Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗮𝗴𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗮 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝘂𝗻𝗶𝗳𝗼𝗿𝗺𝗲𝘀 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝗿𝗲𝘀

O vereador Alex Freitas foi autor de uma indicação destinada à Secretaria Municipal da Educação no sentido de que seja feita a entrega de uniformes para as unidades de ensino do Município que ainda não receberam esse benefício.
Ele declarou que, mesmo estando no final do ano letivo em Frutal, até momento, existem alunos da rede municipal de ensino que não receberam os uniformes, gerando reclamações e indagações por parte dos pais dos alunos.
“É necessário se estabelecer a igualdade entre os alunos da rede municipal de ensino em Frutal. Para isso, a Prefeitura precisa cumprir as suas obrigações com mais pontualidade, evitando esse tipo de transtorno aos pais e alunos”, advertiu.

𝗝𝗮𝗿𝗯𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗮𝗰𝗵𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗲 𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮𝗺 𝗹𝗶𝗺𝗽𝗲𝘇𝗮 𝗱𝗼 𝗖𝗼́𝗿𝗿𝗲𝗴𝗼 𝗕𝗿𝗲𝗷𝗶𝗻𝗵𝗼

Em requerimento aprovado dia 10 direcionado ao prefeito Bruno Augusto e à secretária municipal do Meio Ambiente, Giselly Aparecida da Silva Machado, os vereadores Professora Irma e Jarbinhas Despachante solicitaram informações sobre a limpeza do Córrego Brejinho. A informação pedida foi:
Por qual motivo ainda não foi efetuada, pelo setor responsável da Prefeitura, nenhuma ação em relação à limpeza do Córrego Brejinho, mais precisamente no trecho compreendido entre as ruas do Carmo, Silviano Brandão e João Pinheiro, que compreende também os fundos da Escola Municipal Vicente de Paulo?
Os vereadores justificaram que têm sido bastante questionados por frutalenses a respeito da omissão da Prefeitura em relação à limpeza do Córrego Brejinho. Que os moradores estão bastante preocupados e os procurou para saber a posição do Poder Público Municipal sobre essa questão, que afinal vem prejudicando o ambiente. A principal reclamação atual é sobre a infestação de pernilongos.
No ano passado foi aprovada a Indicação nº 538/2021, de 09 de agosto de 2021, em que se pediu essa providência.
E a situação continua a se agravar, tendo a Câmara já aprovado neste ano de 2022 proposições questionando e solicitando várias demandas referentes ao Córrego Brejinho ao Executivo Municipal. Porém, nada ainda foi efetuado.
“Desta maneira, para que possamos informar os nossos representados com absoluta segurança, solicitamos esta informação ao prefeito e à Secretaria do Meio Ambiente.”, finalizaram os vereadores.

𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗲𝗺𝗲𝗻𝗱𝗮𝘀 𝗶𝗺𝗽𝗼𝘀𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀

O vereador Rapinha teve aprovado na reunião do dia 10 um requerimento ao prefeito Bruno Augusto um requerimento em que solicita informações sobre o cumprimento das emendas impositivas. As informações requeridas foram as seguintes:
1)Quais as emendas impositivas referentes ao orçamento programa de 2022 já foram cumpridas?
2)Quais ainda não foram?
3)Qual é a justificativa para o não cumprimento? Encaminhar a(s) justificativa(s);
4)Qual é a previsão para o efetivo cumprimento das emendas?
5)Enviar ao Poder Legislativo, para uso da Tribuna em reunião ordinária, a ser aprazada pela presidência da Câmara, o servidor/servidora do setor responsável para dar as explicações referentes ao tema.
Rapinha explicou que, considerando a necessidade de se atender às emendas impositivas dos vereadores, que foram devidamente aprovadas por unanimidade no plenário da Câmara Municipal de Frutal, espera resposta aos questionamentos.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗩𝗮𝗶𝗻𝗶𝗻𝗵𝗮 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝗮 𝗿𝗲𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘂𝗹𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗻𝗼 𝗫𝗩 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼

A vereadora Lucivaine Vaininha solicita a reativação do consultório odontológico da Escola Municipal “Frei Teodósio”, no bairro XV de Novembro. O pedido foi feito através de indicação encaminhada nesta semana ao prefeito Bruno Augusto.
“É preciso que o consultório do Frei Teodósio, que está parado por falta de manutenção na cadeira dos pacientes e na parte hidráulica, seja devidamente reativado, para servir às crianças que ali estudam”, comentou.
Lucivaine recomenda ainda que na oportunidade sejam verificadas outras possíveis necessidades, incluindo a substituição de equipamentos, objetivando que o consultório possa atender o anseio da comunidade.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗠𝗮𝗶́𝘇𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗺𝗼𝗻𝗶𝘁𝗼𝗿𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗻𝗮𝘀 𝗽𝗿𝗼𝘅𝗶𝗺𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗣𝗮́𝘁𝗶𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮

Em indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, a vereadora Maíza Signorelli solicitou a instalação de um “Totem de Segurança” na Rua Paul Harris, nas imediações do Pátio da Prefeitura.
“Esta medida faz-se necessária e urgente, devido já ter havido até crimes naquela região. A existência de um Totem de Segurança irá tranquilizar as pessoas que ali residem, pois essas ocorrências seriam inibidas”, declarou.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗹𝘂𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗘𝗝𝗔

O vereador Jhonathan Lavador encaminhou indicação ao prefeito Bruno Augusto reivindicando transporte para pessoas que estudam no período noturno, entre elas, estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Por meio da proposição, ele sugere que a Secretaria de Municipal de Educação disponibilize transporte público para todas as pessoas, em especial moradores do Residencial Waldemar Marchi.
“São pessoas que estudam com sacrifício, pois trabalham durante o dia, e sendo o bairro bastante distante é preciso que o Executivo Municipal tenha a sensibilidade de proporcionar este benefício, que servirá de incentivo à Educação em nossa cidade”, afirmou.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝘀𝗲𝗺𝗮́𝗳𝗼𝗿𝗼𝘀 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲

Em requerimento ao prefeito Bruno Augusto, o vereador Jornalista Alex Freitas requereu algumas informações sobre semáforos instalados na cidade e sobre possível compra de novos. Os dados pedidos foram:
1)Quantos semáforos a Prefeitura de Frutal, através do seu Departamento de Trânsito, conseguiu instalar na cidade no atual mandato, de 01 de janeiro de 2021 até a presente data?
2)Durante a atual gestão foi aberto algum processo licitatório para a aquisição de novos semáforos?
3)Existe pelo menos alguma intenção em se efetuar a compra de novos semáforos para atender a demanda do trânsito em Frutal?
Sinal de trânsito que funciona como instrumento de controle do tráfego de automóveis e pedestres, os semáforos servem para auxiliar a locomoção com cautela nas vias de circulação da cidade. Quando estes não funcionam bem trazem transtornos ao tráfego e riscos à segurança dos pedestres e ao cotidiano urbano, pois em perfeitas condições protegem as pessoas com dificuldades de locomoção como idosos, deficientes, etc.
“Por isso a nossa preocupação com a aquisição desses indispensáveis equipamentos pela Prefeitura de Frutal.”, completou Alex.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗚𝗶𝘀𝗹𝗲𝗻𝗲 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝘁𝗿𝗼𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗹𝗮̂𝗺𝗽𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗥𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮𝘀 𝗔𝗺𝗲́𝗿𝗶𝗰𝗮𝘀

A vereadora Gislene Silva fez uma indicação na qual aponta a necessidade de trocar a iluminação pública do bairro Residencial das Américas por LED.
Gislene justificou que essa medida seguramente trará maior segurança e conforto aos moradores e aos que trafegam por aquele bairro, “uma vez que as lâmpadas LED proporcionam substancial melhoria à iluminação hoje deficitária nas ruas do citado bairro, providência esta que temos a certeza será aprovada por todos os moradores do bairro”.

𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗹𝗰𝗵𝗼𝗻𝗲𝘁𝗲𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗖𝗘𝗠𝗘𝗜𝘀 𝗲 𝗰𝗿𝗲𝗰𝗵𝗲𝘀

Na reunião do dia 10, o vereador Rapinha solicitou ao prefeito Bruno Augusto que sejam adquiridos colchonetes para todos os CEMEIs e creches do município.
Rapinha justificou que esta é uma providência necessária e urgente, de fácil execução, que deve ser efetuada, considerando que os colchonetes dos CEMEIs e creches, usados para o descanso das crianças, estão em péssimo estado.

𝗝𝗮𝗿𝗯𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲𝘀𝘀𝗶𝗮 𝗲𝗹𝗲𝘃𝗮𝗱𝗮 𝗻𝗮 𝗮𝘃𝗲𝗻𝗶𝗱𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗲𝗰𝗵𝗮𝗹 𝗗𝗲𝗼𝗱𝗼𝗿𝗼

A necessidade de construir uma travessia elevada com faixa de pedestres na Av. Marechal Deodoro, em frente ao nº 29, no bairro Princesa Isabel, mais precisamente em frente ao Cazolli Supermercados, foi o objeto de uma indicação feita pelo vereador Jarbinhas Despachante ao prefeito Bruno Auhusto, aprovada na reunião do dia 10.
Jarbinhas explicou que a referida avenida tem um declive acentuado em direção ao Supermercado Cazolli, onde o movimento de pessoas é intenso diariamente, o que incentiva a velocidade com que os veículos por ali transitam. Assim, a instalação de uma travessia elevada, com a faixa de pedestres é providência indispensável à segurança dos transeuntes.
“A travessia elevada com a faixa para pedestre certamente fará com que os carros parem e respeitem o trânsito dos pedestres.”, ponderou o vereador.

𝗔𝗹𝗲𝘅𝗮𝗻𝗱𝗿𝗲 𝗕𝗿𝗮𝘇 𝗾𝘂𝗲𝗿 “𝗴𝘂𝗮𝗿𝗱 𝗿𝗮𝗶𝗹” 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗿𝗲𝘁𝗼 𝗲𝗺 𝗽𝗼𝗻𝘁𝗲, 𝗮𝘁𝗲́ 𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘂𝗺𝗮 𝗻𝗼𝘃𝗮

Na reunião do dia 10, o vereador Alexandre Braz fez uma indicação ao prefeito Bruno Augusto apontando a necessidade de instalar um “guard rail” de concreto na ponte conhecida como “ponte da Copasa”, a ponte que dá acesso à UEMG, com urgência, e ainda, que se faça uma nova ponte neste local para que ali possam trafegar dois veículos, pois atualmente apenas um veículo por vez pode passar pela ponte.
Alexandre solicitou ainda que seja feito o recape nesta rua tendo em vista que a mesma tem buracos que podem ocasionar acidentes.
Alexandre explicou que a ponte precisa na verdade ser reformada e alargada, para que possa permitir o trânsito de dois veículos. Caso isso não ocorra que seja feito ali o “guard rail” de concreto, para dar maior segurança.
“Acontece que o fluxo de veículos, motos e até mesmo pedestres é bastante intenso, e, sem esta proteção, corre-se o risco de acontecerem acidentes. E antes que isso venha a ocorrer, solicitamos esta providência. Inclusive, que seja feito o recape desta rua neste local para evitar incidentes.”, finalizou o vereador.

𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗶𝗴𝗶𝘁𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗿 𝗱𝗼𝗰𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀

Com a finalidade de digitalizar documentos, a Câmara de Frutal realizou um processo licitatório tendo como vencedora a empresa Stratégia Digital, sendo cumpridos todos os requisitos da lei 8.666. A assinatura do contrato foi feita entre o presidente do Legislativo, Edivalder Cheiroso, e o diretor da empresa, Caliton Cristiano de Oliveira, no dia 30.
Com esta contratação, a empresa estará responsável pelo desenvolvimento de software capaz de armazenar todo o material da Câmara e o tornar disponível tanto para os vereadores como para a comunidade.
De acordo com Edivalder, esta era uma meta que pretendia alcançar desde que assumiu a presidência, já que visa melhorar a prestação de serviços do Legislativo, além de diminuir a quantidade de material impresso.
“Agora, com o processo de digitalização, não precisará mais do trabalho de folhear para buscar determinado documento. Estará tudo digitalizado. E se ocorrer alguma coisa com as instalações físicas, não teremos problema de perder esses documentos que são importantes e fazem parte da história. ”, salienta.
O diretor da Stratégia, Caliton Cristiano, esclarece que será feito um trabalho de preparação, organização e digitalização dos documentos, possibilitando o acesso a toda a Câmara, funcionários e pessoas interessadas, na busca do material digitalizado. “Isso será feito de forma prática, ágil e com toda segurança”, comenta.
Caliton explica ainda que o acesso será por meio de ‘log in’ e senha, sendo rastreado todo acesso das pessoas. O Legislativo poderá limitar o acesso de determinado conteúdo ou permitir o acesso total das pessoas.
De acordo com o diretor da Strategia, a Câmara contará com software próprio. Também será seguida uma tabela de temporalidade, que determina que documentos de RH e da área de saúde devem ser armazenados por 20 anos e outros de contabilidade por 10 anos.
Ele acredita que já em 10 de outubro será inicializado o trabalho de digitalização de todo o acervo.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗲́𝗱𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗔𝗽𝗮𝗿𝗲𝗰𝗶𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗠𝗶𝗻𝗮𝘀 𝗲 𝗽𝗼𝘃𝗼𝗮𝗱𝗼𝘀

A necessidade de contratar médicos - pediatra e clínico geral - para prestarem atendimento diário no distrito de Aparecida de Minas e nos povoados foi o objeto de uma indicação do vereador Rapinha ao prefeito Bruno Augusto, na reunião do dia 5.
“É preciso tomar providências para que sejam colocados médicos pediatra e clínico geral à disposição da população do distrito e dos povoados que necessitam contar com esses serviços para que as demandas na área da Saúde do Município sejam atendidas.”, justificou o vereador.
A indicação foi aprovada por unanimidade.

𝗝𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗼 𝗽𝗮𝗴𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗵𝗼𝗿𝗮𝘀 𝗲𝘅𝘁𝗿𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮

Em requerimento aprovado na reunião do dia 5, o vereador Jornalista Alex Freitas, cobrou do executivo municipal informações sobre o pagamento de horas extras. As questões levantadas pelo vereador e que deverão ser respondidas pela Prefeitura são as seguintes:
1) Qual o valor total gasto com horas extras na Prefeitura de Frutal nos anos de 2020, 2021 e 2022 até o momento?
2) Informar também o valor mensal de quanto se gastou com horas extras nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020;
3) Qual foi o valor mensal das horas extras efetuadas nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021?
4) Qual foi o valor mensal gasto com horas extras, nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, de 2022?
Alex explicou que, dentro da sua ação parlamentar, solicitou essas informações, que serão de substancial importância para dirimir com segurança dúvidas a respeito do pagamento de horas extras pela Prefeitura Municipal de Frutal nesses anos apontados.

𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼̃𝗲 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝗽𝗮𝗿𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗱𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗣𝗮𝗿𝗮𝗹𝗶́𝗺𝗽𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗲 𝗱𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗮𝗼 𝗔𝘂𝘁𝗶𝘀𝘁𝗮

Em indicação ao prefeito, à secretaria municipal da Educação e à secretaria municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Inclusão, a vereadora Professora Irma propôs o fortalecimento do processo de inclusão social de autistas e de portadores de deficiência visual, física-motora e intelectual através das seguintes medidas:
1) criação do Departamento Municipal de Modalidades Paralímpicas, sabendo que o movimento paralímpico promove a inclusão social e vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo, estimulando a participação e adultos de crianças, jovens, principalmente estudantes, com deficiência visual, física-motora e intelectual na prática de atividades esportivas;
2) criação do Centro de Atendimento ao Autista, para oferecer serviços multidisciplinares de atenção à pessoa com Transtorno do Espectro Autista-TEA, realizando processos terapêuticos com profissionais especialistas em Neuropediatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social.
Irma justificou que o Departamento Municipal de Modalidades Paralímpicas virá quebrar paradigmas e, através do esporte e conhecimento técnico e qualificado, trabalhar com a inclusão de pessoas com deficiências através do esporte.
O Centro de Referência de Atendimento ao Autista oferecerá um atendimento multiprofissional, com equipe técnica qualificada, visando ampliar a qualidade de vida e do ensino das crianças atendidas.
“Julgo que as medidas que apontei são necessárias e servirão de auxílio ao louvável trabalho da nossa APAE, pois também promoverá a inclusão social de autistas e de portadores de deficiência visual, física-motora e intelectual.”, completou Irma.

𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗴𝗮𝗿𝗶𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗯𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹 𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗱𝗶𝘀𝘁𝗿𝗶𝘁𝗼 𝗲 𝗽𝗼𝘃𝗼𝗮𝗱𝗼𝘀

Uma indicação do vereador Rapinha, aprovada na reunião do dia 5, apontou ao prefeito Bruno Augusto a necessidade de contratar mais garis para efetuar a varrição de ruas de todos os bairros de Frutal, dos povoados e do distrito de Aparecida de Minas, bem como colocar mais caminhões para efetuar a coleta de lixo.
Rapinha observou que a insuficiência destes importantes serviços público de varrição nas ruas, bem como de coleta de lixo em Frutal, no distrito e nos povoados tem gerado grande insatisfação por parte dos frutalenses, principalmente das donas-de-casa, que reclamam da sujeira constante das ruas.
“Se faz necessário que seja designado um maior número de garis para que a varrição das ruas seja satisfatória, e caminhões para que o lixo colocado nas ruas não fique sob o sol e chuva, sendo espalhado, trazendo poluição e riscos à saúde pública.”, conclui o vereador.

𝗘𝗱𝗶𝘃𝗮𝗹𝗱𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗖𝗘𝗠𝗜𝗚 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗳𝗮𝗹𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗻𝗲𝗿𝗴𝗶𝗮 𝗲𝗺 𝗔𝗽𝗮𝗿𝗲𝗰𝗶𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗠𝗶𝗻𝗮𝘀

O presidente da Câmara, vereador Edivalder Cheiroso, teve aprovada na reunião do dia 5 uma representação à direção local da CEMIG, solicitando providências urgentes quanto à constante falta de energia elétrica no distrito de Aparecida de Minas.
Edivalder destacou que a energia elétrica é de fundamental importância para a nossa sobrevivência. Nas residências, a energia elétrica mantém os alimentos em geladeiras, permite a utilização de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, possibilita banhos quentes e diversas outras aplicações que geram bem-estar para os moradores.
O vereador lembrou ainda que os serviços, comércio, agronegócio e o lazer são igualmente dependentes da eletricidade. Com a energia elétrica tão presente em todas as atividades, as quedas de energia geram um grande incômodo.
“Os consumidores do nosso distrito estão sofrendo constantemente com falta de energia elétrica, que gera, além de incômodos, também prejuízos, necessitando que a concessionária responsável pelo serviço público tome todas as providências para que isso pare de ocorrer.”, cobrou Edivalder.

𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝘀𝗮𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗿𝗮 𝗻𝗼 𝗛𝗼𝘀𝗽𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗙𝗿𝗲𝗶 𝗚𝗮𝗯𝗿𝗶𝗲𝗹

O vereador Rapinha teve aprovada uma indicação em que pede a construção de uma sala de espera no Hospital Municipal Frei Gabriel, com sanitários masculino e feminino, bancos e bebedouro de água, para proporcionar maior conforto às pessoas que ficam à espera de serem atendidas ou aguardando pacientes que estão em consulta.
Rapinha justificou que as pessoas que aguardam no HFG não têm um local onde possam se abrigar do sol ou da chuva, tendo ainda que esperar muitas vezes por horas pelo atendimento de pé e sem sanitários ou mesmo água à disposição.
“Apresentamos a presente indicação para que o prefeito possa ver a possibilidade desta melhoria no hospital, ressaltando a questão dos imprescindíveis sanitários públicos, atendendo a pedidos de inúmeros munícipes.”, frisou o vereador.

𝗝𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝘀𝘂𝗽𝗼𝘀𝘁𝗼 𝗲𝘀𝗾𝘂𝗲𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝘀𝘂𝗽𝗲𝗿𝗳𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗲𝗰̧𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗮𝗱𝗺𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮𝗱𝗮𝘀

Um requerimento ao prefeito Bruno Augusto, de autoria do vereador Jornalista Alex Freitas e aprovado na última sessão da Câmara, cobra informações sobre um suposto esquema de superfaturamento em compras de peças de veículos em administrações passadas. As informações pedidas pelo vereador são as seguintes:
A atual Administração Municipal realizou alguma auditoria que comprova que houve nas administrações passadas algum esquema de superfaturamento de peças na Prefeitura de Frutal?
O atual Governo Municipal realizou junto as autoridades competentes, como por exemplo, o Ministério Público, alguma denúncia com relação a esse suposto esquema de superfaturamento de peças na Prefeitura de Frutal?
Se realmente existiu um esquema de superfaturamento de peças na Prefeitura de Frutal, quais foram os servidores e agentes públicos responsáveis por esses atos?
O Controle Interno da Prefeitura de Frutal constatou esse suposto superfaturamento de peças?
Existe alguma investigação concluída? Ou pelo menos em andamento?
Alex justificou que, de forma frequente em suas redes sociais, participações na Tribuna da Câmara, e até mesmo em entrevistas, o prefeito de Frutal repete que acabou com um grande esquema de superfaturamento de peças que existia na Prefeitura de Frutal.
“Por isso, requeremos essas informações a respeito de quais providências foram tomadas para se punir os responsáveis por um crime tão grave. Afinal, se existe como comprovar esse crime, por que até agora nenhuma providência jurídica foi tomada pela atual administração?”, finalizou o vereador.

𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗰𝗮𝗽𝗲𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗿𝘂𝗮 𝗣𝗶𝗰𝗮 𝗣𝗮𝘂, 𝗻𝗼 𝗝𝗮𝗿𝗱𝗶𝗺 𝗱𝗼 𝗕𝗼𝘀𝗾𝘂𝗲

Em indicação aprovada no dia 5, o vereador Jhonathan Lavador apontou ao prefeito Bruno Augusto a necessidade de promover o recapeamento da Rua Pica Pau, que passa atrás do CEMEI Simpliciano Martins, e que liga o bairro Jardim do Bosque com o bairro Flamboyan.
Jhonathan apresentou junto com a indicação uma foto em que a citada rua está com o asfalto em péssimo estado de conservação.
“Diante de tal situação, somente o seu recapeamento é viável. Os danos no asfalto têm trazido transtornos aos motoristas e a todos que por ali trafegam.”, destacou o vereador.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲𝗿𝗲𝗺 𝗼 𝗿𝗲𝘁𝗼𝗿𝗻𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮̃𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗹𝗵𝗲 𝗴𝗮𝗹𝗵𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮́𝗿𝘃𝗼𝗿𝗲𝘀

Seis vereadores assinaram indicação ao prefeito municipal sugerindo o retorno do caminhão, que era conhecido como “caminhão do João da Gaiada”, que recolhia galhos de árvores nas ruas decorrentes da poda ou corte, por motivos diversos, promovendo a limpeza da cidade; e ainda que se faça a poda de árvores, quando solicitado por pessoas que não têm condições de pagar por este serviço.
Os vereadores explicaram que às vezes é necessário podar os galhos de árvores localizadas em calçadas, por estarem prejudicando os fios da rede elétrica, ou mesmo cortar, quando está ocorrendo danos nas calçadas e até nas casas.
“Em Frutal existia o “caminhão do João da Gaiada” que fazia este serviço com competência, limpando a cidade e ajudando quem não pode pagar. Por isso, estamos solicitando que esse serviço retorne, para que Frutal permaneça limpa e bem cuidada.”, finalizaram.
Assinaram a indicação os vereadores Juninho do Sindicato, Jornalista Alex Freitas, Juliene Sabino, Vaininha, Professora Irma e Jarbinhas Despachante.

𝗭𝗶𝘇𝗶 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗮 𝘁𝗿𝗼𝗰𝗮 𝗱𝗮𝘀 𝗹𝗶𝘅𝗲𝗶𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗼𝘀 𝗟𝗮𝗴𝗼𝘀

O vereador Zizi, em indicação aprovada na reunião do dia 5, cobrou a troca das lixeiras localizadas no Parque Municipal Leda Campos Borges por outras que tenham um perfeito escoamento de água, e que se determine ao setor competente que o lixo nelas depositados seja retirado sempre, considerando a entrada do período chuvoso.
Zizi explicou que as lixeiras que existem atualmente no Parque não têm um perfeito escoamento de água e o lixo ali depositado, que geralmente é composto por copos de plástico, marmitas, etc. se enchem de água, podendo causar a proliferação de insetos nocivos à saúde pública.
“Com a chegada das chuvas, esse problema se agravará, devendo a Administração Municipal tomar as medidas ora apontadas, visando o bem estar da comunidade.”, alertou o vereador.

𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗶𝗻𝘂𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗿𝘂𝗮 𝗗𝗼𝘂𝘁𝗼𝗿 𝗧𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗮𝘁𝗲́ 𝗮 𝗮𝘃𝗲𝗻𝗶𝗱𝗮 𝗟𝗮𝘂𝗿𝗶𝘀𝘁𝗼𝗻 𝗦𝗼𝘂𝘇𝗮

Vereadora Professora Irma solicitou ao prefeito Bruno Augusto e ao secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, Glênio Assunção, que seja analisada a possibilidade de se promover a continuação do final da Rua Doutor Tiago de Castro, com a Rua Fioravanti Franzi, até a Av. Lauriston de Souza, com instalação de iluminação adequada, para proporcionar maior segurança aos moradores e transeuntes.
A vereadora apontou ainda a necessidade de fiscalizar os terrenos baldios ali existentes, que estão cheios de mato e lixo, notificando e multando os seus proprietários, conforme determina o Código Municipal de Posturas.
Irma justificou dizendo que chegou até ela as reinvindicações apontadas, manifestadas pelos moradores daquelas ruas, onde há a falta de uma iluminação pública adequada, o que prejudica a segurança de todos, e ainda, a proliferação de animais peçonhentos e insetos, como o perigoso Aedes aegpyti, transmissor da dengue e de outras doenças igualmente perigosas, devido ao acúmulo de lixo e mato em terrenos baldios.
“É necessário que a Administração Municipal promova a continuação da rua até a Av. Lauriston de Souza, para a melhoria do local e a devida fiscalização da situação das áreas junto aos seus proprietários, que é quem deve mantê-las limpas e bem cuidadas.”, finalizou.

𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗧𝗼̂𝗲 𝗱𝗮 𝗩𝗲́𝗶𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗽𝗲𝗿𝗳𝘂𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝗽𝗼𝗰̧𝗼 𝗮𝗿𝘁𝗲𝘀𝗶𝗮𝗻𝗼 𝗻𝗼 𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗼𝘀 𝗟𝗮𝗴𝗼𝘀

Em indicação aprovada na última reunião, o vereador Tõe da Véia indicou a necessidade de que seja furado um poço artesiano na Rua Uberaba, onde existe a primeira nascente de um dos lagos do Parque Municipal dos Lagos Leda Campos Borges, com urgência.
Para o vereador, se esta providência for tomada, a água proveniente desse poço artesiano cairá no lago, resolvendo o sério problema ambiental ali existente atualmente.
“Essa proposta deve ser considerada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tem como uma de suas finalidades cuidar das nossas nascentes.”, finalizou Tõe da Véia.

𝗧𝗲́𝗰𝗻𝗶𝗰𝗮 𝗲𝗺 𝘀𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗳𝗮𝗹𝗮 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 “𝗦𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗔𝗺𝗮𝗿𝗲𝗹𝗼” 𝗲𝗺 𝗿𝗲𝘂𝗻𝗶𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮

Com o objetivo de falar sobre o tema “Setembro Amarelo”, a técnica em saúde mental de Frutal, Alzimara Belo, fez uso da tribuna livre da Câmara de Frutal na reunião de segunda (26).
Na tribuna, ela destacou que este é um momento de reflexão e valorização da vida, acrescentando que existem momentos de tristeza e que, às vezes, a pessoa passa por depressão e precisa de ajuda, uma vez que buscam a automutilação ou até mesmo a auto exterminação.
“Essas pessoas necessitam de ajuda. A saúde mental tem muitos especialistas preparados para esse pronto socorro e acolhimento. Faça o tratamento e você vai ver que a vida volta a ‘sorrir’ para você”, comenta.
Alzimara observa ainda que os adolescentes têm sido as maiores vítimas deste problema de saúde mental. Por isso, aconselha que os pais fiquem atentos, observando as amizades e atitudes, como de ficar trancados dentro do quarto, em jogos eletrônicos e em celulares.
“Os adolescentes estão adoecidos. Os pais devem se informar e fazer com que se distraiam de outra maneira, de forma mais saudável e, se necessário, que procure ajuda, para que tenham um apoio, conversa ou orientação. Infelizmente, esse não é um problema somente de Frutal, mas de um modo geral, o que tem aumentado muito o número de atendimento de crianças e adolescentes”, conclui.
Devido a esse problema com os adolescentes, os profissionais têm focado bastante o atendimento nas escolas durante o “Setembro Amarelo”. Na quarta (28), pela manhã, foi realizada uma passeata com os alunos da Escola “Maestro Josino de Oliveira” para conscientizar as pessoas em relação ao problema.

Ações do documento