Você está aqui: Página Inicial / Criado por meio de projeto das vereadoras Irma e Vaininha o “Março Lilás” de prevenção ao câncer de colo de útero

por Assessoria de Comunicação última modificação 23/05/2023 15h46

Preocupadas com as doenças como o câncer de colo de útero e colorretal, as vereadoras Irma Rezende Rocha e Lucivaine “Vaininha” elaboraram um projeto de lei que institui o “Março Lilás” voltado para esta questão.

O projeto visa sensibilizar a população quanto a importância da prevenção primária e secundária do câncer de colo de útero e colorretal, tendo como símbolo da campanha um laço na cor lilás.

A campanha a ser desenvolvida no âmbito do SUS deverá ter organização e participação voluntária de médicos, profissionais de saúde e população interessada, incentivando-se a instalação de iluminação lilás na parte externa dos prédios públicos, entre outras ações de relevância.

Com a aprovação do projeto por unanimidade, a campanha passa a integrar o calendário oficial de datas e eventos do município de Frutal.

As autoras enfatizaram a importância da prevenção que faz a diferença no tratamento contra esses dois tipos agressivos de câncer. Todos os vereadores e o presidente Juninho do Sindicato aplaudiram a iniciativa e manifestaram total apoio à causa.