Proposta para criação da Guarda Municipal ganha destaque em indicação de Alex Freitas

A crescente onda de violência em Frutal motivou o vereador Alex Freitas a apresentar, na sessão da Câmara Municipal, do dia 24, uma indicação, na qual solicita à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Segurança Pública a criação da Guarda Municipal.

Segundo o parlamentar, o aumento dos índices de crimes violentos, roubos e furtos preocupa a população e exige reforço na segurança pública. Ele destacou ainda a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as guardas municipais a atuarem no policiamento ostensivo, auxiliando as forças policiais no combate à criminalidade.

Alex Freitas argumenta que a Guarda Municipal poderia atuar não apenas na prevenção de delitos, mas também na fiscalização do patrimônio público e na segurança de espaços como praças e escolas. “Ela irá auxiliar as polícias civil e militar no combate à violência em nossa cidade, haja vista que a escalada de crimes brutais, além de roubos e furtos, tem apresentado altos índices”, frisou.

A Guarda Municipal pode atuar também na defesa patrimonial de Frutal, coibindo vandalismo em locais públicos e também em escolas, creches, postos de saúde, enfim em todos os prédios públicos.

Outra atribuição será atuar na fiscalização do desacerte irregular de lixo e terrenos baldios sem limpeza, que hoje representa um dos maiores problemas da nossa cidade, devido à ineficiência da fiscalização da Prefeitura de Frutal, que não tem conseguido evitar essas ocorrências, que causam transtornos e até mesmo risco para os moradores.