Você está aqui: Página Inicial / Jarbinhas propõe criação de programa pré-natal para incentivar homens a cuidar da saúde

Jarbinhas propõe criação de programa pré-natal para incentivar homens a cuidar da saúde

por Assessoria de Comunicação última modificação 05/09/2023 12h16

A necessidade de instituir um programa pré-natal masculino, que corresponda a um conjunto de exames preventivos destinados aos homens. Esta foi uma indicação apresentada e aprovada na sessão do dia 28, tendo como autor o vereador Jarbinhas Despachante.

O objetivo é incentivar as pessoas do sexo masculino a cuidar da própria saúde, ao mesmo tempo em que acompanham a gestação das parcerias no pré-natal, realizando exames de rotina, testes rápidos e atualização da carteira vacinal, além de participar das atividades educativas nos serviços de saúde.

Neste programa sugerido por Jarbinhas, ele ressalta que o homem poderá realizar exames como sorologia para hepatite B e C, HIV e sífilis, diabetes, colesterol e pressão arterial, receber informações sobre o risco e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), bem como fazer consultas complementares e outros exames preventivos.

Segundo ele, o pré-natal masculino pode contribuir para reduzir a transmissão vertical da sífilis e do HIV. A realização de testes rápidos para detecção destas doenças e a consequente adesão ao tratamento por parte do parceiro infectado pode ainda diminuir consideravelmente o risco de contágio da mãe para a criança, pois a mulher, mesmo com a devida atenção ao longo da gravidez, se mantiver relações sexuais com o parceiro infectado, pode ser reinfectada no caso da sífilis e ter a carga viral aumentada no caso do HIV.

“A iniciativa tem como foco também preparar o homem para o exercício da paternidade ativa. A estratégia incentiva o apoio à parceira durante toda a gestação, além dos cuidados básicos com o recém-nascido, como as orientações que favorecem à amamentação até os 2 anos de idade e, exclusivamente até os 6 meses do bebê, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde. O intuito é gerar vínculos afetivos saudáveis e qualidade de vida para todos da família”, observa.

error while rendering plone.comments
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo