Você está aqui: Página Inicial / Câmara aprova representação da vereadora Irma que pede projeto de extensão na UEMG

por Assessoria de Comunicação última modificação 30/06/2023 09h32

A Câmara aprovou uma representação da vereadora Irma Rezende Rocha destinada ao pró-reitor de extensão da UEMG, solicitando uma atenção especial para o Programa de Ciências Ambientais, indicando esse projeto de extensão, pós-graduação de 4 anos, na unidade de Frutal.

Ela esclarece que, na UEMG, a extensão universitária é um conjunto de processos educativos, culturais ou científicos, muitas vezes interdisciplinares, que, articulados ao ensino e à pesquisa, produzem conhecimento por meio de ações dirigidas a estudantes, professores, e à comunidade em geral.

A extensão é responsável por estreitar a distância entre universidade e comunidade fazendo com que esta última possa participar da vida acadêmica. Também a própria vida acadêmica passa a nutrir-se dos materiais de que dispõe a comunidade que a acolhe.

A vereadora explica que cabe à equipe do programa fomentar, acompanhar, avaliar, articular, divulgar e coordenar as ações de extensão nas unidades acadêmicas da UEMG, garantindo as identidades regionais e, ao mesmo tempo, promovendo a sua integração.

“Como somos cientes dos problemas ambientais do município e microrregião, consideramos que um projeto de extensão de Ciência Ambiental é urgente, pois precisamos de pessoas mais preparadas para cuidarem do meio ambiente”, afirma.

De acordo com Irma Rezende Rocha, esses projetos de extensão de Ciência Ambiental visam o monitoramento ambiental para o levantamento dos aspectos ecológicos, geográficos e hídricos, promovendo a compreensão e ampliação dos conhecimentos sobre a biodiversidade, os ecossistemas e a ação das atividades antrópicas sobre os recursos naturais; além de contribuir para tomada de decisões sobre o uso racional, manejo e conservação dos recursos naturais.

A vereadora acrescenta que os estudos desenvolvidos em Tecnologia, Ambiente e Sociedade contribuirão para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que minimizem os impactos gerados pela ação antrópica no meio ambiente, a partir do desenvolvimento de métodos e materiais para o controle ambiental e produção sustentável.

Também será trabalhada a reutilização de resíduos agroindustriais, químicos e minerais, ênfase na bioenergia, produção de alimentos e educação ambiental; objetivando o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade.