Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Zizi dá Moção de Aplauso para consciência ecológica e criatividade de estudante

O vereador José Adão da Silva, destacou na noite desta segunda-feira (4/12), durante reunião da Câmara Municipal, que foi uma grande satisfação agraciar Isabella Carolina Ribeiro de Assis, aluna do 5º Ano da Escola Municipal Antônio Prado, com uma Moção de Aplauso.

Mostrando consciência ecológica e criatividade, a aluna venceu um concurso cultural, promovido pela prefeitura municipal, para a escolha do nome do novo parque natural de Frutal. O resultado do concurso, entre os alunos do 5º ano de todas as escolas da rede municipal de ensino, aconteceu no início do mês passado.

Isabella criou o nome Ecoparque Paraíso Verde, que foi o escolhido pela comissão julgadora do concurso. “Atualmente, enfrentamos graves problemas de desequilíbrios no nosso meio ambiente. Então, acredito que devemos valorizar muito as crianças que pensam um futuro melhor. Com sua criatividade, ela relacionou a fauna e flora da nossa cidade a um paraíso. Isso é fantástico”, ressaltou Zizi.

Isabella disse que achou muito legal e emocionante receber uma Moção de Aplauso. “Eu amo a natureza e o verde. Para mim o espaço (o novo parque natural de Frutal) é um verdadeiro paraíso verde. Lá no parque pode morar vários animais, como borboletas e pássaros. Eu vejo isso como um paraíso”, considerou a brilhante aluna da Escola Municipal Antônio Prado.

Cerrado no meio da cidade

O Ecoparque Paraíso Verde é um pedaço de cerrado no meio da zona urbana de Frutal. O local fica na Rua Walter José Luiz Garrafinha, nº 215, bairro Jardim do Bosque.

Jornalista Alex Freitas pede duas lombadas na Rua Silviano Brandão

Na sessão do dia 27, foi aprovada uma indicação do vereador Alex Freitas que pede ao prefeito e ao Departamento de Trânsito que sejam implantadas duas lombadas (também conhecidas como “quebra-molas”) na Rua Silviano Brandão (Bairro Princesa Isabel), no final da Avenida Brasília.

Conforme explica, nesse trecho – de cerca de 600 a 700 metros – foi feito recapeamento no ano de 2021, contudo, representa sérios riscos para os moradores devido a alta velocidade praticada por motoristas, gerando riscos de acidentes com moradores, principalmente com crianças;

Alex Freitas observa que não existe a viabilidade da instalação de semáforos ou lombadas eletrônicas naquela rua, já que a Prefeitura de Frutal não adquiriu nenhum novo equipamento para organização do trânsito da cidade.

Diante disso, ele entende que a solução mais urgente seria a construção de, pelo menos, duas lombadas para que se possa evitar futuros acidentes na rua. “Os moradores do local nos fizeram esse pedido e também já procuraram a Ouvidoria da Prefeitura por diversas vezes relatando essa necessidade, entretanto, não obtiveram nenhuma resposta por parte do Governo Municipal”, lamenta.

Vereador Zizi pede construção de travessia elevada na Avenida Euvaldo Lodi com Rua Minas Gerais

A construção de uma travessia elevada com faixa de pedestre na Avenida Euvaldo Lodi com Rua Minas Gerais. Esta foi uma indicação de autoria do vereador Zizi aprovada na reunião ordinária da Câmara no dia 27.

Ele destaca a importância da travessia com faixa de pedestre para dar acesso ao Mercado Mouro e outros estabelecimentos comerciais da redondeza. Zizi comenta que existe um grande fluxo de pedestres no local e que, se não for tomada nenhuma providência, pode ocorrer acidentes. “A travessia elevada com a faixa para pedestres fará com que os carros parem e obedeçam o trânsito dos pedestres”, adverte.

Vereador Rapinha pede construção de travessia elevada na Rua Silviano Brandão

A instalação de uma travessia elevada com faixa de pedestre na Rua Silviano Brandão, entre a Rua 14, bem como de resolver o problema de invasão de águas pluviais nas residências. Esta foi uma indicação apresentada pelo vereador Rapinha aprovada na sessão do dia 27.

Ele justifica a colocação da travessia elevada com faixa de pedestres para que os carros parem e obedeçam o trânsito de pedestres. Conforme acrescenta, também é necessário que seja resolvida a questão de invasão de água das chuvas nas casas, que tem gerado muitos transtornos aos moradores das residências na Rua Silviano Brandão, como a perda de móveis, eletrodomésticos e outros pertences.

Redução da Contribuição da Iluminação Pública é solicitada por vereador Alex Freitas

Na reunião da Câmara, ocorrida no dia 27, foi aprovado um requerimento do vereador Alex Freitas que solicita informações a respeito da redução da Contribuição da Iluminação Pública (CIP), conhecida como “taxa de iluminação pública”.

De acordo com o vereador, no ano de 2021, durante o lançamento do programa “Frutal Iluminada + Segura”, o prefeito Bruno Augusto anunciou que teria uma redução de, pelo menos, 50% nesta tarifa paga pela população; entretanto, até o momento não foi concretizado pelo Governo Municipal.

Alex ressalta que os consumidores de energia elétrica de Frutal têm reclamado a cada dia mais da cobrança da taxa de iluminação púbica que, por muitas vezes, apresenta um alto valor em suas contas de consumo.

“O próprio prefeito afirmou que estava em estudo a possibilidade de se reduzir os valores da CIP. Desta forma, solicitamos à Prefeitura que envie à Câmara, um projeto de lei propiciando esse benefício à população, reduzindo a tarifa”, conclui.

Indicação de Rapinha pede solução para problema de invasão de água das chuvas no Hospital Frei Gabriel

O vereador Rapinha foi autor de uma indicação ao prefeito e Secretaria de Saúde solicitando que sejam tomadas medidas com a finalidade de resolver a situação da água que invade o Hospital Frei Gabriel, arrumar a sala de Raio X e outros onde existem goteiras.

Ele salienta que é preciso que o setor competente tome providências urgentes visto que se iniciou o período chuvoso. “Essas medidas são imprescindíveis para o conforto dos pacientes, médicos, funcionários e demais pessoas e para a preservação do interior daquele espaço público”, argumenta.

Vereadora Gislene Maria quer providências quanto a sinalização em caso de estragos em ruas da cidade

A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Gislene Maria da Silva direcionada ao prefeito e Secretária de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos que versa sobre estragos em ruas e asfaltos decorrentes de temporais.

Ela pede que seja determino à Defesa Civil e ao responsável pelo pátio, Ildo Braz (Garrucha) que, nestes casos, o departamento faça imediatamente a colocação de cones e cavaletes, sinalizando para a população e principalmente para que os motoristas fiquem alertas, evitando acidentes ou estragos em veículos ou outros mais graves.

Gislene Maria observa que, com os constantes temporais que têm assolado a cidade, ocorrem alagamentos que causam estragos diversos nas ruas e asfalto, trazendo transtornos, entre eles veículos sendo danificados ou furando pneus por não ter sido colocada uma sinalização de alerta adequada e imediata nos logradouros.

A vereadora adverte que é preciso que o departamento competente da Prefeitura atue imediatamente colocando cones e cavaletes onde for preciso, para que a população e os motoristas não sejam pegos de surpresa.

Vereador Jhonathan solicita recape da Rua Raul Soares

O Legislativo aprovou uma indicação do vereador Jhonathan que solicita que seja incluído no serviço de recapeamento de Frutal a Rua Raul Soares, entre a Rua Machado de Assis e Rua José do Patrocínio.

Ele salienta a importância de atender a este trecho visto que considera como “lastimável” o estado em que se encontra a rua e que tem gerado muitas reclamações dos moradores.

Instalação de semáforo com temporizador é solicitado por vereador Zizi

Através de indicação, o vereador Zizi solicitou a instalação de semáforos com temporizador digital para pedestres e motoristas em todos os cruzamentos da cidade onde já existe o equipamento.

Ele explica que o semáforo com temporizador oferece mais segurança no trânsito, tendo em vista que alertam os pedestres e os motoristas sobre o tempo que ainda resta para o sinal ficar vermelho.

“Os temporizadores ajudam a evitar acidentes, pois a informação do tempo que ainda resta para a ultrapassagem pode evitar engavetamentos multas e acidentes. Sem essa noção, o condutor opta por frear, muitas vezes, bruscamente, o que pode causar colisões. Esse equipamento visa proporcionar maior segurança aos pedestres, em especial idosos, mães com filhos pequenos e deficientes físicos”, alega.

Jornalista Alex Freitas reivindica recursos para construção de sala de quimioterapia na futura unidade do Hospital Hélio Angotti em Frutal

O vereador Alex Freitas elaborou uma representação direcionada ao deputado federal Samuel Viana, solicitando a viabilização junto ao Governo Federal e Ministério da Saúde, de recursos na ordem de R$ 750.000,00, como uma das três cotas necessárias para a implantação da sala de quimioterapia da unidade do Hospital Hélio Angotti na em Frutal.

Desta forma, ficaria possibilitado o tratamento do câncer no Município, o que iria facilitar a vida de pacientes e familiares, que são obrigados a se deslocar para a cidade de Uberaba em busca desse tratamento complexo.

O jornalista Alex observa que o Hospital Hélio Angotti, com sede em Uberaba e atuação em todo Triângulo Mineiro, está se preparando para um grande salto de qualidade no atendimento oncológico em Minas Gerais.

Com a aquisição de novos equipamentos como um PET-SCAN e uma Ressonância Magnética, além do início de operação do Programa de “Telessaúde” do Hospital, Frutal contará com um centro de excelência no combate ao câncer em Minas Gerais.

Segundo ele, está projetado para 2023 que o Hospital possa expandir sua presença também na saúde mental e no monitoramento digital de pacientes oncológicos em outras regiões, além do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

“O Hospital está dando prioridade ainda para o CENPRE MULHER (Centro de Prevenção do Câncer da Mulher) criado há cerca de seis anos e, agora, vai ganhar novos investimentos além de prevenção, diagnóstico e tratamento. Portanto, seria de grande importância a implantação da sala de quimioterapia da Unidade do Hospital Hélio Angotti de Frutal”, finaliza.

Juliene Sabino sugere aplicação de “botox” a pacientes com sequelas de AVC sob prescrição médica

Em indicação aprovada na reunião do dia 27, a vereadora Juliene Sabino solicitou a aplicação de toxina botulínica (botox) a pacientes com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) que tiverem essa indicação médica.

Conforme ela esclarece, uma das sequelas do AVC é a perda da força associada a espasticidade. A aplicação do “botox” em pacientes com espasticidade após AVC é uma abordagem terapêutica eficaz, uma vez que acarreta o relaxamento da musculatura e facilita a execução das atividades funcionais assim como a prática da fisioterapia.

“O tratamento da toxina botulínica ajuda nas mudanças das sequelas do AVC isquêmico, melhorando a região onde ocorreu a sequela, o que pode ocasionar a mudança no aspecto físico do paciente, tratando também a auto estima destas pessoas”, conclui.

Rapinha cobra solução urgente para problemas dos bairros Flamboyant e Parque das Acácias

Foi aprovada, na reunião do dia 27, uma indicação do vereador Rapinha que pede à Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos que se resolva com urgência a situação lastimável em que se encontram as ruas dos bairros Flamboyant e Parque das Acácias, com muita lama, bueiros estragados, esgoto a céu aberto, asfalto soltando, buracos e muito mato.

Segundo ele, os moradores têm enfrentado essa situação lamentável nas ruas daqueles bairros, necessitando que o setor competente da Prefeitura providencie os serviços que forem necessários para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Requerimento da vereadora Gislene Maria pede levantamento das dívidas da prefeitura com fornecedores e empresas

Foi aprovado um requerimento de autoria da vereadora Gislene Maria da Silva que pede ao prefeito que seja encaminhado um levantamento completo das dívidas que a Prefeitura tem para com fornecedores e empresas, informando ainda, o motivo destas não serem pagas dentro do prazo.

Gislene comenta que tem conhecimento de que a Prefeitura está inadimplente com muitos fornecedores e empresas. “Como a Câmara tem aprovado constantemente abertura de créditos por excesso da arrecadação, gostaríamos de saber com segurança a respeito dessas dívidas e o motivo destas não serem pagas pela Prefeitura”, justifica.

Recapeamento das ruas em vários locais da cidade é reivindicado por vereador Jarbinhas através de indicação

Realizar o serviço de recapeamento das ruas em vários pontos da cidade foi uma indicação feita pelo vereador Jarbinhas, aprovada na sessão ordinária da Câmara, no dia 27.

Na mesma indicação, ele solicitou a poda preventiva de árvores nas calçadas, evitando quedas em razão de temporais, bem como de efetuar a poda e conservação da limpeza dos canteiros centrais das avenidas que estão com o mato muito alto e que tem provocado acidentes por falta de visibilidade da via.

Jarbinhas declara que esses serviços são indispensáveis para a cidade. “O recapeamento, a poda preventiva e a limpeza dos canteiros são uma necessidade, pois, além de melhorar o aspecto visual, também vão evitar acidentes”, salienta.

Em requerimento, vereadora Irma pede informações sobre números atualizados de dengue em Frutal

A vereadora Irma Rezende Rocha fez um requerimento ao prefeito e Secretaria de Saúde solicitando informações sobre o desenvolvimento das ações e dos números atualizados dos casos de dengue e chikungunya em Frutal.

Ela questiona quantos foram os casos de dengue registrados no mês de novembro de 2023 e como tem sido feito o monitoramento dos criadouros do Aedes aegypti nas casas fechadas sem moradores.

A professora Irma indaga ainda sobre o que tem sido feito em relação aos veículos abandonados a céu aberto que se transformam em sucatas e acumulam lixo e água parada que são vetores de transmissão de doenças com a dengue.

Por fim, ela quer saber sobre a estrutura da equipe de combate à dengue, descrevendo número de agentes que combatem as endemias, veículos e equipamentos públicos disponíveis, como pulverizadores e outros necessários.

A vereadora comenta que o Ministério da Saúde alerta para uma onda de dengue no país nos últimos meses. Com a chegada do verão, quando as chuvas aumentam em boa parte do país, é o momento mais adequado para reforçar os cuidados com a doença.

Conforme destaca a vereadora Irma Rezende Rocha o avanço dos casos de dengue assusta e gera em toda população a sensação de vulnerabilidade da sua saúde. “Sabemos que esta evolução tem relação direta com a falta de ações do próprio cidadão, mas não se pode atribuir somente a ele a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Cabe ao Município, através de ações eficazes, campanhas de esclarecimento e, principalmente, um enfrentamento rápido da situação para garantir que o problema não se alastre”, arremata.

Aprovada indicação do vereador Jhonathan que solicita recapeamento de toda a extensão da Rua 13 de Maio

Por unanimidade, na sessão do dia 27, foi aprovada uma indicação do vereador Jhonathan Lavador que pede o recapeamento da Rua 13 de Maio em toda a sua extensão.

De acordo com ele, essa medida vai sanar os problemas de empoçamento e de dirigibilidade que existem naquele local, pois há muitos buracos, fazendo com que os moradores, motoristas e pedestres reclamem incessantemente pelos transtornos e riscos de acidentes a todos.

Vereador Edivalder questiona sobre serviço de limpeza em canteiros centrais e poda de árvores na cidade

Na reunião da Câmara, no dia 27, o vereador Edivalder Cheiroso fez um requerimento em que pede informações sobre o serviço de limpeza que está sendo efetuada nas ruas da cidade e se estar sendo priorizada também a poda do mato dos canteiros centrais das avenidas Goiás e Rio de Janeiro (no Bairro Ipê Amarelo).

Ele pede a atenção da Prefeitura para atender esses canteiros centrais porque o mato está bastante alto e atrapalha a visão dos motoristas, causando risco de acidente, o que já ocorreu recentemente.

Instalação de posto policial na MG 255é solicitada por vereador Zizi

A Câmara aprovou, em sua sessão ordinária do dia 27, uma representação de autoria do vereador Zizi destinada ao comandante da Polícia Rodoviária Estadual, coronel Willians de Cerqueira Leite Martins, solicitando a instalação de um posto policial no km 8 da MG 255, próximo à BR 153.

Ele justifica que o local é um ponto de referência onde já existe um radar eletrônico de controle de velocidade e o posto policial seria essencial para fortalecer a segurança naquele entroncamento.

Zizi comenta que o posto seria essencial para fortalecer a segurança no local, visando a realização de blitz policial contra o tráfico de drogas, embriaguez ao volante e a contenção de fugas de criminosos, entre outros crimes, impedindo a ocorrência de ilegalidades, além de atuar na prevenção de acidentes.

Instalação de posto policial na MG 255é solicitada por vereador Zizi

A Câmara aprovou, em sua sessão ordinária do dia 27, uma representação de autoria do vereador Zizi destinada ao comandante da Polícia Rodoviária Estadual, coronel Willians de Cerqueira Leite Martins, solicitando a instalação de um posto policial no km 8 da MG 255, próximo à BR 153.

Ele justifica que o local é um ponto de referência onde já existe um radar eletrônico de controle de velocidade e o posto policial seria essencial para fortalecer a segurança naquele entroncamento.

Zizi comenta que o posto seria essencial para fortalecer a segurança no local, visando a realização de blitz policial contra o tráfico de drogas, embriaguez ao volante e a contenção de fugas de criminosos, entre outros crimes, impedindo a ocorrência de ilegalidades, além de atuar na prevenção de acidentes.

Vereadores buscam informações sobre pagamentos dos perueiros de Frutal

Por unanimidade, foi aprovado na reunião do dia 27, um requerimento assinado por sete vereadores direcionado ao prefeito e ao secretário da pasta de Finanças e Planejamento, Marcos Vinícius de Oliveira Freitas.

Eles solicitam informações sobre o recebimento dos perueiros referente ao mês de outubro (que é pago até o dia 15 de novembro) e quantos quilômetros cada um rodou individualmente. Também pedem a cópia da folha de pagamento destes profissionais.

Os autores explicam que precisam ter conhecimento sobre o assunto já que a fiscalização faz parte da função de um vereador, o que será de grande contribuição uma vez que poderão prestar essas informações às pessoas que os questionam.

Assinaram o requerimento os vereadores Juninho do Sindicato, jornalista Alex Freitas, Jarbinhas Despachante, Irma Rezende Rocha, Rapinha, Gislene Maria da Silva e Lucivaine “Vaininha”.

Atletas do Handebol são homenageados com moção de aplauso pela Câmara de Frutal

Equipes de handebol sub-21 e sub-16 de Frutal foram homenageados com moção de aplauso na reunião ordinária da Câmara Municipal de segunda-feira (27), através de indicação de autoria da vereadora Lucivaine “Vaininha”. Devido ao bom desempenho destes atletas, o município é um dos destaques nacionais da modalidade esportiva. 

A autora salientou que a turma do handebol vem se destacando e trazendo muitos títulos para Frutal. “Eles merecem nosso apoio e nós vamos continuar nessa luta. Eu acompanhei um treino e fiquei encantada com a disciplina que o Weverson tem com os alunos. Hoje podemos ver que o handebol frutalense nunca teve tanta visibilidade como agora e também é referência não só na região, mas em vários cantos de Minas”, relatou.

No uso da tribuna, o técnico Weverson Souza disse que não esperava conquistar todos os títulos como já aconteceu até o momento. “Graças ao apoio que temos em nosso trabalho, temos uma história cheia de batalhas e glórias. Agradecemos a todos os vereadores, em especial a ‘Vaininha’ que fez total diferença na vida de nossos atletas”, finalizou.

Capitão Ronaldo Bernardo, da PMMG, é agraciado com título de “Cidadão Honorário de Frutal”

Através de iniciativa do presidente da Câmara, Juninho do Sindicato, foi entregue um título de cidadão honorário frutalense ao capitão Ronaldo Bernardo da Silva, um dos oficiais do 69° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, em sessão realizada na segunda-feira (27).

Ao entregar o diploma, o autor do projeto Juninho fez a leitura do currículo do capitão e destacou sua alegria por homenagear uma pessoa que prestou relevantes serviços na área da segurança pública do município.

“Ele sempre trabalhou de forma significativa para o crescimento da cidade e evitando o crime com muito compromisso e dedicação ao seu dever. Sua liderança e coragem são exemplos para nós”, declarou.

O homenageado fez diversos agradecimentos pela honraria recebida, em especial a Deus, ao comandante e seus colegas da Polícia Militar, membros do Lions Clube “Luiz Alberto do Carmo” (do qual também faz parte), bem como à Câmara, ao vereador Juninho do Sindicato e a toda sua família.

“Além do nervosismo e ansiedade, tenho um sentimento de gratidão porque esse é o reconhecimento de um serviço prestado. Temos um compromisso com a segurança pública e acredito que o meu trabalho contribuiu um pouco com o desenvolvimento da cidade”, finalizou.

Jarbinhas quer instituir campanha “check up geral Novembro Azul”

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação do vereador Jarbinhas que sugere que seja instituída uma campanha “check up geral Novembro Azul” com realização de mutirão de consultas com urologista e disponibilizar à população exames preventivos de câncer de próstata.

Ele observa que já existe a lei 6.213, criada em 2015, que institui em Frutal a campanha de prevenção ao câncer de próstata denominada mundialmente de Novembro Azul, a ser realizada no mês de novembro de cada ano, com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção primária e secundária desta doença.

De acordo com o vereador, mesmo com a globalização e atual conjuntura da era moderna, percebe-se haver ainda um preconceito por parte dos homens em relação às ações preventivas do câncer de próstata.

Ele acrescenta que é de fundamental importância a ampla divulgação dos métodos preventivos e de exames clínicos, sendo necessária a realização de um mutirão no mês de novembro.

“É preciso divulgar e conscientizar os homens a fazerem o exame de próstata, para diminuirmos ainda mais alguns preconceitos antigos e retrógrados e minimizarmos o surgimento do câncer de próstata. Atender a este pedido muito contribuirá para o bem-estar da sociedade e dos homens de Frutal”, argumenta.

Rapinha quer pode de mato e limpeza nos canteiros centrais das avenidas da cidade.

O vereador Rapinha foi autor de uma indicação em que solicita a poda do mato e que seja feita a limpeza nos canteiros centrais das avenidas da cidade, como as avenidas Rio de Janeiro, Brasília e Goiás e outras existentes nos bairros.

Segundo ele, os canteiros centrais das avenidas estão, de uma maneira geral, bastante sujos, com mato e lixo. “Devemos primar pelo zelo dos logradouros, deixando-os mais bonitos e com um visual mais agradável, fazendo com que os munícipes fiquem satisfeitos com a destinação de seus impostos”, diz.

Arcebispo Metropolitano de Uberaba é agraciado com o título de “Cidadão Honorário de Frutal”

O arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, fez uma visita às dependências da Câmara Municipal na sexta-feira (17). Na oportunidade, foi entregue a ele um título de Cidadania Honorária de Frutal, de autoria da vereadora Maíza Signorelli Nunes. “Fico orgulhosa em ter tido a oportunidade de apresentar esse título ao Dom Paulo que é uma pessoa maravilhosa e de tão grande sabedoria.

É uma honraria a uma pessoa que presta serviços de relevância para nossa comunidade. Sempre atende a todos com muito carinho e temos a honra de tê-lo como arcebispo de nossa cidade”, destacou a parlamentar.

Dom Paulo agradeceu ao gesto da vereadora Maíza e toda a Câmara pelo título oferecido. “É muito significativo porque é o reconhecimento daquilo que a gente vem realizando. São 13 anos na Arquidiocese de Uberaba e estou sempre presente em Frutal para cerimonias e visitas pastorais.

Além de engrandecer a gente, cria uma responsabilidade maior por se tornar filho da cidade e passa a ter um compromisso maior com o desenvolvimento do município.

É essa missão do bispo: estar a serviço do povo, principalmente nesse momento de crise pela falta de paz no mundo. A nossa palavra precisa provocar nas pessoas essa capacidade da paz. E o título me responsabiliza muito mais nisso”, finaliza.

Ações do documento