Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

A fim de evitar acidentes, Rapinha quer providências e melhorias nas margens da BR 364 dentro do perímetro urbano de Frutal

A necessidade de providenciar melhorias nas margens da BR 364, no perímetro urbano da cidade foi uma indicação feita pelo vereador Rapinha aprovada na reunião da Câmara do dia 18 direcionada à diretoria do DNIT.

Ele conta que, em recente visita ao DNIT na cidade de Prata, foi informado que a Prefeitura precisa fazer um projeto para que as melhorias possam ser efetuadas, no perímetro urbano da cidade.

“Para a segurança de todos que transitam no local, pedimos que a Administração entre em contato com o DNIT e que isso seja feito sem demora, uma vez que ocorrem acidentes frequentes naquele trecho”, adverte.

Aprovado projeto que concede prioridade a portador de fibromialgia, de autoria do vereador Alex Freitas

A Câmara aprovou, na última segunda-feira (25), um projeto de lei de autoria do vereador Alex Freitas que versa sobre prioridade de atendimento e ampliação da acessibilidade às políticas públicas aos portadores de fibromialgia no município de Frutal.

Com esta aprovação, os órgãos públicos, concessionárias de serviços públicos e estabelecimentos privados, ficam obrigados a conceder atendimento preferencial às pessoas portadoras desta doença. O paciente deverá apresentar um laudo, um atestado médico ou algum documento emitido pela Secretaria Municipal de Saúde que comprove a condição do portador.

Pelo projeto, o município deverá promover programas de assistência integral, criar projetos de atendimento especializado para os portadores de fibromialgia e procedimentos concursais, além da promoção de acessibilidade.

O projeto prevê ainda advertência, multa ou suspensão do alvará de licenciamento ao estabelecimento que descumprir as normas estabelecidas. “A fibromialgia causa inúmeros transtornos aos portadores. Portanto, queremos oferecer uma melhor qualidade de vida a estas pessoas através da disponibilização de atendimento prioritário a elas, a fim de minimizar o seu sofrimento”, afirma Alex Freitas.

Sobre a doença

A fibromialgia é uma doença crônica multifatorial, sem cura, relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e ao sistema musculoesquelético, que causa dores crônicas intensas por curtos ou longos períodos, parcial ou em todo o corpo. A doença gera dores e transtornos na sensibilidade das articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos.

Pacientes portadores da fibromialgia podem sentir fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, variação de humor, alteração de memória e concentração, depressão e ansiedade. Por ser multifatorial, a pessoa precisa ser diagnosticada, preferencialmente, por médico especialista e atestada por reumatologista, ortopedista, neurologista, psiquiatra ou outro médico especialista em dor ou fisiatria.

Vereador Edivalder Cheiroso entrega diploma de honra ao mérito ao ex-vice-prefeito Jair Heitor

O vereador Edivalder Cheiroso fez a entrega de um diploma de honra ao mérito ao ex-vice-prefeito de Frutal, Jair Heitor Duarte, na reunião da Câmara, na segunda-feira (25 de Setembro).

Edivalder comentou que iniciou sua carreira política há mais de 23 anos e que foi aconselhado e inspirado por Jair. Ele destacou que, no cargo de vice-prefeito, o homenageado teve uma grande atuação no município de Frutal.

“Ele nos ensinou a fazer política. É uma pessoa pacífica, conciliadora e ética e que esteve ao meu lado nos bons e maus momentos. Esse título é pela capacidade e forma que atuou na vida pública em Frutal”, ressaltou.

Na tribuna, Jair Heitor disse se sentir lisonjeado e feliz, embora também tenha ficado constrangido pela homenagem e agradeceu a todos os vereadores pela aprovação do projeto.

“A vida nos ensina a ter um pouco de sabedoria e eu sempre procurei ensinar meus filhos valores como humildade, ética, caráter e honra. Também fez com que a gente estivesse junto a população, principalmente aqueles mais humildes. Tenho muito respeito com as pessoas de Frutal porque me deram mais do que eu merecia. Só tenho a agradecer a todos”, finalizou.

Alunos da Escola Particular Vencer participam de projeto na Câmara Municipal de Frutal

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Particular “Vencer” participaram de um projeto que se encerrou na quinta-feira (21) e se tratava da simulação de uma reunião da Câmara de Vereadores. Já os alunos do 2º ano participaram de um júri simulado.

Conforme destaca o diretor da escola, André Luiz Nunes de Freitas, o projeto surtiu um efeito positivo, pois, mesmo com nervosismo, os estudantes se sentiram prestigiados e empolgados.

“Pudemos ver a alegria deles; foi maravilhoso. No outro dia, eles chegaram na escola debatendo e falando o quanto foi importante o aprendizado que tiveram. Por isso, quero pedir para dar continuidade ao projeto porque vai fazer diferença na vida dos alunos”, afirma.

O professor das matérias de Filosofia, História e Sociologia, Lourieser Alves de Souza, também ressalta que as simulações de uma reunião da Câmara e de um júri pelo Poder Judiciário foram de grande ensinamento aos alunos.

“O projeto busca desenvolver a retórica, a questão argumentativa dos nossos alunos e principalmente o senso crítico pautado na participação e no exercício da cidadania. Em quatro aulas, preparamos todo o repertório e roteiro que eles desenvolveriam, estudamos a Constituição e a Lei Orgânica Municipal em sala de aula. Estamos felizes porque conseguimos alcançar a proposta que era desenvolver o aluno na questão da retórica, oratória e falar em público e eles conseguiram se sobressair. O resultado foi muito positivo”, conclui.

Gislene Maria sugere adesão do município ao programa Miguilim para recebimento de recurso e anteder crianças

A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Gislene Maria da Silva destinada ao prefeito Bruno Augusto, ao secretário da pasta da educação, Marco Antônio Gaioso e à secretária da saúde, Patrícia Xavier, solicitando que Frutal se inscreva no Projeto Miguilim.

Trata-se de um programa do Governo Estadual que beneficia crianças, porém, é preciso que a Prefeitura e as secretarias competentes façam um cadastro com urgência até o dia 10 de outubro.

 O projeto tem como objetivo detectar alterações auditivas e oculares em crianças matriculadas na rede pública de ensino para custeio de consultas especializadas, exames complementares e óculos.

“O Programa Miguilim consolida as normas gerais, regras e critérios para recebimento de recurso financeiro de ampliação e qualificação do acesso aos serviços de saúde na atenção especializada da saúde auditiva e ocular”, explica.

Vereadores aprovam indicação de Jarbinhas que pede a criação de viveiro para incentivar população a plantar mudas de ipê

Foi aprovada pela Câmara, uma indicação do vereador Jarbinhas Despachante que sugere a criação de um viveiro municipal para incentivar a população, a plantar mudas de ipês pela cidade, além de fazer campanhas de divulgação através da mídia.

Ele observa que Frutal possui um clima bastante quente, necessitando de ser bem arborizada. A criação do viveiro também servirá para a conservação de espécies de árvores e para replantio no Município, pois assim poderão ser distribuídas mudas às pessoas interessadas.

“A arborização de toda a cidade levará tempo e gastos elevados para os cofres públicos, ao passo que a distribuição de mudas à população facilitará com que todos plantem uma árvore, sendo bastante interessante ser um ipê, por ser esta uma planta belíssima e admirada por todos, tornando-se responsáveis por sua manutenção. Também poderá transformar pontos da cidade em locais turísticos, quando das floradas, bem como combater ondas de calor”, argumenta.

Vereador Zizi solicita providências a respeito de constantes queda de energia elétrica no povoado do Garimpo do Bandeira

Na reunião da Câmara, no dia 18, o vereador Zizi fez uma representação direcionada à Cemig de Frutal, em que solicita providências urgentes quanto à queda constante da energia elétrica no povoado do Garimpo do Bandeira.

De acordo com Zizi, os consumidores do povoado Garimpo do Bandeira estão sofrendo constantemente com falta de energia elétrica, que gera, além de incômodos, também prejuízos, necessitando que a concessionária responsável pelo serviço público tome todas as providências para que isso não volte a ocorrer.

“A energia elétrica é de fundamental importância para a nossa sobrevivência, uma vez que mantém os alimentos em geladeiras, permite a utilização de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, possibilita banhos quentes e diversas outras aplicações que geram bem-estar para os moradores. Igualmente, os serviços, comércio, agronegócio e o lazer são dependentes da eletricidade. Com a energia elétrica tão presente em nossas atividades, as quedas de energia geram um grande incômodo”, encerra.

Jhonathan pede poda de árvore como medida de prevenção no período chuvoso

Em uma indicação aprovada no dia 18, o vereador Jhonathan Lavador solicitou que sejam efetuadas podas preventivas das árvores localizadas nas escolas e demais prédios públicos, com urgência.

Conforme ele adverte, com a chegada do período chuvoso, pode haver a ocorrência de tempestades com ventos fortes. “Isso traz perigo de que galhos ou pedaços grandes de árvores caiam sobre pessoas ou veículos, devendo o setor competente da Prefeitura atuar preventivamente para a segurança de todos”, sugere.

Gislene Maria faz requerimento solicitando informações sobre pavimentação das ruas do Jardim Brasil

Na reunião da Câmara do dia 18, foi aprovado um requerimento da vereadora Gislene Maria da Silva direcionado ao prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, solicitando informações sobre a pavimentação das ruas do Jardim Brasil.

Ela questiona o motivo da pavimentação não ter sido concluída, uma vez foram publicadas em redes sociais diversas visitas do prefeito a Brasília com o intuito de buscar recursos e garantir a pavimentação do Jardim Brasil.

Gislene também comentou que, nas redes sociais, o prefeito teria dito que tem travado uma luta contra a burocracia, por isso, ela indaga quais são esses entraves que impedem a finalização da pavimentação.

Outra observação feita pela vereadora é que, através de atuação do deputado estadual Arnaldo Silva em parceira com a Câmara de Frutal, teria sido aprovada a liberação de recursos no valor de R$ 1,5 milhão pelo senador Rodrigo Pacheco.

Gislene pede ao Poder Executivo que seja feita uma reunião com moradores do Jardim Brasil para esclarecer as dúvidas sobre o resultado da última visita realizada pelo prefeito em Brasília, no dia 5 de setembro, para sanar pendências sobre os recursos que vão garantir a pavimentação das ruas daquele bairro.

“Somos cobrados diariamente pela população a respeito dessa pavimentação e temos o dever, enquanto agentes políticos, de prestarmos esclarecimentos à população, em especial aos moradores do Jardim Brasil”, finaliza.

Prefeito Bruno Augusto faz uso da tribuna livre da Câmara

Para discorrer sobre diversos assuntos, o prefeito Bruno Augusto fez uso da tribuna livre da Câmara de Frutal, na reunião do dia 18 de setembro. Na oportunidade, ele abordou, principalmente, a questão do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que todos os municípios do país vêm enfrentando.

Segundo ele, devido a uma queda no repasse pelo Governo Federal, muitas prefeituras estão tendo dificuldades de cumprir com a folha de pagamento dos servidores públicos. Para buscar uma solução ao problema de queda dos recursos, estima-se que, nos dias 3 e 4 de outubro, prefeitos de 4.000 municípios deverão se dirigir a Brasília.

“Os prefeitos fazem seus planejamentos do orçamento, as despesas continuam, mas a receita não chega. Os municípios realmente está no ‘sufoco’. Em algumas cidades, os prefeitos não estão nem pagando os servidores. O recurso que vem do Fundeb não cobre nem a folha de pagamento. Muitas coisas que são de responsabilidade dos governos estadual e federal é o município que está assumindo”, relatou.

Bruno respondeu a diversos questionamentos dos vereadores e os conclamou a participar com o Executivo na luta por mais recursos. “Precisamos da ajuda dos vereadores para buscarem emendas parlamentares”, concluiu.

Aproveitando a presença do prefeito Bruno Augusto na tribuna, o presidente da Câmara, Juninho do Sindicato fez uma série de questionamentos a respeito de diversos assuntos de interesse do município.

Um deles foi com relação a uma patrola adquirida pela Administração no início do ano e que não estava sendo utilizada nos últimos meses para atender as necessidades dos produtores rurais.

O prefeito Bruno informou que o maquinário foi quitado no dia 12 deste mês sendo que parte do pagamento foi conseguido por meio de emenda e outra com recursos próprios da Administração.

Vereador Rapinha presta homenagem para cabeleireiros voluntários do Asilo Pio XII

Na reunião da Câmara de segunda-feira (18), o vereador Rapinha entregou duas moções de aplausos para cabeleireiros Henrique Del Vale e Dayvidson Santos Cavalcanti que realizaram um trabalho filantrópico aos idoso do Asilo Pio XII.

Recentemente, os dois homenageados fizeram corte de cabelo no Asilo de forma gratuita. “São atitudes assim que nos deixam muito felizes. Muito obrigado a vocês e aos vereadores que aprovaram a moção”, resumiu Rapinha.

Ao fazer uso da palavra, o homenageado Dayvidson agradeceu ao reconhecimento feito pela Câmara. “Foi um projeto de corte de cabelo aos idosos do Asilo, algo tão simples, mas que nos emocionou muito pela alegria que aquelas pessoas demonstraram”, concluiu.

Pilotos de motocross recebem moção de aplauso por representarem Frutal em competições da categoria

Mais de 10 pilotos de motocross receberam moções de aplauso na reunião da Câmara na noite de segunda (18). A iniciativa partiu do vereador Alexandre Braz que parabenizou a equipe pela realização de um evento em Frutal nos dias 10 e 11 de julho deste ano.

Alexandre conta que o evento marca o retorno dessa modalidade esportiva em Frutal, uma vez que as atividades estavam paralisadas há mais de cinco anos. Ele comenta ainda que o evento reuniu diversos pilotos do país, incluindo um campeão brasileiro de motocross.

O vereador relatou ainda que a realização do campeonato foi possível graças ao apoio de inúmeras pessoas e Administração Municipal, que prepararam a pista e também de uma equipe da saúde que compareceu ao evento, ficando a disposição dos competidores.

“Foi um evento família e que marca o retorno do motocross em Frutal. Agradeço aos vereadores que votaram a favor da moção de aplauso e aos motociclistas que representam a nossa cidade”, declarou.

Em nome da equipe de motociclistas, fez uso da tribuna livre, a jovem Jordany Fernandes Andreta. Ela informou que, durante o evento, foram arrecadados cerca de R$ 12 mil que serão destinados para a Casa de Apoio de Uberaba.

“Fico feliz em poder fazer essa contribuição e por estar representando a cidade e a classe feminina. Também agradeço a todos vereadores por aprovarem essa homenagem aos motociclistas de Frutal”, conclui.

Motoristas do setor de ambulância são homenageados pela Câmara de Frutal

Motoristas do setor de ambulância de Frutal foram agraciados com moções de aplauso na sessão ordinária da Câmara, no dia 18, através de iniciativa do vereador Rapinha que foi aprovada por seus colegas.

Rapinha salienta que é um reconhecimento ao trabalho desses motoristas de ambulâncias que se arriscam todos os dias realizando viagens em estradas perigosas. “Eles estão sempre à disposição da população e não têm hora para trabalhar. Por isso, são merecedores e são heróis”, declarou.

Representando a classe dos motoristas, fez uso da palavra, Nélio Braga Batista que agradeceu a Deus pela oportunidade do trabalho e aos vereadores pela homenagem prestada. “Atendemos as necessidades de todos os que necessitam e reafirmo aqui nosso compromisso para servir e proteger o nosso cidadão”, finalizou.

Zizi reivindica farmacêutico para atender UBS de Vila Barroso

O vereador Zizi apresentou uma indicação solicitando a contratação de um profissional farmacêutico para atuar na UBS do povoado de Vila Barroso, objetivando que as pessoas possam retirar os seus medicamentos na farmácia municipal naquela comunidade, sem ter que se deslocar quase 40 km até Frutal.

Ele comenta que, com o novo Conselho Municipal da Saúde, as UBSs, não só a da Vila Barroso não podem disponibilizar medicamentos sem o controle de um farmacêutico. Zizi destaca ainda que é preciso que a farmácia esteja bem abastecida para suprir a necessidade e dar assistência ao vilarejo.

“Sem a atuação desse profissional, a população fica desamparada, tendo de vir até a sede do Município, distante quase 40 km de terra. Muitas vezes a pessoa necessita de um remédio e fica sem ter como conseguir”, declara.

Vereadores Juninho e Jarbinhas requisitam informações sobre arrecadação do IPVA 2023 à Administração Municipal

Por unanimidade, foi aprovado, na reunião ordinária da Câmara do dia 18, um requerimento assinado em conjunto pelos vereadores Juninho do Sindicato e Jarbinhas Despachante.

Eles pedem informações ao prefeito Bruno Augusto sobre o valor exato repassado pela Secretaria da Fazenda de Minas Gerais com relação a arrecadação do IPVA 2023 pela Prefeitura de Frutal, entre o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de agosto de 2023.

Os autores solicitam ainda o envio de um relatório (com os devidos documentos comprobatórios) explicitando em que o dinheiro foi aplicado. Juninho e Jarbinhas enfatizam a importância destas informações para que possam responder com segurança às pessoas que os questionam.

Vereador Jhonathan reivindica obstáculo redutor de velocidade na Rua Alexandre Rodrigues Borges

Por unanimidade, foi aprovada, na reunião do dia 18, uma indicação do vereador Jhonathan Lavador que reivindica a instalação de um obstáculo redutor de velocidade, dentro das normas estabelecidas pela legislação e trânsito e com a devida sinalização de alerta, na Rua Alexandre Rodrigues Borges, no meio do quarteirão.

Ele justifica o pedido lembrando que é para proteção à integridade física dos motoristas e pedestres e um melhor ordenamento do trânsito.

Jhonathan salienta que é indispensável que o obstáculo tenha a devida pintura refletiva e placas de alerta para que os motoristas fiquem de sobreaviso e que sirva para diminuir a velocidade dos veículos, sem riscos de danos e acidentes.

Vereador Edivalder sugere parceria da Prefeitura para possibilitar melhoria nos parquinhos da cidade

O vereador Edivalder Cheiroso foi autor de uma indicação em que solicita à Prefeitura que analise a possibilidade de efetuar parcerias para promover melhorias nos parquinhos existentes na cidade, como a troca de areia, reparos e pintura nos brinquedos, proporcionando locais bem cuidados, para que as crianças possam brincar e desfrutar deste lazer saudável.

Ele observa que está se aproximando o Dia da Criança, por isso, faz essa sugestão ao Executivo, para que sejam procurados parceiros que se disponham adotar parquinhos, objetivando a promoção de melhorias naqueles locais.

“Temos ciência que a Prefeitura está passando por dificuldades financeiras e, diante disso, não está sendo feita licitação para a compra de areia. Esta seria uma saída para proporcionar locais mais seguros onde as crianças possam brincar e se divertir ao ar livre. Nesses espaços, elas podem desenvolver as suas habilidades motoras e sociais, além de promover a interação com outras crianças”, justifica.

Tõe da Veia quer construção de ponte de ferro em estrada da Cutrale para suportar maquinários

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Tõe da Veia que pede a construção de uma ponte de ferro na estrada municipal localizada na entrada da Cutrale Santa Rita, no local denominado “Ponte dos Mangues”, que dá acesso às regiões de Boa Vista e Córrego Alegre.

Ele explica que é uma ponte de seis metros de largura, que precisa ser feita de ferro, pois no local transitam diversos veículos e maquinários como colhedeiras, carretas pesadas (quando há colheita de soja) e, periodicamente, caminhões de leite e de gado.

Vereadora Gislene Maria pede informações sobre o recapeamento de ruas em Frutal

A vereadora Gislene Maria da Silva fez um requerimento ao prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, solicitando informações sobre o motivo que ainda não foram iniciadas as obras de recapeamento em vários logradouros do Município.

Segundo ela, foram publicadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura e do prefeito, diversas visitas a Brasília para a viabilização da documentação necessária a fim de iniciar o recapeamento. Por isso, a vereadora questiona se as documentações já foram providenciadas.

Gislene informa ainda que, no dia 20 de julho, o prefeito publicou em suas redes sociais, uma visita que ele teria realizado em Brasília afirmando que estava faltando uma declaração do Tribunal de Contas de Minas Gerais.

No vídeo, o prefeito garantia que essa declaração seria providenciada no máximo até o dia 29 de julho. “Gislene questiona se a declaração foi providenciada e, caso não foi, qual seria o motivo.

Gislene comenta ainda que, no dia 5 de setembro, o prefeito realizou outra visita na sede nacional da Caixa Econômica Federal em Brasília para sanar as pendências dos recursos para o recapeamento.

Porém, de acordo com ela, até o momento, não foi publicada nenhuma prestação de contas nas redes oficiais da Prefeitura ou do prefeito referente à liberação desses e de outros recursos para Frutal.

A vereadora destaca que, no dia 7 de julho, foi aprovado um projeto pela Câmara que se tornou a lei número 6.592 autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, no valor de até R$ 20 milhões, para destinar ao recapeamento de vários logradouros no Município.

“Já se passou mais de um ano da publicação da lei e, até o momento, não foram iniciadas as referidas obras de recapeamento. Diante da situação precária em que se encontram as ruas de Frutal, com muitos buracos e crateras é que fazemos estes questionamentos”, justifica.

Vereador Jarbinhas quer criação de “Arquivo Processo Histórico Municipal”

O vereador Jarbinhas Despachante foi autor de uma indicação em que ele pede ao Poder Público que seja criado um “Arquivo Processo Histórico Municipal” com uma exposição itinerante nas escolas públicas, particulares e outros locais.

Ele esclarece que o “Arquivo Histórico” seria responsável pela guarda, preservação, divulgação e estudo dos documentos considerados de valor histórico produzidos ou adquiridos pela Administração Pública de Frutal.

“Preservando, tratando e proporcionando o acesso aos documentos históricos, bem como outras fontes sobre a história do Município, aos estudantes, pesquisadores e aos cidadãos, seria uma oportunidade a todos de buscar informações referentes aos fatos e acontecimentos da vida e do processo de desenvolvimento sócio-cultural-político da cidade”, justifica.

Aprovado requerimento de Gislene Maria que busca se informar sobre agendamento de consultas pela Secretaria da Saúde

A vereadora Gislene Maria da Silva foi autora de um requerimento direcionado ao prefeito e à Secretaria Municipal da Saúde, solicitando informações a respeito de agendamento de consultas.

Ela questiona como é feito o arquivamento dos documentos e qual a justificativa para a perda destes papéis que são deixados pelos pacientes na Secretaria. Gislene também indaga se existe um ‘check list’ de documentos necessários e protocolo que são entregues ao paciente no ato do atendimento; se há um responsável pelo arquivamento dos documentos e se existe um banco de dados atualizados dos pacientes.

Conforme a vereadora salienta, vários pacientes estão insatisfeitos com o atendimento prestado pela Secretaria da Saúde porque deixam os documentos necessários e, quando retornam para verificar a data do atendimento, são informados pelos funcionários que a documentação e pedidos de exames não foram localizados.

Gislene critica a falta de organização do setor que tem causado constrangimento, pois o paciente precisa providenciar os documentos mais uma vez para agendar novas consultas. Para ela, esse problema necessita ser resolvido com urgência, uma vez que a população merece um atendimento de qualidade.

“Além do transtorno, dificulta para os pacientes que esperam seus atendimentos ansiosamente, em sua maioria, os idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida ou doenças graves, que deveriam ter um atendimento humanizado e de qualidade. Entendemos que a Secretaria da Saúde tem a obrigação de providenciar esses documentos e pedidos de exames para os pacientes, sendo inadmissível a perda de documentos tão importantes”, critica.

Rapinha cobra reparos nos sanitários públicos e quadras de esporte de Frutal, Aparecida de Minas e povoados

Por unanimidade, foi aprovado um requerimento ao prefeito que pede informações sobre as providências a serem tomadas quanto aos devidos reparos nos sanitários públicos e quadras de esporte de Frutal, distrito de Aparecida de Minas e povoados de Pradolândia, Boa Esperança, Garimpo do Bandeira e Vila Barroso.

De acordo com o vereador, a população tem cobrado bastante quanto a necessidade de que sejam consertados o que for preciso nesses espaços públicos, reformando e cuidando bem para benefício de todos. “Necessitamos destas respostas para que possamos informar com segurança nossos representados”, declara.

Vereador Alex Freitas quer prestação de contas com empresa que atestou demanda do concurso da Prefeitura

O vereador Alex Freitas foi autor de um requerimento direcionado ao prefeito Bruno Augusto solicitando informações, cópias de documentos oficiais e notas fiscais com valores gastos com a empresa contratada para estudo de demandas, alteração e criação de cargos com os critérios objetivos e impessoais, data de conclusão, pagamento e documentos que atestem a formalidade destes estudos para a Prefeitura em decorrência de concurso público.

Conforme destaca, caso tenha ocorrido tal contratação como se divulgava que seria feito, ou, sendo feito o estudo de necessidade de outra forma diferente, que se envie tais documentos, pois chama a atenção a baixa quantidade de alguns cargos, o desenho e exigência delimitada e exclusiva para alguns cargos em especial.

Ele indaga se todos os cargos são essencialmente necessários para o bom desempenho da Administração Pública e se constam no edital, em comparação aos cargos temporários irregulares e os de processos seletivos, inclusive os cargos para o Hospital Frei Gabriel (que voltou a ser administrado totalmente pela Prefeitura de Frutal).

O vereador Alex Freitas também busca informações sobre os protocolos e cuidados extras quanto a preparação das provas para o concurso, quantas pessoas são responsáveis pela organização e o planejamento das questões das provas; como são escolhidas as equipes para isso evitando que pessoas de hierarquia superior tenham o conteúdo das provas antes da aplicação; quais medidas são tomadas para a máxima segurança quanto a extravio de gabaritos antes da aplicação, pois acredita que só o acompanhamento em dia de prova não é garantia de riscos para a lisura do concurso público.

Preocupação com pedestre leva vereador Jhonathan pedir travessia elevada em ponto da Avenida Goiás

aprovada pela Câmara no dia 11, tendo como autor o vereador Jhonathan Lavador.

Conforme destaca, devido ao grande fluxo de pedestres que há no local, o número de pessoas atravessando a referida avenida é muito intenso, podendo, se não for tomada alguma providência, vir a ocorrer acidentes.

O vereador Jhonathan comenta que a travessia elevada com a faixa para pedestres certamente fará com que os carros parem e obedeçam a sinalização, bem como o trânsito dos pedestres.

Zizi pede melhoria de atendimento à população pela Copasa

A Câmara aprovou uma representação do vereador Zizi, em sua sessão ordinária do dia 11, direcionada ao gerente da Copasa Regional, Júlio César Caetano, solicitando a melhoria do atendimento à população na unidade da Rua João Elpídio de Souza.

Ele afirma não há nada a se reclamar com relação ao atendimento dos funcionários daquela unidade, pelo tratamento à população e solução dos problemas relacionados aos serviços que a Copasa presta como concessionária de água e esgotamento sanitário no município.

Entretanto, ele almeja a colocação de mais funcionários, pois, apesar dos esforços, os funcionários não têm conseguido atender a todos a contento. “A contratação de mais pessoas fará com que os clientes sejam atendidos com mais agilidade e não haja tantas reclamações a esse respeito”, diz.

Ações do documento