Vereador Zizi propõe programação especial em alusão ao Setembro Amarelo

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Zizi sugerindo que a Prefeitura prepare uma programação especial voltada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental durante a campanha Setembro Amarelo, com ações em feiras livres, unidades de saúde e encerramento com seminário aberto a servidores e comunidade.

Essas ações têm o objetivo de sensibilizar a população para o cuidado com a saúde mental, evitando agravos, bem como as situações extremas como o autoextermínio. A campanha também deve ressaltar a cultura do cuidado e valorização da vida.

O Setembro Amarelo é uma campanha internacional que se iniciou no Brasil em 2014 por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, enfatizando a prevenção ao suicídio através da quebra de estigmas sobre o tema.

A indicação também tem o objetivo de quebrar o silêncio sobre o tema, essencial para construir uma cultura de compreensão de que o sofrimento mental é fato natural da

vida humana, e ocorre por circunstâncias variadas na rotina, como em razão de dificuldades financeiras, relacionamentos pessoais e afetivos, trabalho e tantas outras.