Você está aqui: Página Inicial / Ana Cláudia pede recuperação de telas do Cine Canaã

Ana Cláudia pede recuperação de telas do Cine Canaã

por Jarkes Fernando Alves última modificação 11/03/2020 15h24
Ana Cláudia pede recuperação de telas do Cine Canaã

Ana Cláudia

A vereadora Ana Cláudia Brito Marchi levantou a necessidade de restauração das grandes telas que enfeitavam antigamente as instalações do Cine Canaã, com as pinturas de autoria do artista Bassano Vaccarini, solicitando ainda que as mesmas sejam expostas na sede da Câmara e da Prefeitura. Ela frisou que as grandes telas precisam ser restauradas com urgência, considerando a importância destas para a história da cidade e também que as mesmas são obras do famoso pintor, que nasceu em San Colombano al Lambro, Itália, em 1914.

Segundo a proposição, Vaccarini já dava mostras de sua genialidade quando jovem, ao ser escolhido melhor escultor do ano de 1933. Ele participou da Segunda Guerra Mundial como paraquedista e, com o fim do conflito, veio para o Brasil, chegando no Rio de Janeiro em 1946. Já na  cidade de São Paulo, ajudou a fundar o Teatro Brasileiro de Comédia, além de dirigir peças de teatro, produzir filmes e lecionar na FAU-USP. Em 1958, restaurou prédios da cidade de Ribeirão Preto, entre 1960 e 1962, realizou, com Rubens Francisco Lucchetti, uma série de filmes experimentais, trabalhando em diversas localidades até que se fixou em Altinópolis, cidade em que viveu até sua morte em abril de 2002.

Contratado pela família proprietária do Cine Canaã, ele foi o responsável pela pintura das grandes telas, que foram retiradas quando o local foi desativado, com a Prefeitura ficando responsável pelas mesmas e com a obrigação de recuperá-las e montá-las em algum órgão público. “Sabemos que os proprietários das instalações do saudoso e inesquecível Cine Canaã doaram à Prefeitura as grandes telas com pinturas belíssimas que ali estavam e ainda estão vivas na memória dos frutalenses mais velhos que frequentaram aquele cinema. Essa restauração será muito importante para a nossa história.”