Edivalder Cheiroso quer inclusão de veterinário nas equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde
O Legislativo frutalense aprovou em sua reunião ordinária, uma indicação do vereador Edivalder Cheiroso que pede ao Executivo a inclusão do médico veterinário nas equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti) no município, atendendo a diretrizes do Ministério da Saúde. A ação visa fortalecer a atuação intersetorial e interdisciplinar na saúde pública, com foco em prevenção de zoonoses, vigilância em saúde, educação sanitária e promoção do bem-estar coletivo.
Cheiroso enfatiza que o médico veterinário possui competências imprescindíveis para a saúde pública, incluindo o controle de zoonoses, segurança alimentar, educação sanitária, vigilância ambiental e participação em ações de prevenção e controle de surtos epidemiológicos. A atuação destes profissionais nas UBSs pode complementar e potencializar a resolutividade da Atenção Básica, sobretudo em territórios vulneráveis, que sofrem com deficiências de saneamento, habitação e convívio com animais.
O autor da indicação salienta que a presença do médico veterinário nas equipes eMulti representa avanço na conscientização da população sobre os direitos dos animais e o papel do poder público na proteção da vida. Trata-se assim, de uma medida que valoriza a compaixão, a responsabilidade interespécies e o compromisso com uma saúde ampliada, integral e justa.
“Além disso, a evolução do conceito de animal na sociedade reforça a urgência desta medida. Os animais de estimação, por exemplo, representam uma parcela significativa da população do Município, além de serem considerados parte das famílias, influenciando diretamente na saúde física e mental de seus tutores, oferecendo benefícios já comprovados por estudos de redução do estresse, melhora da saúde cardiovascular e promoção do bem-estar emocional”, justifica.