Notícias
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
𝗝𝗮𝗿𝗯𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮 𝗰𝗼𝗹𝗼𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗹𝗮̂𝗺𝗽𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗟𝗘𝗗 𝗲𝗺 𝗥𝘂𝗮 𝗱𝗼 𝗫𝗩 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼
O vereador Jarbinhas Despachante foi autor de uma indicação em que pede a troca de lâmpadas convencionais dos postes existentes na Rua Quintino Bocaiúva, do número 230 ao 304, por lâmpadas de LED, considerando que naquele trecho do bairro a mudança ainda não foi efetuada.
“Esta será, seguramente uma providência bastante aplaudida por todos os moradores, que nos cobram com ansiedade, uma vez que no bairro e em outros já houve a troca das lâmpadas por LED”, concluiu Jarbinhas.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗔𝗹𝗲𝘅𝗮𝗻𝗱𝗿𝗲 𝗕𝗿𝗮𝘇 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼̃𝗲 𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗮𝗺𝗽𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲𝗺 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗶𝘀 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼𝘀
A construção de rampas de acessibilidade para cadeirante em praças, escolas, quadras e repartições públicas de Frutal, povoados e distrito de Aparecida de Minas. Este foi o pedido feito pelo vereador Alexandre Braz ao Governo Municipal.
“A acessibilidade pode ser compreendida como a possibilidade de a pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida usufruir dos espaços e das relações sociais com segurança e autonomia”, esclareceu.
𝗣𝗿𝗼𝗺𝗼𝘁𝗼𝗿 𝗙𝗮𝗯𝗿𝗶́𝗰𝗶𝗼 𝗟𝗼𝗽𝗼 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲 𝘁𝗶́𝘁𝘂𝗹𝗼 𝗱𝗲 “𝗖𝗶𝗱𝗮𝗱𝗮̃𝗼 𝗛𝗼𝗻𝗼𝗿𝗮́𝗿𝗶𝗼” 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹
A Câmara de Frutal realizou na segunda-feira (7), a entrega de título de Cidadão Honorário para o promotor público Fabrício Costa Lopo, outorgado através de decreto legislativo de autoria da vereadora Maíza Signorelli Nunes, que foi aprovado por unanimidade.
Pós-graduado em Direito Público, Fabrício Lopo disse que este é um momento singular e de grande emoção porque é o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Frutal tanto pela Câmara como pela sociedade e, por isso, faz um agradecimento a todos com quem conviveu e trabalhou.
O promotor atuou em diversos projetos sociais, como a construção do Abrigo “Gabriel Luiz Ribeiro”, Guarda Mirim, construção da Apac Feminina e Apac Juvenil, projetos da Casa da Sopa Fabiano de Cristo e creches municipais.
O promotor também agradeceu ao apoio das polícias Militar e Civil, além do Poder Judiciário e Poder Executivo pelos trabalhos desenvolvidos em conjunto com o Ministério Público.
“São vários anos dedicados no combate ao crime e enfrentamento à violência. Conseguimos êxito ao longo desse tempo com a redução significativa dos índices violentos. Tivemos um alento apesar de que os crimes rotineiros são uma tarefa difícil de extirpar”, finalizou.
𝗝𝗼𝘃𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲𝗺 𝗺𝗼𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗽𝗹𝗮𝘂𝘀𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲𝗺 “𝗕𝗮𝘁𝗮𝗹𝗵𝗮 𝗱𝗲 𝗥𝗶𝗺𝗮𝘀”
Na reunião de segunda-feira (7), a Câmara Municipal entregou moção de aplauso para jovens MCs que participaram da “1ª Batalha de Rimas de Frutal”, evento que buscava fomentar a cultura do Hip Hop na cidade através do improviso e da poesia.
Para um dos homenageados, o servidor público Rafael Menezes Silva, foi uma enorme satisfação obter esse reconhecimento dos vereadores e também por obter resultados positivos no primeiro evento realizado.
“Além do grande comparecimento de público, descobrimos muitos talentos e a gente está levando a cultura adiante. O hip hop tem transformando a vida de muitos jovens. Por isso, estarei fazendo o que eu puder pela cultura da cidade”, concluiu.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗻𝘂𝘁𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲𝗺 𝗿𝘂𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼 𝗝𝗼𝘀𝗲́ 𝗦𝗮𝗹𝗲𝘀 𝗙𝗶𝗹𝗵𝗼
O vereador Jhonathan Lavador, em indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, pediu que a Administração Municipal providencie a devida manutenção da Rua Ovídio Mariano da Costa, situada no bairro Dr. José Sales Filho.
“Há um enorme buraco nesta via que tem prejudicando o trânsito de veículos e trazendo transtornos diversos, além do risco de causar acidentes”, argumentou o vereador.
𝗔𝗹𝘂𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹 𝗮𝘁𝘂𝗮𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝘃𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗻𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗻𝗮 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮
No dia 10 de novembro, se deu a segunda sessão do Projeto Câmara na Escola - Estudante Vereador. Nessa sessão, alunos do ensino fundamental das escolas Lauriston Souza, Maestro Josino de Oliveira, Presidente Tancredo Neves, Vicente Macedo, Colégio Galileu, Presidente Vargas, Cãndida Arantes, Necime Lopes, Alonso de Moraes, Geralda Carvalho, Vicente de Paulo, Tales de Mileto, Professor Bandeira, Frei Teodósio e Gomes da Silva atuaram como vereadores, fazendo indicações de ações que eles consideram necessárias para a nossa cidade.
O Projeto tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes frutalenses da importância do poder legislativo, esclarecendo sobre o trabalho dos vereadores.
Durante a sessão, o 1º vice-presidente da Câmara, vereador Zizi, fez uma posse simbólica dos estudantes que receberam seus diplomas de “estudante vereador”, a fim de experimentarem a cerimônia de diplomação de uma casa legislativa. O presidente da Câmara, vereador Edivalder Cheiroso, que estava em viagem a Brasília, deixou um vídeo com uma mensagem para os estudantes, explicando sobre o projeto e dizendo da alegria que é poder recebe-los na Câmara e propiciar um pouco da vivência da rotina do poder legislativo.
Os vereadores estudantes apresentaram 15 indicações com temas variados, tratando de assuntos que consideram importantes para o município. As indicações foram votadas e aprovadas por unanimidade.
O vereador Zizi agradeceu a participação de todos os estudantes e o apoio das escolas. Por uma questão de planejamento de cada sessão, em cada uma delas participam cinco vereadores. Estiveram presentes na reunião do dia 10 os vereadores Rapinha, Jarbinhas Despachante e Jornalista Alex Freitas e as vereadoras Juliene Sabino e Maíza.
A terceira e última sessão do projeto nesse ano será com as escolas municipais da zona rural, no final de novembro.
Os estudantes vereadores da sessão do ensino fundamental (escolas da zona urbana):
Antony Gustavo da Silva (Cândida Arantes)
Augusto Flávio Ferreira – Presidente (Colégio Galileu)
Apolo de Mello Côrtes (Tales de Mileto)
Evellyn Rianny Ferreira Rocha (Tancredo Neves)
Fernandes Carlos Diniz (Lauriston Souza)
Francisco Pereira Lopes – 2º vice-presidente (Presidente Vargas)
Geovana de Souza Menezes (Frei Teodósio)
Guilherme Santos Souza – 1º vice-presidente (Gomes da Silva)
Icaro Pereira Santos Silva (Vicente de Paulo)
Isabelly Rosa de Oliveira (Professor Bandeira)
Isaque Diniz Ramos (Geralda Carvalho)
João Cleber Lacerda Martins (Maestro Josino de Oliveira)
Simon Oliveira Beirigo Pinheiro – 1º secretário (Vicente Macedo)
Sofia Castanheira Marques (Alonso de Moraes)
Victor Barboza – 2º secretário (Necime Lopes)
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼̃𝗲 𝗮̀ 𝗖𝗲𝗺𝗶𝗴 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗿 𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 “𝗟𝗲𝗱 𝗧𝗿𝘂𝗰𝗸” 𝗲𝗺 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹
Em representação encaminhada à direção da Cemig, o vereador Jhonathan Lavador solicitou a realização do projeto “Led Truck” em Frutal. A iniciativa, segundo ele, consiste no envio de um caminhão da empresa para realizar a troca de lâmpadas no município.
De acordo com Jhonathan, o projeto tem como foco a sustentabilidade e a economia de energia, pois as lâmpadas de LED são mais eficientes, duráveis, seguras e ecológicas. Também geram menos impacto ambiental por não possuírem mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝗱𝗮 𝗹𝗲𝘃𝗮𝗻𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼𝘃𝗲𝗿 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝘃𝗶𝗮𝘀 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮𝘀
O vereador Rapinha, em indicação aprovada pela Câmara nesta semana, recomendou ao prefeito Bruno Augusto e ao secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, Glênio Assunção, a realização de um levantamento, objetivando tampar todos os buracos existentes nas ruas e avenidas de Frutal, bem como instalar bueiros, canaletas e rede pluvial nos locais onde empoça água.
“Esses são serviços essenciais para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, comentou.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝘀𝘂𝗴𝗲𝗿𝗲𝗺 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗼𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗮́𝗿𝗲𝗮𝘀 𝘀𝗲𝗷𝗮𝗺 𝗳𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲́𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮
Dez vereadores assinaram uma indicação em conjunto, solicitando ao Executivo que ao encaminhar para o Legislativo projetos de lei para doação de terrenos opte pela concessão de direito real de uso mediante concorrência pública.
Para os vereadores, é preciso fazer esse investimento do Distrito Industrial com urgência para haver incentivo às indústrias e empresas a serem implantadas no município.
“Nos projetos de leis de incentivo às empresas com a doação de área, é preciso levar em consideração que isso deve ser feito através do direito real de uso, mas sempre mediante concorrência pública, conforme disposto na Lei Orgânica do Município. Defendemos a vinda de empresas e indústrias para Frutal e nos preocupamos em auxiliar o Executivo neste sentido. Mas devemos fazê-lo sempre dentro das normas legais”, justificam.
Os autores da indicação foram os vereadores Rapinha, Juninho do Sindicato, Alex Freitas, Jarbinhas Despachante, Vaininha, Juliene Sabino, Irma Rezende, Tõe da Veia e Maíza Signorelli.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝗲 𝗝𝗮𝗿𝗯𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲𝗿𝗲𝗺 𝗮 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝘀𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗺
Os vereadores Irma Rezende e Jarbinhas Despachante fizeram uma indicação destinada à Secretaria da Saúde sugerindo a criação de um “programa municipal da saúde do homem”, intensificando as ações nesse setor, desde a infância a terceira idade.
Os vereadores ressaltam necessidade de cumprimento da lei 6.213, que institui no calendário de eventos do municipal o mês “Novembro Azul”, que tem o objetivo de conscientizar a respeito das doenças típicas do sexo masculino, assim como a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo eles, a campanha vem se ampliando, sendo que a proposta é ir além da prevenção do câncer de próstata, abrangendo também todo o espectro de doenças ligadas ao sexo masculino.
Eles comentam ainda que existe muito preconceito em relação ao exame que é de suma importância para a prevenção da saúde. Para isso, é fundamental a realização de campanhas de conscientização e também facilitar o acesso dos homens a esses exames.
“Em geral, o comportamento masculino contribui para o surgimento de doenças. Os homens não têm costume de ir ao médico periodicamente. Só vão quando há um evento mais grave. Também têm mais dificuldade em seguir prescrições médicas”, arrematam.


𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗺𝗶𝘁𝗲́𝗿𝗶𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹
Na última reunião da Câmara, o vereador Rapinha teve uma indicação aprovada em que pede providências e melhoramentos no cemitério municipal de Frutal.
Também foi pedido por ele na indicação que seja instalada uma guarita de segurança, câmeras de vigilância, melhora na iluminação e que se determine que no dia de Finados a água não seja desligada.
Segundo ele, Frutal é a única cidade da região em que a água é desligada no dia de Finados, impedindo as pessoas de limpar ou lavar os túmulos.
Rapinha salienta que são melhorias indispensáveis para que as pessoas possam demonstrar respeito e carinho aos entes queridos. “Queremos que os munícipes possam reverenciar seus mortos com conforto e segurança”, finalizou.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲𝗳𝗲𝗻𝗱𝗲𝗺 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗺𝗼𝗻𝘁𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗱𝗮 “𝗖𝗮𝘀𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗱𝗼 𝗣𝗮𝗽𝗮𝗶 𝗡𝗼𝗲𝗹”
Diversos vereadores fizeram uma indicação em que pediram a destinação de parte do duodécimo em devolução à Prefeitura para custear a montagem da “casinha do Papai Noel” que é instalada na Praça Rui Barbosa todos os anos, bem como auxiliar nas despesas com os enfeites natalinos das ruas.
Eles comentam também que o Natal é a principal data de vendas e com esta benfeitoria, o comércio será valorizado e atrairá mais consumidores, gerando empregos e renda.
“Todos os anos, a população espera pela decoração natalina nas ruas e para levar as crianças até a Casa do Papai Noel, tirar fotos perto dos enfeites, ou seja, viver com intensidade essa época. Isso servirá para tornar nossa cidade mais bonita e agradável, enriquecendo-a e acentuando o verdadeiro espírito natalino em nossa comunidade”, argumentam.
Assinaram a indicação os vereadores Juninho do Sindicato, Alex Freitas, Jarbinhas Despachante, Lucivaine “Vaininha”, Juliene Sabino, Irma Rezende, Rapinha e Tõe da Veia.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗘𝗱𝗶𝘃𝗮𝗹𝗱𝗲𝗿 𝗖𝗵𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼̃𝗲 𝗶𝗺𝗽𝗹𝗮𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 “𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗱𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗹𝗶𝗴𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮” 𝗲𝗺 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹
O vereador Edivalder Cheiroso solicitou, por meio de indicação, a implantação do programa “Escola da Inteligência” nas instituições de ensino público e particular de Frutal.
Entre os problemas, ele cita depressão, violência, uso de drogas, bullying, anorexia, suicídio, agressividade, déficit de atenção, estresse ou ansiedade, gravidez precoce, prostituição infantil e juvenil, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
O programa tem por meta estimular o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência humana, como aprender a gerenciar pensamentos, pensar antes de agir e aprender a se colocar no lugar dos outros, bem como trabalhar perdas e frustrações, superar ofensas e proteger a emoção.
Outro objetivo é aprimorar as relações interpessoais, como ética, honestidade, aprender a expor e não impor opiniões, resolução de conflitos e trabalho em equipe.
O vereador ressalta que os resultados do projeto obtidos em escolas têm demonstrado que além de ter uma acentuada queda de ocorrências quanto à violência, indisciplina, bullying, também demonstram uma evolução no nível de compromisso, participação e envolvimento de pais e professores na educação dos alunos.
Este é um programa gratuito para os ensinos público e privado em que as escolas realizam encontros semanais com exposição dos temas por meio de materiais para os alunos e para os professores que também recebem a capacitação à distância.
“Acreditamos ser o momento certo para aceitar esse método como opção de auxílio pedagógico e reduzirmos assim, os danos futuros e promover a qualidade de ensino no município”, conclui.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗠𝗮𝗶́𝘇𝗮 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝗺𝘂𝗱𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗱𝗲 𝗯𝗮𝗻𝗰𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗮𝗰̧𝗮 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼
A vereadora Maíza Signorelli, através de indicação aprovada pela Câmara nesta semana, apontou a necessidade de retirar três bancos existentes na Praça Dr. Alcides de Paula Gomes, ao lado da Barraca do Vicente, transferindo-os para outros lugares do mesmo espaço público.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗝𝘂𝗹𝗶𝗲𝗻𝗲 𝗿𝗲𝗶𝘃𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘃𝗮𝗴𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗰𝗮𝗿𝗿𝗼𝘀 𝗲 𝗺𝗼𝘁𝗼𝘀 𝗻𝗮 𝗔𝘃𝗲𝗻𝗶𝗱𝗮 𝗝𝗼𝘀𝗲́ 𝗱𝗲 𝗔𝗹𝗲𝗻𝗰𝗮𝗿
Foi aprovada pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (7), indicação de autoria da vereadora Juliene Sabino em que ela aponta a necessidade de delimitar um estacionamento para motos na Avenida José de Alencar, na altura do número 380, ao lado da farmácia do Roney, bem como delimitar um estacionamento para carros defronte à panificadora Pão Doce Pão.
“A proposta tem o intuito de atender os proprietários dessas empresas, que necessitam que os seus funcionários e clientes tenham maior facilidade para estacionar os seus carros e motos. Ressaltamos que existe nas imediações dessas empresas essa possibilidade de reservar vagas exclusivas em estacionamentos, conforme o solicitado”, explicou.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝘂𝗻𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗮𝗺𝗯𝘂𝗹𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮
O vereador Juninho do Sindicato encaminhou requerimento ao prefeito Bruno Augusto e à secretária municipal da Saúde, Patrícia Xavier, solicitando, dentro do prazo legal, informações sobre a quantidade de ambulâncias pertencentes à Prefeitura de Frutal e, quantas de fato, estão disponíveis para atender a comunidade.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗲𝗳𝗲𝗻𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗻𝗮 𝗶𝗹𝘂𝗺𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗮𝗰̧𝗮 𝗻𝗼 𝗯𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼 𝗜𝗽𝗲̂ 𝗔𝗺𝗮𝗿𝗲𝗹𝗼
O vereador Jhonathan Lavador defendeu nesta semana, através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, a necessidade de promover a melhoria da iluminação pública de praça no bairro Ipê Amarelo, situada entre as Ruas Araxá e Fronteira.
𝗔𝗹𝘂𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗲𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗺𝗲́𝗱𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹 𝗮𝘁𝘂𝗮𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝘃𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗻𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗻𝗮 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮
Na tarde do dia 27, ocorreu a primeira sessão do Projeto Câmara na Escola - Estudante Vereador. Nessa sessão, alunos do ensino médio das escolas Lauriston Souza, Maestro Josino de Oliveira, Presidente Tancredo Neves, Vicente Macedo, Colégio Galileu, Presidente Vargas e Escola Vencer atuaram como vereadores, fazendo indicações de ações que eles consideram necessárias para a nossa cidade.
O Projeto tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes frutalenses da importância do poder legislativo, esclarecendo sobre o trabalho dos vereadores.
Durante a sessão, o presidente da Câmara, Edivalder Cheiroso, fez uma posse simbólica dos estudantes que receberam seus diplomas de “estudante vereador”, a fim de experimentarem a cerimônia de diplomação de uma casa legislativa.
Na ocasião, a vereadora Gislene da Silva observou que existe uma grande distorção das pessoas com relação aos papéis e funções desempenhadas pelos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
Conforme ela destacou, cabe a cada vereador fazer essas explicações para que não ocorra esse tipo de confusão entre os setores. Gislene salientou ainda que os vereadores estão em suas funções para representar toda a população.
O primeiro secretário da Câmara, Alexandre Braz, comentou que entre as funções dos vereadores está a de fiscalizar o Executivo, além de votar e criar leis, bem como fazer projetos, representações, requerimentos, indicações entre outros.
Ele fez um breve relatório de seu trabalho nos anos de 2021 e 2022, destacando que um deles foi a lei que obriga as agências bancárias da cidade a disponibilizar cadeiras de rodas para os portadores de deficiência.
Alexandre também parabenizou o presidente Edivalder e os vereadores por levarem os jovens até o plenário da Câmara. “Vocês são o nosso futuro. Sonhe, batalhe, estude, respeite seus professores e seus pais que vocês terão dias melhores em suas vidas”, enalteceu.
O vereador Jhonathan Lavador também enfatizou a importância dos jovens estarem na Câmara e poder aprender como funciona as leis e o Legislativo, acrescentando que nem tudo depende da vontade do vereador.
“Infelizmente, às vezes, nós somos reconhecidos por nossa função e são muitas as pessoas que criticam. Antes, a gente acha que ao entrar aqui conseguimos transformar a cidade. Ao assumir a cadeira, a gente percebe que a responsabilidade é muito grande. Mas estamos sempre votando e criando leis e buscando melhoria para a população”, finalizou.
Os vereadores estudantes apresentaram 13 indicações com temas variados, tratando de assuntos que consideram importantes para o município. As indicações foram votadas e aprovadas por unanimidade.
O presidente da Câmara assumiu o compromisso de que os vereadores irão encampar as indicações que ainda não tenham sido feitas na legislatura, e que serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Edivalder agradeceu a participação de todos os estudantes e o apoio das escolas. Disse acreditar que eventos como esse fortalecem a noção de cidadania. Por fim, lembrou que ainda acontecerão mais duas sessões dentro do projeto Câmara na Escola. A segunda será no dia 10 de novembro, com alunos do ensino fundamental das escolas da zona urbana, e a terceira será dia 24 de novembro., com alunos das escolas da zona rural.
Os estudantes vereadores da sessão do dia 27 de outubro:
Lucas Pereira Silva (Escola Vencer)
Thiago de Oliveira Silva (Escola Vencer)
Ademar Queiroz Gambardella de Souza (E.P. Presidente Vargas)
Luis Otávio Sávio (E.P. Presidente Vargas)
Joubert de Paula e Silva (E.E. Maestro Josino de Oliveira)
Laiane Silva Martins (E.E. Maestro Josino de Oliveira)
Miguel Henrique Machado Nunes (E.E. Lauriston Souza)
Yasmim Oliveira Soares (E. E. Lauriston Souza)
Kelvin Reis Ferreira Da Silva (E. E. Tancredo Neves)
Luan De Souza Silva (E. E. Tancredo Neves)
Leonara de Souza Pereira Euzébio (Colégio Galileu)
Otávio Batista Barbosa (Colégio Galileu)
Laryssa Christina Macedo Barbosa (E.E. Vicente Macedo)
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗶𝗼𝗻𝗮 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗶𝗹𝘂𝗺𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗟𝗘𝗗 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲
A Câmara de Frutal aprovou na reunião do dia 24 um requerimento de autoria do vereador Rapinha em que ele pede informações ao prefeito sobre a troca de lâmpadas por LED nos postes da cidade.
Ele questiona o motivo pelo qual ainda não ocorreu essa mudança em todos os locais, bem como o porquê da demora de se substituir lâmpadas queimadas nas ruas. Outra pergunta que ele faz é com relação a não redução do valor da COSIP (antiga taxa de iluminação pública), uma vez que a lâmpada de LED é mais econômica.
Segundo o vereador, a população tem cobrado medidas a esse respeito, por isso, pediu que sejam providenciadas o mais rápido possível.
“A substituição das lâmpadas dos postes da cidade por LED faz com que caia o consumo. Nada mais justo que reduzir a tarifa”, ressaltou Rapinha.
Projeto Câmara na Escola - Estudante Vereador
Na tarde do dia 27, ocorreu a primeira sessão do Projeto Câmara na Escola - Estudante Vereador. Nesta sessão, alunos do ensino médio das escolas Lauriston Souza, Maestro Josino de Oliveira, Presidente Tancredo Neves, Vicente Macedo, Colégio Galileu, Presidente Vargas e Escola Vencer atuaram como vereadores, fazendo indicações de ações que eles consideram necessárias para a nossa cidade.
O Projeto tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes frutalenses da importância do poder legislativo como pilar da democracia.
Os estudantes vereadores:
Lucas Pereira Silva (Vencer)
Thiago de Oliveira Silva (Vencer)
Ademar Queiroz Gambardella de Souza (Presidente Vargas)
Luis Otávio Sávio (Presidente Vargas)
Joubert de Paula e Silva (Maestro Josino de Oliveira)
Laiane Silva Martins (Maestro Josino de Oliveira)
Miguel Henrique Machado Nunes (Lauriston Souza)
Yasmim Oliveira Soares (Lauriston Souza)
Kelvin Reis Ferreira Da Silva (Tancredo Neves)
Luan De Souza Silva (Tancredo Neves)
Leonara de Souza Pereira Euzébio (Colégio Galileu)
Otávio Batista Barbosa (Colégio Galileu)
Laryssa Christina Macedo Barbosa (Vicente Macedo)
𝗠𝗶𝘀𝘀𝗶𝗼𝗻𝗮́𝗿𝗶𝗮 𝗗𝗲𝗷𝗮𝗶𝗿 𝗙𝗲𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗲 𝗣𝗮𝘀𝘁𝗼𝗿 𝗛𝘂𝗴𝗼 𝗣𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲𝗺 𝘁𝗶́𝘁𝘂𝗹𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗮𝗻𝗶𝗮 𝗵𝗼𝗻𝗼𝗿𝗮́𝗿𝗶𝗮
Em sessão solene realizada no dia 24, a Câmara de Frutal entregou dois títulos de cidadãos honorários para o pastor Hugo Silva Pereira e para a missionária Dejair Ferreira da Silva. A indicação foi de autoria do ex-vereador Pedro do Nascimento (Pedrinho do Gás) e a entrega foi realizada pelo presidente da Câmara, Edivalder Cheiroso.
Natural de Uberlândia e residindo em Frutal há 23 anos, o pastor Hugo disse ter recebido a homenagem com imensa alegria, pois significa o reconhecimento pelo seu trabalho tanto na evangelização como em obras assistenciais à comunidade.
Hugo, que é casado com a filha do falecido pastor Mário José da Silva, lembra que seu sogro deixou um grande legado e ensinamentos, além de insistir que toda a família continuasse o trabalho de assistência e ensinamentos religiosos.
“É árduo, mas é maravilhoso poder realizar um trabalho de evangelização numa cidade que recebe tão bem a todos que aqui chegam. Sem dúvida, é um privilégio e uma honra receber essa homenagem. Espero poder continuar fazendo esse trabalho”, declarou.
Também a missionária Dejair destacou que ficou muito feliz pelo reconhecimento de toda a Câmara. Ela é natural de Ituiutaba e veio morar em Frutal logo após seu casamento, sendo que já foram 60 anos de sua missão no município e cidades vizinhas.
“Estou satisfeita porque esse é o trabalho que a gente gosta de fazer e quero continuar fazendo que é fazer algo pelas pessoas necessitadas. Nunca me arrependi e sempre procuro ir adiante realizando a mesma obra”, concluiu.
𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗿𝗲𝗶𝘃𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮 𝘀𝗼𝗹𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗰𝗿𝘂𝘇𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗔𝘃𝗲𝗻𝗶𝗱𝗮 𝗝𝗞 𝗰𝗼𝗺 𝗥𝘂𝗮 𝗔𝗿𝗮𝘅𝗮́
Na reunião da Câmara de segunda (24), o vereador Rapinha teve uma de suas indicações aprovadas na qual ele requer o aumento do canteiro da Avenida JK, próximo à esquina da Rua Araxá, de 20 a 30 metros, e com a sinalização adequada a fim de melhorar o trânsito no local.
Ele enfatizou que o local tem um intenso tráfego, principalmente nos horários de pico. Rapinha salientou ainda que é uma providência de fácil execução que pode ser feita pelo Departamento Municipal de Trânsito e, por isso, espera que seu pedido seja atendido, garantindo melhor fluidez do tráfego diário naquele cruzamento.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗶𝗼𝗻𝗮𝗺 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮𝘀 𝗻𝗮 𝗹𝗶𝗺𝗽𝗲𝘇𝗮 𝘂𝗿𝗯𝗮𝗻𝗮
Os vereadores Jhonathan Lavador e Edivalder Cheiroso foram autores de um requerimento destinado ao prefeito Bruno Augusto, em que pedem informações a respeito da limpeza urbana de Frutal.
Eles questionaram se estão faltando sacos de lixo para o trabalho das garis na cidade e por quê várias ruas da cidade não estão tendo a devida limpeza. Edivalder e Jhonathan perguntaram ainda a quantidade de servidores contratados para essa função e pediram o envio da escala de trabalho nos últimos três meses destes profissionais.
Os vereadores justificaram que, quando a via pública é devidamente limpa, aumenta-se a segurança no deslocamento de pessoas e veículos, estimula-se o senso de limpeza, ficando o ambiente agradável, e, principalmente, evita-se o surgimento e a proliferação de vetores transmissores de doenças.
Conforme destacam, tem ocorrido constantes reclamações por parte dos frutalenses a respeito da falta de sacos de lixo e também da ausência de varrição pelas garis de várias ruas.


𝗔𝗹𝗲𝘅𝗮𝗻𝗱𝗿𝗲 𝗕𝗿𝗮𝘇 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗻𝗱𝗶𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗱𝗼 𝗲𝗺 𝘀𝗮𝗹𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝘂𝗹𝗮 𝗱𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 “𝗗𝗲𝗹𝗳𝗶𝗻𝗮”
O vereador Alexandre Braz fez uma indicação solicitando ao Executivo municipal a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula do Projeto “Delfina Luiza do Carmo”, que atende mais de 100 crianças de 6 a 16 anos.
Alexandre explicou que este é um projeto de importante iniciativa social, onde é servido café da manhã, almoço e realizadas tarefas de casa com a presença de professoras, evitando que as crianças e adolescentes fiquem nas ruas.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗼𝗰𝗮𝗺 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘂𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗿𝗶𝗯𝘂𝗻𝗮
Sete vereadores fizeram uma convocação à presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alzimara Martins da Silva Belo, para utilizar a tribuna livre na reunião ordinária do dia 31 de outubro.
Assinaram a indicação os vereadores Alex Freitas, Jarbinhas Despachante, Juliene Sabino, Professora Irma, Tõe da Veia, Juninho do Sindicato e Lucivaine “Vaininha”.
Ações do documento