Você está aqui: Página Inicial / Ensino de música na rede municipal é reivindicado pela vereadora Irma Rezende

Ensino de música na rede municipal é reivindicado pela vereadora Irma Rezende

por Assessoria de Comunicação última modificação 30/03/2023 16h08

Por meio de indicação, a vereador Irma Rezende requisitou à Administração e Secretaria da Educação, que analise a possibilidade de instituir aulas de música na rede municipal de ensino, como atividades complementares.

Para isso, devem ser observadas algumas condições como espaço apropriado, sem prejuízo das demais atividades regulares da escola e elaboração de programa específico que integre o projeto pedagógico da escola.

Ela comenta que o ensino de música proporciona o desenvolvimento de habilidades, além de melhorar a saúde mental, coordenação motora, aumento da sensibilidade e contribui para melhorar as capacidades de concentração e memorização. Desta maneira, a criança tem maior capacidade de registrar e identificar os diferentes sons à sua volta.

Segundo a vereadora, a musicalização, desde a infância, traz grandes benefícios ao ser humano, em todos os aspectos, especialmente o cognitivo, contribuindo para formação integral do indivíduo, já que ela aflora os sentidos da expressão e criatividade.

Irma Rezende também observa que uma lei sancionada em 2008 determina que a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica Brasileira, e que todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir seu ensino em suas grades curriculares.

“O objetivo não é a formação de músicos, mas sim ‘desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos’. Atribui-se também a este ensino a promoção do interesse e da apreciação musical. O ensino da música na escola é essencial e o estabelecimento deve ter sempre como meta a educação de qualidade. Portanto, pensar numa educação de qualidade, é pensar no cumprimento da lei que regulamenta esta discussão que envolve um bem maior, que é o direito da criança em ter aulas de música na escola”, sintetiza.