Jarbinhas quer programa de educação antirracista em escolas da rede municipal

Na reunião do dia 11, o vereador Jarbinhas fez uma indicação solicitando ao Executivo a realização de um programa de educação antirracista nas escolas da rede municipal de ensino.

O objetivo é a promoção da igualdade racial e ao combate do racismo estrutural, em conformidade com a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na rede básica de ensino.

Segundo ele, estudos comprovam que a educação antirracista pode contribuir significativamente para a redução do preconceito e da discriminação racial, promovendo uma sociedade mais inclusiva e justa.

“A diversidade étnico-cultural é uma marca da sociedade e, para promover uma convivência harmoniosa e igualitária, é fundamental que a educação básica inclua conteúdos que valorizem a contribuição afro-brasileira e africana na formação de nossa identidade. Além disso, experiências em outras cidades brasileiras demonstram que a regulamentação dessa lei impacta positivamente a formação cidadã e o combate a preconceitos”, conclui.