Notícias
Jhonathan pede poda de árvore como medida de prevenção no período chuvoso
Em uma indicação aprovada no dia 18, o vereador Jhonathan Lavador solicitou que sejam efetuadas podas preventivas das árvores localizadas nas escolas e demais prédios públicos, com urgência.
Conforme ele adverte, com a chegada do período chuvoso, pode haver a ocorrência de tempestades com ventos fortes. “Isso traz perigo de que galhos ou pedaços grandes de árvores caiam sobre pessoas ou veículos, devendo o setor competente da Prefeitura atuar preventivamente para a segurança de todos”, sugere.
Gislene Maria faz requerimento solicitando informações sobre pavimentação das ruas do Jardim Brasil
Na reunião da Câmara do dia 18, foi aprovado um requerimento da vereadora Gislene Maria da Silva direcionado ao prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, solicitando informações sobre a pavimentação das ruas do Jardim Brasil.
Ela questiona o motivo da pavimentação não ter sido concluída, uma vez foram publicadas em redes sociais diversas visitas do prefeito a Brasília com o intuito de buscar recursos e garantir a pavimentação do Jardim Brasil.
Gislene também comentou que, nas redes sociais, o prefeito teria dito que tem travado uma luta contra a burocracia, por isso, ela indaga quais são esses entraves que impedem a finalização da pavimentação.
Outra observação feita pela vereadora é que, através de atuação do deputado estadual Arnaldo Silva em parceira com a Câmara de Frutal, teria sido aprovada a liberação de recursos no valor de R$ 1,5 milhão pelo senador Rodrigo Pacheco.
Gislene pede ao Poder Executivo que seja feita uma reunião com moradores do Jardim Brasil para esclarecer as dúvidas sobre o resultado da última visita realizada pelo prefeito em Brasília, no dia 5 de setembro, para sanar pendências sobre os recursos que vão garantir a pavimentação das ruas daquele bairro.
“Somos cobrados diariamente pela população a respeito dessa pavimentação e temos o dever, enquanto agentes políticos, de prestarmos esclarecimentos à população, em especial aos moradores do Jardim Brasil”, finaliza.
Prefeito Bruno Augusto faz uso da tribuna livre da Câmara
Para discorrer sobre diversos assuntos, o prefeito Bruno Augusto fez uso da tribuna livre da Câmara de Frutal, na reunião do dia 18 de setembro. Na oportunidade, ele abordou, principalmente, a questão do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que todos os municípios do país vêm enfrentando.
Segundo ele, devido a uma queda no repasse pelo Governo Federal, muitas prefeituras estão tendo dificuldades de cumprir com a folha de pagamento dos servidores públicos. Para buscar uma solução ao problema de queda dos recursos, estima-se que, nos dias 3 e 4 de outubro, prefeitos de 4.000 municípios deverão se dirigir a Brasília.
“Os prefeitos fazem seus planejamentos do orçamento, as despesas continuam, mas a receita não chega. Os municípios realmente está no ‘sufoco’. Em algumas cidades, os prefeitos não estão nem pagando os servidores. O recurso que vem do Fundeb não cobre nem a folha de pagamento. Muitas coisas que são de responsabilidade dos governos estadual e federal é o município que está assumindo”, relatou.
Bruno respondeu a diversos questionamentos dos vereadores e os conclamou a participar com o Executivo na luta por mais recursos. “Precisamos da ajuda dos vereadores para buscarem emendas parlamentares”, concluiu.
Aproveitando a presença do prefeito Bruno Augusto na tribuna, o presidente da Câmara, Juninho do Sindicato fez uma série de questionamentos a respeito de diversos assuntos de interesse do município.
Um deles foi com relação a uma patrola adquirida pela Administração no início do ano e que não estava sendo utilizada nos últimos meses para atender as necessidades dos produtores rurais.
O prefeito Bruno informou que o maquinário foi quitado no dia 12 deste mês sendo que parte do pagamento foi conseguido por meio de emenda e outra com recursos próprios da Administração.
Vereador Rapinha presta homenagem para cabeleireiros voluntários do Asilo Pio XII
Na reunião da Câmara de segunda-feira (18), o vereador Rapinha entregou duas moções de aplausos para cabeleireiros Henrique Del Vale e Dayvidson Santos Cavalcanti que realizaram um trabalho filantrópico aos idoso do Asilo Pio XII.
Recentemente, os dois homenageados fizeram corte de cabelo no Asilo de forma gratuita. “São atitudes assim que nos deixam muito felizes. Muito obrigado a vocês e aos vereadores que aprovaram a moção”, resumiu Rapinha.
Ao fazer uso da palavra, o homenageado Dayvidson agradeceu ao reconhecimento feito pela Câmara. “Foi um projeto de corte de cabelo aos idosos do Asilo, algo tão simples, mas que nos emocionou muito pela alegria que aquelas pessoas demonstraram”, concluiu.
Pilotos de motocross recebem moção de aplauso por representarem Frutal em competições da categoria
Mais de 10 pilotos de motocross receberam moções de aplauso na reunião da Câmara na noite de segunda (18). A iniciativa partiu do vereador Alexandre Braz que parabenizou a equipe pela realização de um evento em Frutal nos dias 10 e 11 de julho deste ano.
Alexandre conta que o evento marca o retorno dessa modalidade esportiva em Frutal, uma vez que as atividades estavam paralisadas há mais de cinco anos. Ele comenta ainda que o evento reuniu diversos pilotos do país, incluindo um campeão brasileiro de motocross.
O vereador relatou ainda que a realização do campeonato foi possível graças ao apoio de inúmeras pessoas e Administração Municipal, que prepararam a pista e também de uma equipe da saúde que compareceu ao evento, ficando a disposição dos competidores.
“Foi um evento família e que marca o retorno do motocross em Frutal. Agradeço aos vereadores que votaram a favor da moção de aplauso e aos motociclistas que representam a nossa cidade”, declarou.
Em nome da equipe de motociclistas, fez uso da tribuna livre, a jovem Jordany Fernandes Andreta. Ela informou que, durante o evento, foram arrecadados cerca de R$ 12 mil que serão destinados para a Casa de Apoio de Uberaba.
“Fico feliz em poder fazer essa contribuição e por estar representando a cidade e a classe feminina. Também agradeço a todos vereadores por aprovarem essa homenagem aos motociclistas de Frutal”, conclui.
Motoristas do setor de ambulância são homenageados pela Câmara de Frutal
Motoristas do setor de ambulância de Frutal foram agraciados com moções de aplauso na sessão ordinária da Câmara, no dia 18, através de iniciativa do vereador Rapinha que foi aprovada por seus colegas.
Rapinha salienta que é um reconhecimento ao trabalho desses motoristas de ambulâncias que se arriscam todos os dias realizando viagens em estradas perigosas. “Eles estão sempre à disposição da população e não têm hora para trabalhar. Por isso, são merecedores e são heróis”, declarou.
Representando a classe dos motoristas, fez uso da palavra, Nélio Braga Batista que agradeceu a Deus pela oportunidade do trabalho e aos vereadores pela homenagem prestada. “Atendemos as necessidades de todos os que necessitam e reafirmo aqui nosso compromisso para servir e proteger o nosso cidadão”, finalizou.
Zizi reivindica farmacêutico para atender UBS de Vila Barroso
O vereador Zizi apresentou uma indicação solicitando a contratação de um profissional farmacêutico para atuar na UBS do povoado de Vila Barroso, objetivando que as pessoas possam retirar os seus medicamentos na farmácia municipal naquela comunidade, sem ter que se deslocar quase 40 km até Frutal.
Ele comenta que, com o novo Conselho Municipal da Saúde, as UBSs, não só a da Vila Barroso não podem disponibilizar medicamentos sem o controle de um farmacêutico. Zizi destaca ainda que é preciso que a farmácia esteja bem abastecida para suprir a necessidade e dar assistência ao vilarejo.
“Sem a atuação desse profissional, a população fica desamparada, tendo de vir até a sede do Município, distante quase 40 km de terra. Muitas vezes a pessoa necessita de um remédio e fica sem ter como conseguir”, declara.
Vereadores Juninho e Jarbinhas requisitam informações sobre arrecadação do IPVA 2023 à Administração Municipal
Por unanimidade, foi aprovado, na reunião ordinária da Câmara do dia 18, um requerimento assinado em conjunto pelos vereadores Juninho do Sindicato e Jarbinhas Despachante.
Eles pedem informações ao prefeito Bruno Augusto sobre o valor exato repassado pela Secretaria da Fazenda de Minas Gerais com relação a arrecadação do IPVA 2023 pela Prefeitura de Frutal, entre o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de agosto de 2023.
Os autores solicitam ainda o envio de um relatório (com os devidos documentos comprobatórios) explicitando em que o dinheiro foi aplicado. Juninho e Jarbinhas enfatizam a importância destas informações para que possam responder com segurança às pessoas que os questionam.
Vereador Jhonathan reivindica obstáculo redutor de velocidade na Rua Alexandre Rodrigues Borges
Por unanimidade, foi aprovada, na reunião do dia 18, uma indicação do vereador Jhonathan Lavador que reivindica a instalação de um obstáculo redutor de velocidade, dentro das normas estabelecidas pela legislação e trânsito e com a devida sinalização de alerta, na Rua Alexandre Rodrigues Borges, no meio do quarteirão.
Ele justifica o pedido lembrando que é para proteção à integridade física dos motoristas e pedestres e um melhor ordenamento do trânsito.
Jhonathan salienta que é indispensável que o obstáculo tenha a devida pintura refletiva e placas de alerta para que os motoristas fiquem de sobreaviso e que sirva para diminuir a velocidade dos veículos, sem riscos de danos e acidentes.
Vereador Edivalder sugere parceria da Prefeitura para possibilitar melhoria nos parquinhos da cidade
O vereador Edivalder Cheiroso foi autor de uma indicação em que solicita à Prefeitura que analise a possibilidade de efetuar parcerias para promover melhorias nos parquinhos existentes na cidade, como a troca de areia, reparos e pintura nos brinquedos, proporcionando locais bem cuidados, para que as crianças possam brincar e desfrutar deste lazer saudável.
Ele observa que está se aproximando o Dia da Criança, por isso, faz essa sugestão ao Executivo, para que sejam procurados parceiros que se disponham adotar parquinhos, objetivando a promoção de melhorias naqueles locais.
“Temos ciência que a Prefeitura está passando por dificuldades financeiras e, diante disso, não está sendo feita licitação para a compra de areia. Esta seria uma saída para proporcionar locais mais seguros onde as crianças possam brincar e se divertir ao ar livre. Nesses espaços, elas podem desenvolver as suas habilidades motoras e sociais, além de promover a interação com outras crianças”, justifica.
Tõe da Veia quer construção de ponte de ferro em estrada da Cutrale para suportar maquinários
A Câmara aprovou uma indicação do vereador Tõe da Veia que pede a construção de uma ponte de ferro na estrada municipal localizada na entrada da Cutrale Santa Rita, no local denominado “Ponte dos Mangues”, que dá acesso às regiões de Boa Vista e Córrego Alegre.
Ele explica que é uma ponte de seis metros de largura, que precisa ser feita de ferro, pois no local transitam diversos veículos e maquinários como colhedeiras, carretas pesadas (quando há colheita de soja) e, periodicamente, caminhões de leite e de gado.
Vereadora Gislene Maria pede informações sobre o recapeamento de ruas em Frutal
A vereadora Gislene Maria da Silva fez um requerimento ao prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, solicitando informações sobre o motivo que ainda não foram iniciadas as obras de recapeamento em vários logradouros do Município.
Segundo ela, foram publicadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura e do prefeito, diversas visitas a Brasília para a viabilização da documentação necessária a fim de iniciar o recapeamento. Por isso, a vereadora questiona se as documentações já foram providenciadas.
Gislene informa ainda que, no dia 20 de julho, o prefeito publicou em suas redes sociais, uma visita que ele teria realizado em Brasília afirmando que estava faltando uma declaração do Tribunal de Contas de Minas Gerais.
No vídeo, o prefeito garantia que essa declaração seria providenciada no máximo até o dia 29 de julho. “Gislene questiona se a declaração foi providenciada e, caso não foi, qual seria o motivo.
Gislene comenta ainda que, no dia 5 de setembro, o prefeito realizou outra visita na sede nacional da Caixa Econômica Federal em Brasília para sanar as pendências dos recursos para o recapeamento.
Porém, de acordo com ela, até o momento, não foi publicada nenhuma prestação de contas nas redes oficiais da Prefeitura ou do prefeito referente à liberação desses e de outros recursos para Frutal.
A vereadora destaca que, no dia 7 de julho, foi aprovado um projeto pela Câmara que se tornou a lei número 6.592 autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, no valor de até R$ 20 milhões, para destinar ao recapeamento de vários logradouros no Município.
“Já se passou mais de um ano da publicação da lei e, até o momento, não foram iniciadas as referidas obras de recapeamento. Diante da situação precária em que se encontram as ruas de Frutal, com muitos buracos e crateras é que fazemos estes questionamentos”, justifica.
Vereador Jarbinhas quer criação de “Arquivo Processo Histórico Municipal”
O vereador Jarbinhas Despachante foi autor de uma indicação em que ele pede ao Poder Público que seja criado um “Arquivo Processo Histórico Municipal” com uma exposição itinerante nas escolas públicas, particulares e outros locais.
Ele esclarece que o “Arquivo Histórico” seria responsável pela guarda, preservação, divulgação e estudo dos documentos considerados de valor histórico produzidos ou adquiridos pela Administração Pública de Frutal.
“Preservando, tratando e proporcionando o acesso aos documentos históricos, bem como outras fontes sobre a história do Município, aos estudantes, pesquisadores e aos cidadãos, seria uma oportunidade a todos de buscar informações referentes aos fatos e acontecimentos da vida e do processo de desenvolvimento sócio-cultural-político da cidade”, justifica.
Aprovado requerimento de Gislene Maria que busca se informar sobre agendamento de consultas pela Secretaria da Saúde
A vereadora Gislene Maria da Silva foi autora de um requerimento direcionado ao prefeito e à Secretaria Municipal da Saúde, solicitando informações a respeito de agendamento de consultas.
Ela questiona como é feito o arquivamento dos documentos e qual a justificativa para a perda destes papéis que são deixados pelos pacientes na Secretaria. Gislene também indaga se existe um ‘check list’ de documentos necessários e protocolo que são entregues ao paciente no ato do atendimento; se há um responsável pelo arquivamento dos documentos e se existe um banco de dados atualizados dos pacientes.
Conforme a vereadora salienta, vários pacientes estão insatisfeitos com o atendimento prestado pela Secretaria da Saúde porque deixam os documentos necessários e, quando retornam para verificar a data do atendimento, são informados pelos funcionários que a documentação e pedidos de exames não foram localizados.
Gislene critica a falta de organização do setor que tem causado constrangimento, pois o paciente precisa providenciar os documentos mais uma vez para agendar novas consultas. Para ela, esse problema necessita ser resolvido com urgência, uma vez que a população merece um atendimento de qualidade.
“Além do transtorno, dificulta para os pacientes que esperam seus atendimentos ansiosamente, em sua maioria, os idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida ou doenças graves, que deveriam ter um atendimento humanizado e de qualidade. Entendemos que a Secretaria da Saúde tem a obrigação de providenciar esses documentos e pedidos de exames para os pacientes, sendo inadmissível a perda de documentos tão importantes”, critica.
Rapinha cobra reparos nos sanitários públicos e quadras de esporte de Frutal, Aparecida de Minas e povoados
Por unanimidade, foi aprovado um requerimento ao prefeito que pede informações sobre as providências a serem tomadas quanto aos devidos reparos nos sanitários públicos e quadras de esporte de Frutal, distrito de Aparecida de Minas e povoados de Pradolândia, Boa Esperança, Garimpo do Bandeira e Vila Barroso.
De acordo com o vereador, a população tem cobrado bastante quanto a necessidade de que sejam consertados o que for preciso nesses espaços públicos, reformando e cuidando bem para benefício de todos. “Necessitamos destas respostas para que possamos informar com segurança nossos representados”, declara.
Vereador Alex Freitas quer prestação de contas com empresa que atestou demanda do concurso da Prefeitura
O vereador Alex Freitas foi autor de um requerimento direcionado ao prefeito Bruno Augusto solicitando informações, cópias de documentos oficiais e notas fiscais com valores gastos com a empresa contratada para estudo de demandas, alteração e criação de cargos com os critérios objetivos e impessoais, data de conclusão, pagamento e documentos que atestem a formalidade destes estudos para a Prefeitura em decorrência de concurso público.
Conforme destaca, caso tenha ocorrido tal contratação como se divulgava que seria feito, ou, sendo feito o estudo de necessidade de outra forma diferente, que se envie tais documentos, pois chama a atenção a baixa quantidade de alguns cargos, o desenho e exigência delimitada e exclusiva para alguns cargos em especial.
Ele indaga se todos os cargos são essencialmente necessários para o bom desempenho da Administração Pública e se constam no edital, em comparação aos cargos temporários irregulares e os de processos seletivos, inclusive os cargos para o Hospital Frei Gabriel (que voltou a ser administrado totalmente pela Prefeitura de Frutal).
O vereador Alex Freitas também busca informações sobre os protocolos e cuidados extras quanto a preparação das provas para o concurso, quantas pessoas são responsáveis pela organização e o planejamento das questões das provas; como são escolhidas as equipes para isso evitando que pessoas de hierarquia superior tenham o conteúdo das provas antes da aplicação; quais medidas são tomadas para a máxima segurança quanto a extravio de gabaritos antes da aplicação, pois acredita que só o acompanhamento em dia de prova não é garantia de riscos para a lisura do concurso público.
Preocupação com pedestre leva vereador Jhonathan pedir travessia elevada em ponto da Avenida Goiás
aprovada pela Câmara no dia 11, tendo como autor o vereador Jhonathan Lavador.
Conforme destaca, devido ao grande fluxo de pedestres que há no local, o número de pessoas atravessando a referida avenida é muito intenso, podendo, se não for tomada alguma providência, vir a ocorrer acidentes.
O vereador Jhonathan comenta que a travessia elevada com a faixa para pedestres certamente fará com que os carros parem e obedeçam a sinalização, bem como o trânsito dos pedestres.
Zizi pede melhoria de atendimento à população pela Copasa
A Câmara aprovou uma representação do vereador Zizi, em sua sessão ordinária do dia 11, direcionada ao gerente da Copasa Regional, Júlio César Caetano, solicitando a melhoria do atendimento à população na unidade da Rua João Elpídio de Souza.
Ele afirma não há nada a se reclamar com relação ao atendimento dos funcionários daquela unidade, pelo tratamento à população e solução dos problemas relacionados aos serviços que a Copasa presta como concessionária de água e esgotamento sanitário no município.
Entretanto, ele almeja a colocação de mais funcionários, pois, apesar dos esforços, os funcionários não têm conseguido atender a todos a contento. “A contratação de mais pessoas fará com que os clientes sejam atendidos com mais agilidade e não haja tantas reclamações a esse respeito”, diz.
Vereadora Juliene Sabino pede pavimentação de restante de rotatória na entrada do campus da UEMG
A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Juliene Sabino que pede a pavimentação do restante da rotatória localizada quase em frente à portaria do condomínio residencial existente na Avenida Escócia, 1.001, perto da entrada do campus da UEMG.
Segundo ela, trata-se de apenas um pedaço pequeno da rotatória que está sem pavimentação, fazendo com que os motoristas não obedeçam ao trânsito correto, o que provoca riscos de acidentes no local.
Legislativo aprova requerimento de vereadora Gislene Maria que quer informações sobre publicação de decretos do Executivo
Por unanimidade, foi aprovado um requerimento da vereadora Gislene Maria da Silva que pede ao prefeito e Procuradoria Geral informações sobre os decretos do Executivo que não estão sendo publicados na sequência de lançamentos no Portal da Transparência no site da Prefeitura.
Ela questiona se existe uma sequência correta de numeração de ofícios, decretos e portarias e, caso exista, qual o motivo que estes documentos municipais não estão sendo publicados na sequência correta e de acordo com a numeração no Portal da Transparência.
A vereadora salienta a importância do seu pedido, uma vez que este canal tem como finalidade aplicar a transparência e, quando deixa de ser publicado, gera transtornos para os cidadãos que buscam as informações.
Rapinha requer troca de lâmpadas queimadas em duas praças e no Bairro Waldemar Marchi
A Câmara aprovou, na reunião do dia 11, um requerimento do vereador Rapinha que pede informações ao Executivo quanto a troca de lâmpadas queimadas das praças Getúlio Vargas (na Rua Coronel Delfino Nunes) e José Maluf (situada em frente a AABB), bem como das ruas do Bairro Waldemar Marchi.
Segundo ele, a população tem cobrado a troca das lâmpadas dos postes de ambas as localidades, pois estão queimadas ou com defeito, fazendo com que as vias fiquem escuras no período noturno, tornando um ambiente ideal para o crime e uso de drogas.
Rapinha salienta que é um direito do consumidor que paga mensalmente a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), porém, não tem usufruído. Por estas razões, ele pede as informações que poderão ser repassadas para a comunidade com relação à iluminação pública.
Jarbinhas quer proibição de estacionamento de ônibus em trecho da Rua Senador Gomes
O Legislativo frutalense aprovou em sua reunião do dia 11, uma indicação do vereador Jarbinhas Despachante que pede ao Executivo que seja providenciado junto à secretaria municipal competente um estudo e viabilidade técnica sobre a possibilidade de proibir o estacionamento de ônibus na Rua Senador Gomes da Silva, entre os números 57 e 200. Ele esclarece que o local vem sendo utilizado para o estacionamento de vários ônibus, inviabilizando o trânsito seguro no local.
Vereador Alexandre Braz solicita ao deputado Raul Belém recursos para recape da MG 255 do Km 0 até a Cruzeta
O vereador Alexandre Braz foi autor de uma representação solicitando esforços do deputado Raul Belém junto ao Departamento Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER MG, para que seja feito o recapeamento da MG 255, do km 0 saindo de Frutal até o trevo Cruzeta, com urgência.
Ele observa que, naquele trecho da MG 255, tem ocorrido vários acidentes, inclusive com vítimas fatais, já que há um intenso fluxo de veículos, carretas e caminhões. “O local está em péssimas condições, gerando risco a todos que trafegam pela rodovia”, diz. Ele pede que também seja providenciada a sinalização e recapeamento no anel viário, a fim de garantir mais segurança a todos que transitam na rodovia.
Vereador Alex Freitas busca informações sobre convênios firmados pela Prefeitura de Frutal
Através de requerimento de autoria do vereador Alex Freitas, a Câmara aprovou um pedido de informações e envio de cópias de documentos oficiais relacionados a todos os convênios feitos pela Administração desde janeiro de 2021 até o momento, com detalhamento das respectivas contas e saldos dos convênios firmados.
Ele também pede que sejam enviados os documentos e informações sobre o estágio, as etapas de cada obra, documentado com o respectivo responsável pelo acompanhamento, as medições executadas, bem como as notas já retiradas, empenhos e pagamentos.
O vereador Alex Freitas justifica que tais documentos e informações servirão para analisar e comparar os valores pagos com os recursos públicos, além de se fiscalizar as execuções dos objetos de convênios.
Disponibilização de tendas para eventos cívicos é solicitada pela vereadora Maíza Signorelli
A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Maíza Signorelli Nunes que pede para o Executivo adquirir tendas, especialmente para os desfiles cívicos e para as comemorações ou eventos do Município.
Segundo ela, essas tendas, que serviriam de abrigo para as pessoas nessas importantes ocasiões, deveriam ser bem guardadas e aproveitadas em todos os eventos públicos municipais.
“Em Frutal, faz bastante calor e esse clima, às vezes, impede os munícipes de irem às paradas cívicas e outras comemorações que acontecem durante o dia. Com as tendas, pelo menos, as pessoas teriam um local mais ameno para ficar”, justifica.
Ações do documento