Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐀𝐥𝐞𝐱 𝐅𝐫𝐞𝐢𝐭𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐝𝐞𝐭𝐚𝐥𝐡𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐟𝐨𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐠𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐇𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐅𝐫𝐞𝐢 𝐆𝐚𝐛𝐫𝐢𝐞𝐥

O vereador Alex Freitas fez um requerimento destinado ao prefeito Bruno Augusto em que solicita o encaminhamento do detalhamento da folha de pagamento do Hospital Frei Gabriel, através da organização social Med Life, atual gestora do hospital.

 

O vereador também pediu informações sobre os valores destinados ao pagamento de médicos e servidores até o momento pela gestora daquele estabelecimento de saúde. Segundo ele, essas informações são de grande necessidade para sanar dúvidas a respeito deste assunto.

𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐄𝐝𝐢𝐯𝐚𝐥𝐝𝐞𝐫 𝐂𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬𝐨 𝐫𝐞𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐭𝐫𝐨𝐜𝐚 𝐝𝐚 𝐢𝐥𝐮𝐦𝐢𝐧𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐝𝐨 𝐉𝐮𝐣𝐮𝐳𝐚̃𝐨

Na reunião da Câmara Municipal de 27 de junho, foi aprovada uma indicação do presidente da Camara, vereador Edivalder Cheiroso, em que ele requer a troca da iluminação do campo de futebol do Buraco Fundo (Jujuzão) por lâmpadas de LED.

 

Ele destaca que este tipo de lâmpada é mais eficiente na iluminação pública porque tem uma capacidade maior de brilho e luminosidade. Edivalder – que já havia feito essa indicação no ano passado – salienta que o campo está bastante escuro e que é preciso fomentar as práticas desportivas.

 

“É um dever do município e essas melhorias são ansiosamente aguardadas pelos desportistas que frequentam aqueles populares campos de futebol. O esporte é fator inegável de desenvolvimento cultural, de preservação da saúde e de integração social”, concluiu.

𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐀𝐥𝐞𝐱𝐚𝐧𝐝𝐫𝐞 𝐁𝐫𝐚𝐳 𝐬𝐨𝐥𝐢𝐜𝐢𝐭𝐚 𝐔𝐓𝐈 𝐌𝐨́𝐯𝐞𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐢𝐭𝐚𝐦 𝐝𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐟𝐞𝐫𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚

Na última reunião da Câmara de Frutal, os vereadores aprovaram uma indicação do vereador Alexandre Braz em que ele pede para disponibilizar uma ambulância UTI móvel 24 horas a fim de atender pacientes que derem entrada no Hospital Frei Gabriel e que necessitem de transferência para hospital de referência.

 

Segundo ele, esta uma providência de extrema importância, pois a UTI poderá significar o salvamento de uma vida. “Por ser dotada de todos os equipamentos necessários para o atendimento de emergência, principalmente quanto há risco de vida, facilitará a locomoção de doentes para outros centros maiores, com maior segurança”, concluiu.

𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐉𝐡𝐨𝐧𝐚𝐭𝐡𝐚𝐧 𝐋𝐚𝐯𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐜𝐨𝐦𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐛𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐫𝐞𝐢𝐚 𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐪𝐮𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐄𝐌𝐄𝐈

O vereador Jhonathan Lavador solicitou a troca da areia do parquinho do CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil “Antônio Gomes Pinheiro”, que serve de lazer para as crianças e que está exposta à contaminação de bactérias e verminoses em geral.

 

“Nosso objetivo é o bem-estar das crianças daquele CEMEI,  porque com a exposição da areia, aumenta o nível de contaminação devido ao contato com fezes de animais como cães, gatos, pássaros, morcegos e outros”, explica.

 

𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚 𝐆𝐢𝐬𝐥𝐞𝐧𝐞 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐬𝐚𝐛𝐞𝐫 𝐨 𝐧𝐮́𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐚𝐠𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐜𝐫𝐞𝐜𝐡𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐮𝐭𝐚𝐥

Foi aprovado na reunião de 27 de junho, um requerimento da vereadora Gislene da Silva que busca saber qual quantidade de vagas disponíveis em cada CEMEI nos bairros e requer a lista de nomes das crianças que estão nas filas de espera e desde quando estão esperando.

 

Também foi questionado por ela o motivo de algumas crianças não serem chamadas para as creches próximas de suas residências; bem como se o zoneamento é respeitado ou não.

 

Gislene afirma que existem muitas reclamações de pais de crianças que não conseguem uma vaga próxima de suas casas e que estão na fila de espera por vagas há mais de ano.

 

“As famílias necessitam que seus filhos frequentem o CEMEI próximo de suas residências. Por isso, é imprescindível fazer um levantamento das crianças que estão distantes de suas casas. Muitas vezes, os pais não têm veículo próprio ou condições de pagar por esse transporte e precisam ir a pé demorando até uma hora e meia para levar os filhos à creche”, concluiu a vereadora.

 

A proposição foi encaminhada ao prefeito Bruno Augusto e ao secretário da Educação, Marco Antônio Gaioso de Queiroz.

𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐚 𝐈𝐫𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞𝐢𝐦𝐚𝐝𝐚𝐬

A vereadora Irma Rezende foi autora de uma indicação aprovada na reunião de 27 de junho em que pede que sejam adotadas medidas a fim de evitar queimadas e incêndios no município no período de estiagem.

 

Para isso, ela propõe que sejam roçados os logradouros públicos como os bosques do Jardim do Bosque (além de manter ali um zelador) e fiscalização das áreas de loteamento, já que muitas pessoas fazem limpeza através das queimadas.

 

Irma solicita ainda a realização de campanhas de conscientização sobre o perigo e impacto ambiental provocado pela limpeza de quintais feitos por meio de queimadas nas zonas urbana e rural.

 

A vereadora enfatizou a necessidade de tornar pública a lei municipal que proíbe esse tipo de queimada e de regularizar a legislação, por meio de decreto, para fazer cumprir a lei e respaldar a fiscalização pelo órgão ambiental responsável.

 

Conforme destaca a autora, essa indicação foi feita em outra ocasião, entretanto ainda não foram tomadas as devidas providências, o que causa preocupação devido ao período de estiagem e altas temperaturas, aumentando a ocorrência de incêndios.

 

“As queimadas trazem grandes danos à fauna, à flora, ao solo, atmosfera, na qualidade da água e na saúde humana. A fumaça e a fuligem no ar provocam doenças respiratórias, principalmente em idosos, crianças e portadores de doenças respiratórias. São imensos os prejuízos das queimadas para a saúde e meio ambiente, portanto é necessário adotar medidas preventivas, bem como aumentar a fiscalização e a aplicação de leis punitivas”, finalizou Irma.

𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞𝐬𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐦 𝐬𝐞𝐜𝐫𝐞𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐝𝐮𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐜𝐞𝐥𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐚𝐣𝐮𝐬𝐭𝐞 𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬

Quatro vereadores assinaram um requerimento no qual pedem ao prefeito Bruno Augusto e ao secretário municipal de Educação, Antônio Gaioso de Queiroz, informações a respeito do motivo do parcelamento em 12 vezes do reajuste de 20% a ser pago a professores da zona rural do município.

 

O requerimento foi assinado pelos vereadores Juninho do Sindicato, Jarbinhas Despachante, Irma Rezende Rocha e Maíza Signorelli e aprovado na reunião de 27 de junho. Eles questionam esse parcelamento por considerarem “que seria justo e razoável o pagamento integral do reajuste de 20% a esta sofrida classe de servidores municipais”, frisam.

𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐄𝐝𝐢𝐯𝐚𝐥𝐝𝐞𝐫 𝐂𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬𝐨 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚 𝐚 𝐜𝐨𝐛𝐫𝐚𝐫 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 𝐝𝐨 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐟𝐮𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥 𝐝𝐨 𝐈𝐩𝐞̂

A Câmara aprovou na última reunião antes do recesso  uma indicação do vereador Edivalder Cheiroso em que ele solicita a reforma do campo de futebol “Alan Kardec”, situado no bairro Ipê Amarelo, instalando a iluminação pública no local.

 

Edivalder pede para melhorar o alambrado, colocar telas para evitar que as bolas caiam nas residências vizinhas e também construir vestiário com banheiros. Outro pedido seu é que seja perfurado um poço artesiano fazendo a ligação de água, além de construir bancos de reserva e arquibancada.

 

“O fomento às práticas desportivas é dever do Município e essas são melhorias ansiosamente aguardadas pelos desportistas que frequentam aquele popular campo de futebol, as quais esperamos ver implantadas pela atual Administração”, afirmou o vereador.

𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐉𝐡𝐨𝐧𝐚𝐭𝐡𝐚𝐧 𝐋𝐚𝐯𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐢𝐯𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚 𝐬𝐢𝐧𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐥𝐨𝐦𝐛𝐚𝐝𝐚 𝐧𝐨 𝐄𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚𝐧𝐭𝐢𝐥.

O vereador Jhonathan Lavador teve três indicações aprovadas na reunião da Câmara do dia 27 de junho, abrangendo diversos setores da comunidade.

 

Em uma delas, ele pediu para sinalizar (horizontal e vertical), o redutor de velocidade situado na Avenida Goiás, frente ao número 1684.

 

Conforme observou o vereador, esta lombada necessita da devida pintura refletiva e placas de alerta para que os motoristas fiquem atentos e diminuam a velocidade de seus veículos, evitando riscos de danos e acidentes.

 

“As lombadas são necessárias para conter a velocidade dos veículos e, assim, evitar acidentes e atropelamentos, por isso devem ser construídas e devidamente sinalizadas dentro das normas de legislação para evitar transtornos”, salientou Jhonathan.

 

𝐂𝐢𝐝𝐚𝐝𝐚̃𝐨 𝐟𝐫𝐮𝐭𝐚𝐥𝐞𝐧𝐬𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐮𝐠𝐞𝐫𝐢𝐫 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐥𝐞𝐢𝐬 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐢𝐬

Você sabia que pode sugerir a criação de leis municipais? Para isso, a Câmara Municipal possui o projeto “Banco de Ideias Legislativas”.
O objetivo do projeto é promover a Legislação participativa no âmbito municipal, aproximando a Câmara dos Vereadores da comunidade, permitindo que os cidadãos, individualmente, apresentem sugestões para a criação de leis.
Com o Bando de Ideias, espera-se uma maior integração das entidades da sociedade civil e do cidadão comum às discussões sobre o ordenamento jurídico do município.
Com as ideias apresentadas, os vereadores podem criar projetos de lei, que, depois de aprovados, passam a integrar o rol de leis municipais.
Para enviar a sua sugestão basta acessar o site da Câmara: www.frutal.mg.leg.br

𝐏𝐫𝐞́-𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐨 𝐚 𝐝𝐞𝐩𝐮𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐝𝐮𝐚𝐥 𝐮𝐭𝐢𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐚 𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐧𝐚 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐞 𝐝𝐚 𝐂𝐚̂𝐦𝐚𝐫𝐚

Pré-candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Campina Verde, Fradique Gurita da Silva, 66 anos, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (20). O intuito foi apresentar aos vereadores sua pré-campanha e explanar os motivos que o levaram a colocar seu nome à disposição da população nas eleições deste ano, e ainda discutir algumas questões de interesse da região do Pontal.
Fradique visitou a Câmara Municipal acompanhando do ex-vereador Carlão, da cidade de Comendador Gomes. Filiado ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), Fradique possui ampla experiência política. Em Campina Verde, onde continua residindo, além de prefeito em três ocasiões, foi vereador por três mandatos.

𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐩𝐚𝐮𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞 𝐭𝐢́𝐭𝐮𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐢𝐝𝐚𝐝𝐚̃𝐨 𝐇𝐨𝐧𝐨𝐫𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐮𝐭𝐚𝐥

O empresário Luís Tadeu Gormitan, natural de Rio Claro-SP, recebeu na noite desta segunda-feira (20), o título de “Cidadão Honorário de Frutal”. A entrega da homenagem ocorreu durante solenidade especial na reunião ordinária da Câmara Municipal. A iniciativa partiu do vereador Alex Freitas, autor do decreto legislativo que concedeu a honraria em razão dos relevantes serviços prestados pelo comerciante ao Município.
Dono da empresa Rio Pisos, instalada há seis anos na Avenida Brasília, Luís Tadeu têm 48 anos, sendo 18 deles dedicados ao ramo de pisos e revestimentos. O comerciante é casado com Daniela Gormitan e pai do pequeno Emanuel Carvalho Gormitan, de 2 anos. Desde que chegou a cidade, desenvolve ações em prol da comunidade, contribuindo regularmente com instituições filantrópicas de Frutal.

𝐎𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐣𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚 𝐟𝐞𝐝𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐕𝐚𝐥𝐥𝐞́𝐫𝐢𝐚 𝐅𝐨𝐧𝐬𝐞𝐜𝐚 𝐞́ 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐚𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐃𝐢𝐩𝐥𝐨𝐦𝐚 𝐇𝐨𝐧𝐨𝐫𝐢́𝐟𝐢𝐜𝐨 “𝐃𝐞𝐬𝐭𝐚𝐪𝐮𝐞 𝐌𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫”

Em solenidade especial realizada na sessão ordinária da Câmara Municipal na segunda-feira (20) foi feita a entrega do Diploma Honorífico “Destaque Mulher” para a oficial de justiça federal Valléria Fonseca Santana, lotada na Vara do Trabalho de Frutal. A homenagem foi indicação do vereador Jhonathan Lavador e teve aprovação unânime dos demais parlamentares.
O Diploma Honorífico “Destaque Mulher” foi concedido pela Câmara às mulheres que fazem diferença na sociedade. Cada vereador (a) ficou responsável por indicar uma homenageada, escolhidas entre várias outras que são destaques nas mais diversas áreas da comunidade. Valléria Fonseca foi a indicada pelo setor de Justiça e Defesa do Direito.
O Decreto Legislativo Nº 434 de 15 de Março de 2022, foi assinado por todos os vereadores e vereadoras. A homenagem teve como referência o Dia Internacional das Mulheres. Acompanhada de familiares, entre eles, seus dois filhos, Valléria Fonseca não escondeu sua emoção e fez questão de agradecer os parlamentares pelo reconhecimento.

𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗽𝗹𝗮𝘂𝘀𝗼 𝗮𝗼 𝗽𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗕𝗿𝘂𝗻𝗼 𝗔𝘂𝗴𝘂𝘀𝘁𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗖𝗶𝗿𝗰𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝗿 𝗥𝘂𝗿𝗮𝗹

Em solenidade especial realizada na noite desta segunda-feira (13), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, foi feita a entrega de “Moções de Aplauso” para o prefeito Bruno Augusto pela organização do 1º Circuito do Produtor Rural. O secretário municipal do Produtor Rural, Carlos Humberto Ferreira Júnior e o assessor administrativo da pasta, Marciel de Paula Souza, também foram homenageados. As homenagens foram iniciativas do presidente da Câmara, vereador Edivalder Cheiroso.
Realizado na Praça Dr. França, nos dias 26 e 27 de Maio, o Circuito do Produtor Rural, segundo balanço feito pelo Governo Municipal, movimentou mais de R$3,5 milhões em negócios. O evento foi organizado pela Prefeitura de Frutal, através da Secretaria do Produtor Rural. A iniciativa marca um ciclo importante na valorização do homem do campo junto a administração pública.

𝗧𝗶𝗺𝗲 𝗰𝗮𝗺𝗽𝗲𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗳𝘂𝘁𝘀𝗮𝗹 𝗲𝗺 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲 𝗠𝗼𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗽𝗹𝗮𝘂𝘀𝗼 𝗱𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹

Jogadores da equipe “Contadores Esporte Clube”, time vencedor do 12º Campeonato Municipal de Futsal, receberam na noite desta segunda-feira (13), “Moção de Aplauso” em solenidade realizada no plenário da Câmara de Vereadores.
A iniciativa partiu do presidente do Legislativo, vereador Edivalder Cheiroso. Além dos atletas também foram agraciados com moções o técnico Robson Costa Rodrigues (Robinho) e o auxiliar-técnico Fernando Jhonny Ramos Pantas.

𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗱𝗲 𝘁𝗶́𝘁𝘂𝗹𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗮̃𝗼 𝗵𝗼𝗻𝗼𝗿𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗮 𝗔𝗱𝗮𝗹𝗯𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗖𝗘𝗙

Por meio de um decreto legislativo de autoria do vereador Juninho do Sindicato, o bancário aposentado Adalberto Barbosa de Lima foi agraciado com um título de cidadão honorário. Aprovado por unanimidade, o título foi entregue em sessão solene ocorrida na segunda-feira (6). Ao fazer uso da palavra, o autor destacou os relevantes serviços prestados pelo homenageado no município de Frutal.
“Fico feliz por conceder esse título a uma pessoa tão humilde, simples e que está sempre ajudando nas causas sociais, mas sem aparecer. Ele já se mudou de Frutal, mas retornou porque gosta da cidade. Agora é de fato um cidadão frutalense. É uma satisfação prestar essa homenagem e esperamos que continue uma pessoa simples e sempre ajudando o próximo”, enfatizou Juninho.
Natural de Barretos-SP, Adalberto – que é funcionário aposentado da Caixa Econômica de Frutal – falou de seu contentamento por ter sido homenageado.
“Sinto-me honrado e lisonjeado. Foi uma surpresa e alegria muito grande ser contemplado por esta honraria. Agradeço a Câmara e a todos os vereadores por terem aprovado meu nome para receber este título e, em especial ao Juninho. A homenagem que recebo faz com que eu me sinta acolhido e garanto que Frutal estará sempre em meu coração”, finalizou.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗺𝗲́𝗱𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗨𝗕𝗦 𝗱𝗮 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗘𝘀𝗽𝗲𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮

O vereador Rapinha teve aprovada na reunião do dia 6 uma indicação ao prefeito Bruno Augusto da necessidade de se tomar providências imediatas para que não falte médico (pediatra e clínico geral) para atender na UBS do bairro Vila Esperança.
Rapinha enfatizou que é preciso tomar providências para que a Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Esperança tenha a presença de médico – pediatra e clínico geral, para atender a população, que necessita contar com esse serviço público de Saúde.
A indicação teve apoio unânime dos vereadores.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗱𝗲𝘀𝗽𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗙𝗿𝗲𝗶 𝗚𝗮𝗯𝗿𝗶𝗲𝗹

Em requerimento ao prefeito Bruno Augusto aprovado na reunião do dia 6, o vereador Jornalista Alex Freitas solicitou que seja encaminhada à Câmara a seguinte informação:
Quais são os valores exatos repassados pela Prefeitura de Frutal, na atual gestão, ao Instituto São Lucas, à Organização Social Mahatma Gandhi, e também à Organização Social Medlife, para a manutenção das despesas do Hospital Municipal Frei Gabriel?
“Dentro da nossa ação parlamentar de fiscalização, solicitamos essas informações da Prefeitura de Frutal sobre repasses efetuados no atual mandato para as Organizações Sociais que estiveram à frente da administração do Hospital Municipal Frei Gabriel, pois elas são necessárias para que possamos dirimir dúvidas existentes a respeito.”, justificou Alex.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗯𝘂𝗿𝗮𝗰𝗼 𝗻𝗮 𝗥𝘂𝗮 𝗜𝗽𝗶𝗿𝗮𝗻𝗴𝗮 𝘀𝗲𝗷𝗮 𝘁𝗮𝗽𝗮𝗱𝗼

O vereador Jhonathan Lavador fez uma indicação ao prefeito municipal apontando a necessidade de se tapar o buraco existente na Rua Ipiranga com a Rua Senador Gomes.
Jhonathan explicou que no referido buraco se formou uma poça de água estagnada, que vem causando mau cheiro e perturbando os moradores das imediações. Ademais, corre-se o risco do local virar um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da famigerada dengue, e ainda, da febre chikungunya e da febre zika.
A indicação foi aprovada na reunião do dia 6.

𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝘂𝘁𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮 𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗮 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮𝗿 𝗥$ 𝟮𝟬 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗼̃𝗲𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗮𝗽𝗲𝗮𝗿 𝗿𝘂𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹

A Câmara Municipal aprovou na reunião de segunda-feira (6) um projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Frutal a contratar crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 20 milhões para obras de recapeamento de cerca de 400 quarteirões. A previsão é que o serviço de recuperação das vias tenha início ainda este ano.
Antes da votação do projeto, o prefeito Bruno Augusto utilizou a tribuna livre e falou sobre a importância do recurso. Segundo ele, algumas ruas estão em situação crítica. “Há bairros que terão 100% de suas vias recapeadas. O projeto também prevê a construção de galerias pluviais em diversos trechos”, destacou.
Conforme Bruno, após a conclusão de procedimentos burocráticos junto à instituição financeira, será realizado o processo licitatório. “Essa será a maior obra de recapeamento de Frutal. Sabemos que ainda há muito para ser feito, por isso pedimos paciência e colaboração de todos”, ressaltou o prefeito.
Durante a reunião, o presidente da Câmara, vereador Edivalder Cheiroso, frisou a necessidade do Governo Municipal realizar um processo licitatório bastante exigente para não haver contratempos. “É preciso evitar que “empresas de aventureiros” atrapalhem o andamento de obras de tamanha relevância”, opinou.

𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗵𝗼𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲

O vereador Jhonathan Lavador teve uma indicação aprovada na reunião do dia 6 em que aponta a necessidade de estudos e providências, visando a implantação de hortas comunitárias na cidade, principalmente nos bairros carentes, em terrenos ociosos da Prefeitura, em sistema de parceria com associações de bairros, para que possa haver o cultivo de verduras e legumes a serem destinados a moradores carentes dos bairros e a entidades.
Jhonathan acredita que este é um projeto importante para a cidade, cujo objetivo principal seria distribuir legumes e verduras para famílias carentes, devidamente cadastradas, bem como para creches, escolas, asilo, etc., propiciando alimentação saudável ao nosso povo, sem onerar os cofres públicos.
“Sabemos que existem muitas áreas públicas, normalmente em locais de baixa renda, que são erroneamente utilizadas como depósitos de entulho e lixo, podendo ser estas transformadas em locais produtivos e de bom aspecto visual, sem falar na melhoria para o meio ambiente. Este é o objetivo da criação de Hortas Comunitárias.”, enfatizou o vereador.
Os principais pontos positivos deste sistema de plantio seriam: fornecer produtos de qualidade e de origem conhecida à população da área, incentivar o trabalho em grupo da comunidade, podendo até gerar renda, através de uma possível comercialização da produção excedente, e ainda, ensinar à população carente técnicas de agricultura orgânica.
“Necessário, portanto, se faz a implantação desta prática de cultivo popular em nossa cidade.”, finalizou Jhonathan.

𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗽𝗮𝗰̧𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗿𝘁𝗲𝘀𝗮̃𝗼𝘀 𝗻𝗮 𝗘𝘅𝗽𝗼 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹

O vereador Jornalista Alex Freitas teve indicação ao prefeito Bruno Augusto aprovada na reunião do dia 6 em que mostra a necessidade de empreender entendimentos com o Sindicato Rural de Frutal, para que seja destinado um espaço para todos artesãos e artesãs de Frutal no Parque de Exposições Os Idealistas, durante a realização do evento denominado Expo Frutal!
Alex justificou que a Expo Frutal é um evento que reúne milhares de pessoas, portanto uma excelente oportunidade para que artesãos e artesãs possam comercializar as suas peças gerando uma renda extra para essas pessoas.
Além disso, o Parque de Exposições Os Idealistas pertence na verdade à Prefeitura de Frutal, sendo então possível essa parceria em benefício dos artesãos.
“Será também uma excelente oportunidade para a divulgação das tradições e Cultura de Frutal, através do trabalho de artesãs e artesãos.”, ponderou o vereador.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗮 𝘃𝗼𝗹𝘁𝗮 𝗱𝗼 𝘂𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗮́𝘀𝗰𝗮𝗿𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗶𝘀 𝗳𝗲𝗰𝗵𝗮𝗱𝗼𝘀

O vereador Rapinha fez uma indicação ao prefeito Bruno Augusto apontando a necessidade de verificar a possibilidade de retomar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no Município, considerando que o país está atravessando possivelmente a 4ª onda de casos de Covid-19.
Rapinha justificou que, segundo notícias, em pouco mais de um mês, o país registrou uma alta de 78,3% nos registros de novos casos. Em 26 de abril, os dados mostravam uma média móvel de 14.600 novos diagnósticos nos últimos sete dias. Já em 31 de maio, o número saltou para 26.032.
“Estamos observando esse processo desde metade de abril, mas com um ritmo maior agora. É o início de uma quarta onda, mas felizmente ainda não se compara ao que o Brasil já passou". Rapinha reproduziu a fala de Fernando Spilki, virologista e coordenador da Rede Corona-Ômica do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), que monitora e sequencia o genoma do vírus circulante no país.
O vereador lembrou que em São José do Rio Preto o uso de máscaras em locais fechado voltou a ser obrigatório. Além de Rio Preto, outras cidades publicaram decretos sobre a retomada do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19.
“Assim, julgamos que a volta da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados é uma a opção diante do exponencial aumento de casos verificado também em Frutal. E é óbvio que é preciso a colaboração de todos para ampliar os índices de vacinação.”, finalizou Rapinha.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝘂𝗻𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗼 𝗦𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝘀𝗮𝗹𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗲 𝗽𝗹𝗮𝗻𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗲𝘀

Como está o andamento do processo da matriz salarial do magistério municipal e do plano de carreira?
Para saber essa informação, o vereador Juninho do Sindicato apresentou um requerimento ao prefeito municipal Bruno Augusto, ao procurador jurídico da Prefeitura e ao secretário municipal de Educação, Marco Antonio Gaioso de Queiroz. O requerimento foi aprovado por unanimidade na reunião do dia 6.
Juninho destacou que necessita dessa informação, considerando que já houve uma reunião há um mês sobre esses assuntos. “No entanto, ainda nada foi concretizado a respeito, o que tem trazido muita ansiedade por parte dos nossos professores, que nos questionam diariamente.”, ressaltou o vereador.

𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼𝘃𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗳𝗲𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗣𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮

om o propósito de debater ações que auxiliem na redução da violência, a Câmara Municipal de Frutal realizou na noite de quinta-feira (2) uma Conferência de Segurança Pública. A iniciativa partiu do presidente da CMF, vereador Edivalder Cheiroso.
Participaram do encontro, representantes do Legislativo, Executivo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Apac e Ministério Público, além da sociedade civil organizada e população em geral.
A reunião foi transmitida através das redes sociais da Câmara Municipal no YouTube e Facebook e teve uma avaliação muito positiva por parte de todos presentes, embora se tenha cobrado mais a participação popular.
Para o presidente Edivalder Cheiroso, foi uma conferência de grande valia em que tiveram a oportunidade de discutir assuntos pertinentes e que deverão ser colocados em prática. “Realmente vai surtir o efeito necessário não só na cidade como na zona rural. Estamos no caminho certo”, frisou.
O promotor de justiça Rogério Maurício Nascimento Toledo ressaltou que, através de reuniões como essa organizada pela Câmara Municipal, pode-se descobrir os pontos fracos e que precisam ser melhorados para ter uma segurança mais efetiva.
“Precisamos da colaboração da população, porque ela é o destinatário final de todo esse planejamento. Queremos dar uma segurança para que as pessoas possam sair nas ruas e a gente consiga desenvolver o trabalho de forma mais tranquila”, salienta.
O comandante do 69º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Júlio César Cerizze Cerazo de Oliveira, declarou que foi uma reunião de suma importância e que existem um entrosamento muito grande entre autoridades e instituições em Frutal visando o bem comum da comunidade.
De acordo com ele, os números estão bons, porque mostram uma redução na criminalidade, furtos, roubos e aumento de cumprimento de mandado de prisão de pessoas que devem à justiça, mas que podem ser melhorados.
“A gente sabe que pode melhorar, basta esforçar um pouco mais que vamos colher bons frutos. Todos aqui estão trabalhando em prol da comunidade e isso facilita muito a execução do nosso trabalho. A tecnologia contribui muito para minimizar os efeitos e, sem dúvida, as câmeras e o aumento da patrulha rural serão importantes para obtermos bons resultados”, finalizou o comandante da PM.

Ações do documento