Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Aprovado projeto do vereador Rapinha que visa evitar comércio ilegal de cobre

Aprovado projeto do vereador Rapinha que visa evitar comércio ilegal de cobre

por Assessoria de Comunicação última modificação 13/12/2021 16h05
Foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara de segunda-feira (6), o projeto de lei de autoria do vereador Rapinha que dispõe sobre a fiscalização de empresas do ramo de sucata ou ferro velho, desmanche ou comércio de peças usadas no que diz respeito a comercialização de fiação e outros materiais oriundos do cobre e similares.
Conforme explica Rapinha, o projeto proíbe a aquisição, estocagem, transporte, comercialização de peças sem a devida comprovação de origem no que diz respeito a portas de túmulos de cobre, bronze ou alumínio; placas de sinalização de trânsito; grades protetoras de bueiros e hidrômetros e escora de chumbo e metais pesados.
Ainda segundo ele, o projeto determina que a empresa deverá manter os registros através de um livro de entrada e saída de mercadorias com as informações de origem e destinação. “O livro deve conter registro mensal de quantidade e produtos adquiridos e vendidos com a nota fiscal ou outros comprovantes”, destacou.
Rapinha ressalta que “também deverão ser registrados data de entrada do material adquirido; nome, endereço e identidade do vendedor e do comprador; data de saída no caso de venda; origem, quantidade e característica do material”.
O vereador lembra que as empresas do setor deverão manter cadastro junto a Prefeitura. “O descumprimento da lei poderá resultar em penalidade de 50 a 200 UFM e de 201 a 600 UFM em caso de reincidência e até mesmo interdição do estabelecimento”, advertiu.