Você está aqui: Página Inicial / Agendamentos de viagens para tratamentos fora do domicílio são motivos de questionamento pela vereadora Gislene Maria

por Assessoria de Comunicação última modificação 05/09/2023 13h29

A Câmara aprovou um requerimento de autoria da vereadora Gislene Maria da Silva que pede ao prefeito e à secretária da saúde, Patrícia Xavier Silva Barbosa, informações sobre o setor de agendamentos de viagens de TFD (Tratamento Fora do Domicílio).

Ela indaga qual a logística realizada para o agendamento do transporte e qual o motivo de eles serem realizados em espaços físicos diferentes (na Secretaria de Saúde e setor de ambulâncias).

Também questiona a quantidade de veículos em funcionamento, quantos deles são locados ou próprios e se, em caso de rescisão contratual com a empresa dos veículos locados, existe frota própria suficiente para manter o serviço.

Gislene ainda quer saber se existe um cadastro dos pacientes constando dados pessoais e como é feita a verificação diária dos agendamentos pelos dois setores (Secretaria da Saúde e setor de ambulância.

De acordo com a vereadora Gislene, diariamente, pacientes reclamam que agendam o transporte e que ocorrem erros por não acontecer no mesmo dia das consultas e exames, resultando em transtornos a estas pessoas.

Ela relata que os motoristas saem geralmente por volta das 4 horas da manhã para buscar os pacientes e quando chegam no local são informados que a consulta e os exames não estão agendados na data informada.

Esse erro gera um custo financeiro para o Município, e problemas para os pacientes que perdem a consulta pela falta de comunicação dos setores, uma vez que o agendamento é realizado na Secretaria de Saúde, não sendo repassada a informação para o setor de ambulâncias.

Ocorre ainda de não constar o nome do paciente na lista que é fornecida para o motorista que realiza o transporte. “São muitos os transtornos que poderiam ser evitados se houvesse organização na dinâmica dos agendamentos”, lamenta.