Câmara aprova representação de Alexandre Braz que pede recursos ao Asilo Pio XII e Guarda Mirim
A Câmara Municipal de Frutal aprovou, no dia 10, uma representação de autoria do vereador Alexandre Braz, solicitando ao deputado federal Lincoln Portela a liberação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para duas importantes instituições do município. A solicitação prevê o repasse de R$ 100.000,00 para o Asilo Pio XII e R$ 100.000,00 para a Guarda Mirim de Frutal.
O Asilo Pio XII é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que desde 1962 presta serviço de acolhimento institucional a idosos. Para manter suas atividades, a instituição conta com o apoio de municípios, órgãos estaduais e federais, além de empresas e eventos beneficentes. No momento, a entidade enfrenta dificuldades financeiras, o que torna a destinação desses recursos essencial para a manutenção de seus serviços.
Já a Guarda Mirim de Frutal atua na capacitação de adolescentes e jovens, preparando-os para o mercado de trabalho através dos programas de Jovem Aprendiz e Adolescente Trabalhador. Com sede em Frutal e unidades em diversas cidades do Triângulo Mineiro, a instituição atende atualmente 360 jovens no município e mais de 630 em toda a região. Em seus 16 anos de atuação, a Guarda Mirim já beneficiou mais de 5 mil adolescentes, contribuindo para sua formação profissional e cidadã.
Atualmente, a Guarda Mirim enfrenta o desafio da construção de sua sede própria, com foco na edificação de um bloco educacional. O novo espaço permitirá um melhor atendimento aos jovens, além de viabilizar a criação de uma Escola Técnica e a implementação do programa de Escola Cívico-Militar.
Com a aprovação da representação pela Câmara, o pedido agora será encaminhado ao deputado Lincoln Portela, que poderá viabilizar os recursos solicitados, garantindo melhorias para ambas as instituições e, consequentemente, para a comunidade de Frutal.