Vereador Rapinha cobra da Prefeitura ações de combate ao mosquito Aedes

Na sessão ordinária da Câmara de Frutal, no dia 13, foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha cobrando ações da Prefeitura sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Entre as ações, ele cita inspeções domiciliares, aplicação de larvicidas, carro fumacê em períodos estratégicos, mobilização social e monitoramento do índice de infestação, determinar o fortalecimento e a ampliação do programa existente, garantindo ações contínuas e estruturadas que envolvam toda a comunidade.

O vereador declara que a intensificação de medidas educativas, preventivas e de fiscalização, aliada ao engajamento da população, é essencial para reduzir casos da doença e fortalecer a consciência coletiva sobre prevenção.

Ele pede aperfeiçoamento da vistoria e aplicação de larvicidas; ampliar o número de visitas domiciliares, priorizando bairros com maior índice de infestação; garantir capacitação contínua para os agentes de endemias, aprimorando técnicas de identificação de focos e aplicação de larvicidas e uso estratégico do carro fumacê:.

Rapinha fala ainda que é preciso efetuar campanhas educativas e mobilização social; desenvolver ações educativas permanentes em escolas, associações de bairros e comunidades; produzir materiais informativos claros e acessíveis sobre medidas preventivas dentro de residências e espaços públicos etc.