Rapinha solicita adequação e modelagem da nova concessão da BR-153
O Legislativo frutalense aprovou uma representação do vereador Rapinha que pede à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), informações sobre o processo de nova concessão da BR-153 e seus impactos diretos sobre os usuários do Município de Frutal e região.
Ele pede que seja revise e adeque a modelagem da nova concessão da BR-153, garantindo que não haja aumentos abusivos ou desproporcionais nas tarifas de pedágio e que assegure total transparência na metodologia de cálculo das tarifas.
Rapinha também solicita que não se autorize a implantação do sistema de pedágio “free flow” no trecho da rodovia que impacta diretamente Frutal e região e que priorize a modicidade tarifária e o interesse público como critérios essenciais para qualquer definição de cobrança.
A BR-153 exerce papel estratégico para a economia e mobilidade de Frutal, sendo utilizada para o escoamento da produção agropecuária, deslocamento de trabalhadores, estudantes, transporte de pacientes e integração regional. Com a nova concessão da rodovia, surgiram preocupações amplamente fundamentadas sobre a possibilidade de aumento excessivo das tarifas de pedágio, semelhante ao que ocorreu na BR-262, situação que trouxe grave prejuízo financeiro aos usuários”, explica.