Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Zizi solicita, em indicação, psicólogos ou psiquiatras para atender mulheres no pré-natal, parto e pós parto

Em uma indicação aprovada na reunião do dia 4, o vereador Zizi pediu ao prefeito e Secretaria de Saúde, que sejam disponibilizados psicólogos ou psiquiatras da Prefeitura durante o período pré-natal, parto e pós-parto (de até um ano depois) a mulheres que se queixarem de problemas de saúde mental.

De acordo com ele, muitas mulheres podem apresentar problemas de saúde mental na gravidez e também após o nascimento do bebê, como depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, psicose pós-parto, transtorno de pânico e fobias.

Zizi ressalta que a depressão pós-parto tem consequências sociais e familiares, como o surgimento de sentimentos conflitantes tanto em relação ao bebê quanto a própria vida da gestante, até aumentando o risco de suicídio.

O vereador ressalta que o acompanhamento psicológico busca amparar a mãe e a família após o nascimento, melhorando o relacionamento entre todos e ajudando no processo de adaptação à nova rotina.

Através de requerimento, vereador Alex Freitas questiona sobre realização de segunda etapa do mutirão de cirurgias de catarata

O vereador Alex Freitas foi autor de um requerimento em que pede ao prefeito e Secretaria de Saúde, informações a respeito da realização do segundo mutirão de cirurgias de cataratas em Frutal.

Ele indaga qual a previsão para realizar esse trabalho e o porquê não ter acontecido até o momento, já que era uma promessa do prefeito. O jornalista Alex questiona ainda quantas cirurgias serão realizadas na segunda etapa e qual o valor que a Prefeitura prevê gastar nesse mutirão de cirurgias de catarata.

Conforme declara Alex Freitas, no ano passado, através da devolução de recursos financeiros da Câmara, foram realizadas centenas de cirurgias de catarata no HFG, em sistema de mutirão.

Ele comenta ainda que muitos pacientes esperam com ansiedade pela oportunidade de poder operar o segundo olho, já que estão com sérias dificuldades para enxergar. Também existem novos pacientes, que não têm condições financeiras de pagar pelo custo da operação e estão na fila esperando pela oportunidade de operar o primeiro olho.

Alex Freitas declara que o próprio prefeito de Frutal, Bruno Augusto de Jesus Ferreira, prometeu em suas redes sociais a realização da segunda etapa do mutirão de cirurgias ainda neste ano, o que não foi feito até agora.

“A catarata, se não operada no prazo correto, pode causar sérios danos à visão das pessoas, correndo o risco até mesmo de cegueira. É dever do Município oferecer esse tipo de benefício aos pacientes que não possuem a condição financeira necessária para a realização da operação”, conclui.

Vereador Rapinha reivindica contratação de ginecologistas para atender em Frutal

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pede ao prefeito e Secretaria da Saúde a contratação de mais médicos ginecologistas para realizar cirurgias em Frutal.

Segundo o autor, existem muitas mulheres que necessitam da realização de cirurgias ginecológicas como de útero e, no entanto, precisam se deslocar para Uberaba, onde a demanda é grande e, consequentemente, há grande fila de espera. Diante disso, ele espera que a Secretaria de Saúde tome as medidas necessárias.

Jarbinhas quer saber critérios sobre o trabalho de varrição das ruas em Frutal

Por meio de requerimento aprovado na reunião do dia 4, o vereador Jarbinhas Despachante solicitou informações ao prefeito quanto aos critérios utilizados para escolha das ruas que são varridas na cidade.

Ele questiona se existe alguma prioridade em relação a localidade; a quantidade de servidores nesta função e se esta quantidade atende todas os pontos da cidade. Jarbinhas também indaga o motivo de haver quantidade expressiva de ruas sem esse serviço essencial; se existe plano de ação do Executivo para ampliar a prestação do serviço e quais as dificuldades o Poder Público enfrenta nesse assunto.

O vereador observa que os serviços como a varrição de ruas reforçam o compromisso de um ambiente urbano sustentável e seguro a todos, além de desempenhar um papel fundamental na gestão e qualidade das cidades.

Jarbinhas relata que tem sido questionado a respeito da situação desse serviço público, por isso, necessita estar bem informado, para que não paire nenhuma dúvida a respeito da atuação da Prefeitura Municipal, no que se refere a essa questão.

Juliene Sabino quer recapeamento e poda de árvores nas ruas da Vila Esperança

O recapeamento das ruas da Vila Esperança, bem como fazer a poda de árvores de forma urgente foi uma indicação elaborada pela vereadora Juliene Sabino e aprovada na sessão ordinária do dia 4.

Segundo ela, os moradores do bairro estão aguardando com ansiedade esta medida proposta, considerando que as ruas estão quase todas intransitáveis, devido ao grande número de buracos existentes.

Juliene comenta também que muitas árvores cresceram bastante e seus galhos frondosos estão prejudicando a iluminação pública, ficando tudo escuro à noite. Além disso, existe o risco delas caírem em decorrência de uma tempestade. Por isso, a vereadora pede a poda imediata.

Indicação de Vaininha propõe providências quanto a transporte regular de pacientes do CAPS

Providenciar transporte regular para os pacientes do CAPS II e CAPS AD, que não podem ficar sem suas atividades essenciais para o tratamento diário. Esta foi uma indicação da vereadora Vaininha aprovada na sessão ordinária do dia 4.

Ela conta que foi informada de que não tem ocorrido o transporte regular destes pacientes uma vez que muitos veículos estão parados ou estragados. Vaininha relata ainda que ela e a professora Irma foram atendidas em um pedido de envio de carro para o CAPS, por um deputado e não sabem o motivo porque o veículo não foi entregue para a instituição.

“O papel do CAPS é promover, a partir da prestação de serviços de saúde mental e do acompanhamento social, o desenvolvimento da autonomia e da cidadania dos usuários, reintegrando-os a vida social e a convivência familiar. Esperamos que o Executivo, através do setor competente, providencie sem demora um transporte adequado e regular a esses pacientes”, salienta.

Alexandre Braz pede R$ 500 mil para reforma do Hospital Frei Gabriel

Foi aprovada pela Câmara, uma representação de autoria do vereador Alexandre Braz direcionada ao secretário adjunto de assuntos federativos da Presidência da República (SEAF), Margonari Marcos Vieira. O objetivo é solicitar a liberação de R$ 500 mil para o custeio da saúde e para reforma do Hospital Frei Gabriel.

Ele destaca que este recurso será de grande auxílio para a área da saúde de Frutal, considerando que sua aplicação deverá ser destinada especialmente ao Hospital Frei Gabriel, possibilitando a ampliação do atendimento médico que ali é prestado e beneficiando especialmente a população carente.

Professora Irma sugere programa de governo itinerante da Prefeituras nos bairros, distrito e povoados de Frutal

A vereadora Irma Rezende Rocha fez uma indicação solicitando a criação de um programa de governo itinerante a fim de que a estrutura da administração municipal possa ser levada até os bairros, povoados e distrito de Aparecida de Minas, através de uma ação integrada com todas as secretarias do município.

Neste projeto – que ela sugere que seja denominado “A Prefeitura até Você” –, equipes da Prefeitura fariam um levantamento das demandas de todos os bairros e os serviços seriam executados com planejamento e maior eficiência. A ação deverá ser realizada com data pré-agendada e divulgada antecipadamente nas mídias e redes sociais.

Conforme ela sugere, o programa de governo itinerante poderá ser mensal, nos sábados e domingos, e o bairro escolhido para cada ação deverá ser anunciado com antecedência, recebendo durante a semana uma atenção especial da Prefeitura, com ações voltadas para infraestrutura e meio ambiente.

O evento poderá levar serviços das secretarias de Assistência Social, Cultura, Esporte, Lazer e Inclusão, Saúde, Meio Ambiente, Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, Educação, Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação, Segurança e Ouvidoria Municipal.

Além de todos os serviços prestados pelas secretarias, que deverão oferecer atendimentos básicos aos moradores dos bairros, a população também poderá conversar e apresentar demandas ao prefeito, que participará da ação.

“Este será um trabalho conjunto das secretarias de governo e o objetivo é levar a prefeitura mais próxima do cidadão. A prioridade deste projeto é tornar a Administração Pública mais aberta e mais democrática com a participação de todos resolvendo de forma mais rápida e eficiente as demandas da população”, esclarece.

Recapeamento da pista de caminhada do Parque dos Lagos é solicitado em indicação de Zizi

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Zizi que solicita o recapeamento da pista de caminhadas dos Parque dos Lagos “Leda Campos Borges”, com urgência.

Ele explica que a pista de caminhadas é bastante frequentada por inúmeras pessoas adeptas desta prática saudável. Porém, relata que o local está com muitos estragos, cheio de buracos, o que dificulta para as pessoas exercerem suas atividades físicas, como caminhadas e corridas, já que pode ocorrer acidentes pelo desnível existente em vários pontos, provocando tropeços e quedas.

Fernando da Quineira quer recapeamento em rua de Frutal e do povoado de Boa Esperança

Na reunião ordinária do dia 4, o vereador Fernando da Quineira foi autor de duas indicações em que pede recapeamentos na cidade e zona rural. Uma delas visa atender a Rua Quintino Bocaiuva, por estar bastante deteriorada e com vários buracos que podem causar acidentes com danos em veículos e riscos às pessoas, além de incômodos diversos.

Ele também solicitou o recapeamento das ruas do povoado de Boa Esperança. “Esta medida é necessária, pois uma boa pavimentação é condição indispensável para o bem-estar de uma comunidade. As ruas do povoado estão deterioradas e é preciso que a Administração providencie esta medida que é de extrema necessidade”, ressalta.

Vereadores querem devolução de recursos a fim de adquirir ônibus para o transporte de universitários

Foi aprovada uma indicação assinada por todos os vereadores da Câmara na reunião do dia 4, em que eles pedem à presidência da Mesa Diretora a devolução de recursos do duodécimo à Prefeitura, no valor de R$ 500 mil, para a aquisição de dois ônibus para o transporte dos universitários de Frutal às cidades de São José do Rio Preto e Barretos.

Conforme justificam os autores, atualmente, em Frutal há inúmeros universitários que fazem uso de transporte para outras cidades, almejando um futuro melhor. Eles observam ainda que municípios vizinhos, com orçamento menor que o de Frutal conseguem proporcionar transporte gratuito para seus universitários.

“A busca pelo conhecimento não é um caminho fácil e a maioria dos universitários se propõe a enfrentar essa dura jornada de pegar um ônibus no fim da tarde, depois de um dia exaustivo de trabalho e retornar de madrugada, o que deve ser observado com carinho e admiração. Precisamos valorizar os estudantes, pois, somente assim, teremos uma população instruída e capacitada para enfrentar o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente. Esses jovens merecem nossa atenção e incentivo”, argumentam.

Assinaram a indicação os vereadores Jhonathan Lavador, Alexandre Braz, jornalista Alex Freitas, Tõe da Veia, Rapinha, Edivalder Cheiroso, Fernando da Quineira, Gislene Maria, Irma Rezende Rocha, Jarbinhas Despachante, Zizi, Juliene Sabino, Lucivaine “Vaininha” e Maíza Signorelli.

Representante dos professores da rede municipal de ensino utiliza a Tribuna Livre da Câmara

Com o objetivo de falar sobre demandas dos professores da rede municipal de ensino, fez uso da tribuna livre da Câmara de Frutal, na reunião do dia 4, a representante do sindicato da classe, Gercina Aparecida Angelo.

Ela fez um breve histórico sobre o plano de carreira da categoria desde sua publicação em 2004 e da falta e importância da reestruturação desse plano para os professores. Apesar de declarar que o plano foi uma conquista, Gercina afirma que ele tem falhas que precisam ser corrigidas.

Gercina comenta que, conforme a lei do piso nacional dos professores, os mesmos precisam cumprir dois terços de sua carga horária junto aos alunos e um terço restante fora da sala de aula. Porém, esse esquema não vem sendo cumprido integralmente no município e, com isso, os professores são prejudicados. Diante disso, o sindicato entrou com ação civil pública na justiça para corrigir a falha e até o momento não foi sanado o problema.

Em razão das informações apresentadas, os vereadores fizeram questionamentos e deram apoio à luta dos professores. Posteriormente, deverá ser marcada uma reunião com o Sindicato dos professores, Secretaria da Educação, Câmara de Vereadores e os advogados destas instituições a fim de discutir as questões apresentadas na tribuna.

Vereadora Juliene Sabino presta homenagens para profissionais e pessoas destaques em Fruta

Em uma iniciativa da vereadora Juliene Sabino, foram homenageadas diversas pessoas com moção de aplauso sessão do dia 4. Entre ele, receberam o diploma os empresários Grecco de Paula Neves e Bruna Marchi Melo Neves, pela geração de emprego e renda em sua loja (Waimai Sport) e promoção de eventos tradicionais como o ‘Waimai Black’ oferecendo entretenimento saudável aos jovens.

A autora lembrou que Grecco é pioneiro no ramo de esporte em Frutal e que sempre participou de campanhas ajudando o próximo. “Cumprimento vocês pelos empresários que são, pela postura de honestidade e por serem exemplo familiar, além de gerar renda para a nossa cidade”, declarou.

Os homenageados agradeceram a Deus, à Câmara, à vereadora Juliene Sabino, bem como aos familiares e clientes e fizeram um breve relato de seus trabalhos no comércio de Frutal.

Também o cantor Juciê Lorran da Silva Cardoso recebeu uma moção de aplauso de autoria da vereadora pelo lançamento do DVD “Lorran pela cidade”, cuja gravação ocorreu no dia 25 de outubro, em Goiânia. Juliene comenta que a gravação do DVD foi um sucesso e desejou que o cantor alcance cada vez mais sucesso em sua carreira.

Juliene homenageou ainda o empresário Gilberto Domingues de Freitas e toda a equipe de colaboradores que compõem a “All Tech Soluções Técnicas” pelos relevantes serviços prestados pela empresa no ramo de produtos eletrônicos e assistência técnica.

Por fim, a vereadora entregou uma moção de aplauso ao influencer digital Victor Rocha Ribeiro. Vitinho – como é conhecido – sofreu um acidente há um ano e que graças a amigos e à determinação e vontade de viver, conseguiu superar suas dificuldades. Na tribuna, o jovem influencer comentou que o início é sempre difícil e aconselhou as pessoas a não desanimar perante os problemas.

Vereadores destinam recursos de emendas individuais para a ONG frutalense “Abraço Azul”

A presidente da ONG “Abraço Azul”, Taciany Rodrigues de Souza Vieira, fez uso da tribuna livre da Câmara de Frutal, na sessão do dia 4, a fim de discorrer sobre o trabalho da instituição que lida com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que atualmente conta com mais de 135 pessoas inscritas em Frutal.

Taciany falou sobre as dificuldades que existiam antigamente devido a falta de informações. “Eram muitos pensamentos absurdos; informações corretas salvam”, disse emocionada.

A presidente comentou ainda sobre as dificuldades que as crianças autistas encontram com relação a ter acesso à saúde pública, principalmente no que diz respeito a terapia. Ela enfatizou que o número de diagnósticos vem aumentando e conclamou aos vereadores para ajudar as famílias que convivem com esse transtorno.

Na oportunidade, os vereadores manifestaram apoio à causa e se comprometeram a destinar emendas impositivas para a ONG “Abraço Azul”. O presidente Juninho do Sindicato salientou que a Câmara será parceira. “É um projeto muito importante e não ficaremos de fora jamais”, garantiu.

Vereador Zizi dá Moção de Aplauso para consciência ecológica e criatividade de estudante

O vereador José Adão da Silva, destacou na noite desta segunda-feira (4/12), durante reunião da Câmara Municipal, que foi uma grande satisfação agraciar Isabella Carolina Ribeiro de Assis, aluna do 5º Ano da Escola Municipal Antônio Prado, com uma Moção de Aplauso.

Mostrando consciência ecológica e criatividade, a aluna venceu um concurso cultural, promovido pela prefeitura municipal, para a escolha do nome do novo parque natural de Frutal. O resultado do concurso, entre os alunos do 5º ano de todas as escolas da rede municipal de ensino, aconteceu no início do mês passado.

Isabella criou o nome Ecoparque Paraíso Verde, que foi o escolhido pela comissão julgadora do concurso. “Atualmente, enfrentamos graves problemas de desequilíbrios no nosso meio ambiente. Então, acredito que devemos valorizar muito as crianças que pensam um futuro melhor. Com sua criatividade, ela relacionou a fauna e flora da nossa cidade a um paraíso. Isso é fantástico”, ressaltou Zizi.

Isabella disse que achou muito legal e emocionante receber uma Moção de Aplauso. “Eu amo a natureza e o verde. Para mim o espaço (o novo parque natural de Frutal) é um verdadeiro paraíso verde. Lá no parque pode morar vários animais, como borboletas e pássaros. Eu vejo isso como um paraíso”, considerou a brilhante aluna da Escola Municipal Antônio Prado.

Cerrado no meio da cidade

O Ecoparque Paraíso Verde é um pedaço de cerrado no meio da zona urbana de Frutal. O local fica na Rua Walter José Luiz Garrafinha, nº 215, bairro Jardim do Bosque.

Jornalista Alex Freitas pede duas lombadas na Rua Silviano Brandão

Na sessão do dia 27, foi aprovada uma indicação do vereador Alex Freitas que pede ao prefeito e ao Departamento de Trânsito que sejam implantadas duas lombadas (também conhecidas como “quebra-molas”) na Rua Silviano Brandão (Bairro Princesa Isabel), no final da Avenida Brasília.

Conforme explica, nesse trecho – de cerca de 600 a 700 metros – foi feito recapeamento no ano de 2021, contudo, representa sérios riscos para os moradores devido a alta velocidade praticada por motoristas, gerando riscos de acidentes com moradores, principalmente com crianças;

Alex Freitas observa que não existe a viabilidade da instalação de semáforos ou lombadas eletrônicas naquela rua, já que a Prefeitura de Frutal não adquiriu nenhum novo equipamento para organização do trânsito da cidade.

Diante disso, ele entende que a solução mais urgente seria a construção de, pelo menos, duas lombadas para que se possa evitar futuros acidentes na rua. “Os moradores do local nos fizeram esse pedido e também já procuraram a Ouvidoria da Prefeitura por diversas vezes relatando essa necessidade, entretanto, não obtiveram nenhuma resposta por parte do Governo Municipal”, lamenta.

Vereador Zizi pede construção de travessia elevada na Avenida Euvaldo Lodi com Rua Minas Gerais

A construção de uma travessia elevada com faixa de pedestre na Avenida Euvaldo Lodi com Rua Minas Gerais. Esta foi uma indicação de autoria do vereador Zizi aprovada na reunião ordinária da Câmara no dia 27.

Ele destaca a importância da travessia com faixa de pedestre para dar acesso ao Mercado Mouro e outros estabelecimentos comerciais da redondeza. Zizi comenta que existe um grande fluxo de pedestres no local e que, se não for tomada nenhuma providência, pode ocorrer acidentes. “A travessia elevada com a faixa para pedestres fará com que os carros parem e obedeçam o trânsito dos pedestres”, adverte.

Vereador Rapinha pede construção de travessia elevada na Rua Silviano Brandão

A instalação de uma travessia elevada com faixa de pedestre na Rua Silviano Brandão, entre a Rua 14, bem como de resolver o problema de invasão de águas pluviais nas residências. Esta foi uma indicação apresentada pelo vereador Rapinha aprovada na sessão do dia 27.

Ele justifica a colocação da travessia elevada com faixa de pedestres para que os carros parem e obedeçam o trânsito de pedestres. Conforme acrescenta, também é necessário que seja resolvida a questão de invasão de água das chuvas nas casas, que tem gerado muitos transtornos aos moradores das residências na Rua Silviano Brandão, como a perda de móveis, eletrodomésticos e outros pertences.

Redução da Contribuição da Iluminação Pública é solicitada por vereador Alex Freitas

Na reunião da Câmara, ocorrida no dia 27, foi aprovado um requerimento do vereador Alex Freitas que solicita informações a respeito da redução da Contribuição da Iluminação Pública (CIP), conhecida como “taxa de iluminação pública”.

De acordo com o vereador, no ano de 2021, durante o lançamento do programa “Frutal Iluminada + Segura”, o prefeito Bruno Augusto anunciou que teria uma redução de, pelo menos, 50% nesta tarifa paga pela população; entretanto, até o momento não foi concretizado pelo Governo Municipal.

Alex ressalta que os consumidores de energia elétrica de Frutal têm reclamado a cada dia mais da cobrança da taxa de iluminação púbica que, por muitas vezes, apresenta um alto valor em suas contas de consumo.

“O próprio prefeito afirmou que estava em estudo a possibilidade de se reduzir os valores da CIP. Desta forma, solicitamos à Prefeitura que envie à Câmara, um projeto de lei propiciando esse benefício à população, reduzindo a tarifa”, conclui.

Indicação de Rapinha pede solução para problema de invasão de água das chuvas no Hospital Frei Gabriel

O vereador Rapinha foi autor de uma indicação ao prefeito e Secretaria de Saúde solicitando que sejam tomadas medidas com a finalidade de resolver a situação da água que invade o Hospital Frei Gabriel, arrumar a sala de Raio X e outros onde existem goteiras.

Ele salienta que é preciso que o setor competente tome providências urgentes visto que se iniciou o período chuvoso. “Essas medidas são imprescindíveis para o conforto dos pacientes, médicos, funcionários e demais pessoas e para a preservação do interior daquele espaço público”, argumenta.

Vereadora Gislene Maria quer providências quanto a sinalização em caso de estragos em ruas da cidade

A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Gislene Maria da Silva direcionada ao prefeito e Secretária de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos que versa sobre estragos em ruas e asfaltos decorrentes de temporais.

Ela pede que seja determino à Defesa Civil e ao responsável pelo pátio, Ildo Braz (Garrucha) que, nestes casos, o departamento faça imediatamente a colocação de cones e cavaletes, sinalizando para a população e principalmente para que os motoristas fiquem alertas, evitando acidentes ou estragos em veículos ou outros mais graves.

Gislene Maria observa que, com os constantes temporais que têm assolado a cidade, ocorrem alagamentos que causam estragos diversos nas ruas e asfalto, trazendo transtornos, entre eles veículos sendo danificados ou furando pneus por não ter sido colocada uma sinalização de alerta adequada e imediata nos logradouros.

A vereadora adverte que é preciso que o departamento competente da Prefeitura atue imediatamente colocando cones e cavaletes onde for preciso, para que a população e os motoristas não sejam pegos de surpresa.

Vereador Jhonathan solicita recape da Rua Raul Soares

O Legislativo aprovou uma indicação do vereador Jhonathan que solicita que seja incluído no serviço de recapeamento de Frutal a Rua Raul Soares, entre a Rua Machado de Assis e Rua José do Patrocínio.

Ele salienta a importância de atender a este trecho visto que considera como “lastimável” o estado em que se encontra a rua e que tem gerado muitas reclamações dos moradores.

Instalação de semáforo com temporizador é solicitado por vereador Zizi

Através de indicação, o vereador Zizi solicitou a instalação de semáforos com temporizador digital para pedestres e motoristas em todos os cruzamentos da cidade onde já existe o equipamento.

Ele explica que o semáforo com temporizador oferece mais segurança no trânsito, tendo em vista que alertam os pedestres e os motoristas sobre o tempo que ainda resta para o sinal ficar vermelho.

“Os temporizadores ajudam a evitar acidentes, pois a informação do tempo que ainda resta para a ultrapassagem pode evitar engavetamentos multas e acidentes. Sem essa noção, o condutor opta por frear, muitas vezes, bruscamente, o que pode causar colisões. Esse equipamento visa proporcionar maior segurança aos pedestres, em especial idosos, mães com filhos pequenos e deficientes físicos”, alega.

Jornalista Alex Freitas reivindica recursos para construção de sala de quimioterapia na futura unidade do Hospital Hélio Angotti em Frutal

O vereador Alex Freitas elaborou uma representação direcionada ao deputado federal Samuel Viana, solicitando a viabilização junto ao Governo Federal e Ministério da Saúde, de recursos na ordem de R$ 750.000,00, como uma das três cotas necessárias para a implantação da sala de quimioterapia da unidade do Hospital Hélio Angotti na em Frutal.

Desta forma, ficaria possibilitado o tratamento do câncer no Município, o que iria facilitar a vida de pacientes e familiares, que são obrigados a se deslocar para a cidade de Uberaba em busca desse tratamento complexo.

O jornalista Alex observa que o Hospital Hélio Angotti, com sede em Uberaba e atuação em todo Triângulo Mineiro, está se preparando para um grande salto de qualidade no atendimento oncológico em Minas Gerais.

Com a aquisição de novos equipamentos como um PET-SCAN e uma Ressonância Magnética, além do início de operação do Programa de “Telessaúde” do Hospital, Frutal contará com um centro de excelência no combate ao câncer em Minas Gerais.

Segundo ele, está projetado para 2023 que o Hospital possa expandir sua presença também na saúde mental e no monitoramento digital de pacientes oncológicos em outras regiões, além do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

“O Hospital está dando prioridade ainda para o CENPRE MULHER (Centro de Prevenção do Câncer da Mulher) criado há cerca de seis anos e, agora, vai ganhar novos investimentos além de prevenção, diagnóstico e tratamento. Portanto, seria de grande importância a implantação da sala de quimioterapia da Unidade do Hospital Hélio Angotti de Frutal”, finaliza.

Juliene Sabino sugere aplicação de “botox” a pacientes com sequelas de AVC sob prescrição médica

Em indicação aprovada na reunião do dia 27, a vereadora Juliene Sabino solicitou a aplicação de toxina botulínica (botox) a pacientes com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) que tiverem essa indicação médica.

Conforme ela esclarece, uma das sequelas do AVC é a perda da força associada a espasticidade. A aplicação do “botox” em pacientes com espasticidade após AVC é uma abordagem terapêutica eficaz, uma vez que acarreta o relaxamento da musculatura e facilita a execução das atividades funcionais assim como a prática da fisioterapia.

“O tratamento da toxina botulínica ajuda nas mudanças das sequelas do AVC isquêmico, melhorando a região onde ocorreu a sequela, o que pode ocasionar a mudança no aspecto físico do paciente, tratando também a auto estima destas pessoas”, conclui.

Ações do documento