Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗗𝗘𝗙𝗘𝗡𝗗𝗘𝗠 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗥𝗔𝗧𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗘𝗦𝗦𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗔𝗣𝗢𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗡𝗖̧𝗔𝗦 𝗘𝗦𝗣𝗘𝗖𝗜𝗔𝗜𝗦 𝗡𝗔 𝗥𝗘𝗗𝗘 𝗣𝗨́𝗕𝗟𝗜𝗖𝗔 𝗗𝗘 𝗘𝗡𝗦𝗜𝗡𝗢

Vereadores da Câmara Municipal de Frutal estão empenhados em melhorar as condições das crianças especiais que frequentam as escolas da rede municipal de ensino. O tema já vinha sendo abordado no Legislativo, mas ganhou força na semana passada após o apelo emocionado feito pela jovem Gleiciane Nunes Tavares, que, em um vídeo publicado nas redes sociais, cobrou a contratação de professores de apoio para auxiliarem estudantes diagnosticados com TEA – Transtorno do Espectro do Autismo.
Na reunião de segunda-feira (2), foram aprovadas quatro proposições que tratam do assunto. Duas indicações e dois requerimentos, que apesar de suas justificativas distintas, visam sensibilizar o governo municipal sobre a importância de atender as reivindicações apresentadas pelas mães de crianças autistas. Ainda na semana passada, em uma reunião marcada pelos vereadores Edivalder Cheiroso, Jhonathan Lavador e Rapinha, os pedidos foram debatidos com pais e representantes da Secretaria de Educação.
Os três parlamentares são autores de uma das indicações. No documento, eles manifestam preocupação com a questão. “Ficamos comovidos e preocupados com o desabafo da mãe que publicou o vídeo na rede social, em que ela implora à Prefeitura por uma providência neste sentido, considerando ter um filho em idade escolar diagnosticado com autismo. Segundo ela, já foi buscado auxílio do Ministério Público, mas até agora nada foi efetuado a respeito”, relatam.
Em outra indicação, os vereadores Maíza Signorelli, Alex Freitas, Juliene Sabino, Vaininha e Gislene Silva afirmam: “O professor de apoio é necessário em toda sala de aula que contenha uma criança com deficiência. Sem esse profissional auxiliando o aluno durante sua estadia na escola, não há inclusão. A escola diz que inclui, mas o aluno não aprende nada, apenas permanece em um ambiente que não o beneficia.”, destacam.
Por meio de requerimento, os parlamentares citados no parágrafo anterior questionam: “Qual é o percentual atual do gasto pela Prefeitura com a folha de pagamento dos servidores? Existe a possibilidade de contratação de professores de apoio, em número suficiente, para o atendimento às crianças com deficiência nas escolas municipais?”, perguntaram. Caso a reivindicação já tenha sido atendida, os vereadores querem a relação dos profissionais, especificando os locais em que estes atuam.
Em outro requerimento, a vereadora Irma Rezende Rocha e o vereador Alexandre Braz também buscam informações sobre o assunto. “Tomando como referência o Projeto de Educação Municipal e o mapeamento das crianças em idade escolar, diagnosticadas com deficiências existentes e suas respectivas necessidades, quantas crianças do Município de Frutal necessitam dos professores de apoio? Quantos professores de apoio aprovados no Processo Seletivo estão aguardando a contratação nas Escolas Municipais? Quantos professores de apoio foram contratados neste ano de 2022?”.
Para eles, a inclusão escolar deve englobar todos os indivíduos, independentemente de sua condição, pois segundo a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, todos têm o direito a aprender e a se desenvolver em qualquer escola, a qual deve respeitar as diferenças, limites e facilidades de cada estudante. “É preciso estruturar as escolas para facilitar que as políticas inclusivas sejam seguidas e caracterizar o papel de cada profissional no processo de inclusão, para assim poder ajudar os alunos com deficiência intelectual a se desenvolverem cada vez mais”, ressaltam.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗙𝗘𝗥𝗡𝗔𝗡𝗗𝗢 𝗗𝗔 𝗤𝗨𝗜𝗡𝗘𝗜𝗥𝗔 𝗣𝗘𝗗𝗘 𝗥𝗘𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔 𝗗𝗘 𝗣𝗢𝗡𝗧𝗘

Apontando a necessidade de se reformar a ponte sobre o córrego do Cortado, localizada na região denominada Morrinhos, na propriedade do Sr. Sebastião Santana, o vereador Fernando da Quineira fez indicação ao prefeito Bruno Augusto na reunião do dia 2 de maio.
Fernando justificou a indicação explicando que a ponte, que é de madeira, necessita ser reformada para que não haja prejuízos para os que a utilizam para o escoamento da produção agropecuária.
“Esta reforma deve ser realizada com urgência, considerando a grande importância da mesma para a economia do Município.”, completou o vereador.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗝𝗛𝗢𝗡𝗔𝗧𝗛𝗔𝗡 𝗟𝗔𝗩𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗣𝗥𝗢𝗣𝗢̃𝗘 𝗔́𝗥𝗘𝗔 𝗡𝗢 𝗣𝗔𝗥𝗤𝗨𝗘 𝗗𝗢𝗦 𝗟𝗔𝗚𝗢𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗢𝗦 “𝗙𝗢𝗢𝗗 𝗧𝗥𝗨𝗖𝗞𝗦”

Em indicação ao prefeito Bruno Augusto, o vereador Jhonathan Lavador apontou a necessidade de se destinar uma área no Parque Municipal dos Lagos Leda Campos Borges para os chamados “FOOD TRUCKS”, fazendo com que o espaço se torne uma praça de alimentação com mais segurança e conforto aos comerciantes e clientes. O vereador cobrou ainda a regulamentação deste tipo de comércio.
Para Jhonathan, o comércio de alimentação de rua, denominados “Food Truck”, já se tornou um sucesso também em Frutal, considerando a constante procura da população a estes. Porém, eles estão sediados na Praça Afrânio de Paula e Silva, a chamada “Praça do DER”, bastante longe do centro da cidade.
O “Food Truck” funciona geralmente na traseira de uma van, camionete ou reboque de um veículo, onde são realizados os atendimentos, preparadas as comidas, bebidas, drinques. Trata-se de um pequeno restaurante móvel.
Jhonathan justificou: “julgamos que tal empreendimento deve ser incentivado pelo poder público e devidamente regulamentado, uma vez que o mesmo tem trazido mais um lazer sadio para a nossa população e também a geração de empregos e renda.”
O vereador destacou ainda que seria bastante oportuno que fosse encaminhado à Câmara um projeto de lei definindo claramente como os “Food Trucks” iriam operar no Município.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗥𝗔𝗣𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗣𝗥𝗢𝗣𝗢̃𝗘 𝗥𝗘𝗩𝗜𝗦𝗔̃𝗢 𝗗𝗢 𝗖𝗢́𝗗𝗜𝗚𝗢 𝗧𝗥𝗜𝗕𝗨𝗧𝗔́𝗥𝗜𝗢 𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗜𝗣𝗔𝗟

Por meio de indicação ao prefeito Bruno Augusto, o vereador Rapinha propôs uma revisão do Código Tributário Municipal, objetivando uma diminuição nos valores dos tributos e nas alíquotas, considerando que a população não está conseguindo arcar com os custos destes, tampouco legalizar ou regularizar os seus bens.
Para Rapinha, a inflação que grassa no país tem levado grandes sacrifícios à população. “Julgo que não podemos ficar insensíveis a esta triste situação. Assim é que propomos tal medida ao Executivo Municipal, tendo em vista tratar-se de matéria tributária, de iniciativa privativa deste”.
A indicação foi aprovada na reunião do dia 2 de maio.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗭𝗜𝗭𝗜 𝗣𝗘𝗗𝗘 𝗥𝗘𝗖𝗢𝗡𝗦𝗧𝗥𝗨𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗘 𝗠𝗨𝗥𝗢 𝗗𝗘 𝗖𝗘𝗠𝗜𝗧𝗘́𝗥𝗜𝗢 𝗡𝗔 𝗩𝗜𝗟𝗔 𝗕𝗔𝗥𝗥𝗢𝗦𝗢

O vereador Zizi apontou a necessidade de se refazer todo o muro do cemitério de Vila Barroso, que se encontra em péssimas condições, fora do alinhamento, bem como de instalar um poste dentro do cemitério para a devida iluminação pública.
Para o vereador, trata-se de melhorias indispensáveis, uma vez que o muro do cemitério de Vila Barroso este todo torto, necessitando de um alinhamento correto, inexistindo ali dentro a devida iluminação, ficando o local às escuras de noite.
Quando é necessária a realização de um sepultamento no período noturno, a dificuldade é enorme, sendo feito sob a luz de lampião ou de faróis de veículos.
“Tal solicitação se faz em atendimento a vários pedidos que recebemos de munícipes, que desejam reverenciar os seus mortos com um mínimo de conforto.”, afirmou Zizi.

𝗗𝗘𝗟𝗘𝗚𝗔𝗗𝗢 𝗙𝗔𝗕𝗥𝗜́𝗖𝗜𝗢 𝗘 𝗗𝗘𝗣𝗨𝗧𝗔𝗗𝗢 𝗛𝗘𝗟𝗜 𝗥𝗘𝗖𝗘𝗕𝗘𝗠 𝗧𝗜́𝗧𝗨𝗟𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗖𝗜𝗗𝗔𝗗𝗔𝗡𝗜𝗔 𝗛𝗢𝗡𝗢𝗥𝗔́𝗥𝗜𝗔 𝗗𝗘 𝗙𝗥𝗨𝗧𝗔𝗟

Em solenidade especial realizada nesta segunda-feira (2), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, foram entregues dois títulos de Cidadania Honorária Frutalense. Os agraciados foram o delegado regional da Polícia Civil Fabrício Oliveira Altemar e o deputado estadual Heli Geraldo de Andrade (Heli Grilo), que por muitos anos chefiou a PC na região.
As homenagens foram concedidas por iniciativa do vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha), autor dos decretos legislativos. Submetidos em votação, ambos foram aprovados por unanimidade. O título de cidadão honorário é a mais alta honraria oferecida pela Câmara de Frutal a pessoas nascidas em outros municípios.
Conforme estabelece o artigo 23, inciso XI, da Lei Orgânica, é requisito para outorga de título de cidadão honorário que o homenageado tenha prestado relevantes serviços ao município ou que nele tenha se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular. Tanto Fabrício como Heli Grilo têm trajetórias que os tornam merecedores dos títulos.
“Natural de Ilha Solteira-SP, o delegado Fabrício tem prestado relevantes serviços em favor da segurança pública de nossa comunidade e destaca-se, outrossim, na vida particular, pois é pessoa participativa, estando, assim, inteiramente integrado à sociedade frutalense, fazendo, portanto, por merecer o título de cidadão honorário”, destacou Rapinha.
“Quanto ao deputado Heli Grilo, natural de Uberaba-MG, sua contribuição em prol da nossa comunidade é constante, sendo responsável pela liberação de recursos de suma importância para o município. Sua atuação é fundamental para a efetiva viabilização de projetos em prol da população de Frutal, o que por si só justifica o reconhecimento”, destacou.
Além dos vereadores e do prefeito Bruno Augusto, que também esteve presente na reunião, familiares e amigos dos homenageados participaram da entrega dos títulos de cidadania honorária. A solenidade também foi transmitida através do YouTube e Facebook, por meio das páginas oficiais da Câmara Municipal de Frutal.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗝𝗨𝗟𝗜𝗘𝗡𝗘 𝗦𝗔𝗕𝗜𝗡𝗢 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗥𝗘𝗦𝗧𝗔𝗨𝗥𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗢 𝗖𝗔𝗟𝗖̧𝗔𝗗𝗔̃𝗢

A vereadora Juliene Sabino teve indicação aprovada na reunião do dia 2 cobrando providências do Executivo Municipal a fim de providenciar a restauração e a revitalização do Calçadão das ruas Prudente de Morais, Cônego Marinho e Praça Rui Barbosa, tradicional centro comercial da cidade, reparando pincipalmente o piso de pedras.
Juliene justificou informando que o trânsito indevido de veículos no Calçadão, ao longo dos anos, acabou por deformar o calçamento de pedras e este já está bastante danificado, o que vem há muito tempo provocando acidentes com os pedestres, notadamente mulheres, idosos e crianças, sendo necessária a promoção dos devidos reparos.
“Na verdade, o nosso Calçadão, que é de grande importância para a nossa cidade, está sofrendo com a falta de manutenção e com o desgaste do tempo, necessitando assim de melhorias e embelezamento. Tais iniciativas, que ora apontamos, trarão seguramente o aumento do fluxo de consumidores impulsionando a economia local, além de valorizar o nosso comércio, que abrange Frutal e região.”, destacou a vereadora.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗠𝗔𝗜́𝗭𝗔 𝗤𝗨𝗘𝗥 𝗔𝗥 𝗖𝗢𝗡𝗗𝗜𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗗𝗢 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗥𝗘𝗖𝗘𝗣𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗢 𝗙𝗥𝗘𝗜 𝗚𝗔𝗕𝗥𝗜𝗘𝗟

A vereadora Maíza Signorelli pediu, em indicação ao prefeito Bruno Augusto, a colocação de um aparelho de ar condicionado ou ao menos ventiladores na recepção do Hospital Frei Gabriel, com urgência.
Conforme ela observa, o calor na cidade às vezes é sufocante. “As pessoas que ficam à espera na recepção sofrem muito como calor pela falta de um simples ventilador. Também ocorre que um vírus pode se espalhar com mais rapidez devido ao abafamento do local. É uma situação inadmissível”, finaliza.
A indicação foi aprovada por unanimidade na reunião do dia 2.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗝𝗢𝗥𝗡𝗔𝗟𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗔𝗟𝗘𝗫 𝗙𝗥𝗘𝗜𝗧𝗔𝗦 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗖𝗜𝗧𝗔 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗔 𝗦𝗘𝗖𝗥𝗘𝗧𝗔𝗥𝗜𝗔 𝗘𝗦𝗣𝗘𝗖𝗜𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗗𝗜𝗦𝗧𝗥𝗜𝗧𝗢𝗦 𝗘 𝗣𝗢𝗩𝗢𝗔𝗗𝗢𝗦

O vereador Jornalista Alex Freitas fez uma solicitação ao prefeito Bruno Augusto indicando a necessidade da criação da Secretaria Especial de Distritos e Povoados.
Para Alex Freitas, atualmente o distrito de Aparecida de Minas e os povoados de Boa Esperança, Garimpo do Bandeira, Pradolândia e Vila Barroso se encontram totalmente desassistidos pelo poder público municipal.
Em alguns casos, faltam necessidades básicas nesses locais, como um simples aparelho de medir pressão ou mesmo o fornecimento de água tratada para a população.
O vereador acredita que a criação de uma Secretaria Municipal de Distrito e Povoados seria interessante, pois seguramente dará a oportunidade dessas populações reivindicarem mais atenção para as suas necessidades junto à Prefeitura.
“Não há mais como ignorar as necessidades de Aparecida de Minas e também dos nossos povoados. As pessoas não suportam mais viver problemas em seu dia a dia, que muitas vezes seriam simples de ser solucionados. No distrito e nos povoados residem famílias inteiras, que trabalham e pagam seus impostos, contribuindo também para a economia e o desenvolvimento do nosso Município.”, justificou Alex.
A indicação foi aprovada na reunião do dia 2 de maio.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗭𝗜𝗭𝗜 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗩𝗘𝗟𝗢́𝗥𝗜𝗢 𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗜𝗣𝗔𝗟 𝗡𝗢 𝗣𝗢𝗩𝗢𝗔𝗗𝗢 𝗗𝗘 𝗩𝗜𝗟𝗔 𝗕𝗔𝗥𝗥𝗢𝗦𝗢

O vereador Zizi pediu em indicação a instalação de um velório municipal no povoado de Vila Barroso (Chatão). Ele informa que já existe um cômodo que apenas precisa ser adequado para esta finalidade.
Zizi relata que é preciso fazer uma reforma, pintura, limpeza geral e outras adaptações para garantir toda a infraestrutura necessária a fim de atender a este pedido.
Ele contou que, em casos de falecimentos ocorridos naquele povoado, não existe local adequado para se velar devidamente os entes. Diante disso, Zizi pede providências para a solução do problema.
A indicação foi aprovada na reunião de 2 de maio.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗥𝗔𝗣𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗤𝗨𝗘𝗥 𝗣𝗥𝗢𝗩𝗜𝗗𝗘̂𝗡𝗖𝗜𝗔𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗦𝗢𝗟𝗨𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗕𝗟𝗘𝗠𝗔 𝗡𝗢 𝗟𝗢𝗧𝗘𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗖𝗔𝗠𝗜𝗟𝗔 𝗗𝗘 𝗠𝗘𝗡𝗘𝗭𝗘𝗦

Nesta segunda-feira (2), a Câmara aprovou uma indicação do vereador Rapinha, na qual ele pede que sejam feitos esforços junto ao proprietário do loteamento Camila de Menezes, para a solução dos problemas referentes à rede de água e de esgoto.
O vereador pediu ainda que fossem tomadas as providências cabíveis em relação à limpeza nos terrenos vagos a fim de evitar proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Rapinha informou que existem mais de 50 casas no loteamento e que o esgoto corre a céu aberto e ainda não foi feita a ligação da rede de água. Por isso, ele destaca que é necessária e urgente que seja efetuada a limpeza nos terrenos vagos para a preservação da saúde dos moradores.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗘𝗗𝗜𝗩𝗔𝗟𝗗𝗘𝗥 𝗖𝗛𝗘𝗜𝗥𝗢𝗦𝗢 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗖𝗢𝗠𝗣𝗥𝗔 𝗗𝗘 𝗔𝗣𝗔𝗥𝗘𝗟𝗛𝗢𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗘𝗫𝗔𝗠𝗘 𝗛𝗢𝗟𝗧𝗘𝗥

O presidente da Câmara Municipal, vereador Edivalder Cheiroso, teve indicação aprovada na reunião do dia 2 de maio solicitando ao prefeito Bruno Augusto a compra de aparelhos para a realização do exame Holter, que avalia a saúde do coração dos pacientes.
Para avaliar a saúde do coração durante os exames de check-up, pode ser solicitado o exame Holter, que consiste em um eletrocardiograma contínuo e portátil por 24 h. A finalidade deste exame é identificar distúrbios do ritmo cardíaco nas atividades diárias do paciente.
Edivalder, em sua justificativa, explicou que s arritmias cardíacas envolvem um conjunto de problemas na atividade elétrica do coração, ocasionando assim uma frequência cardíaca anormal — seja irregular, acelerada ou lenta. Sua ocorrência está relacionada com diversas complicações cardíacas e sistêmicas, requerendo um diagnóstico precoce para que o tratamento necessário seja instituído. Assim, os protocolos de atendimento de arritmias devem incluir meios para um diagnóstico eletrocardiográfico seguro e oportuno, com a utilização do eletrocardiograma de longa duração — o exame Holter.
“Daí a importância da Prefeitura adquirir e disponibilizar na rede pública de Saúde esse importante aparelho.”, completou Edivalder.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗝𝗨𝗡𝗜𝗡𝗛𝗢 𝗗𝗢 𝗦𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔𝗧𝗢 𝗥𝗘𝗤𝗨𝗘𝗥 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗧𝗥𝗔𝗡𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗘 𝗗𝗘 𝗣𝗔𝗖𝗜𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗡𝗔𝗦 𝗔𝗠𝗕𝗨𝗟𝗔̂𝗡𝗖𝗜𝗔𝗦

Em um requerimento do vereador Juninho do Sindicato aprovado pela Câmara na última sessão, ele pede à Secretaria de Saúde e ao prefeito informações quanto ao motivo dos pacientes não têm sido atendidos com o transporte público de ambulância para outros centros.
Juninho relata que foi informado que tem sido negado o transporte público por ambulância a pacientes que necessitam ser levados a outros centros para tratamento de saúde, às vezes, até em casos de emergência, por estes terem planos de saúde.
“Questionamos o motivo desta medida que julgamos não ser correta. Gostaríamos que o prefeito Bruno Augusto e a Secretaria de Saúde respondam às alegações em relação a esta situação”, salienta o vereador.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗝𝗛𝗢𝗡𝗔𝗧𝗛𝗔𝗡 𝗤𝗨𝗘𝗥 𝗥𝗘𝗗𝗨𝗭𝗜𝗥 𝗔𝗟𝗜́𝗤𝗨𝗢𝗧𝗔 𝗗𝗔 𝗧𝗔𝗥𝗜𝗙𝗔 𝗗𝗘 𝗜𝗟𝗨𝗠𝗜𝗡𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗣𝗨́𝗕𝗟𝗜𝗖𝗔

O vereador Jhonathan Lavador, na reunião do dia 2 de maio, fez uma indicação em que pediu à Procuradoria Jurídica da Prefeitura que estude a viabilização de reduzir as alíquotas referentes aos percentuais da tarifa de iluminação pública, visando a diminuição dos valores da Cosip, que atualmente são cobrados do consumidor no município.
Ele observa que nem todos os contribuintes podem estar em situação de equivalência quanto a comodidade e à segurança proporcionada pela iluminação pública, por isso, há critérios justos para tratar situações desiguais.
“É preciso salientar que com a substituição das lâmpadas dos postes da cidade por LED, foi dito que o consumo da iluminação pública iria cair. Assim, é justo reduzir essa tarifa, cujos recursos são utilizados na própria iluminação da cidade”, justifica Jhonathan.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗙𝗘𝗥𝗡𝗔𝗡𝗗𝗢 𝗗𝗔 𝗤𝗨𝗜𝗡𝗘𝗜𝗥𝗔 𝗣𝗘𝗗𝗘 𝗜𝗡𝗦𝗧𝗔𝗟𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗘 𝗧𝗢𝗧𝗘𝗡𝗦 𝗗𝗘 𝗦𝗘𝗚𝗨𝗥𝗔𝗡𝗖̧𝗔 𝗘𝗠 𝗗𝗢𝗜𝗦 𝗣𝗢𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗗𝗔 𝗭𝗢𝗡𝗔 𝗥𝗨𝗥𝗔𝗟

A Câmara aprovou na reunião do dia 2 de maio uma indicação do vereador Fernando da Quineira na qual ele requer a instalação de dois totens de segurança na Fazenda Chapadão, sendo um na comunidade da Quineira e outro na Fazenda São Mateus, frente ao Bar do Bequinho.
Para Fernando, o objetivo é garantir maior segurança em ambos os locais. Ele lembra que foram instalados os totens em Frutal e é preciso que sejam também colocados naqueles locais onde tem ocorrido assaltos. “O vídeo monitoramento irá auxiliar muito a segurança pública dos moradores”, declara.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗔𝗟𝗘𝗫𝗔𝗡𝗗𝗥𝗘 𝗕𝗥𝗔𝗭 𝗦𝗨𝗚𝗘𝗥𝗘 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗘 “𝗥𝗘𝗦𝗧𝗔𝗨𝗥𝗔𝗡𝗧𝗘 𝗣𝗢𝗣𝗨𝗟𝗔𝗥”

O vereador Alexandre Braz fez uma indicação em que sugere a realização de estudos para a criação do programa “Restaurante Popular de Frutal”, com o objetivo de proporcionar importante política social de acesso à refeição.
A finalidade é oferecer alimento de boa qualidade e de valor acessível para a população de baixa renda, idosos, estudantes, desempregados e pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
De acordo com ele, muitas famílias estão situação difícil e este restaurante, devidamente inspecionado por um profissional nutricionista, forneceria refeições nutritivas a um baixo custo, sem obtenção de luxo.
Para Alexandre, esta parceria seria viável entre a Prefeitura e engajamento da sociedade em geral (supermercados, sacolões, açougues, laticínios, feirantes, entre outros).
“O recolhimento da produção excedente e de boa qualidade pode ser aproveitado no intuito do fornecimento de alimentação barata e nutritiva à população mais carente”, conclui.
A indicação foi aprovada na reunião do dia 2 de maio.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗩𝗜𝗦𝗜𝗧𝗔𝗠 𝗛𝗢𝗦𝗣𝗜𝗧𝗔𝗟 𝗙𝗥𝗘𝗜 𝗚𝗔𝗕𝗥𝗜𝗘𝗟 𝗡𝗢 𝗜𝗡𝗜́𝗖𝗜𝗢 𝗗𝗢 𝗠𝗨𝗧𝗜𝗥𝗔̃𝗢 𝗗𝗔𝗦 𝗖𝗜𝗥𝗨𝗥𝗚𝗜𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗧𝗔𝗥𝗔𝗧𝗔𝗦

Logo na manhã desta segunda-feira, dia 2, os vereadores de Frutal estiveram presentes no Hospital Frei Gabriel acompanhando os primeiros procedimentos para que se inicie o mutirão das cirurgias de catarata.
Na segunda e na terça serão realizados exames preparatórios. Na quarta se iniciam as cirurgias. Serão operados, nesta primeira etapa, 500 olhos, o que atenderá a cerca de 300 pacientes.
Por meio de um trabalho sério de economia em suas despesas, com o apoio de todos os vereadores, a Câmara conseguiu retornar 600 mil reais para a Prefeitura, que pode, assim, mobilizar licitação, mobilizar cadastramento, tornando possível o mutirão, que pretende zerar a fila para cirurgia de catarata.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Edivalder Cheiroso, “este é um momento de realização, que nos faz sentir útil na vida pública. Aquele que nasce com deficiência visual, aprende a utilizar de forma mais aguçada os demais sentidos. Já quem passa a ter problemas com a visão numa idade mais madura, tem dificuldade, até por uma questão emocional, de lidar com essa perda. Sabemos que este é um momento em que estas pessoas realmente podem enxergar uma luz no fim do túnel. Todos nós, vereadores, estamos muito felizes em ajudar a fazer com que esta alegria aconteça.”

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗜𝗖𝗜𝗣𝗔𝗠 𝗗𝗔 𝗥𝗘𝗔𝗕𝗘𝗥𝗧𝗨𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗣𝗥𝗢𝗝𝗘𝗧𝗢 𝗩𝗜𝗩𝗘𝗥 𝗕𝗘𝗠

Nesta segunda, foi inaugurada a nova sede do Projeto Viver Bem (antigo Feliz Idade), localizada na Rua São Francisco de Sales, nº 452, com um gostoso café da manhã para os participantes do Projeto, e que contou com a presença de vários vereadores.
Havia um grande número de participantes, todos muito contentes com este retorno, depois de mais de dois anos de paralisação devido à pandemia da COVD-19. O vereador Edivalder Cheiroso, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância da volta dessa convivência presencial, do contato e do calor humano tão necessários no nosso dia a dia. Destacou ainda a qualidade da nova sede, que permitirá que todas as atividades possam ser desenvolvidas com conforto e segurança.
Estiveram presente os vereadores: Alexandre Braz, Edivalder Cheiroso, Gislene, Jornalista Alex Freitas, Juliene Sabino, Maíza, Professora Irma, Rapinha e Tõe da Véia.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗠𝗔𝗜́𝗭𝗔 𝗤𝗨𝗘𝗥 𝗠𝗢𝗡𝗜𝗧𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗡𝗢 𝗧𝗥𝗔𝗡𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗘 𝗗𝗘 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗡𝗖̧𝗔𝗦 𝗗𝗜𝗔𝗚𝗡𝗢𝗦𝗧𝗜𝗖𝗔𝗗𝗔𝗦 𝗖𝗢𝗠 𝗔𝗨𝗧𝗜𝗦𝗠𝗢

A vereadora Maíza Signorelli quer monitores para o transporte escolar de crianças diagnosticadas com TEA – Transtorno do Espectro do Autismo, residentes no povoado do Garimpo do Bandeira. O pedido foi feito através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto. Na proposição, aprovada por unanimidade pelos vereadores na reunião de segunda-feira (25), ela justificou a reivindicação.

 

“Considerando que há crianças com autismo que utilizaram o transporte, algumas mães têm deixado seus afazeres para acompanhar os filhos. O TEA impacta no desenvolvimento da pessoa, podendo interferir na forma como ela percebe o mundo ao redor e interage com os outros, ocasionando desafios de comunicação (verbal ou não) e comportamentais. É essencial que monitores designados para este acompanhamento”.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗥𝗔𝗣𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗖𝗜𝗧𝗔 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗖𝗔𝗠𝗜𝗡𝗛𝗢̃𝗘𝗦 𝗗𝗔 𝗖𝗢𝗟𝗘𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗟𝗜𝗫𝗢

O vereador Rapinha teve aprovado na reunião do dia 25 requerimento ao prefeito municipal solicitando que encaminhe à Câmara Municipal as seguintes informações sobre caminhões da coleta de lixo:
O que a Administração Municipal pretende fazer com os caminhões de coleta de lixo, que são seminovos e estão parados no pátio da Prefeitura tomando sol e chuva?
Qual o valor que é pago pela Prefeitura pela
terceirização dos serviços dos caminhões de coleta de lixo?
Rapinha informou que os veículos se encontram estacionados no pátio da Prefeitura debaixo de sol e chuva, com risco de estragarem mais a cada dia.
“Precisamos também ter conhecimento do valor que a Prefeitura gasta com os caminhões de coleta de lixo. Assim, tratando-se de bens públicos, dentro da nossa função fiscalizadora, desejamos obter estas informações.”, finalizou o vereador.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗘𝗗𝗜𝗩𝗔𝗟𝗗𝗘𝗥 𝗖𝗛𝗘𝗜𝗥𝗢𝗦𝗢 𝗣𝗥𝗢𝗣𝗢̃𝗘 𝗣𝗔𝗦𝗦𝗔𝗥𝗘𝗟𝗔 𝗘𝗟𝗘𝗩𝗔𝗗𝗔 𝗡𝗔 𝗔𝗩𝗘𝗡𝗜𝗗𝗔 𝗘𝗨𝗩𝗔𝗟𝗗𝗢 𝗟𝗢𝗗𝗜

O vereador Edivalder Cheiroso propôs ao prefeito Bruno Augusto, através de indicação aprovada pela Câmara Municipal na segunda-feira (25), a construção de uma passarela elevada com faixa de pedestre no cruzamento da Avenida Euvaldo Lodi com a Rua Silvio Romero, no Centro.

 

“Devido ao grande fluxo existente no local, em função do Supermercado JB III e da Escola Alonso de Morais, o número de pessoas atravessando a referida avenida é muito intenso, podendo, se não for tomada alguma providência, vir a ocorrerem acidentes”, alertou.

 

De acordo com Edivalder, a medida visa a diminuição da velocidade dos veículos e proporcionar maior segurança às pessoas que necessitam atravessar o cruzamento. “A travessia elevada com a faixa para pedestres seguramente fará com que os carros parem e obedeçam o trânsito dos pedestres”, ressaltou.

 

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗭𝗜𝗭𝗜 𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔 𝗡𝗢𝗠𝗘 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗔 𝗨𝗕𝗦 𝗗𝗢 𝗖𝗛𝗔𝗧𝗔̃𝗢

Através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, o vereador Zizi apontou a necessidade de denominar a Unidade Básica de Saúde do povoado de Vila Barroso (Chatão) com o nome “José Alberto de Rezende Ferreira”. Na proposição, ele anexou o currículo do homenageado para confecção de projeto de lei específico.
“Precisamos homenagear o saudoso e ilustre agropecuarista José Alberto de Rezende Ferreira, pois além de ter sido bastante conhecido, prestou relevantes serviços comunitários àquela localidade durante os seus anos de vida”, justificou.
Segundo Zizi, José Alberto se destacou, dentre outros feitos em prol da comunidade, no transporte em veículo próprio de pessoas que necessitavam de atendimento médico, tendo sido bastante estimado por todos, sendo assim justa a homenagem póstuma pretendida.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗠𝗔𝗜́𝗭𝗔 𝗣𝗘𝗗𝗘 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗜𝗡𝗙𝗘𝗖𝗧𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗡𝗢 𝗖𝗧𝗔

A vereadora Maíza Signorelli teve requerimento aprovado na reunião do dia 25 solicitando ao prefeito Bruno Augusto informação se há médico infectologista atendendo no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).

Maíza disse que vem sendo questionada a respeito, e que os vereadores necessitam dessa informação para que possam responder aos representados com absoluta segurança.

“O atendimento de um infectologista no CTA é de vital importância,”, frisou a vereadora.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗥𝗔𝗣𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗖𝗢𝗡𝗦𝗘𝗥𝗧𝗢 𝗗𝗘 𝗩𝗘𝗜́𝗖𝗨𝗟𝗢𝗦

O vereador Rapinha apontou a necessidade de se determinar que os veículos do pátio da Prefeitura, e todos os outros veículos de uso do poder público municipal, como os da área da saúde, que necessitem de reparo, que sejam consertados. A indicação foi aprovada na reunião de 25 de abril.

Rapinha justificou que muitos veículos de propriedade da Prefeitura estão necessitando urgentemente de reparos, para que possam servir às suas finalidades em benefício da população frutalense.

“Por isso, esperamos que o Executivo Municipal determine esta providência o mais rápido possível, para que esses veículos como: caminhões, ônibus, patrola, retroescavadeira, trator, ambulância e outros, fiquem à disposição dos setores a que pertencem em perfeitas condições de uso.”, ressalta o vereador.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗭𝗜𝗭𝗜 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗥𝗘𝗖𝗔𝗣𝗘𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗗𝗘 𝗧𝗥𝗘𝗖𝗛𝗢 𝗗𝗔 𝗥𝗨𝗔 𝗣𝗟𝗔𝗡𝗨𝗥𝗔

O vereador Zizi cobrou, por meio de indicação ao prefeito Bruno Augusto, o recapeamento de trecho da Rua Planura, entre a Rua 21 de abril e a Av. Euvaldo Lodi. 

Para o vereador, é necessário que seja promovido o recapeamento ao longo desse trecho apontado, pois os moradores, motoristas e transeuntes têm reclamado incessantemente dos buracos ali existentes.

“As falhas e buracos no asfalto têm trazido inúmeros transtornos e riscos de acidentes a todos.”, ressalta Zizi.

A indicação foi aprovada na reunião do dia 25.

Ações do documento