Rapinha requisita informações do Executivo sobre realização de cirurgias de histerectomia
Durante a reunião ordinária da Câmara de Frutal, no dia 13, o vereador Rapinha enviou um requerimento ao prefeito e à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações sobre a realização de cirurgias de histerectomia.
Ele questiona qual o número atual de pacientes aguardando na fila para realização da cirurgia no Município; qual o tempo médio de espera para a realização do procedimento; se existe fila regulada por classificação de risco; quantas cirurgias foram realizadas nos últimos 12 meses; se há previsão de mutirão cirúrgicos entre outras questões.
Também indaga sobre as consultas ginecológicas e pediátricas nas UBSs. Ele quer saber qual o número atual de médicos ginecologistas e pediatras vinculados à rede municipal; se todas as UBSs possuem atendimento regular dessas especialidades; qual o tempo médio de espera para consultas ginecológicas e pediátricas; quantas consultas dessas especialidades foram realizadas nos últimos 6 meses e vários outros questionamentos.
Rapinha enfatiza que busca informações atualizadas sobre estas situações que são de grande relevância na rede pública de saúde. “As cirurgias de histerectomia são de média e alta complexidade, sendo que a demora pode agravar o estado de saúde das pacientes. Também existem as dificuldades no acesso a consultas ginecológicas e pediátricas nas UBSs, comprometendo a efetividade da atenção primária”, justifica.