Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

𝗔𝗱𝘃𝗼𝗴𝗮𝗱𝗼 𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗮 𝘀𝗮̃𝗼 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝗮𝗴𝗲𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝘁𝗶́𝘁𝘂𝗹𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗶𝗱𝗮𝗱𝗮𝗻𝗶𝗮 𝗛𝗼𝗻𝗼𝗿𝗮́𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹

A Câmara de Frutal fez a entrega de títulos de cidadania honorária para o advogado Lucivalter Expedito Silva, e também à esposa dele, a professora de educação física Analicia Bento Ferreira. Os dois projetos foram de autoria da vereadora Maíza Signorelli Nunes.
Lucivalter, que é natural de Uberaba se formou em Direito em Araxá e já atua na advocacia há 20 anos. Analice nasceu na cidade de Prata (MG) e depois de iniciar os estudos em Araxá se mudou para Brasília com o esposo, concluindo sua formação naquela capital.
Em 2013, o casal se mudou para Frutal a fim de ficar mais próximo dos familiares. Analice iniciou suas atividades na Apae de Frutal e Lucivalter no ramo da advocacia.
Posteriormente, o casal foi convidado para participar de instituições como o Rotary Clube Frutal Sul/Casa da Amizade e Loja Maçônica. Ele também passou a integrar o Conselho de Segurança Pública de Frutal e Conselho Municipal de Esportes e Lazer.
Ao fazer uso da tribuna, Maíza destacou que, com a aprovação do projeto, a Câmara reconhece a conduta exemplar do casal e que deixa toda a comunidade frutalense envaidecida. “Eles estão sempre participando dos projetos humanitários e buscando ajudar as entidades carentes do município. Esse título muito honra a Câmara e toda Frutal e me sinto honrada por possibilitar esse reconhecimento”, salientou.
Na tribuna, Lucivalter também destacou sua felicidade e orgulho por receber o título de cidadão honorário, especialmente por ser em conjunto com sua esposa Analicia e por ser um projeto de autoria de uma pessoa querida para o casal que é a vereadora Maíza.
Também Analicia agradeceu a Câmara, vereadora Maíza, familiares, convidados e colegas de trabalho da Apae por prestigiarem a entrega do título. “Desde que me mudei para cá, Frutal sempre me abraçou, como todas as entidades. Por isso, ficou muito honrada por essa homenagem”, concluiu.

𝗚𝗶𝘀𝗹𝗲𝗻𝗲 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗶𝗹𝘂𝗺𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 𝗲𝗺 𝘁𝗿𝗲𝗰𝗵𝗼 𝗱𝗮 𝗕𝗲𝗻𝗷𝗮𝗺𝗶𝗻 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘁𝗮𝗻𝘁

A vereadora Gislene Silva teve uma indicação aprovada na reunião do dia 12 em que solicita que se promova a melhoria da iluminação pública no entroncamento da Av. Benjamin Constant, com início da Av. Rio de Janeiro, no local conhecido como Curva da Galinha, em frente à Padaria Central.
Gislene explicou que já faz bastante tempo que ali está sem iluminação pública, pois todas as lâmpadas estão queimadas.
“Há a necessidade urgente daquele local ser bem iluminado, para a segurança de todos os frutalenses e, especialmente, dos moradores das imediações, que afinal pagam mensal e pontualmente a Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública – COSIP (antiga Taxa de Iluminação Pública) do Município.”, finalizou a vereadora.

𝗝𝗮𝗿𝗯𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗲 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗶𝘁𝗲 𝗮 𝗴𝗲𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗖𝗘𝗠𝗜𝗚 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗳𝗮𝗹𝗮𝗿 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗹𝗶𝗴𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗶𝗹𝗲𝗴𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝗲𝗻𝗲𝗿𝗴𝗶𝗮

O vereador Jarbinhas Despachante fez um requerimento ao presidente da Câmara solicitando que se faça um convite ao Gerente de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público da Distribuição, Hudson Elvis Ferreira, para usar a Tribuna Livre da Casa em reunião ordinária a ser agendada, acompanhado de técnico (s) eletricista (s) da Cemig, para discorrer sobre as ligações ilegais, conhecidas por “gato”, na energia elétrica.
“Temos conhecimento de estarem acontecendo com muita assiduidade em nossa cidade; é preciso saber quem paga por essa energia usada pelo infrator; se essa energia que foi usada é colocada como usada pela população frutalense; e se é considerado crime de furto esse ato ilegal.”, concluiu Jarbinhas.

𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗮𝗴𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗼 𝗿𝗲𝘁𝗼𝗿𝗻𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗶𝗿𝘂𝗿𝗴𝗶𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗛𝗼𝘀𝗽𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗙𝗿𝗲𝗶 𝗚𝗮𝗯𝗿𝗶𝗲𝗹

O vereador Rapinha teve aprovada uma indicação na qual pede ao prefeito Bruno Augusto que agilize com urgência o retorno das cirurgias de catarata, hérnia, vesícula e outras no Hospital Municipal Frei Gabriel.
Segundo o vereador existem inúmeras pessoas carentes no município que necessitam se operar de cataratas, vesículas e outras moléstias. Tem aumentado bastante a demanda de pessoas que estão aguardando estes procedimentos cirúrgicos, havendo uma fila enorme.
“No caso da catarata, esta ação de saúde ocular visa socorrer aqueles, com mais de 50 anos, que têm dificuldades de enxergar, dando-lhes a oportunidade de passar por exames, e, se for diagnosticado cataratas, imediatamente se operar.”, concluiu Rapinha.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝗽𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗶𝗰𝗹𝗼𝘃𝗶𝗮 𝗻𝗮 𝗔𝘃𝗲𝗻𝗶𝗱𝗮 𝗝𝗞

Em indicação aprovada pela Câmara no dia 12, o vereador Jhonathan Lavador solicitou ao prefeito e ao secretário de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, Glênio Assunção, a construção de uma faixa de ciclovia na Avenida JK para oferecer mais segurança aos ciclistas que praticam o esporte.
De acordo com o vereador, a ciclovia criada em gestão anterior na área central da cidade (avenidas Benjamin Constant e Delfino Nunes) foi bastante aplaudida pela população, porém, a Avenida JK, na época, não foi contemplada com esse benefício.
“Creio que o prefeito será sensível a esse pedido por conhecer os benefícios gerados com o exercício físico, tanto na definição dos músculos como para melhorar a frequência cardíaca, além de ser um excelente meio de transporte.”, acrescentou.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲𝗿𝗲𝗺 𝗶𝘀𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗮𝗿𝗶𝗳𝗮 𝗱𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀

Isentar a cobrança da passagem/tarifa do transporte coletivo público municipal para todos os usuários. Esse foi um pedido assinado por oito vereadores da Câmara de Frutal, na última reunião.
Eles enfatizam que o transporte coletivo urbano é um serviço público de caráter essencial, podendo o Executivo Municipal conceder isenção total da cobrança da passagem.
“Ao fazê-lo, irá atender às necessidades das pessoas carentes, famílias e todos os que precisam do ônibus coletivo, sendo medida de grande interesse público”, argumentaram.
A indicação teve como autores Alexandre Braz, Jhonathan Lavador, Maíza Signorelli, Edivalder Cheiroso, Fernando da Quineira, Gislene Maria, Tõe da Véia e Zizi.

𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮 𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗚𝗶𝘀𝗹𝗲𝗻𝗲 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮𝗿𝗲𝗹𝗮 𝗲𝗺 𝗳𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗮𝘀 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀

O Legislativo frutalense aprovou uma indicação da vereadora Gislene Maria, na qual ela requer a construção de uma passarela elevada com faixa de pedestres, com a devida sinalização horizontal e vertical, em frente a todas as escolas de Frutal, municipais, estaduais e particulares, visando a promoção da segurança dos alunos, pais, professores e pedestres.
Gislene justificou apontando a grande movimentação existente em frente das escolas, principalmente nos horários de entrada e saída. “A passarela elevada vai garantir mais segurança a todas as pessoas porque fará com que os motoristas parem e obedeçam ao trânsito de pedestres”.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗲𝗿𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗮𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗩𝗔𝗙

Seis vereadores foram autores de um requerimento em que pedem informações ao prefeito e ao secretário municipal de finanças, Osterno Custódio da Silveira Filho.
Eles questionam qual a empresa está acompanhando o VAF (Valor Agregado Fiscal do Município de Frutal), pedindo uma cópia do contrato firmado.
Conforme os autores, o não acompanhamento de uma empresa especialista pode acarretar prejuízos aos cofres do Município. “Necessitamos desta informação para que, se houver sido contratada uma firma com essa finalidade, possamos acompanhar o trabalho efetuado”, declararam.
Assinaram o requerimento os vereadores Juninho do Sindicato, Jarbinhas Despachante, Alex Freitas, Juliene Sabino, Irma Rezende e Lucivaine “Vaininha”.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗹𝗶𝗴𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲 𝗯𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲

O vereador Rapinha elaborou uma indicação em que reivindica a interligação da Av. Euvaldo Lodi com os bairros Estudantil e Jardim das Américas e também com a Rua Elizio Martins, no bairro Novo Horizonte, para dar acesso com a Rua Olávio Ribeiro Côrtes, no bairro Jardim das Laranjeiras.
Conforme explicou o vereador, essa medida facilitará muito o trânsito dos frutalenses entre aqueles bairros e certamente será bastante apoiada por toda a comunidade.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗮𝗿𝗯𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗳𝗹𝘂𝘅𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗮̃𝗼 𝗱𝘂𝗽𝗹𝗮 𝗲𝗺 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗥𝘂𝗮 𝗣𝗮𝘂𝗹 𝗛𝗮𝗿𝗿𝗶𝘀

O vereador Jarbinhas Despachante apresentou uma indicação voltada para o trânsito, na qual ele sugere ao prefeito e à Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, o retorno do fluxo do trânsito de mão dupla na Rua Paul Harris, no trecho que compreende entre a Rua São Sebastião e a Rua Nossa Senhora das Dores.
Para ele, é uma medida necessária e urgente para evitar os transtornos que vêm causando, sendo motivo de reclamações justas dos moradores da cidade que por ali circulam com seus veículos.
Ele sugere ainda permitir o estacionamento de apenas um lado da via, para facilidade e dar mobilidade ao trânsito, enquanto é aguardado o trabalho de uma empresa de trânsito para regularizar, normatizar e sinalizar as ruas da cidade de forma adequada.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗭𝗶𝘇𝗶 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝘀𝗶𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗱𝘂𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗹𝗼𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗲𝘃𝗶𝘁𝗮𝗿 𝗮𝗰𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀

O vereador Zizi fez uma indicação em que pede para pintar e sinalizar todos os obstáculos redutores de velocidade (lombadas) localizados no centro e nos bairros, que necessitarem, já que a grande maioria está com a pintura apagada.
Segundo ele, por esse motivo, se torna muito difícil a visualização, principalmente no período noturno, ocasionando acidentes com veículos e motos. “Com a devida pintura refletiva e placas de alerta, os motoristas irão diminuir a velocidade dos veículos e não terão riscos de danos ou acidentes”, explicou.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗰𝗼́𝗽𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗼 𝗳𝗶𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗮𝗱𝘃𝗼𝗴𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗨𝗯𝗲𝗿𝗹𝗮̂𝗻𝗱𝗶𝗮

O vereador Alex Freitas solicitou, por meio de requerimento destinado à presidência da Câmara de Frutal, uma cópia dos autos do processo licitatório efetuado para a contratação da empresa Souza Oliveira Advogados Associados, da cidade de Uberlândia (inclusive com a cópia do contrato firmado).
Segundo ele, esta é uma medida que está dentro da competência do vereador, que é fiscalizar. Alex enfatiza que essas informações são necessárias para tirar dúvidas quanto a contratação daquela empresa.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘃𝗮𝘇𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗻𝗼 𝗿𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗰𝗮𝗺𝗽𝗼 𝗱𝗼 𝗕𝗼𝗿𝗷𝗮̃𝗼

A vereadora professora Irma teve aprovada uma indicação na qual aponta a necessidade de apurar a denúncia de moradores do bairro Princesa Isabel quanto à existência de um vazamento constante de água no reservatório localizado no Campo do Borjão, e que se resolva o problema ali existente.
Irma informou que, conforme relato de moradores daquele bairro ao jornalista Samir Alouan, há vazamento na caixa d’água de propriedade da Prefeitura, localizada no Centro de Treinamento “Antonio Ferreira Borges”, conhecido como “Campo do Borjão”. E o problema seria antigo, mas nunca foi resolvido.
A caixa d’água é utilizada para atender os frequentadores do local e para irrigar o campo de futebol, situado em frente à praça do velório municipal.
Durante o período de estiagem do ano passado, o reservatório ajudou a abastecer a Estação de Tratamento de Água – ETA da Copasa.
“Outra grande preocupação é que a água que ali escorre fica parada, acumulando-se, gerando o risco da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças igualmente perigosas para a saúde pública. Por estas razões, espera-se que a Administração Municipal, através do seu departamento competente, tome as providências que forem necessárias para uma rápida solução desse problema, que tem trazido grande inquietação aos moradores do bairro Princesa Isabel.”, completou a vereadora.

𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗰𝘂𝗺𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗹𝗲𝗶 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝘁𝗲𝗿𝗺𝗶𝗻𝗮 𝗮 𝗲𝘅𝗲𝗰𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝘀𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗵𝗶𝗻𝗼 𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗻𝗮𝘀 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗶𝘀

Foi aprovada na reunião do dia 12 uma indicação do vereador Jhonathan Lavador em que ele cobra do prefeito Bruno Augusto e do secretário municipal de Educação o efetivo cumprimento da lei que determina a obrigatoriedade da execução semanal do Hino Nacional e do hasteamento da bandeira nacional nos estabelecimentos de ensino municipal.
Jhonathan explicou que, além da lei municipal 5.223/2006 que prevê essa ação, é importante lembrar que já existe lei federal em vigor determinando a obrigatoriedade da execução do hino nacional nas escolas de ensino fundamental uma vez por semana (Lei Federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, alterada pela Lei nº 12.031, de 21 de setembro de 2009).
O objetivo da execução semanal do Hino Nacional e do hasteamento da Bandeira Nacional nos estabelecimentos de ensino municipal é o resgate da compreensão, valorização e o patriotismo dos alunos que fazem parte da rede pública.
“A nossa Lei, editada em 2006, visou ainda que os estudantes conheçam o hino nacional e compreendam o seu significado, bem como valorizem a nossa bandeira maior. Também buscou desenvolver o senso de patriotismo, criando, no ambiente escolar, um universo de respeito e amor à pátria. Outro objetivo é que os estudantes compreendam a postura adequada no momento da execução do hino e do hasteamento da bandeira.”, lembrou Jhonathan.
“Salientamos, que segundo o art. 8º do citado texto legal, a Secretaria Municipal de Educação é responsável pela fiscalização da execução da lei.”, concluiu.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗿𝗲𝗶𝘃𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮 𝗳𝗮𝗿𝗺𝗮́𝗰𝗶𝗮 𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗼 𝗛𝗙𝗚

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Rapinha que solicita a instalação da farmácia municipal dentro do Hospital Frei Gabriel, a fim de atender as pessoas que precisam durante 24 por dia e também aos sábados, domingos e feriados.
Conforme observou Rapinha, muitas pessoas ficam doentes nos finais de semana ou feriados e precisam dos remédios prescritos pelos médicos. Pelo fato de não ter condições de comprar, os pacientes precisam esperar até o dia útil para obter a medicação, o que pode agravar o estado de saúde delas.
Na mesma indicação, ele pede para contratar pelo menos cinco médicos (sendo um deles pediatra) para atender a demanda crescente que vem ocorrendo devido ao crescimento populacional.
“O acesso aos remédios prescritos, como o aumento de médicos para atendimento são medidas urgentes para a questão da saúde pública no município”, justificou o vereador.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝘃𝗶𝗱𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗮 𝗮́𝗿𝘃𝗼𝗿𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗶𝗿 𝗲 𝗰𝗮𝘂𝘀𝗮𝗿 𝗱𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗲 𝗳𝗲𝗿𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀

Por meio de uma indicação feita pela vereadora Irma Rezende ao prefeito e à Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, foram pedidas providências quanto a uma árvore localizada em uma casa abandonada na Rua Planura, esquina com Rua Pirajuba, que está prestes a cair.
Os moradores da localidade reclamam desta situação, alegando que a árvore está danificando a calçada e até residências vizinhas e que, também, pode cair e colocar em risco a vida de pessoas.
Segundo a vereadora, a árvore pode ainda danificar a rede elétrica, causando falta de energia ou acidentes com eletricidade. “É preciso que o Poder Público solucione o problema notificando o proprietário do imóvel a possa garantir a segurança de todos”, concluiu Irma.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗲𝗷𝗮 𝘁𝗮𝗽𝗮𝗱𝗼 𝗯𝘂𝗿𝗮𝗰𝗼 𝗻𝗮 𝗿𝘂𝗮 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗣𝗼𝗻𝘁𝗲

A necessidade de se tapar um enorme buraco localizado na Rua Nova Ponte, próximo ao nº 1.221, foi objeto de indicação ao prefeito municipal feita pelo vereador Jhonathan Lavador e aprovada na reunião do dia 5.
Jhonathan informou que na referida rua existe um buraco já de grande proporção, que vem prejudicando o trânsito de veículos e trazendo transtornos diversos, além do risco de acidentes.
“Essa ação é necessária, para que não se cause prejuízo financeiro, com danos a veículos, e não se coloque em risco a integridade física dos que por ali passam.”, ressaltou o vereador.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗮𝗱𝘃𝗼𝗰𝗮𝗰𝗶𝗮

O vereador Alex Freitas foi autor de um requerimento em que pede para o Executivo o envio de cópia dos autos do processo licitatório efetuado para a contratação da empresa Souza Oliveira Advogados Associados, de Uberlândia.
Ele destaca que esta é apenas uma medida que está entre as competências do legislador e que servirá para esclarecer dúvidas a respeito desta contratação.

𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗺𝗲𝗱𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗳𝗲𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗰𝗮𝗯𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗺𝗮𝘂 𝗰𝗵𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝘅𝗮𝗹𝗮 𝗱𝗮 𝗘𝗧𝗘

O vereador Rapinha fez uma indicação ao Executivo apontando a necessidade de se cobrar da COPASA, concessionária dos serviços públicos de água e esgoto, medidas efetivas que acabem com o constante mau cheiro que há anos exala da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.
Rapinha explicou que a estação de tratamento de esgoto, ao invés de trazer a solução definitiva para o esgoto da cidade, trouxe foi bastante desagrado, em virtude da poluição provocada pelo local, a qual não é ao menos minimizada pela empresa, que justifica, através de seus dirigentes (que por diversas vezes ao longos dos anos usaram a Tribuna Livre da Câmara para falarem sobre este problema), ora que foram plantados eucaliptos ao redor, ora que seriam colocados produtos químicos para atenuar esta incômoda situação, sempre afiançando que o problema seria plenamente resolvido.
Porém, prosseguiu Rapinha, até hoje nada disso aconteceu, ao contrário, parece que a situação vem piorando com o passar do tempo, necessitando assim que a empresa seja questionada a respeito, para atender as reclamações da população, principalmente os moradores dos bairros XV de Novembro, Princesa Isabel e Princesa Isabel II, que sofrem com o constante cheiro fétido a que estão submetidos diariamente.
“Desta forma, julgamos que o Executivo Municipal deve exigir que aquela empresa cumpra com todas as suas responsabilidades, incluindo aí a preocupação com o meio ambiente.”, completou.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗰𝘂𝗺𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗹𝗲𝗶 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗿𝗲𝗺𝗼𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗶́𝗰𝘂𝗹𝗼𝘀 𝗮𝗯𝗮𝗻𝗱𝗼𝗻𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗻𝗮𝘀 𝗿𝘂𝗮𝘀

A vereadora Professora Irma teve aprovada na reunião do dia 5 uma indicação ao prefeito Bruno Augusto na qual pede que seja fiscalizado o efetivo cumprimento da Lei nº 6.095, de 28 de agosto de 2013, que "Dispõe sobre a remoção de veículos abandonados nas vias, áreas e terrenos públicos do Município de Frutal". A vereadora pediu providências imediatas, especialmente quanto a um veículo abandonado na Rua Pirajuba, 501, no cruzamento com a Rua Planura.
Irma explicou que a referida lei visa impedir que veículos de qualquer espécie fiquem abandonados nas vias públicas, bem como em terrenos de propriedade do Município, prática esta que vem crescendo na cidade.
Tratou-se de dar respaldo aos órgãos de trânsito para retirar das ruas os veículos abandonados, uma vez que antes estes ficavam impossibilitados de fazer a remoção, a não ser em caso do veículo estar cometendo alguma infração.
“É preciso que o Executivo fiscalize o real cumprimento desta norma editada pela Câmara Municipal, especialmente tomando providências imediatas quanto a um veículo que se encontra abandonado na Rua Pirajuba, 501, no cruzamento com a Rua Planura.”, finalizou a vereadora.

𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝘀𝘂𝗴𝗲𝗿𝗲 𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮 𝘁𝗮𝗿𝗲𝗳𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗽𝗮𝗿𝗲𝗹𝗵𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗻𝗱𝗶𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗱𝗼 𝗲𝗺 𝗼́𝗿𝗴𝗮̃𝗼𝘀 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼𝘀

Na reunião do dia 5, o vereador Jhonathan Lavador fez uma indicação ao prefeito Bruno Augusto apontando a necessidade de que seja realizada uma força tarefa para instalar com urgência os aparelhos de ar condicionado que estão nas Unidades Básicas de Saúde, postinhos de saúde e escolas.
Segundo Jhonathan, existem providências de fácil execução a serem efetuadas nesses locais para a efetiva instalação dos aparelhos de ar condicionado.
“Tal medida ora solicitada deve ser feita logo, antes da chegada do verão, quando há constantes altas temperaturas em nossa cidade, fazendo com a que a população sofra nesses órgãos municipais, bem como os funcionários que neles trabalham.”, frisou o vereador.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝘂𝗻𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗼 𝗦𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮𝘁𝗼 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗿𝗲𝗴𝘂𝗹𝗮𝗿𝗶𝘇𝗮𝗿 𝘁𝗿𝗮̂𝗻𝘀𝗶𝘁𝗼 𝗲𝗺 𝗱𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗲

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Juninho do Sindicato que sugere interditar as ruas em volta da Feira Livre, aos domingos, enquanto durar a comercialização dos produtos.
Ele explica que, desta forma, permitirá que as pessoas possam estacionar livremente e evitar o grande número de multas aplicadas, fato que gera revolta dos feirantes e dos consumidores.
Juninho ressalta que essa situação preocupa os feirantes, porque inibe a presença dos compradores que vão à feira, aos domingos, na Praça Nossa Senhora da Abadia, afetando de maneira significativa as compras.
“Com a interdição das ruas no entorno da feira e permissão de livre estacionamento aos domingos no horário oportuno, haverá mais tranquilidade e segurança para as pessoas que desejam frequentar o local e também aos feirantes que levam seus produtos para comercializar”, justificou.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗠𝗮𝗶́𝘇𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹 𝗮𝗯𝗮𝗻𝗱𝗼𝗻𝗮𝗱𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗮𝗿𝘁𝗲𝘀𝗮̃𝗼𝘀 𝗳𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀

A vereadora Maíza Signorelli foi autora de uma indicação na qual ela pede para reverter ao patrimônio público do município as instalações que foram edificadas na Praça Nossa Senhora da Abadia (conhecido como “Ilha do Sol”).
A intenção é que seja dado novo destino ao imóvel que está abandonado e à mercê de constante depredação, sugerindo que seja utilizado para uma “Feira Permanente de Artesanato”, onde os artesãos frutalenses poderiam ter ali o seu comércio fixo.
Conforme explica a vereadora, as mulheres que fazem artesanato na cidade teriam um local permanente para a exposição de seus produtos e não somente ocasionalmente, em feiras.
Maíza declarou que o Poder Executivo apoia e incentiva esses profissionais, por isso, o espaço servirá para gerar renda e divulgar o trabalho dos artesãos de Frutal, ao invés de ficar deteriorando.
“Com certeza, essa é uma ideia que será bastante aplaudida por toda a população, que atualmente critica a existência do local, uma vez que, por estar abandonado, afeta o visual da Praça Nossa Senhora da Abadia, no centro da cidade”, concluiu a vereadora.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗚𝗶𝘀𝗹𝗲𝗻𝗲 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗮 𝗖𝗹𝗶́𝗻𝗶𝗰𝗮 𝗠𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗛𝗮𝗴𝗮𝗿

A vereadora Gislene Maria, por meio de requerimento encaminhado ao prefeito Bruno Augusto e à secretária municipal de Assistência Social, Nayara Aparecida Silva, solicitou informações referentes à Clínica Missão Hagar.
Em seus questionamentos, Gislene Maria pergunta quantas pessoas estão fazendo tratamento no local e como funciona o serviço, especificando qual é o programa desenvolvido na instituição.
“Dentro da nossa ação parlamentar, solicitamos estas informações, que serão de substancial importância para dirimir com segurança dúvidas a respeito de como efetivamente funciona a Clínica Missão Hagar, que tem convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Frutal”, explicou.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗿𝗲𝗽𝗮𝘀𝘀𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗦𝗨𝗦

O vereador Alex Freitas encaminhou nesta semana requerimento ao prefeito Bruno Augusto solicitando informações sobre repasses encaminhados pelo Governo Federal para Frutal, através do SUS – Sistema Único de Saúde.
Por meio do documento, ele pergunta quais os valores repassados para o município nos anos de 2019, 2020 e 2021, tanto para a Secretaria de Saúde quanto para o Hospital Frei Gabriel.
“Tal pedido de informação se justifica considerando que visa dar atenção e retorno a questionamentos de nossos munícipes quanto a essa importante questão da área da Saúde do nosso Município”, explicou Alex.

Ações do documento