Você está aqui: Página Inicial / Grupo de vereadores questiona sobre destinação de recursos exclusivos para a cultura

por Assessoria de Comunicação última modificação 30/06/2023 10h18

Seis vereadores elaboraram um requerimento ao prefeito Bruno Augusto solicitando informações e cópias de documentos oficiais com respeito aos recursos para a cultura recebidos do Estado, fundos específicos e outras fontes que foram utilizados pelo município no ano de 2022 até o momento.

Eles questionam sobre os valores das verbas específicas que não puderam ser remanejadas para outras áreas, como a educação.

Também requisitaram parecer do Setor de Licitação e da Procuradoria do Município de Frutal que delimita e especifica a escolha, os valores e tipo de contratação de shows para eventos no Município e corroborem com a afirmação do Executivo sobre o uso específico para este fim, para as contratações ocorridas desde o ano de 2022 até a presente data.

Outro questionamento do grupo é quanto aos critérios para escolhas de shows e duplas para eventos na zona rural, sobre como é feita a comunicação formal entre contratados e contratantes, tanto para publicitação quanto para convocação ao assinar contrato de evento.

Os autores relatam que, muitas vezes, os cidadãos frutalenses cobram os vereadores por não pedirem uso dos recursos em áreas essenciais e sobre a opção do Poder Executivo por altos gastos de recursos em shows.

Os vereadores questionam ainda a razão de escolha de alguns shows mais caros em comparação a outros de valores mais equilibrados, enquanto existem setores públicos necessitando de melhorias em serviços, salários de servidores desatualizados ou sem receber ticket alimentação.

Para justificar esses casos, o prefeito tem afirmado informalmente em veículos de comunicação de que tais verbas são exclusivas para esta finalidade, sendo que a partir destas informações e, na posse de documentos, os vereadores poderão informar melhor os cidadãos de modo geral e os servidores quanto as queixas apresentadas.

Assinaram o requerimento os vereadores jornalista Alex Freitas, Gislene Maria, Jarbinhas Despachante, Lucivaine “Vaininha”, Irma Rezende Rocha e Juninho do Sindicato.