com relação a uma cratera que se abriu devido ao volume de água pluvial que desceu ao lado do cemitério municipal.

Ele pede urgência na solução deste problema, pois corre-se o risco da proliferação do mosquito Aedes aegypt no local. Rapinha informa que parte dos muros já caiu e há o risco de abalar ou mesmo de derrubar algum túmulo no cemitério.

Zizi indica Programa Municipal de Educação Empreendedora

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h41

O vereador José Adão da Silva, o Zizi, propôs uma indicação para que as escolas do município ensinem os estudantes o empreendedorismo, por meio do Programa Municipal de Educação Empreendedora (PMEE).

O vereador explicou que o programa, que vai precisar contratar professores da área, visa criar consciência nos estudantes de que eles também podem começar um negócio próprio.

“A iniciativa também visa gerar uma cultura que valorize a busca de conhecimento e formação com vistas a inserção direta no mercado de forma autônoma e diferenciada”, complementou Zizi.

A ideia da indicação do vereador é que uma vez por semana em cada escola da rede municipal de ensino seja ministrada aula sobre empreendedorismo.

“Na atual conjuntura econômica do país, os processos de geração de renda, que dependem da inserção tradicional no mercado de trabalho sofrem abalos com a variação da empregabilidade. Mesmo quando há mão de obra qualificada, nem sempre existem vagas de trabalho”.

Vereadora Gislene Maria cobra melhorias no Calçadão de Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h39

Foi aprovada uma indicação da vereadora Gislene Maria que reivindica ao Executivo e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos que sejam promovidas ações e melhorias no Calçadão de Frutal.

Entre os pedidos estão a colocação de tampas nas galerias pluviais, para evitar o acúmulo de lixo e o entupimento naqueles locais; realizar a limpeza diária e instar junto à CEMIG, para que sejam evitadas as constantes quedas de energia na área do Calçadão, o que vem prejudicando as atividades comerciais lá existentes.

Gislene comenta que o calçadão está enfrentando sérios problemas que comprometem não apenas a estética, mas também a segurança e a funcionalidade daquela importante área pública.

“Causa preocupação a deterioração do calçadão, com a falta de tampas nas galerias pluviais, resultando em potenciais riscos para os pedestres. Além disso, os bueiros estão transbordando devido ao acúmulo de lixo, o que representa não apenas um problema estético, mas também de saúde pública”, declara.

Outro problema recorrente que ela cita é a quantidade significativa de lixo jogado nas ruas, que contribui para a poluição visual e ambiental do local. “Tal situação não condiz com a imagem que desejamos para nossa cidade, prejudicando a qualidade de vida dos moradores e atraindo uma impressão negativa para os visitantes. Investir na melhoria dessa área é essencial para promover o desenvolvimento urbano, a segurança dos cidadãos e a valorização de nosso patrimônio público”, declara.

A vereadora ressalta ainda que o calçadão tem enfrentado constantes quedas de energia, o que impacta diretamente o funcionamento das atividades comerciais e o conforto dos frequentadores. Ela espera que o Executivo tome medidas imediatas para reestruturar e revitalizar o Calçadão de Frutal.

Edivalder Cheiroso pede informações ao DNIT sobre início de obras na BR 364

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h38

Na sessão ordinária do dia 1º, foi votada e aprovada uma representação de autoria do vereador Edivalder Cheiroso destinada ao superintendente regional do DNIT no Estado de Minas Gerais. O objetivo é solicitar informações sobre as melhorias que serão feitas e se há previsão do início das obras do CREMA na BR 364, que corta o Triângulo mineiro, entre Planura e Chaveslândia.

O vereador demonstra sua preocupação quanto ao estado atual daquele trecho da BR 364, que tem trânsito intenso e constante, apesar das obras de melhoria da pista efetuadas ano passado, que já se deteriorou havendo muitos buracos na rodovia.

Edivalder declara que a rodovia foi contemplada com o Programa Integrado de Revitalização CREMA (contratação, restauração e manutenção) que prevê a conservação com o desenvolvimento de ações a serem adotadas pelo DNIT. “Pedimos essas informações para que possamos acompanhar as obras, informando com segurança a quem nos questiona a respeito”, conclui.

Jarbinhas Despachante pede para recapear toda Rua João Gonçalves

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h36

Durante a reunião do dia 1º, foi aprovada uma indicação de autoria do vereador Jarbinhas Despachante que pede para recapear e drenar toda a extensão da Rua João Gonçalves.

O objetivo é diminuir o risco de colisões entre os motoristas aos desviar de buracos, que na localidade estão muito grandes. De acordo com ele, a má conservação da rua em toda sua extensão está propiciando sérios danos aos veículos. “A intervenção se faz urgente para garantir a segurança dos cidadãos e a preservação dos veículos que utilizam esta via regularmente”, afirma.

Programa de incentivo ao futebol feminino é solicitado em indicação pela professora Irma

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h34

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação da vereadora Irma Rezende Rocha que solicita ao prefeito e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Turismo e Inclusão, a criação de um programa de incentivo à prática de futebol feminino.

O projeto teria como diretrizes o esforço de inclusão social; a busca da construção coletiva de resultados; respeito à diversidade e estímulo à autonomia da mulher frutalense. A meta seria promover torneios, campeonatos e eventos voltados para o desenvolvimento do futebol feminino em Frutal, seja de campo, futsal, futebol Society, futevôlei e de futebol de areia.

De acordo com a autora da indicação, o futebol feminino tem lutado para ganhar seu espaço no cenário nacional, porém, devido a fatores históricos e preconceitos vem encontrando dificuldades ao longo dos anos. Grande parte ocorre pelo fato da modalidade ter sido proibida durante os anos de 1940 e 1980, o que resultou num enorme atraso em relação a outras modalidades e na falta de visibilidade por parte das mídias e de investimentos por parte de empresas privadas.

Devido a grande discrepância existente em relação aos investimentos no futebol masculino de alto rendimento, o futebol feminino vem sofrendo ao longo de décadas com a falta de incentivos e com a baixa aplicação de recursos, o que resulta na carência de projetos sistematizados e bem estruturados. De uma forma geral, a categoria deve se contentar com condições precárias de treinamento e competições de baixo nível técnico.

Irma Rezende Rocha salienta ainda que a prática do esporte é de extrema importância na formação do cidadão, em especial o futebol que é considerado o desporto mais popular do mundo, tendo em vista a popularidade alcançada, principalmente no Brasil.

“Tendo em vista a baixa visibilidade da categoria, os problemas sociais que afligem a cidade e as dificuldades encontradas perante a iniciativa privada, buscamos alternativas através de atividades programadas e sistematizadas na modalidade futebol feminino”, finaliza.

Fernando da Quineira quer que DNIT coloque placas indicativas com o nome da cidade nos trevos

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h32

Por unanimidade, foi aprovada uma representação de autoria do vereador Fernando da Quineira que pede ao diretor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e ao superintendente regional no Estado de Minas Gerais (SREMG), providências quanto a instalação de placas indicativas de Frutal nos trevos localizados na BR 364, que dão acesso a idade e que estão em péssimas condições.

Fernando observa que, com esta medida, as entradas da cidade serão um “cartão de visitas”, fazendo com que aqueles que trafeguem ou adentrem em Frutal, se sintam impressionados com a organização da cidade.

Rapinha quer instalação de casa lotérica no Waldemar Marchi e distrito de Aparecida de Minas

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h29

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pede os esforços do Executivo para instalar uma casa lotérica no Bairro Waldemar Marchi e no distrito de Aparecida de Minas. O objetivo é facilitar para a população para que possa efetuar o pagamento de suas contas de água e luz e outros boletos, além de estar gerando empregos.

Rapinha comenta que os moradores do “Waldemar Marchi” e adjacências, assim como de Aparecida de Minas, encontram grande dificuldade para a realização do pagamento, destas contas, necessitando vir ao centro e a Frutal especialmente por esse motivo, gerando despesas e transtornos a todos, o que seria sanado com a instalação de uma casa lotérica no bairro e em Aparecida de Minas.

Em indicação, vereador Alexandre Braz pede operação tapa buracos na Rua Marcondes Machado

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h27

O Legislativo aprovou uma indicação do vereador Alexandre Braz que pede ao Poder Público para efetuar uma operação tapa buracos, com urgência, na Rua Marcondes Machado, entre a Avenida José do Alencar e a Rua Arédio Santana.

Ele solicita ainda que, se possível, posteriormente, seja feito o recape das ruas Marcondes Machado, Pedro Rodrigues da Silveira e Santo Minaré, tendo em vista várias oficinas e pontos comerciais no local e o estado precário em que se encontram as entradas destes estabelecimentos.

Alexandre espera que as medidas solicitadas sejam efetuadas com a máxima urgência, para sanar os problemas de empoçamento e de trânsito de veículos, onde há muitos buracos que ficam sempre cheios de água estagnada, trazendo perigos à saúde pública, fazendo com que os moradores, motoristas e pedestres reclamem incessantemente pelos transtornos e riscos de acidentes a todos.

Vaininha e professora Irma cobram mais unidades básicas de saúde para bairros de Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h26

Assinaram em conjunto uma indicação as vereadoras Vaininha e Irma Rezende Rocha que pedem ao Executivo para buscar junto as esferas governamentais a instalação de mais unidades básicas de saúde (UBS) a fim de atender alguns bairros de Frutal.

A proposta das autoras é que seja feito um diagnóstico dos espaços institucionais existentes que podem ser ocupados por UBS e que sejam verificados quais os bairros que ainda não possuem uma unidade de saúde, fazendo um planejamento para atender a todas as localidades.

Elas destacam que as UBS são “a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS)” e são responsáveis pelos atendimentos de rotina, como consultas com o clínico geral, tratamentos, vacinação, pré-natal, atendimento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. O principal objetivo desses postos de saúde é acompanhar o cidadão no fomento à saúde e à prevenção de doenças ou de complicações de doenças já existentes. Para Vaininha e professora Irma, é indispensável buscar recursos para conseguir mais UBS para atender bairros como o Princesa Isabel I e II, Jardim das Esmeraldas, Frutal II e Frutal III, além de outras localidades que necessitam.

Elas comentam que existe uma unidade do bairro XV de Novembro que está com suas obras paradas, precisando ter continuidade e também o bairro Francisco Moron que necessita deste benefício.

“É preciso fazer um diagnóstico dos espaços institucionais existentes que podem ser ocupados por UBS e verificar quais os bairros que ainda não possuem uma unidade de saúde, para que seja feito um amplo planejamento visando atender a todos os bairros”, encerram.

Servidor público expõe situações da administração no uso da tribuna da Câmara Municipal de Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h24

A fim de abordar diversas questões relacionadas a atual administração, fez uso de tribuna livre da Câmara de Frutal, na sessão ordinária do dia 25, o servidor público Flávio Divino da Silva. Ele falou sobre os valores que considera exorbitante que a Prefeitura paga atualmente na coleta de lixo, apesar de possuir caminhões parados.

Também relatou que, por falta de regularizar o aterro sanitário de Frutal, atualmente, o lixo é levado para Barretos, sendo pago um alto valor de frete e prestação do serviço.

Flávio falou ainda em gastos desnecessários do governo, declarando que o Poder Público paga cerca de R$ 40 mil em aluguel de ônibus para empresas particulares, enquanto que, se adquirisse um, teria uma prestação por volta de R$ 10 mil.

O servidor fez denúncia ainda de veículo da Prefeitura que é utilizado por funcionário para deslocamentos pessoais, como buscar a esposa e outras situações, usufruindo também de combustível pago pela Administração.

Como denúncia, ele falou de veículos que tiveram colisão sem que ninguém fosse responsabilizado, veículos sem placas ou identificação, motoristas sem habilitação condizente, pagamentos de horas extras inadequadas e veículos se acabando na chuva e sol.

“Foram recebidos R$ 36 milhões do Fundeb, mas quantas escolas ou postinhos o prefeito construiu? Frutal hoje tem dinheiro, mas está bem pior”, afirmou.

Os vereadores fizeram diversos questionamentos ao orador e declaram que é preciso iniciar uma fiscalização sobre esses assuntos levantados por Flávio.

Casal de empresários é homenageado com moção de aplauso pelo Poder Legislativo

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/04/2024 13h22

O vereador Edivalder Cheiroso homenageou, através de moção de aplauso, o casal Glauber Alves da Mata e Maria Luíza da Mata Evangelista pela inauguração da empresa Vox2you Escola de Oratória, ocorrida em fevereiro de 2024.

“O Glauber e a Malu trilharam um grande caminho; foi uma trajetória enorme parar oferecer essa oportunidade à população. Nesse mundo globalizado, é preciso se atualizar, pois o mercado de trabalho necessita muito disso. Só tenho que cumprimenta-los por estar acreditando na cidade”, enfatiza.

Na tribuna, a empresária Maria Luiza declarou que foram grandes os desafios para implantar em Frutal a “Vox2you” que é a maior rede de escolas de oratória da América Latina.

“O objetivo é desenvolver pessoas opara que possam se destaca em seus trabalhos e transformar suas vidas através da comunicação”, disse. Ela agradeceu ao autor do projeto Edivalder e a todos os vereadores e convidou a comunidade para conhecer a escola.

Treinador Mateus Lucas recebe título de “Honra ao Mérito” da Câmara de Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 29/03/2024 12h23

Devido ao trabalho desenvolvido em favor do esporte em Frutal, o vereador Juninho do Sindicato fez a entrega de um título de “Honra ao Mérito” ao treinador Mateus Lucas Silva Freitas, na sessão ordinária do dia 25.

O homenageado é frutalense e esteve à frente do voleibol entre 2013 e 2016, como voluntário, e de 2017 a 2020 como servidor na gestão da ex-prefeita Ciça.

Na tribuna, Juninho destacou o merecimento de Mateus por ter conquistado diversas medalhas e troféus como campeão e vice-campeão em eventos municipais, regionais e até estaduais, sendo que sua equipe foi a primeira a representar Frutal em um campeonato escolar brasileiro.

“É um verdadeiro exemplo porque demonstrou um amor inabalável pelo esporte; é mais que um atleta, é um líder e que conquistou grandes vitórias. Por isso, é um merecedor do título”, ressalta.

Mateus declarou ser uma honra e uma grande satisfação pelo reconhecimento ao trabalho que desenvolveu em favor do esporte no município de Frutal. Ele agradeceu ao vereador Juninho, à Câmara pela aprovação do projeto, bem como à família, pais de alunos, alunos e patrocinadores.

Providências no quesito segurança no Cemitério Municipal são solicitadas pelo vereador Rapinha

por Assessoria de Comunicação última modificação 29/03/2024 12h22

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pede ao Executivo que sejam tomadas providências no Cemitério Municipal. O pedido foi aprovado na sessão ordinária do dia 25.

Ele sugere a colocação de vigia diuturnamente principalmente no período noturno quando há maior incidência de vandalismo e furtos. Também pede a instalação de câmeras de monitoramento; arrumar os muros e aumentar a altura; asfaltar a rua do lado; instalar mais energia e torneiras de água e construir um abrigo com sanitários públicos no fundo do cemitério.

Rapinha declara que estas ações atendem pedido da comunidade frutalense, uma vez que estão ocorrendo vários furtos de lápides (principalmente mármore, molduras e letras de identificação que são produzidas com materiais caros, como bronze e aço inoxidável). A colocação de câmeras de vigilância e aumento dos muros poderão aumentar a segurança do local.

“O cemitério municipal é o local destinado ao sepultamento de entes queridos. Preservá-lo é um ato de respeito a memória de quem partiu e de consideração aos familiares. Temos a consciência de que é obrigação do Poder Público e do Legislativo zelar pela sua organização, sempre no objetivo de atender as justas reivindicações da comunidade”, finaliza.

Edivalder Cheiroso pede recapeamento de ruas dos bairros Boa Vista, Nossa Senhora do Carmo, Santos Dumont e Eldorado

por Assessoria de Comunicação última modificação 29/03/2024 12h20

Foi aprovada por unanimidade, uma indicação do vereador Edivalder Cheiroso que solicita o recapeamento das ruas dos bairros Alto Boa Vista, Nossa Senhora do Carmo, Santos Dumont e Eldorado.

Conforme ele declara, as ruas daqueles bairros estão em estado bastante crítico, sendo imprescindível o recapeamento. “É preciso dar preferência a estas vias, para sanar os problemas de dirigibilidade, uma vez que há muitos buracos, fazendo com que os moradores, motoristas e pedestres reclamem incessantemente pelos transtornos e riscos de acidentes a todos”, salienta.

Em indicação, Rapinha sugere abertura de acesso entre bairros Estudantil, Nova Goiás e Residencial das Américas

por Assessoria de Comunicação última modificação 29/03/2024 12h18

O vereador Rapinha foi autor de uma indicação em que pede ao Executivo que seja feita uma abertura na Avenida Euvaldo Lodi, para dar acesso ao Residencial das Américas e ao bairro Estudantil, bem como entre o Residencial das Américas e o bairro Nova Goiás.

Ele afirma que a população residente naqueles bairros aguarda com ansiedade estas providências, que permitirá uma maior facilidade de acesso entre estas diferentes regiões.

Zizi indica que seja instituída a Política Municipal de Incentivo à Geração e ao Uso da Energia Solar

por Assessoria de Comunicação última modificação 29/03/2024 12h16

Nesta segunda-feira (25/3), a Câmara Municipal de Frutal aprovou, por unanimidade, Indicação do Vereador Zizi que solicita que a Prefeitura institua a Política Municipal de Incentivo à Geração e ao Uso da Energia Solar. 

Segundo o vereador entre as finalidades da Política, estão: aumentar o uso da energia solar na matriz energética do município e estimular a implantação de sistemas de energia solar e os investimentos nessa área.

“Tudo isso englobando o desenvolvimento tecnológico e a geração, fotovoltaica e fototérmica, para comercialização e autoconsumo nas áreas urbanas e rurais, pela iniciativa pública e privada, considerando o uso residencial, comunitário, comercial, industrial e agropecuário”, finalizou.

Vereadoras requerem “Programa Mais Saúde”

por Assessoria de Comunicação última modificação 29/03/2024 12h12

Três vereadoras assinaram um requerimento direcionado ao prefeito Bruno Augusto e que foi aprovado na sessão ordinária do dia 25. As autoras questionam se o município de Frutal providenciou a adesão ao Programa Mais Saúde e, caso contrário, por qual motivo não foi feito.

Assinaram o requerimento as vereadoras Vaininha, Professora Irma e Giselene Maria da Silva.

Professora Irma sugere distribuição gratuita de repelente para famílias carentes a fim de prevenir contra mosquito Aedes

por Assessoria de Comunicação última modificação 29/03/2024 12h10

Na sessão ordinária da Câmara, no dia 25, a vereadora Irma Rezende Rocha fez uma indicação ao prefeito e Secretaria de Saúde sugerindo o fornecimento gratuito de repelentes às famílias em situação de vulnerabilidade, como forma de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Conforme destaca, o repelente deve possuir eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti e compatível ainda com a saúde de gestante e criança intrauterina. Ela sugere ainda que a Secretaria Municipal da Saúde e outros órgãos realizem campanhas periódicas que visem a orientação sobre a utilização do repelente.

Outra sugestão é que o Poder Executivo possa celebrar convênios com empresas públicas, fundações e associações sem fins lucrativos, com o objetivo de adquirir e viabilizar o fornecimento do repelente contra o mosquito Aedes.

“O objetivo é proteger a população de Frutal da contaminação pelo Zika Vírus, Dengue e Chicungunha, que têm causado, entre outros problemas, a microcefalia nas crianças e outros problemas neurológicos. Em 2024, houve uma explosão nos casos de dengue no Brasil, atingindo também nossa cidade”, afirma.

A vereadora comenta ainda que impedir a criação de focos do Aedes aegypti e a vacinação são maneiras mais eficazes de combater a dengue, por isso, é preciso realizar a distribuição do repelente para reduzir a contaminação pelo mosquito.

Vereador Edivalder Cheiroso pede sinalização em cruzamento das avenidas Mário Palmério e Escócia

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 16h10

Em uma indicação aprovada na sessão ordinária do dia 25, o vereador Edivalder Cheiroso solicitou ao Executivo a colocação de uma placa de trânsito indicativa de “sentido à direita” e “proibido virar à esquerda”, na Avenida Mário Palmério com a Avenida Escócia. Ele solicita ainda para repor o asfalto na rotatória em frente a guarita da UEMG e colocar iluminação pública na Avenida Escócia, em frente ao Condomínio Jardim Europa.

De acordo com ele, são medidas aguardadas com ansiedade pelos moradores daquela região, bem como pelos alunos e professores da UEMG, por isso, espera que sejam providenciadas logo pelos setores competentes da Prefeitura.

Maíza Signorelli pede colocação grade protetora em bueiro em frente ao Parque dos Lagos

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 15h45

Foi aprovada uma indicação da vereadora Maíza Signorelli ao prefeito e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Públicos para colocar a grade protetora no bueiro localizado na Avenida Brasília, em frente ao Parque dos Lagos “Leda Campos Borges e Posto de Combustível WV.

Ela explica essa necessidade devido ao perigo de ocasionar acidentes com pedestres ou veículos, principalmente envolvendo crianças e idosos, podendo ocorrer ainda situações mais graves se não for tomada uma medida urgente.

Maíza destaca que são muitas as famílias com crianças pequenas ou idosos que fazem caminhadas frequentando o local. “Essas pessoas podem cair no bueiro sendo que, quando está chovendo, fica mais difícil visualizar o buraco. São muitas as reclamações feitas pelos munícipes, por isso, solicitamos a solução do problema”, ressalta.

Rapinha busca informação sobre concessão dos serviços da Copasa em Frutal e Aparecida de Minas

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 15h44

O vereador Rapinha foi autor de requerimento ao prefeito em que pede informações a respeito da concessão dos serviços públicos de água e esgotamento sanitário à Copasa em Frutal e distrito de Aparecida de Minas. Ele indaga quando a Prefeitura fará a rescisão do contrato, uma vez que o prefeito já havia manifestado esta vontade no início da gestão.

“Considerando que são inúmeras e constantes reclamações que chegam até nós por parte da população em relação aos serviços prestados pela Copasa em Frutal e Aparecida de Minas, necessitamos da informação, que é importante para a nossa atuação parlamentar em favor da comunidade”, declara.

Ele comenta que a população não suporta mais pagar os altos preços cobrados pelos serviços públicos de água e esgoto da Copasa. “A população do distrito está sofrendo com as contas mensais altíssimas e necessita que o Executivo olhe com carinho para este problema, buscando uma solução”, completa.

Indicação de Alexandre Braz pede redutor de velocidade em rua do Bairro Francisco Moron

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 14h44

O vereador Alexandre Braz fez uma indicação em que pede para instalar com urgência um obstáculo redutor de velocidade, nos moldes estabelecidos pela legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta, na Rua Olímpio Gonçalves de Melo, 205, bairro Francisco Moron.

De acordo com ele, além do elevado fluxo de veículos naquela rua, são presenciadas diversas imprudências, como excesso de velocidade e demais transtornos na via, trazendo riscos de acidentes.

“Uma das causas principais dos acidentes de trânsito, especialmente os mais graves, é o excesso de velocidade praticado por condutores. Com a finalidade de diminuir e minimizar a gravidade dos acidentes que ocorrem nas vias urbanas, faz-se necessário o controle destes limites, seja através de dispositivos aferidores de velocidade, ou redutores como lombadas”, garante.

Em requerimento aprovado, Juliene Sabino pede capina e limpeza nas margens do córrego Vertente Grande

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 14h25

A Câmara aprovou um requerimento da vereadora Juliene Sabino que pede ao prefeito informações sobre a previsão para se efetuar a capina e limpeza nas margens do córrego Vertente Grande, na Avenida Homero Alves de Souza.

De acordo com ela, as margens do córrego, estão completamente sujas, cobertas por mato, o que vem trazendo incômodos aos munícipes, que ficam apreensivos com o perigo de ali haver animais peçonhentos e ainda mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. “Pedimos ao Executivo que tome providências urgentes a respeito”, declara.

Jarbinhas indica distribuição de repelentes para pessoas de baixo poder aquisitivo

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 13h42

O vereador Jarbinhas Despachante elaborou uma indicação em que pede para que sejam efetuadas distribuição de repelentes às pessoas de baixo poder aquisitivo, priorizando ainda idosos, crianças e gestantes.

O objetivo é diminuir o risco de transmissão da dengue e do Zika vírus, que está relacionado ao crescente números de casos no Município. Com a indicação, Jarbinhas espera que os repelentes possam ser entregues nas unidades básicas de saúde da cidade a pessoas de baixo poder aquisitivo e, assim, diminuírem esses casos.

Tõe da Veia pede recapeamento da Rua Senador Gomes

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 13h27

Na reunião da Câmara, no dia 25, o vereador Tõe da Veia teve uma indicação aprovada em que ele pede para realizar o recapeamento da Rua Senador Gomes da Silva, nas proximidades do nº 254 por estar com um enorme buraco.

De acordo com o vereador, em razão do buraco, a água fica empoçada constantemente, mesmo no período de estiagem, provavelmente proveniente de lavagens das residências próximas.

Tõe da Veia expõe que a situação traz perigo e preocupa os moradores das imediações, considerando o risco de causar dengue e outras doenças transmitidas pelo perigoso mosquito Aedes aegypti, além dos transtornos que tal situação provoca ao trânsito.

Zizi pede reforma e ampliação da pista de skate e a volta dos campeonatos

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 13h25

O vereador José Adão da Silva, o Zizi, pediu à Prefeitura de Frutal que inicie obras de reforma e ampliação da única pista de skate da cidade, com a colocação de mais obstáculos para manobras. Além disso, o vereador solicitou a volta dos campeonatos dos municipais. As solicitações foram aprovadas pela Câmara Municipal de Frutal por meio de uma Indicação.

“Esta Indicação vai de encontro com pedidos de alguns skatistas que reclamaram da falta de manutenção da pista e também disseram que a mesma tem poucos obstáculos para a prática do esporte”, justificou o vereador Zizi.

“Estamos precisando de uma reforma da pista e também de uma ampliação dela para ficar melhor e com mais obstáculos para manobras”, declarou o skatista Jander Ferreira, de 19 anos.

O skatista Bruno Guedes, de 22 anos, vencedor do 1º Campeonato Municipal de Skate, ocorrido no final de 2022, lamentou que de lá pra cá não foram mais realizados campeonatos em Frutal. “Vejo que o número de praticantes vem diminuindo. Seria muito bacana se a prefeitura voltasse a realizar campeonatos de skate na cidade”, considerou.

Vereadoras indagam sobre melhorias na quadra de esportes do Waldemar Machi

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 12h21

Foi aprovado um requerimento direcionado ao prefeito e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos solicitando informações sobre quando será instalado o alambrado e telas em volta da quadra de esportes localização no Bairro Waldemar Marchi II.

As autoras do requerimento – Vaininha, Gislene Maria e professora Irma – também questionam quem é o engenheiro responsável pela construção da quadra e qual motivo a obra está inacabada, resultando em falta de segurança às crianças que ali brincam ou praticam esportes.

Elas declaram que a quadra não tem o devido alambrado e tela em sua volta, tendo sido colocados apenas os ferros. Com a obra da quadra inacabada, as crianças que ali brincam e praticam esportes ficam à mercê do perigo do trânsito de veículos na rua, por correrem atrás das bolas constantemente, podendo até acontecer algum acidente mais grave em virtude do alto fluxo de veículos que lá transitam em alta velocidade.

“A situação tem trazido grande preocupação aos pais, que nos questionaram a respeito e pedem uma solução imediata, o que é justo e oportuno, pois o que hoje é uma diversão saudável poderá facilmente se transformar em uma tragédia”, advertem.

Vereadores reivindicam isenção ou redução do IPTU nos bairros Universe Plaza e Jardim Brasil

por Assessoria de Comunicação última modificação 27/03/2024 12h20

A isenção ou redução dos valores das taxas do IPTU nos bairros Universe Residence Plaza e Jardim Brasil, foi uma solicitação feira por sete vereadores, aprovada na reunião ordinária do dia 25.

Os autores justificam que a maioria das ruas destes bairros não possui nenhum benefício de infraestrutura, como asfalto e rede de esgoto. Por isso, eles pedem que o imposto seja reduzido de forma considerável ou até mesmo extinto.

“Os moradores vivem em completo abandono por parte do Poder Público, com a falta de limpeza e manutenção nas ruas e, mesmo assim, todos os anos, a Prefeitura de Frutal insiste em cobrar o IPTU dos imóveis existentes naqueles bairros.

Na indicação, os autores solicitam ao prefeito o envio de um projeto de lei para a apreciação da Câmara de Frutal. Assinaram a indicação os vereadores Alex Freitas, Juninho do Sindicato, Jarbinhas Despachante, Rapinha, Gislene Maria, Vaininha e Professora Irma.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo