Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara e Apae firmam parceria para desenvolvimento de programa de estágio para alunos da instituição

por Assessoria de Comunicação última modificação 04/03/2021 14h25
Através de uma iniciativa pioneira, um apaeano estará trabalhando no Legislativo frutalense. Convênio nesse sentido foi firmado entre o presidente da Câmara Municipal, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) e a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Vilma Paula Machado.
Apesar de ser uma atribuição da presidência, Edivalder conversou com os colegas da mesa diretora e recebeu respaldo para a execução do projeto. Por meio da vereadora Maiza Signorelli Nunes, foi realizado o encontro com a diretora e todos os detalhes foram acertados.
“É um projeto de cunho social e até filantrópico que toda a Câmara ‘abraçou’. Estou feliz porque toda a Câmara está envolvida nesse belíssimo projeto com esta grande instituição que é a Apae”, declara Edivalder que não descarta a possibilidade de abrir novas vagas para estagiários futuramente.
Também a vereadora Maíza vê a ideia com muita alegria porque oferece condições de colocar um estagiário no programa e que poderá resultar em futuro emprego. Segundo ela, a ideia já tinha sido sugerida desde a legislatura passada, mas não houve prosseguimento.
“É um programa maravilhoso porque essas pessoas vão aprender dentro de suas possibilidades e habilidades a atuar em uma função, demonstrando a sua capacidade e que pode ser inserido no mercado de trabalho”, enfatiza.
Para ela, o projeto é uma forma de mostrar que a Câmara é parceira e está atenta às necessidades da sociedade, como a inclusão de pessoas com deficiência e espera que o exemplo seja seguido por outras instituições e empresas da cidade.
A diretora da Apae, Vilma Machado, destaca sua felicidade porque é uma forma de mostrar para a sociedade que os apaeanos têm suas competências e habilidades e só precisam de oportunidade.
“O que a gente deseja é que seja um exemplo para a comunidade. O projeto é feito em etapas. A primeira é a prática dentro da Apae. A segunda é o estágio - que já existe com a Prefeitura há 17 anos – e a terceira é que, um dia, vai conseguir um emprego formal. Com isso a família ganha também, porque mostra a capacidade desta pessoa”, ressalta.
Membro da mesa diretora da Câmara, o vereador e 2º secretário Jhonathan Martins Siqueira destacou esta parceria como uma forma de incentivo e apoio aos alunos. Ele relatou que tem uma cunhada, amigos e conhecidos que frequentam a instituição, por isso, vê a importância do projeto àquelas pessoas.
“Além de motivar, pode ser uma renda extra para ajudar a família num momento muito difícil que estamos vivendo. Espero que o projeto sirva de exemplo para a adesão de empresários da cidade”, frisou.
A segunda vice-presidente da Câmara, Gislene Maria da Silva, enfatiza que esta é uma nova experiência para a Câmara. “É de grande relevância para a Apae e para a Câmara porque dará oportunidade a estes alunos que necessitam. Para nós, também será uma forma de olhar diferente e valorizar estas pessoas”, conclui.