Você está aqui: Página Inicial / Disponibilização de serviço de psicologia na rede municipal é solicitada por vereador Jhonathan

por Assessoria de Comunicação última modificação 06/11/2023 13h36

O vereador Jhonathan Lavador fez uma indicação direcionada ao prefeito e Secretaria da Educação pedido para se reforçar a presença do serviço de psicologia na rede municipal de ensino.

Conforme ele observa, a adolescência é um momento único que molda as pessoas para a vida adulta. Para o vereador, é preciso promover o bem-estar psicológico dos adolescentes e protegê-los de experiências adversas e fatores de risco que possam afetar seu potencial de prosperar não são apenas fundamentais para sua comunidade, mas também para sua saúde física e mental na vida adulta.

Jhonathan explica que um sexto da população é formado por adolescentes e que as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões de pessoas nesta faixa etária.

O vereador salienta que metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada. Em todo o mundo, a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes. E o suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos.

“As consequências de não abordar as condições de saúde mental dos adolescentes se estendem à idade adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando futuras oportunidades. A promoção da saúde mental e a prevenção de transtornos são fundamentais para ajudar adolescentes a prosperar”, conclui.