Notícias
Vereador Jarbinhas solicita substituição e manutenção de pacas de trânsito em Frutal para garantir segurança e organização
O vereador Jarbinhas fez uma indicação pedindo que sejam promovidas a substituição, manutenção e instalação de placas de trânsito em Frutal. Ele pede a substituição de placas danificadas ou apagadas, realizando a troca de sinalizações deterioradas que dificultam a orientação dos motoristas e pedestres.
Na indicação, o autor solicita ainda a reinstalação de placas derrubadas, recuperando as que foram retiradas ou caíram, principalmente em pontos críticos de tráfego; instalação de novas sinalizações, identificando locais que atualmente carecem de sinalização adequada e implementando placas de trânsito, para garantir a organização e segurança viária.
Jarbinhas comenta que a sinalização viária é essencial para o trânsito seguro e organizado. Em diversas vias de Frutal, muitas placas encontram-se em condições inadequadas, estando derrubadas, apagadas ou ausentes.
“Essa situação aumenta os riscos de acidentes, prejudica a fluidez do tráfego e compromete a segurança de motoristas e pedestres, especialmente em áreas de grande fluxo, como cruzamentos, proximidades de escolas e hospitais. Esta medida demonstrará o compromisso da Administração Pública com a segurança e bem-estar da população, promovendo um trânsito mais organizado e seguro para todos”, finaliza.
Fernando da Quineira requisita travessia elevada na Rua Dom Bosco
A implantação de uma travessia elevada na Rua Dom Bosco, em frente a ONG “Abraço Azul” foi uma indicação feita pelo vereador Fernando da Quineira aprovada na sessão ordinária do dia 2.
Conforme destaca, esta providência visa prevenir acidentes, servindo para ajudar os transeuntes e, principalmente, idosos e deficientes, que têm dificuldades de atravessar a referida rua, em horários de grande fluxo de veículos.
“A travessia elevada faz com que os carros parem e obedeçam ao trânsito dos pedestres e, desta forma, contribui para a prevenção de acidentes, dando maior segurança às pessoas”, justifica.
Indicação da vereadora Juliene pede denominação do Cras da Vila Esperança com nome de “Yasmim Martins”
Na sessão ordinária do dia 2, foi aprovada uma indicação de autoria da vereadora Juliene Sabino que pede para que seja denominado o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Esperança com o nome de “Yasmim Martins Videira” que cursava o 3º período de Direito na Uemg Frutal e faleceu em 2021.
A vereadora explica que o Cras visa garantir o acesso aos direitos sociais das famílias e indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade social ou risco e pede que seja prestada essa homenagem a Yasmim por se tratar de pessoa estimada pela comunidade.
Gislene Maria faz entrega de título de honra ao mérito para designer que realizou projeto durante “Outubro Rosa”
A vereadora Gislene Maria da Silva fez a entrega de um título de honra ao mérito, na reunião do dia 25, para Elaine Aparecida Machado Silva que é designer de sobrancelha e que fez um grande trabalho durante a campanha “Outubro Rosa” realizando a reconstituição da auréola do seio de mulheres acometidas por câncer.
“É uma profissional que faz um trabalho de imenso valor. Temos que reconhecer essa campanha que tem tocado a vida de muitas mulheres e que não só ajudou na estética, mas também na recuperação da autoestima e no renascimento interior destas pessoas vítima de câncer. Sua missão nos inspira”, frisou.
Na tribuna, Elaine falou sobre o projeto que também contou com a ajuda de outros profissionais e empresários e que teve resultados acima do esperado. “Fico imensamente feliz e comovida com esta ação social, pois foi um sucesso e fez a diferença na vida das pessoas. Espero que possamos conseguir repeti-la todos os anos”, conclui.
Pastor recebe título de cidadão honorário em projeto de autoria do vereador Alexandre Braz
O vereador Alexandre Braz foi autor de projeto que concedeu título de cidadão honorário para o pastor da igreja “Família Apostólica Celestial”, Cleiton Antônio de Souza, cuja entrega do diploma se deu na reunião do dia 25.
Alexandre destacou o currículo do homenageado e salientou que fez a entrega deste título com muita honra por todo o trabalho que o pastor prestou e vem prestando para a comunidade de Frutal.
O pastor Cleiton expôs um pouco de seu trabalho, sendo um deles a evangelização de detentos de Frutal todas as terças-feiras. “Nossa missão não é só o discurso; é ação; é social; é levar o Evangelho a todos porque entendemos que igreja não é uma instituição; é o povo”, finalizou.
Vereadora Irma entrega títulos a dois professores da UEMG Frutal
Por iniciativa da vereadora Irma Rezende Rocha, dois professores da UEMG/ Frutal receberam título de cidadãos honorários concedido pela Câmara, na sessão ordinária do dia 25. Foram eles os professores Marcos Vinícius Bohrer Monteiro e Fernando Melo da Silva.
Ao falar sobre Marcos Vinícius, a vereadora destacou a trajetória do professor no projeto “Plantando sorrisos” que é focado na conservação da natureza, preservação ambiental, assim como no setor da educação. “É um reconhecimento às suas ações solidárias. Obrigada por plantar sorrisos e esperança”, destacou.
A respeito do professor Fernando, a vereadora Irma também salientou que, desde que chegou a Frutal, ele tem feito muitas ações voltadas para o desenvolvimento local e com projetos que mostram comprometimento com a sociedade.
Marcos Vinícius falou sobre a sua trajetória desde que se mudou para Frutal, em 2021, e que resolveu atuar e se envolver em causas sociais. “Aqui o projeto encontrou terreno fértil para crescer. Cuidar da natureza é cuidar um dos outros e cada árvore é o símbolo de renascimento”, discursou.
Na tribuna, Fernando Melo falou sobre sua gratidão à vereadora Irma e toda a Câmara pelo reconhecimento de seu trabalho. “Esse reconhecimento é muito importante. Por isso, vou tentar fazer o melhor para Frutal”, declarou.
Concurso Público da Câmara Municipal
O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior, Presidente da Câmara Municipal de Frutal, torna público o Edital de abertura de inscrições do Concurso Público para contratação em caráter efetivo para os cargos de CONTADOR, MOTORISTA, OFICIAL ADMINISTRATIVO, OFICIAL DE RECURSOS HUMANOS, OFICIAL TÉCNICO LEGISLATIVO E TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO.
Todos os cargos estão em regime de contratação pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Frutal - MG e Regime Previdenciário – Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
O certame será aplicado pela Alpha Concursos Públicos no dia 2 de fevereiro de 2025. As inscrições serão abertas nesta quinta-feira, 12.
Rapinha cobra agendamento com mais rapidez a pedidos de exames e cirurgia de pacientes
O vereador Rapinha fez uma indicação ao Executivo e Secretaria Municipal de Saúde (aprovada na reunião do dia 25) solicitando para agendar com mais rapidez os pedidos de exames e cirurgias de pacientes que precisam efetuar esses procedimentos em Uberaba.
“Isso não depende de Frutal, mas algo precisa ser feito, pois há relatos de pacientes esperando na fila há mais de anos, prejudicando a saúde e trazendo grande incômodo aos munícipes que precisam dos serviços da saúde pública”, declarou.
Requerimento de Rapinha pede obra no Cemitério de Frutal
O vereador Rapinha fez um requerimento – que foi aprovado na sessão do dia 25 – pedindo informações ao Executivo sobre a realização de obra atrás dos muros do Cemitério Municipal.
Conforme observa, o cemitério é o local destinado ao sepultamento dos entes queridos, por isso, ele destaca que é preciso preservá-lo em respeito a memória daquelas pessoas que partiram e dos familiares.
“Queremos evitar mais danos. É preciso canalizar com manilhas atrás do córrego abaixo do Jardim das Esmeraldas. É obrigação do Poder Público e do Legislativo zelar pela sua organização, sempre com o objetivo de atender as justas reinvindicações da comunidade”, conclui.
Vereador Alex Freitas pede a deputado André Janones recursos para a ONG “Abraço Azul” de Frutal
Foi aprovada uma representação de autoria do vereador Alex Freitas destinada ao deputado federal André Janones solicitando empenho junto ao Governo Federal na viabilização de recursos para a ONG “Abraço Azul” que uma entidade sem fins lucrativos voltada para apoio, diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ONG nasceu através de iniciativa dos próprios pais de crianças e adolescentes autistas. No início, o grupo atuava no apoio as famílias, realizando eventos, encontros e palestras, conscientizando sobre o TEA.
Porém, com o tempo, a entidade foi crescendo e agora está prestes a inaugurar a sua própria sede, no bairro Ipê Amarelo, ao lado da Creche Pequeninos de Jesus. O espaço (onde já funcionou a Casa Lar do Município) foi cedido pelo Poder Judiciário de Frutal e está sendo reformado e ampliado.
De acordo com Alex, a ONG “Abraço Azul” necessita de recursos para iniciar seu funcionamento na nova sede, assim como existe também a necessidade da aquisição de equipamentos e instrumentos voltados para o tratamento do TEA.
Com o funcionamento da instituição, que vai atuar no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Frutal) também será beneficiada, sendo que essa entidade já atende mais de 400 usuários, e vive atualmente situação de alta demanda.
Rapinha sugere homenagear “Joaquim Albano” com nome de ponte na região da Água Amarela
Denominar “Joaquim Francisco Ribeiro” (conhecido por Joaquim Albano) a ponte da região da Água Amarela. Esta foi uma indicação do vereador Rapinha aprovada na reunião do dia 25.
Ele comenta que Joaquim Albano foi um cidadão de destaque, que era muito estimado pela comunidade frutalense e teve uma vida digna e plenamente dedicada ao trabalho, fazendo por merecer a homenagem póstuma pretendida.
Vereadora Juliene cobra adicional de insalubridade para profissionais da área da saúde
A vereadora Juliene Sabino foi autora de uma indicação em que solicita à Administração Municipal que seja concedido um adicional de insalubridade de 20% para os psicólogos, advogados, assistentes sociais e demais profissionais da área da Saúde que trabalham na área da violência contra a mulher.
O adicional de insalubridade é um direito constitucional que assegura aos trabalhadores uma compensação pelos riscos a que estes se submetem em suas funções a condições gravosas a sua saúde.
“O Executivo é que detém a competência privativa da iniciativa da matéria em questão. Por ser uma solicitação de natureza administrativa, é necessário que ele se manifeste encaminhando o competente projeto de lei, para que possa ser votado pela Câmara”, argumenta.
Maíza quer concessão de cesta básica aos usuários do CTA
A vereadora Maíza Signorelli teve uma indicação aprovada em que pede à Secretaria de Assistência Social e Prefeitura que volte a conceder uma cesta básica aos usuários do CTA (Centro de Testagem Anônima), havendo uma triagem mais humanizada para o recebimento do benefício.
Maíza comenta que o benefício foi passado para os CRAS, mas se trata de um público mais diferenciado, considerando que ingerem grande quantidade de medicamentos que muitas vezes não encontram na rede pública e a cesta básica faz uma grande diferença para eles. “Esperamos que os usuários do CTA voltem a receber a sua cesta básica”, destacou.
Alex Freitas faz reivindicação de recursos financeiros para a Apae de Frutal
A Câmara de Frutal aprovou uma representação do vereador Alex Freitas que pede o empenho e atuação do deputado federal Samuel Viana, junto ao Governo Federal, ou através de emenda parlamentar, para a viabilização de recursos financeiros em favor da Apae de Frutal.
A Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Frutal atende atualmente mais de 400 alunos excepcionais e atua também na assistência para atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A instituição recebe ainda usuários de outras cidades da região. A cada ano, o custo para o funcionamento e manutenção da entidade tem aumentado de forma considerável e, com isso, o órgão tem enfrentado dificuldades financeiras no seu dia a dia.
“Como a Apae de Frutal é uma entidade importante e primordial em nossa cidade, solicitamos recursos junto ao Governo Federal, para contribuir com a continuidade dessas atividades, fundamentais para as pessoas excepcionais, autistas e seus familiares”, justifica.
Zizi quer criação de consórcio intermunicipal na área da saúde
A criação de um consórcio intermunicipal na área da saúde, entre o Hospital Frei Gabriel e os municípios da microrregião de Frutal que utilizam o hospital foi uma indicação do vereador Zizi aprovada na reunião do dia 18.
O consórcio intermunicipal na área da saúde é uma associação entre municípios e visa a realização de atividades conjuntas referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações.
Conforme explica, atualmente, o único gasto que esses municípios têm é com o deslocamento dos pacientes. No entanto, a realidade é que o hospital necessita de mais investimentos para melhorar o seu atendimento, entre outras demandas. “A ideia é que, a partir da criação do consórcio, cada município que utiliza o hospital repasse mensalmente para o Hospital Frei Gabriel em torno de R$ 50 mil”, esclarece.
Rapinha pede construção de creche, escola ou UBS para bairros de Frutal ao deputado Arnaldo Silva
Na sessão ordinária do dia 18, o vereador Rapinha fez uma representação ao deputado Arnaldo Silva solicitando a liberação de recursos para a construção de uma creche ou escola ou UBS, próximo aos bairros Francisco Moron, Frutal II e Frutal III.
De acordo com ele, a creche beneficiará os filhos das mulheres carentes que trabalham fora, não têm onde deixar ou não têm condições financeiras de contratarem babás para cuidar das crianças.
Rapinha destaca que a escola é ansiosamente aguardada pelos moradores daqueles bairros periféricos, pois assim terão um estabelecimento escolar perto de suas residências para deixarem seus filhos.
“Os residentes destes bairros também não podem ficar sem contar com um atendimento médico adequado, já que, às vezes, é difícil se locomover, em caso de emergência”, acrescenta.
Maíza cobra melhor acessibilidade ao prédio da Prefeitura
Por unanimidade, foi aprovada uma indicação da vereadora Maíza Signorelli que solicita uma melhor acessibilidade ao prédio da Prefeitura, com a instalação de elevador e rampas.
Ela comenta que muitas pessoas portadoras de deficiência física passam por situações constrangedoras por não conseguirem adentrar às instalações do piso superior da Prefeitura, devido a falta de acessibilidade.
Diante disso, Maíza acredita que é preciso instalar rampas ou elevador para facilitar o acesso ao piso superior no prédio do Paço Municipal, principalmente aos portadores de deficiência física.
“A instalação de um elevador ou de rampas garantirá o acesso adequado dos deficientes físicos, que também são cidadãos, ao gabinete do prefeito, bem como das pessoas idosas, que têm dificuldade em subir as escadarias”, ressalta.
Legislativo aprova indicação de Jarbinhas que pede recapeamento da ponte próxima a Copasa
Na sessão ordinária do dia 18, o vereador Jarbinhas apresentou uma indicação solicitando à Administração que seja feito um recapeamento da ponte localizada na Rua João Euclides de Souza, atrás da Copasa.
Ele destaca a importância da ponte por oferecer um acesso estratégico para a população de Frutal, já que é um ponto de passagem essencial para o tráfego de veículos e pedestres.
Porém, Jarbinhas enfatiza que se encontra em condições precárias que comprometem a segurança e a fluidez do trânsito. Essa situação tem gerado transtornos para os moradores e usuários que dependem diariamente dessa via.
“Pedimos que sejam tomadas medidas urgentes para garantir um recapeamento adequado, com atenção à durabilidade e à qualidade do serviço, de forma a assegurar a segurança e o bem-estar da comunidade. Essa melhoria não só irá beneficiar os moradores da região, como também reforçará a infraestrutura urbana de Frutal, valorizando os acessos e fomentando o desenvolvimento local”, finaliza.
Em representação, Alex Freitas pede construção de unidade do Cemei para Frutal ao deputado Reginaldo Lopes
Por unanimidade, foi aprovada uma representação do vereador Alex Freitas destinada ao deputado federal Reginaldo Lopes, solicitando os seus esforços junto ao Ministério da Educação do Governo Federal, e também através do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – para a viabilização de recursos financeiros necessários à construção de uma unidade de um Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil), que recebe crianças de zero a 5 anos e 11 meses, no Município de Frutal.
Alex enfatiza que, atualmente, uma das maiores demandas de Frutal é a falta de vagas nas creches da cidade, já que há mais de uma década, não foi implantada nenhuma nova unidade educacional desse segmento.
“A construção de uma nova unidade de um Cemei em Frutal se faz necessária, principalmente para famílias de renda menor, onde os pais necessitam trabalhar e precisam da creche para acomodar os seus filhos com segurança e tranquilidade”, disse.
Segundo Alex Freitas, a Prefeitura de Frutal possui, em vários bairros da cidade, áreas suficientes para a implantação de um novo Cemei, facilitando essa conquista para o Município.
Indicação de Zizi pede denominação de logradouro público
O Legislativo aprovou, na sessão do dia 18, uma indicação do vereador Zizi que pede ao Executivo para denominar um logradouro público com o nome de “Ademir de Castro Menezes”, falecido em 2021.
Zizi conta que Ademir veio para Frutal em 1975 e trabalhou no Banco do Brasil por 45 anos. Segundo ele, trata-se de um cidadão que muito contribuiu para o Município, pois prestou relevantes serviços à comunidade durante os seus anos de vida e se destacou dentro da sociedade, tendo sido bastante estimado por todos.
Representação de Rapinha a deputada federal e senador solicita recursos para Hospital Frei Gabriel
O vereador Rapinha fez uma representação à deputada federal Ana Paula Leão e ao senador Cleitinho solicitando liberação de recursos para o Hospital Frei Gabriel e envio de uma ambulância UTI para a área da saúde.
À deputada, Rapinha pediu ainda recursos para o asfaltamento das ruas do Jardim Brasil e ao senador para as ruas do Residencial Plaza. “A liberação desses recursos para o Município é extremamente importante, porque permitirá resolver esses problemas que afetam diretamente a nossa população”, justifica.
Vereador Naurão reivindica troca de equipamento de ginástica ao ar livre da Praça José Maluf
Providenciar a troca de alguns equipamentos de ginástica danificados, bem como reparo e manutenção nos demais, na academia ao ar livre localizada na Praça José Maluf. Esta foi uma indicação de autoria do vereador Naurão aprovada na reunião do dia 18.
Ele enfatiza que a troca de alguns equipamentos de ginástica e a reforma e manutenção adequada nos demais aparelhos da academia é essencial para que estes sirvam a sua finalidade, que é proporcionar, através da prática de atividade física, saúde e qualidade de vida para os idosos e a comunidade em geral. Naurão comenta ainda que alguns aparelhos se encontram danificados, podendo até causar acidentes.
Edivalder Cheiroso quer pintura da sinalização em rodovias de Frutal
O vereador Edivalder Cheiroso foi autor de uma representação destinada à direção da 25ª Unidade Regional do DER/MG, em Uberaba solicitando que seja feita a pintura da sinalização na rodovia LMG-733, que liga Frutal a Pirajuba, bem como no trecho da rodovia que liga Frutal ao povoado de Vila Barroso.
Segundo o vereador, a rodovia que liga Frutal a Pirajuba, devido a grande produção agrícola, é bastante movimentada aumentando o risco de acidentes por não contar com sinalização adequada.
“Também é imprescindível sinalizar o trecho da rodovia que liga Frutal ao povoado de Vila Barroso, considerando que essa rodovia tem grande importância para o escoamento dos produtos agropecuários. Além disso, passam os ônibus (escolares e de trabalhadores) e outros motoristas. Esse intenso movimento sempre exigiu maiores cuidados, sendo assim, é extremamente importante esta providência”, justifica.
Indicação da vereadora Maíza solicita levantamento sobre acessibilidade em escolas da rede municipal
Na sessão ordinária do dia 18, foi aprovada uma indicação da vereadora Maíza Signorelli que requer a realização de um levantamento em todas as escolas da rede municipal de ensino.
O objetivo é ter o real conhecimento da situação destas instituições em relação à acessibilidade. A proposta é que futuramente se possa cobrar recursos provenientes de emendas dos deputados estaduais e federais, para a adaptação desses estabelecimentos visando melhorar a acessibilidade a todos, sem exceção.
Conforme ela observa, a acessibilidade é um direito garantido a todos os cidadãos e deve ser promovida em todos os espaços públicos, incluindo as escolas da rede municipal de ensino, para garantir que todos possam acessar e usufruir plenamente das atividades e eventos escolares, sem barreiras físicas.
“Além de promover a inclusão social, a melhoria da acessibilidade tornará as nossas escolas espaços mais democráticos e acessíveis a todos. É uma medida que demonstra o compromisso do Município com a igualdade de oportunidades e o respeito aos direitos de todos os cidadãos”, destaca.
Vereador Jarbinhas reivindica instalação de torre de telefonia nas proximidades da UEMG
Na reunião do dia 18, foi aprovada uma indicação do vereador Jarbinhas que pede que sejam envidados esforços do Executivo junto as operadoras de telefonia para a instalação de uma torre de telefonia móvel nas proximidades da Unidade Frutal da UEMG.
De acordo com ele, são constantes as reclamações dos estudantes da UEMG e moradores dos arredores sobre a baixa qualidade do sinal de telefonia móvel e internet na região. Por isso, é preciso que seja instalada uma torre de comunicação nas proximidades da universidade.
Essa iniciativa visa atender a crescente demanda da região, que tem se expandido significativamente nos últimos anos, tanto em termos residenciais quanto educacionais, e garantir que estudantes e moradores tenham acesso a serviços essenciais de telefonia e internet, fundamentais para a comunicação, estudos e trabalho remoto.
“A melhoria na conectividade será de extrema importância para fomentar o desenvolvimento da área, acompanhar o crescimento populacional e atender às necessidades da comunidade local. Solicitamos ainda um estudo técnico para identificar o local mais adequado para a instalação, de forma a atender o maior número possível de pessoas de maneira eficiente”, enfatiza.
Ações do documento