Samir Alouan busca informações sobre combate ao mosquito da dengue pelo Poder Executivo

A Câmara aprovou um requerimento de autoria do vereador Samir Alouan que pede informações ao Executivo sobre as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), devido ao aumento expressivo de relatos da população sobre a presença do inseto em diversos bairros da cidade.

Ele questiona quais medidas estão sendo efetivamente adotadas pela Prefeitura; qual a periodicidade das ações de limpeza e fiscalização nos terrenos públicos e privados e se existe um cronograma atualizado para mutirões de limpeza, aplicação do fumacê e campanhas educativas.

Samir indaga ainda quais medidas estão sendo tomadas com relação aos terrenos baldios de particulares e de propriedade da Prefeitura que se encontram em situação de abandono e se existe algum plano emergencial para conter o avanço do mosquito, em caso de aumento dos índices de infestação.

O vereador comenta que, caso não haja ações concretas e eficazes em andamento, que seja elaborado com urgência um plano emergencial de combate ao mosquito da dengue, com ampla divulgação à população, priorizando a limpeza urbana, fiscalização, notificação de proprietários de terrenos sujos, e ações integradas com a Secretaria Municipal de Saúde.

“A população de Frutal tem manifestado preocupação crescente com a ineficiência das ações de combate ao mosquito da dengue. São constantes as reclamações relativas à presença de focos do mosquito em áreas públicas e privadas, incluindo terrenos pertencentes ao próprio Poder Público Municipal, que permanecem sem a devida manutenção e limpeza”, justifica.