Você está aqui: Página Inicial / Indicação de Edivalder pede cadastro do município no Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

por Assessoria de Comunicação última modificação 13/06/2023 14h08

Foi aprovada uma indicação do vereador Edivalder Cheiroso que pediu ao prefeito e Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão, o cadastramento do município de Frutal no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e no Programa Segundo Tempo (PST), do Governo Federal.

Criado em 2003, o PELC está de volta para promover atividades físicas, vida saudável e convivência social para todas as idades, além da formação de gestores e lideranças comunitárias, visando desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades de esporte recreativo e de lazer da população.

O PELC, na sua essência, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas com deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos.

Os núcleos de esporte e lazer são implementados através da celebração de convênios ou termos de cooperação entre o ME, municípios, Distrito Federal e entidades públicas estaduais e federais.

Já o Programa Segundo Tempo tem o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

“Considerando a grande importância dos programas de esporte, solicitamos ao Executivo que, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão, sejam tomadas as providências para a inclusão de Frutal nesses projetos”, arremata.