Você está aqui: Página Inicial / Vereador Zizi requisita sessões de terapia com psicólogos para alunos da rede municipal de ensino

por Assessoria de Comunicação última modificação 06/11/2023 14h11

O vereador Zizi foi autor de uma indicação aprovada na sessão ordinária do dia 30 em que pede ao prefeito e Secretaria da Educação que sejam disponibilizadas terapias com psicólogo para os alunos da rede municipal de ensino.

A ideia é atender os estudantes que se queixarem de depressão, entre outros problemas relacionados à saúde mental, sendo realizadas duas sessões de terapia por semana, de uma hora cada, com um psicólogo da Prefeitura.

Ele comenta que a depressão tem se tornado cada vez mais frequente e que a adolescência é um período da vida muito conturbado, no qual os jovens passam por diversas situações novas, pressões sociais e sofrem com variações de humor e crises emocionais.

Conforme o vereador acrescenta, a depressão vai além de uma tristeza passageira, por isso, é necessário enfatizar a gravidade da doença, pois na juventude é comum os parentes consideraram muitos dos sintomas como “frescura” ou “drama de adolescente”. Os principais sintomas são queda no rendimento escolar; mudanças de comportamento; desinteresse pelo futuro; prazer apenas no mundo virtual e até pensamentos suicidas.

“A prevenção é a melhor maneira de lidar com a depressão. A terapia pode ser uma ótima ferramenta para a fase da adolescência. Também é preciso ressaltar que a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável, boas horas de sono com qualidade e a construção de laços sociais também são muito importantes para uma vida equilibrada e a prevenção da doença”, finaliza.