Rapinha quer conscientização sobre uso de motos elétricas e motorizadas nas vias públicas da cidade

Na reunião ordinária do dia 11, foi aprovada pela Câmara, uma indicação de autoria do vereador Rapinha que pede a implantação de ações educativas e de conscientização junto aos adolescentes e jovens que fazem usos de motos elétricas e motorizadas nas vias públicas da cidade. A ideia é que seja feita através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar.

O autor sugere que sejam feitas palestras nas escolas, campanhas educativas nas redes sociais e orientações presenciais com o apoio da Polícia Militar e profissionais da área de trânsito, com foco na prevenção de acidentes e no desenvolvimento da cidadania entre os jovens.

Segundo ele, pode-se observar constantemente, em diversos bairros da cidade, a circulação de jovens e adolescentes com motos elétricas e motorizadas, sem capacitação mínima sobre as regras de trânsito e, muitas vezes, em atitudes de risco, como trafegar na contramão, avançar sinais ou dirigir em alta velocidade, inclusive em calçadas e vias escolares.

“A educação para o trânsito é uma ferramenta fundamental para reduzir riscos e salvar vidas. O número crescente de jovens conduzindo motos elétricas e motorizadas de forma irregular exige uma resposta preventiva do poder público, focada na orientação e na formação de consciência coletiva sobre segurança e responsabilidade no trânsito”, conclui.