Notícias
Vereadoras querem reserva de vagas em concurso para mulheres vítimas de violência
Vereador Edivalder Cheiroso solicita ao DER manutenção da Rodovia “Tião Rodrigues”
Vereador Rapinha reivindica a reforma dos espaços públicos em Frutal
Vereador Juninho do Sindicato busca informações sobre construção de rampas de acessibilidade
Através de requerimento, o vereador Juninho do Sindicato questiona ao prefeito Bruno Augusto e ao secretário de Planejamento e Obras, Glênio Assunção, a respeito da construção de rampas de acessibilidade nas ruas Hiron de Paula Gomes e Frei Teodósio e qual foi o custo destas obras.
De acordo com o vereador, nestes locais não passam pedestres e não há residências, mas sim, existem esbarrancados, tornando totalmente desnecessária a construção destas rampas de acessibilidade. “Pedimos uma explicação sobre o uso de recursos públicos para a construção das rampas”, cobra.
Vereador Zizi quer construção de velório no povoado de Vila Barroso
Vereadora Lucivaine Vaininha volta a defender criação de Restaurante Popular em Frutal
Vereador Fernando da Quineira quer placas com o nome de Frutal nos trevos do município
Vereador Alexandre Braz solicita sinalização de área escolar em colégio no Centro
Tõe da Veia quer reforma do Terminal Rodoviário com urgência
Vereador Jhonathan Lavador quer destinação de área para distrito industrial em Frutal
Vereadora Juliene Sabino propõe criação do Conselho Municipal de Diversidade Sexual, de Gênero e de Direitos Humanos
Vereador Jarbinhas pede solução para problema de empoçamento de água na Rua Lincoln Campos
Vereador Rapinha pede reforma de maquinário da Prefeitura
NOTA DE REPÚDIO:
Vereadores questionam desativação de programa de academia para idosos em Frutal e atendem abaixo assinado da população
Quinze vereadores elaboraram um requerimento na qual pedem ao prefeito Bruno Augusto e à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Inclusão informações sobre o motivo da paralisação das aulas de ginástica destinadas aos idosos nas academias ao ar livre nas praças.
Eles questionam ainda se existe intenção de retorno deste que consideram como um importante projeto e se a Administração manterá a professora Leane Mara de Freitas.
De acordo com os vereadores, os idosos que não têm condições de arcar com as despesas de uma academia eram beneficiados com esse importante programa de inclusão.
“Por meio do projeto, era garantido a eles o direito ao acesso a uma política pública de qualidade de lazer e de esporte, em sua dimensão recreativa, estimulando a convivência social, além de proporcionar a prática constante de atividades físicas, direito de todos”, enfatizam.
Abaixo Assinado
Um grupo formado por quase cem mulheres fez um abaixo assinado pedindo a volta do projeto, bem como que seja mantida a professora Laene Freitas para ministrar as aulas.
Elas também estiveram na reunião da Câmara no dia 13, oportunidade em que fizeram uso da tribuna para expor o problema e a necessidade de continuação deste programa, o que sensibilizou todo o Legislativo frutalense.
Assinaram o requerimento destinado ao prefeito, os vereadores Juninho do Sindicato, Jarbinhas Despachante, Zizi, Jhonathan Lavador, Irma Rezende Rocha, Gislene Maria, Juliene Sabino, Alex Freitas, Tõe da Veia, Rapinha, Maíza Signorelli, Alexandre Braz, Edivalder Cheiroso, Fernando da Quineira e Lucivaine Vaininha.
Câmara de Vereadores aprova projetos, indicações e ouve esclarecimentos sobre aterro sanitário
Vereadora Maíza requer informações sobre asfalto ao lado do Asilo e Casa da Criança
Em requerimento aprovado pela Câmara, no último dia 6, a vereadora Maíza Signorelli solicitou informações ao prefeito sobre o asfaltamento do estacionamento existente entre a Casa da Criança e o Asilo Pio XII.
Ela lembra que, há quase um ano, fez esse pedido ao Executivo, acrescentando que se tratava de um compromisso firmado por esse órgão municipal.
Maíza comenta ainda que a população espera pela execução dessa obra, já que são realizados importantes serviços sociais pelas duas instituições.
Vereadores Jhonathan e Vaininha pedem ação e combate a dengue em Frutal
O vereador Jhonathan Lavador quer que a Administração realize uma “força tarefa” no intuito de combate a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças no município de Frutal.
Ele lembra que a melhor forma de prevenir é eliminando água armazenada que podem se tornar um criadouro, como vasos, garrafas, piscinas e outros objetos.
“A Prefeitura deve efetuar uma verdadeira ‘força tarefa’ em todo o Município, para o combate à disseminação desta ainda terrível doença infecciosa que é a dengue, da febre Chikungunya e da febre Zika.
Fumacê
Também a vereadora Vaininha pede esse combate enfatizando a necessidade de pôr em circulação o veículo com fumacê atuando no combate ao mosquito.
“Necessitamos de um mutirão para incentivar a limpeza dos terrenos e quintais e evitar esse inseto que traz consequência grave à saúde. Principalmente nesse período chuvoso, precisamos que essas providências sejam colocadas como prioridade pela Administração”, finaliza.
Rapinha solicita aquisição de ônibus e extinção de mensalidade para atender universitários que estudam em Barretos e Rio Preto
A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Rapinha encaminhada ao Governo Municipal, que ressalta a necessidade de aquisição de ônibus novos ou seminovos para o transporte de universitários que estudam em Barretos e Rio Preto.
Na proposição enviada ao prefeito Bruno Augusto, ele também reivindica a extinção da cobrança de mensalidade do transporte para outras cidades, como já acontece em cidades vizinhas como Fronteira e Itapagipe.
Rapinha relata que são mais de 300 estudantes que fazem uso desse transporte e que estes precisam enfrentar uma dura jornada para pegar o ônibus no fim da tarde, depois de um dia exaustivo de trabalho e só retornam de madrugada.
“A busca pelo conhecimento não é um caminho fácil. Por isso, devemos valorizar esses universitários, pois, somente assim, teremos uma população instruída e capacitada para enfrentar o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente. As pessoas que enfrentam essa rotina merecem nossa atenção”, declara.
Vereadora Gislene cobra tomada de medidas para evitar alagamentos e invasão de casa por água da chuva
A vereadora Gislene Maria fez uma indicação destinada ao prefeito Bruno Augusto e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos solicitando providências quanto a alagamentos na Avenida Brasília, como o ocorrido recentemente em frente à Drogaria Americana, no bairro Jardim das Laranjeiras.
Conforme ela informa, é uma avenida de grande fluxo de veículo, sendo que existe risco de aquaplanagem. Gislene observa que o alagamento ocorreu próximo a várias instituições públicas como o Hospital Frei Gabriel e que também aconteceram outros citando a Rua Antônio Francisco Silva, no Jardim Brasil.
“Estamos no período chuvoso e mais alagamentos podem ocorrer. Na Rua Antônio Francisco, a enxurrada provocada em dias de fortes chuvas, ameaça invadir as casas, colocando em risco a população. Como pode voltar a acontecer, pedimos que sejam tomadas medidas o mais rápido possível”, finaliza.
Vereador Zizi sugere homenagem ao “Rei Pelé” em Frutal
Na última reunião da Câmara, o vereador Zizi apresentou uma indicação sugerindo que seja denominada uma quadra de esporte ou outro logradouro público do município com o nome de “Rei Pelé” ou “Edson Arantes do Nascimento”.
Ele destaca que Pelé – falecido recentemente – é considerado o “atleta do século” e é aclamado como herói nacional no Brasil por suas realizações no futebol e seu apoio a políticas que melhoraram as condições dos mais necessitados.
“É com muita emoção que sugerimos esta justa homenagem ao Pelé, que recebeu inúmeros prêmios em sua carreira e durante a aposentadoria por seu desempenho brilhante e incomparável em campo, suas conquistas recorde e seu legado no esporte. Julgamos ser muita justa a homenagem a esse mineiro reconhecido mundialmente”, completa.
Vereador Edivalder Cheiroso apresenta indicações em defesa dos estudantes universitários
Vereadora Irma propõe criação de um programa denominado “Frutal de Cara Limpa”
Em indicação encaminhada nesta semana ao prefeito Bruno Augusto, a vereadora Irma Rezende Rocha propôs a criação de um programa para limpeza constante da cidade. A ideia é criar um cronograma de manutenção dos bairros, distrito e povoados de Frutal, realizando uma ação conjunta envolvendo todas as secretarias da Prefeitura.
Denominado “Frutal de Cara Limpa”, o programa segundo explica Irma, visa atender pedidos encaminhados por moradores de todos os lugares do município, tendo o propósito de efetuar a limpeza e manutenção destes logradouros.
Na indicação, a vereadora sugere a participação da Secretaria de Obras para disponibilizar os maquinários e realizar a tarefa; da Secretaria de Meio Ambiente para agendar as ações de limpeza e da Secretaria de Cultura, que realizaria a limpeza e melhoria das quadras poliesportivas, academias ao ar livre, quadras de areia e demais espaços esportivos.
Já o Departamento de Zoonoses faria um trabalho de orientação à população sobre combate à dengue e outras doenças, antes da execução do trabalho.
“Nosso objetivo é solucionar os problemas identificados, atendendo as demandas e assegurando melhores condições de vida para a população. Sugerimos dividir o município em áreas e, após concluir o ciclo, voltar ao cronograma novamente”, diz.
Vereador Tõe da Veia solicita ampliação da Avenida Brasília entre os bairros XV e Jardim do Bosque
Providenciar a ligação do bairro XV de Novembro com o Jardim do Bosque por meio da Avenida Brasília. Este foi um pedido feito pelo vereador Tõe da Veia, aprovado pela Câmara na reunião ordinária do último dia 6.
Conforme ele explica, existe um terreno que interrompe a continuidade da avenida. “Desta forma, a Avenida Brasília fica ‘fragmentada’ e, por isso, precisa de uma intervenção para melhor fluidez dos veículos e da população em geral”, argumenta.
Vereador Alex pede elaboração de projeto para inclusão de Frutal no programa “Minha Casa Minha Vida”
O vereador Alex Freitas fez uma indicação solicitando para o departamento competente da Prefeitura elaborar com urgência projetos para a criação de novos conjuntos habitacionais para família de baixa renda no município, uma vez que o Governo Federal anunciou que será retomado o programa “Minha Casa, Minha Vida”.
De acordo com o vereador, o município de Frutal não é agraciado por um programa habitacional de residências populares há oito anos. Ele acrescenta que a Prefeitura possui diversas terrenos de grande extensão que podem ser ofertados dentro do programa de habitação popular.
“Com o retorno do ‘Minha Casa, Minha Vida’, pelo Governo Federal, Frutal terá oportunidade de oferecer moradia com dignidade para centenas de famílias de baixa renda que necessitam desse benefício”, conclui.
Ações do documento