Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Maíza propõe aquisição de tomógrafo

Maíza propõe aquisição de tomógrafo

por Jarkes Fernando Alves última modificação 10/06/2020 00h53
Maíza propõe aquisição de tomógrafo

Vereadora Maiza

A vereadora Maíza Signorelli Nunes propôs a avaliação da necessidade de envidar esforços para adquirir um aparelho de tomografia computadorizada para o Hospital Municipal Frei Gabriel. A indicação, de número 318/2020, foi assinada também pelos vereadores José Adão da Silva e Edivalder Fernandes da Silva, que concordam com a proposta, que tem o objetivo de garantir aos pacientes do SUS um rápido diagnóstico pelo médico, considerando a necessidade de se agir para dar rapidez aos resultados do exame.

Para justificar o pedido, a proposição destaca que o aumento de casos de Covid-19 em todo o mundo ampliou o estudo global da doença, gerando métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento. Como o vírus tem como alvo principal o sistema respiratório, imagens de tomografia computadorizada do tórax, no caso os pulmões, tem desempenhado um importante papel na detecção de pneumonia em pacientes considerados altamente suspeitos, porém sem confirmação laboratorial.

Segundo a proposição, além de melhorar a avaliação da magnitude da pneumonia, o aparelho de tomografia serve para acompanhamento da evolução do quadro respiratório em pacientes com confirmação laboratorial da doença. “Neste cenário, a tomografia computadorizada tem se mostrado uma aliada fundamental dos profissionais da saúde e dos pacientes, pois seus resultados podem contribuir de forma determinante no direcionamento precoce da conduta médica dos pacientes.”

Os estudos feitos com pacientes com comprovação laboratorial indicam características de lesões pulmonares bastante específicas para esta doença, que facilita a busca precoce por sinais da doença. “Com base nestes padrões de imagem de tomografia que são característicos de lesões pulmonares causadas por Covid-19, os médicos radiologistas usam as imagens fornecidas pela tomografia para ajudar as equipes clínicas na determinação do correto tratamento de pacientes suspeitos ou positivos. “Julgamos ser de fundamental importância que a Prefeitura envide esforços e utilize recursos para a aquisição deste importante aparelho para o nosso Hospital Municipal Frei Gabriel.”