Vereador Zizi solicita implantação do projeto “Biblioteca Humana”
O vereador Zizi elaborou uma indicação solicitando à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Inclusão, implantar o Projeto “Biblioteca Humana”, que pode ser criado dentro da biblioteca do Museu Municipal. O objetivo é reunir pessoas voluntárias, os "livros", para partilhar as suas experiências de vida com participantes, os "leitores".
Também tem a finalidade de desafiar preconceitos e promover a compreensão e o diálogo sobre a diversidade humana. Conforme esclarece, os leitores "emprestam" um livro humano por um tempo limitado para ouvir uma história real e fazer perguntas num espaço seguro, procurando entender realidades diferentes e combater estereótipos.
De acordo com o projeto, os "Livros" Humanos são pessoas selecionadas que se voluntariam para partilhar as suas vivências sobre temas como deficiência, vício, orientação sexual ou experiências de vida únicas. Já os "Leitores" atuam como participantes do evento escolhem um "livro" humano, geralmente pelo título que representa a sua história de vida.
Os "leitores" sentam-se com os "livros" em ambientes calmos para uma conversa íntima, que pode durar cerca de 30 minutos. O foco é na escuta ativa e no diálogo respeitoso, permitindo que os leitores desafiem os seus preconceitos inconscientes e ganhem empatia pelas experiências dos outros.
“Queremos combater preconceitos, desafiar julgamentos e estereótipos, especialmente sobre grupos estigmatizados; promover compreensão; fortalecer a coesão social e inspirar empatia”, encerra.