Vereador Zizi pede instalação de software criado por alunos do Norte de Minas em bibliotecas de escolas estaduais de Frutal

Na reunião do dia 17, a Câmara de Frutal aprovou uma representação de autoria do vereador Zizi solicitando à Secretaria de Educação que a instalação do software de catalogação e controle de livros criado pelos alunos da Escola Estadual Professor Gastão Valle, em Bocaiúva, Norte de Minas, para a Biblioteca Monteiro Lobato, ocorra também nas bibliotecas das escolas estaduais de Frutal.

O novo sistema oferece uma série de funcionalidades como o cadastro de usuários e exemplares, controle de empréstimos e devoluções, além de emitir relatórios e indicadores de desempenho, como taxa de atraso, títulos mais lidos e volume de circulação. A ferramenta também possui uma interface intuitiva, fácil de usar.

A metodologia utilizada foi baseada em projetos interdisciplinares (língua portuguesa, matemática, sociologia) em ciclos curtos de aprendizagem. Os alunos mapearam as demandas da biblioteca, realizaram modelagem do sistema, prototipagem, testes e implantação. Durante o processo, os estudantes também assumiram papéis de gestão, tomada de decisão e atendimento ao usuário, vivenciando situações reais do mercado de trabalho.