Zizi quer convênio entre curso de Psicologia da UEMG e Vara da Infância e Juventude
Através de representação aprovada pela Câmara de Frutal, o vereador Zizi solicitou à Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais que seja firmado um convênio entre o curso de Psicologia da Unidade Frutal da UEMG e a Vara da Infância e da Juventude da Comarca no ano de 2026. O objetivo é a integração entre o Judiciário e a comunidade acadêmica, assim como o acompanhamento técnico de famílias atendidas no setor psicossocial do Fórum.
Conforme o pedido, os estudantes de Psicologia poderão, sob supervisão acadêmica, auxiliar nas atividades das Varas da Infância e da Juventude e de Família e Sucessões. A atuação abrangerá o acolhimento de famílias e acompanhamento de visitas assistidas e a elaboração de relatórios que auxiliarão o Judiciário em decisões fundamentadas, mais sensíveis e efetivas, a partir de uma compreensão ampla das dinâmicas familiares.
“Esta é uma iniciativa que traz benefícios mútuos, pois promove formação prática e humanizada aos estudantes de Psicologia, que vão vivenciar o papel transformador do conhecimento psicológico no contexto da Justiça. Ela também amplia a capacidade de atuação do setor psicossocial, fortalecendo o acolhimento às famílias e favorecendo uma resposta célere, empática e qualificada às demandas judiciais que envolvem crianças, adolescentes e vínculos familiares”, ressalta.