Você está aqui: Página Inicial / Indicação da vereadora Irma pede instalação de playgrounds para atender crianças com mobilidade reduzida

por Assessoria de Comunicação última modificação 29/03/2023 14h50

A vereadora Irma Rezende foi autora de um requerimento ao prefeito e secretário de Planejamento e Obras, solicitando informações sobre os playgrounds infantis a serem instalados em Frutal, povoados e distrito que atenda a lei da acessibilidade para crianças com mobilidade reduzida ou deficiência.

Ela comenta que a inclusão social é uma exigência de várias leis (federais, estaduais e municipais) e tem por objetivo a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção da integração à vida comunitária.

“Brincar é fundamental na vida dos pequenos. Desenvolve a imaginação, diverte, atiça a curiosidade, entre outros benefícios. Brincar ao ar livre traz ainda mais vantagens, como o contato com a luz solar e a possibilidade de realização de atividades físicas, e não é diferente para as crianças com mobilidade reduzida ou deficiência, daí a importância dos parquinhos acessíveis”, acrescenta.

A autora ressalta ainda que a Constituição de 1988 torna obrigatória adaptações em parques de diversões (público ou privado) e muitos municípios já atenderam essa determinação oferecendo esse direito às crianças com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Isso é muito importante para atender a lei de acessibilidade e também de inclusão social. Assim, essas crianças terão um parquinho que vai além de um local para lazer”, justifica.