Você está aqui: Página Inicial / Alexandre Braz quer programa de educação física para estudantes com deficiência e necessidades especais

por Assessoria de Comunicação última modificação 13/06/2023 14h00

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Alexandre Braz direcionada ao prefeito Bruno Augusto e secretário da Educação, Marco Antônio Gaioso de Queiroz solicitando que seja instituído um programa municipal de educação física inclusiva na rede municipal de ensino em Frutal para estudantes com deficiência e necessidades especiais.

Ele – que já havia feito essa indicação no ano passado – destaca que o pedido tem por objetivo uma melhor adequação e atualização ao tema proposto. Segundo Alexandre, o programa de Educação Física Inclusiva pode ser explicado como “educação física para todos”, a qual tem como objetivo garantir o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo não só de estudantes com deficiência, mas todos os alunos.

O vereador explica que o desenvolvimento desse novo paradigma pressupõe a eliminação de barreiras, independentemente do estado físico ou psíquico do aluno. “Por mais acentuada que seja sua limitação motora, um aluno especial pode conseguir com a educação física, uma parcial ou completa adaptação às suas limitações”, declara.

“Estimular a inclusão de crianças e jovens na escola tem se tornando uma pauta bastante discutida no cenário educacional e a educação física inclusiva tem muito a acrescentar nesse quesito, por ser uma disciplina em que os alunos desenvolvem determinadas habilidades, inclusive motoras”, conclui.