Zizi sugere criação do Comitê de Efeitos Climáticos de Frutal

Durante a reunião da Câmara de Frutal, ocorrida no dia 1º, foi aprovada uma indicação do vereador Zizi sugerindo que a Prefeitura crie o Comitê de Efeitos Climáticos de Frutal, com a missão de elaborar protocolos e coordenar ações de prevenção e mitigação de crises decorrentes de eventos climáticos, como estiagens, incêndios e escassez hídrica.

Este comitê teria a incumbência de articular ações de proteção e manejo dos recursos hídricos; integrar planejamentos municipais para segurança hídrica; promover campanhas educativas e de conscientização; incentivar o uso racional e eficiente da água; facilitar o diálogo com órgãos estaduais e federais, e planejar estratégias de prevenção e resposta a crises climáticas.

Conforme sugerido, as reuniões poderão contar com a participação de entidades públicas e privadas, organizações da sociedade civil e especialistas, assegurando amplitude técnica e representatividade social. A atuação deve ser intersetorial, garantindo alinhamento de políticas públicas nas áreas de gestão de recursos hídricos, combate a incêndios, saneamento, infraestrutura e educação ambiental.

“O Comitê permitirá a integração entre todas as áreas envolvidas nesse tema, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras, Trânsito, Meio Ambiente entre outras e, assim, podem agir diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, esclareceu.

A prioridade do Comitê será combater queimadas, minimizar os efeitos do período de seca, proteger o meio ambiente e resguardar a população com ações rápidas entre os diversos órgãos e setores da sociedade.