Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Juliene Sabino pede pavimentação de restante de rotatória na entrada do campus da UEMG

A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Juliene Sabino que pede a pavimentação do restante da rotatória localizada quase em frente à portaria do condomínio residencial existente na Avenida Escócia, 1.001, perto da entrada do campus da UEMG.

Segundo ela, trata-se de apenas um pedaço pequeno da rotatória que está sem pavimentação, fazendo com que os motoristas não obedeçam ao trânsito correto, o que provoca riscos de acidentes no local.

Legislativo aprova requerimento de vereadora Gislene Maria que quer informações sobre publicação de decretos do Executivo

Por unanimidade, foi aprovado um requerimento da vereadora Gislene Maria da Silva que pede ao prefeito e Procuradoria Geral informações sobre os decretos do Executivo que não estão sendo publicados na sequência de lançamentos no Portal da Transparência no site da Prefeitura.

Ela questiona se existe uma sequência correta de numeração de ofícios, decretos e portarias e, caso exista, qual o motivo que estes documentos municipais não estão sendo publicados na sequência correta e de acordo com a numeração no Portal da Transparência.

A vereadora salienta a importância do seu pedido, uma vez que este canal tem como finalidade aplicar a transparência e, quando deixa de ser publicado, gera transtornos para os cidadãos que buscam as informações.

Rapinha requer troca de lâmpadas queimadas em duas praças e no Bairro Waldemar Marchi

A Câmara aprovou, na reunião do dia 11, um requerimento do vereador Rapinha que pede informações ao Executivo quanto a troca de lâmpadas queimadas das praças Getúlio Vargas (na Rua Coronel Delfino Nunes) e José Maluf (situada em frente a AABB), bem como das ruas do Bairro Waldemar Marchi.

Segundo ele, a população tem cobrado a troca das lâmpadas dos postes de ambas as localidades, pois estão queimadas ou com defeito, fazendo com que as vias fiquem escuras no período noturno, tornando um ambiente ideal para o crime e uso de drogas.

Rapinha salienta que é um direito do consumidor que paga mensalmente a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), porém, não tem usufruído. Por estas razões, ele pede as informações que poderão ser repassadas para a comunidade com relação à iluminação pública.

Jarbinhas quer proibição de estacionamento de ônibus em trecho da Rua Senador Gomes

O Legislativo frutalense aprovou em sua reunião do dia 11, uma indicação do vereador Jarbinhas Despachante que pede ao Executivo que seja providenciado junto à secretaria municipal competente um estudo e viabilidade técnica sobre a possibilidade de proibir o estacionamento de ônibus na Rua Senador Gomes da Silva, entre os números 57 e 200. Ele esclarece que o local vem sendo utilizado para o estacionamento de vários ônibus, inviabilizando o trânsito seguro no local.

Vereador Alexandre Braz solicita ao deputado Raul Belém recursos para recape da MG 255 do Km 0 até a Cruzeta

O vereador Alexandre Braz foi autor de uma representação solicitando esforços do deputado Raul Belém junto ao Departamento Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER MG, para que seja feito o recapeamento da MG 255, do km 0 saindo de Frutal até o trevo Cruzeta, com urgência.

Ele observa que, naquele trecho da MG 255, tem ocorrido vários acidentes, inclusive com vítimas fatais, já que há um intenso fluxo de veículos, carretas e caminhões. “O local está em péssimas condições, gerando risco a todos que trafegam pela rodovia”, diz. Ele pede que também seja providenciada a sinalização e recapeamento no anel viário, a fim de garantir mais segurança a todos que transitam na rodovia.

Vereador Alex Freitas busca informações sobre convênios firmados pela Prefeitura de Frutal

Através de requerimento de autoria do vereador Alex Freitas, a Câmara aprovou um pedido de informações e envio de cópias de documentos oficiais relacionados a todos os convênios feitos pela Administração desde janeiro de 2021 até o momento, com detalhamento das respectivas contas e saldos dos convênios firmados.

Ele também pede que sejam enviados os documentos e informações sobre o estágio, as etapas de cada obra, documentado com o respectivo responsável pelo acompanhamento, as medições executadas, bem como as notas já retiradas, empenhos e pagamentos.

O vereador Alex Freitas justifica que tais documentos e informações servirão para analisar e comparar os valores pagos com os recursos públicos, além de se fiscalizar as execuções dos objetos de convênios.

Disponibilização de tendas para eventos cívicos é solicitada pela vereadora Maíza Signorelli

A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Maíza Signorelli Nunes que pede para o Executivo adquirir tendas, especialmente para os desfiles cívicos e para as comemorações ou eventos do Município.

Segundo ela, essas tendas, que serviriam de abrigo para as pessoas nessas importantes ocasiões, deveriam ser bem guardadas e aproveitadas em todos os eventos públicos municipais.

“Em Frutal, faz bastante calor e esse clima, às vezes, impede os munícipes de irem às paradas cívicas e outras comemorações que acontecem durante o dia. Com as tendas, pelo menos, as pessoas teriam um local mais ameno para ficar”, justifica.

Melhoria da iluminação da pista de skate é indicada pelo vereador Jhonathan Lavador

A Câmara de Frutal aprovou, em sua reunião do dia 11, uma indicação do vereador Jhonathan Lavador que solicitou a melhoria da iluminação da pista de skate, localizada na Praça Nossa Senhora da Abadia.

Ele comenta que a Administração já realizou a substituição da iluminação pública em alguns locais da cidade, porém, entende que é preciso que se dê atenção especial à pista de skate que é bastante frequentada por jovens. “A melhoria da iluminação naquele local será medida bastante aplaudida por todos”, garante.

Vereador Zizi faz indicação sugerindo contratação de empresa especializada em reformulação da sinalização de trânsito

O Legislativo aprovou uma indicação do vereador Zizi que pede ao prefeito e Departamento de Trânsito a contratação de uma empresa especializada para efetuar um amplo estudo do perímetro urbano e elaborar um projeto de reformulação da sinalização de trânsito da cidade.

Seu objetivo é que o projeto atenda às necessidades de motoristas e pedestres, refazendo toda a sinalização vertical e horizontal, principalmente no centro e as faixas de pedestres nas esquinas mais perigosas e onde existem semáforos.

“Há a necessidade urgente de que sejam feitos um amplo estudo e um melhor planejamento sobre o trânsito da cidade. Isso somente poderá ser efetuado através de uma empresa especializada. Por mais que haja boa vontade do Departamento de Trânsito, não há formação técnica para elaborar um grande projeto de sinalização.

São explícitos os diversos erros na sinalização do setor urbano de Frutal. Por essa razão e devido ao expressivo aumento de veículos e pedestres, é necessário que seja executado um trabalho profissional”, argumenta.

Zizi declara que a sinalização vertical e horizontal nas ruas hoje praticamente inexiste, o que é grave, principalmente nas esquinas onde existem semáforos, necessitando que seja executado um grande trabalho de reformulação, para melhor ordenamento do trânsito. Ele comenta que os semáforos, muitas vezes, estão sem sincronia, trazendo transtornos diários aos condutores.

O vereador também ressalta que as faixas horizontais das vias públicas já não estão mais visíveis na pavimentação asfáltica. “Necessitamos de uma melhoria na sinalização para que o tráfego de veículos possa fluir normalmente e garanta a segurança daqueles que transitam pelas ruas”, finaliza.

 

 

Edivalder Cheiroso questiona sobre troca de semáforos simples pelos sinaleiros de contagem regressiva

O vereador Edivalder Cheiroso foi autor de um requerimento ao prefeito Bruno Augusto e Departamento Municipal de Trânsito em que pede informações sobre a troca dos semáforos pelos que possuem contagem regressiva de tempo, permitindo que as pessoas tenham noção de espera.

Ele ressalta que os semáforos com contagem regressiva têm várias utilidades, sendo a principal delas a de permitir que a pessoa seja informada da sinalização e tenha a noção do tempo do que vai acontecer.

Este tipo de equipamento é útil para pedestres e motoristas, pois deixa claro o tempo de fechamento do sinal. Outra justificativa apresentada pelo vereador é que os semáforos da cidade estão antigos, com luzes fracas e opacas e que dificultam a identificação quando há reflexo da luz solar, podendo ocasionar acidentes de trânsito.

“A cada dia, Frutal cresce e se desenvolve. Julgamos que a cidade já tem um trânsito que permite a instalação de equipamentos modernos, visando a melhoria do bem-estar da população. Tal medida é de extrema relevância para garantia de um tráfego seguro de veículos e pedestres”, destaca.

Juliene Sabino cobra reparos da calçada da Avenida Homero Alves a fim de evitar acidentes com pedestres

A necessidade de promover a restauração da pavimentação da Avenida Homero Alves de Souza, com urgência. Esta foi uma indicação feita pela vereadora Juliene Sabino aprovada pela Câmara na sessão ordinária do dia 11.
De acordo com ela, as calçadas da avenida – que são utilizadas para a prática diária de caminhadas – estão bastante danificadas em toda a sua extensão, causando transtornos às pessoas.
Juliene relata que, neste final de semana, uma mulher caiu no local e ficou bastante machucada devido a situação lamentável da calçada. Diante dos fatos, ela requer que sejam providenciados os reparos urgentes para dar condições de trafegabilidade.

Vereadora Gislene Maria quer disponibilização de informações nos sites e redes sociais da Prefeitura sobre setor da saúde

Na reunião da Câmara, no dia 11, a vereadora Gislene Maria da Silva teve uma indicação aprovada, na qual ela pede que sejam adicionadas informações nas páginas oficiais da Prefeitura e da Secretaria de Saúde (Instagram, Facebook e site), sobre os atendimentos de todos os setores de saúde de Frutal como UBS (Unidade Básica de Saúde) e PSF's (Programa Saúde da Família), Farmácia Municipal, CAPS, entre outros.

Ela gostaria que fossem informadas as especialidades médicas disponíveis; os nomes dos membros das equipes de funcionários e suas funções; datas e horários de atendimento; quantidade de vagas de consultas e locais de atendimento; vacinas disponíveis e horários de vacinação, além de uma listagem de todos os serviços prestados por cada uma das unidades de saúde.

Conforme Gislene ressalta, é direito do cidadão o acesso às informações de relevância pública. Além disso, ela acredita que, se fossem divulgadas informações sobre os atendimentos, evitaria o congestionamento, tanto nos locais quanto em ligações, melhorando todo o sistema de atendimento público à saúde em Frutal.

“Essas informações facilitariam o agendamento de consultas nos setores da saúde pelos pacientes, bem como o trabalho das equipes destes setores”, conclui.

Câmara aprova requerimento de Rapinha que pede mudança da sede da Secretaria da Saúde de Frutal

Em requerimento aprovado na reunião do dia 11, o vereador Rapinha pediu informações ao prefeito sobre as providências do Executivo com relação a mudança da sede da Secretaria da Saúde para um local mais acessível.

Ele comenta que atualmente a sede está localizada na Rua Bias Fortes, sendo difícil o estacionamento por ser uma via estreita e sem acessibilidade, causando dificuldades e transtornos para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, cadeirantes ou que se utilizam de muletas.

Segundo ele, devido as estas dificuldades, já foram registrados acidentes com pessoas que caíram na rampa de entrada da Secretaria.

Rapinha disse ainda que tomou conhecido que o horário de atendimento teria início somente após as 12 horas. Caso aconteça, o vereador acredita que prejudicará muito os idosos e portadores de deficiência por ser muito quente o período da tarde.

Vereador Juninho do Sindicato busca informações sobre programa “Minha Casa Minha Vida” em Frutal

O vereador Juninho do Sindicato fez um requerimento ao prefeito Bruno Augusto, aprovado na reunião do dia 11, em que solicita informações sobre o programa “Minha Casa Minha Vida”, em Frutal.

Ele questiona se o município foi beneficiado com esse importante programa de habitação popular do Governo Federal e, caso não foi, quais foram os motivos.

Juninho enfatiza a grande importância do programa para as famílias de baixa renda, que sonham em ter a casa própria e que impulsiona o setor imobiliário, facilitando o acesso à moradia.

Delegado Fábio Ruz recebe título de cidadão honorário de Frutal em sessão da Câmara

A Câmara realizou na sua sessão ordinária desta segunda-feira (dia 11), a entrega de um título de cidadão honorário ao delegado da Polícia Civil, Fábio Ruz Borges, que atuou em Frutal e atualmente trabalha em Uberlândia.

A autora do projeto foi a vereadora Juliene Sabino que, na tribuna, enalteceu o trabalho do homenageado e disse ter por ele um sentimento de gratidão. “O delegado foi um dos grandes incentivadores na minha vida profissional quando optei pela área de advocacia criminal e foi uma das melhores decisões que já tomei. Sem dúvida, ele merece essa honraria pelos seus serviços prestados em nossa comunidade”, declarou.

Convidado a ser coautor do projeto, o vereador Jarbinhas Despachante fez, na ocasião, um breve relato do currículo do delegado Fábio Ruz que inclui aprovação em concurso, lecionar em universidade e concluir diversos cursos, tais como, pós-graduação e mestrado. “É um grande amigo nosso e agora um frutalense de fato”, resumiu.

O delegado Fábio Ruz agradeceu à Câmara pela homenagem recebida e falou também sobre os problemas pelos quais passam uma delegacia, bem como pediu aos vereadores para que apoiem o projeto de lei que busca por um fim no assédio moral que existe dentro da Polícia Civil.

“A Polícia Civil é a minha casa e a cor da minha camiseta. Por isso, eu luto a cada dia pela valorização dos nossos policiais. Aqui, vejo que os vereadores são parceiros da PC e digo que podem contar com a polícia de Frutal. Muito obrigado por este título”, finalizou.

Você não está sozinho nessa, procure ajuda! 💛 #setembroamarelo #saudemental

"Em meio ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, é importante destacar a mensagem de esperança e resiliência.

 Cada um de nós é uma história viva, repleta de desafios e triunfos. Mesmo nas horas mais sombrias, a luz interior que nos torna fortes nunca se apaga. O mundo é mais rico com cada vida que nele habita.

 A vida é uma jornada repleta de obstáculos, mas é essencial lembrar que somos capazes de superá-los e nunca estamos sozinhos. Há apoio disponível para aqueles que buscam ajuda.”

Vereadora Vaininha quer atualização dos mapas de Frutal pelo Google

A vereadora Lucivaine “Vaininha” fez uma indicação que foi aprovada na Câmara no dia 4, em que pede ao prefeito envidar esforços junto ao escritório do Google no Brasil para que realize a atualização dos mapas de Frutal.

Ela explica que os mapas estão desatualizados, gerando transtornos para a população, visitantes e motoristas, que dependem das informações para se locomover na cidade por meio de GPS.

Vaininha ressalta ainda que as entregas – que são bastante comuns atualmente – são prejudicadas devido a falta de placas denominativas das vias públicas nos bairros e no centro de Frutal ou por estarem completamente apagadas.

Segundo a vereadora, tudo isso vem trazendo dificuldades quanto à localização das moradias, causando transtornos aos entregadores, mototaxistas, motoristas de aplicativos e consequentemente aos moradores.

Na mesma indicação, ela sugere ao prefeito que coloque novas placas padronizadas e que tenham mais qualidade para garantir maior durabilidade.

Câmara aprova indicação que pede instalação de iluminação com lâmpadas de LED em trecho da BR 364

A Câmara aprovou uma indicação em que oito vereadores pedem providências quanto a colocação de iluminação a LED no perímetro urbano da BR-364, entre a Nutritaurus (no bairro Caju) e o Atacadão ABC (no bairro Novo Horizonte) visando proporcionar maior visibilidade aos motoristas e garantir a segurança de motoristas e pedestres.

Os vereadores comentam que recebem reiterados pedidos nesse sentido, visando diminuir o risco de acidentes uma vez que é intenso o trânsito de caminhões que fazem transporte de cana-de-açúcar para as usinas da região e também devido aos motoristas passarem com automóveis em alta velocidade. “Considerando o substancial aumento no trânsito naquele local, é preciso que seja tomada medida com urgência para que todos possam trafegar com maior segurança”, enfatizam.

Os autores da indicação foram os vereadores Juliene Sabino, Jhonathan Lavador, Fernando da Quineira, Alexandre Braz, Tõe da Veia, Maíza Signorelli, Zizi e Edivalder Cheiroso.

Vereador Juninho do Sindicato solicita lombada eletrônica na BR-364 para evitar acidentes

O vereador Juninho do Sindicato foi autor de uma representação aprovada na reunião do dia 4, em que solicita aos deputados federais José Vitor e Zé Silva esforços junto ao Governo de Minas e ao DNIT para que seja instalada uma lombada eletrônica no km 30 da BR-364, no perímetro urbano de Frutal.

Ele explica que se trata de um trecho de alto risco devido a existência de dois bairros do outro lado da pista, onde o trânsito de veículos, carretas, caminhões, motos, bicicletas e pedestres é sempre intenso.

“Necessitamos de uma ação emergencial para garantir a segurança dos usuários. A instalação de lombada eletrônica naquele perigoso trecho, que tantas vidas tem ceifado, seguramente, fará com que os veículos diminuam a velocidade assim como os riscos de acidentes e atropelamentos”, declara.

Vereador Jhonathan Lavador cobra responsáveis pela manutenção de asfalto cortado no Cidade Jardim

O vereador Jhonathan Lavador fez um requerimento ao prefeito Bruno Augusto e secretário da pasta de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, Thiago Souza Machado, solicitando informação sobre quem é o responsável por arrumar o asfalto que foi cortado no Cidade Jardim.
Ele esclarece que foi feito um corte no asfalto para passar uma tubulação a um condomínio edificado e até o momento ainda não foi refeita a pavimentação. “Desejamos saber de quem é a responsabilidade da execução desse serviço”, comenta.

Jarbinhas e professora Irma pedem, em conjunto, informações sobre beneficiados de programas sociais em Frutal

Os vereadores Jarbinhas Despachante e Irma Rezende Rocha fizeram um requerimento em conjunto destinado ao prefeito e à Secretaria Municipal de Assistência Social, pedindo uma relação de todos os beneficiados com o programa da cesta básica e Vale Gás em Frutal.

Eles questionam quais são os critérios para o cidadão receber estes benefícios e qual a periodicidade que são fornecidos pela Secretaria de Assistência Social. Outra informação requerida por eles é com relação a quantidade de cestas básicas que a Prefeitura entrega às famílias necessitadas atualmente.

Jarbinhas e professora Irma relata que as famílias carentes que necessitam destes benefícios têm questionado quanto a situação, por isso, eles desejam obter as respostas para poder repassar com segurança as informações.

Indicação de Fernando da Quineira solicita tapar buraco em cruzamento da Rua 13 de Maio

A necessidade de tampar buracos existentes no cruzamento da Rua 13 de Maio com a Rua Pedro Rodrigues da Silveira foi uma indicação feita pelo vereador Fernando da Quineira, aprovada na reunião do dia 4. Ele afirma que a medida solicitada deve ser providenciada com a máxima urgência, para sanar os problemas de água empoçada e de dirigibilidade daquela rua, devido à existência de vários buracos que fazem com que os moradores, bem como os motoristas e pedestres reclamem incessantemente pelos transtornos e riscos de acidentes a todos.

Em requerimento, Rapinha cobra providência da Prefeitura quanto aos buracos na cidade

A Câmara aprovou um requerimento do vereador Rapinha que pede informações ao prefeito sobre providências da Prefeitura quanto a tapar os buracos existentes na cidade.

Ele questiona qual o motivo a massa asfáltica não está vindo para Frutal e se há possibilidade de aumentar a equipe de trabalho e colocar mais maquinário e caminhões.

Conforme destaca Rapinha, as ruas da cidade estão, de uma maneira geral, bastante deterioradas, com muitos buracos, sendo extremamente importante a Prefeitura tomar todas as medidas possíveis para tapá-los.

Rapinha comenta ainda que, como vereador, ele é cobrado diariamente nas ruas pelos munícipes a respeito desta questão. Diante disso, deseja saber do prefeito estas informações para que possa repassá-las à população de forma segura.

Representação assinada por oito vereadores pede instalação de redutor de velocidade próximo ao Atacadão ABC

Oito vereadores assinaram uma representação destinada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando a instalação de um redutor de velocidade no km 30 da BR-364, no perímetro urbano de Frutal, próximo ao ABC Atacadão, como medida de emergência.

Eles justificam que, do outro lado da pista da BR 364, existem bairros, sendo que essa medida visa a segurança das pessoas, pois o movimento de caminhões, carros e carretas é bastante intenso, bem como de motos e até de bicicletas e pedestres.

Os vereadores observam que a instalação de redutor de velocidade possibilita uma diminuição significativa no número de acidentes. Conforme observam, o equipamento contribui para a mudança de comportamento dos motoristas em geral no tráfego rodoviário e, sendo eletrônico, indica a velocidade obrigatória no local e mostra ao condutor do veículo a velocidade registrada.

“Esta medida seguramente diminuirá o risco de acidentes e de atropelamento, que naquele local são enormes, devido as entradas da cidade, sendo ali constantes os acidentes com vítimas fatais”, afirmam.

Essa representação aprovada na reunião do dia 4, foi assinada pelos vereadores Jhonathan Lavador, Juliene Sabino, Fernando da Quineira, Alexandre Braz, Tõe da Veia, Maíza Signorelli, Zizi e Edivalder Cheiros

Câmara aprova requerimento de Juninho do Sindicato que pede informações sobre patrola adquirida recentemente pela Administração

Por unanimidade, o Legislativo aprovou um requerimento de autoria do vereador e presidente Juninho do Sindicato direcionado ao prefeito e secretária da pasta de Finanças e Planejamento, Julie Ane Ferreira Gomes, em que solicita informações a respeito da patrola recentemente adquirida pela Prefeitura.

 Ele questiona se o pagamento efetuado foi integral ou parcelado, sendo que, neste último caso, em quantas parcelas e quantas restam a pagar. Juninho pede ainda o envio da nota fiscal do maquinário. Conforme o vereador explica, o objetivo é poder responder aos questionamentos da população de forma segura e sem erros com relação a essa aquisição.

 

Ações do documento