Você está aqui: Página Inicial / Câmara aprova representação da vereadora Irma que pede projeto de extensão na UEMG

Câmara aprova representação da vereadora Irma que pede projeto de extensão na UEMG

por Assessoria de Comunicação última modificação 30/06/2023 09h32

A Câmara aprovou uma representação da vereadora Irma Rezende Rocha destinada ao pró-reitor de extensão da UEMG, solicitando uma atenção especial para o Programa de Ciências Ambientais, indicando esse projeto de extensão, pós-graduação de 4 anos, na unidade de Frutal.

 Ela esclarece que, na UEMG, a extensão universitária é um conjunto de processos educativos, culturais ou científicos, muitas vezes interdisciplinares, que, articulados ao ensino e à pesquisa, produzem conhecimento por meio de ações dirigidas a estudantes, professores, e à comunidade em geral.

 A extensão é responsável por estreitar a distância entre universidade e comunidade fazendo com que esta última possa participar da vida acadêmica. Também a própria vida acadêmica passa a nutrir-se dos materiais de que dispõe a comunidade que a acolhe.

 A vereadora explica que cabe à equipe do programa fomentar, acompanhar, avaliar, articular, divulgar e coordenar as ações de extensão nas unidades acadêmicas da UEMG, garantindo as identidades regionais e, ao mesmo tempo, promovendo a sua integração.

 “Como somos cientes dos problemas ambientais do município e microrregião, consideramos que um projeto de extensão de Ciência Ambiental é urgente, pois precisamos de pessoas mais preparadas para cuidarem do meio ambiente”, afirma.

 De acordo com Irma Rezende Rocha, esses projetos de extensão de Ciência Ambiental visam o monitoramento ambiental para o levantamento dos aspectos ecológicos, geográficos e hídricos, promovendo a compreensão e ampliação dos conhecimentos sobre a biodiversidade, os ecossistemas e a ação das atividades antrópicas sobre os recursos naturais; além de contribuir para tomada de decisões sobre o uso racional, manejo e conservação dos recursos naturais.

 A vereadora acrescenta que os estudos desenvolvidos em Tecnologia, Ambiente e Sociedade contribuirão para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que minimizem os impactos gerados pela ação antrópica no meio ambiente, a partir do desenvolvimento de métodos e materiais para o controle ambiental e produção sustentável.

 Também será trabalhada a reutilização de resíduos agroindustriais, químicos e minerais, ênfase na bioenergia, produção de alimentos e educação ambiental; objetivando o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade.

error while rendering plone.comments
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo