Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Jhonathan Lavador pleiteia instalação de equipamentos redutores de ar nas tubulações de água da Copasa

por Assessoria de Comunicação última modificação 15/12/2021 17h27

A necessidade de regulamentar por decreto e também fiscalizar a Copasa sobre a instalação de equipamentos que eliminam o ar das tubulações no sistema de água do município. Essa foi umas das indicações apresentadas pelo vereador Jhonathan Lavador nesta semana.

A lei já existe desde 2017 e tem o objetivo de garantir ao consumidor (residencial ou comercial) que a concessionária dos serviços de abastecimento instale equipamentos que podem eliminar o ar da tubulação e tenha a real aferição do consumo de água através do hidrômetro.

Segundo ele, quando há desligamento ou interrupção, ao retornar o reabastecimento, ocorre muita pressão proveniente de ar comprimido para que a água consiga chegar ao sistema de distribuição e isso faz com que os hidrômetros registrem o consumo como se fosse água.

Os redutores são dispositivos que eliminam o ar da tubulação e devem ser colocados antes do hidrômetro para impedir que o ar seja calculado e acrescentado à conta mensal do consumidor. Conforme estudos, esse ar pode representar cerca de 40% na contagem dos metros cúbicos, gerando grandes prejuízos aos consumidores.