Vereador Zizi indica criação do projeto Currículo Afetivo Escolar na rede municipal
Foi aprovada, por unanimidade, na sessão da Câmara de Frutal do dia 10, uma indicação do vereador Zizi que pede à Secretaria de Educação de Frutal, a criação do Projeto Currículo Afetivo Escolar na rede municipal de ensino a partir do ano de 2026.
Conforme ele esclarece, um currículo afetivo escolar não é um currículo separado, mas uma abordagem que integra o desenvolvimento socioemocional dos alunos no currículo tradicional.
Ele foca em habilidades como empatia, respeito, cooperação e autoconsciência, promovendo um ambiente acolhedor e melhorando o bem-estar e a aprendizagem. Essa meta é alcançada por meio de atividades diárias, projetos, dinâmicas de grupo e a própria interação entre alunos e professores.
“A criação de um Currículo Afetivo Escolar por professores para cada aluno é importante porque melhora o processo de ensino-aprendizagem ao criar um ambiente seguro, acolhedor e motivador. Esse currículo promove o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, estimula a autoestima, a autoconfiança e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a resiliência, e contribui para o estabelecimento de um vínculo de respeito e confiança entre professor e aluno, em vez de medo. Quando a relação entre professor e aluno é permeada pelo afeto e pela troca, o aprendizado se torna uma experiência mais rica, significativa e transformadora”, conclui.