Zizi propõe transformar parte da Praça do D.E.R em ambiente voltado para crianças com TEA, TDAH e TOD

Foi aprovada, na reunião ordinária da Câmara no dia 22, uma indicação do vereador Zizi que pede para que seja transformado parte do espaço onde existia o D.E.R., ao lado da Praça Afrânio de Paula e Silva, em um ambiente sensorial a céu aberto com materiais recicláveis voltado, principalmente, para as crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador).

De acordo com o autor, esse ambiente deve ser projetado para estimular a visão, audição, tato, olfato e paladar de forma envolvente, através de elementos naturais e artificiais.

O espaço também pode contar com painel sensorial, parede de escalada, equipamentos para estimular a coordenação e plantas com cheiro. Além disso, a proposta é que, no espaço, sejam distribuídos folders com informações sobre TEA, TDAH e TOD.

“Ambientes sensoriais são cruciais porque o processamento sensorial pode ser desregulado no autismo, resultando em dificuldades de lidar com o excesso ou a falta de certos estímulos, o que pode levar à sobrecarga sensorial, crises emocionais e comportamentais”, ressaltou.