Samir Alouan quer solução de empresas sobre fios soltos que comprometem segurança de motoristas e pedestres

O vereador Samir Alouan direcionou uma representação solicitando que sejam tomadas medidas urgentes para a regularização, reorganização e fiscalização da ocupação dos postes localizados no perímetro urbano e rural do município, em razão da crescente presença de fios soltos, pendurados, caídos ou abandonados, que comprometem a segurança da população e a mobilidade de pedestres e veículos.

O documento foi enviado para a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL); à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); à CEMIG (concessionária de energia elétrica responsável pela cidade de Frutal); e às empresas autorizadas de telecomunicações (internet, telefonia e TV por assinatura).

Na representação, ele pede que sejam realizadas fiscalização técnica sobre a ocupação dos postes em Frutal; identificação e notificação das empresas responsáveis pelos cabos irregulares e que seja feita a retirada de fiações inativas, danificadas ou abandonadas. Ele pede ainda para estabelecer um plano de ordenamento e padronização do cabeamento existente e informado o Legislativo as medidas adotadas e o cronograma de ações no Município.

“É de conhecimento público o aumento expressivo do número de cabos e fiações decorrentes da expansão dos serviços de telecomunicações, internet e TV a cabo, somado à infraestrutura já existente de energia elétrica. Tal cenário, quando não devidamente organizado, resulta em ocupação desordenada dos postes, gerando emaranhado de fios, pontos de risco, obstruções em calçadas e até possíveis acidentes envolvendo descargas elétricas”, explica.

Samir enfatiza que há uma quantidade preocupante de fios soltos, baixos, danificados ou inutilizados, situação que afeta diretamente a paisagem urbana, dificulta a circulação de pedestres e ameaça trabalhadores que realizam serviços de manutenção, além de colocar em risco a vida das pessoas (em especial ciclistas e motociclistas).