Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Liosório pede instalação de redutor de velocidade na Rua Uberlândia

Na reunião ordinária da Câmara, ocorrida no dia 8, foi aprovada uma indicação do vereador Liosório Barba reivindicando a instalação de um obstáculo redutor de velocidade, nos moldes estabelecidos pela legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta, na altura do nº 972 da Rua Uberlândia.

Ele explica que naquele local, há um intenso tráfego de veículos, por isso, é preciso instalar urgentemente um obstáculo que reduza a velocidade dos motoristas, para a melhorar a segurança, prevenindo acidentes, garantindo maior tranquilidade aos moradores e pedestres que circulam pela via e um melhor ordenamento do trânsito.


Kendinho quer transformar trecho da Rua Capitão Felizardo Fontoura em mão única

Na reunião ordinária do dia 8, foi aprovada uma indicação de autoria do vereador Kendinho que pede ao prefeito secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Ivanildo Gomes dos Santos, tornar em mão único o trânsito da Rua Capitão Felizardo Fontoura, no sentido Av. Euvaldo Lodi até a Rua Castro Alves.

Kendinho salienta que o movimento naquela rua é sempre grande e acrescenta que, em vias de mão única, a ocorrência de acidentes de trânsito é minorada. “Certamente esta medida contribuirá para a melhoria do fluxo do trânsito e para a segurança de todos”, declara.


Em representação, Rapinha pede recursos ao Governo de Minas


Na reunião ordinária do dia 8, foi aprovada uma representação de autoria do vereador Rapinha direcionada ao governador de Minas, Romeu Zema, solicitando a ampliação e instalação de leitos de UTI de alta complexidade no Hospital Frei Gabriel.

Os recursos são para ampliar a capacidade do HFG com UTI de alta complexidade; incentivar e apoiar financeiramente a abertura de novos leitos em Uberaba e nos municípios de referência e garantir que os pacientes regulados pelo SUS Fácil tenham acesso rápido e digno ao tratamento que necessitam.

O vereador observa que o município e toda a região têm enfrentado um grave colapso na regulação do SUS Fácil, uma vez que pacientes aguardam por dias e até semanas por vagas, muitos em estado crítico, fazendo com que vidas sejam perdidas pela demora no acesso a uma assistência adequada.

Segundo ele, a situação se agrava diante da insuficiência de leitos em Uberaba e região, que deveriam absorver a demanda, mas já operam acima da capacidade, deixando famílias desesperadas em busca de atendimento.


Vereador Zizi cobra fiscalização de cavalos e porcos soltos nas vias urbanas

Na reunião da Câmara ocorrida no dia 8, o vereador Zizi fez uma indicação solicitando à Prefeitura (por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Frutal) que intensifique as fiscalizações a donos de cavalos e porcos da zona urbana que ficam soltos em vias públicas da cidade comendo lixo e quase provocando acidentes de trânsito.

Ele destaca que a Polícia Civil já está ciente quanto ao problema, acrescentando que os proprietários podem responder por uma infração administrativa e serem responsabilizados civilmente pelo crime de maus-tratos e abandono de animais.

“A prefeitura tem que multar, recolher os animais e cobrar uma multa pra liberar eles. Primeiro tem que autuar o dono pelo fato dos animais estarem em via pública”, destaca.


Samir Alouan cobra medidas para revitalização de canteiros centrais das avenidas da cidade

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Samir Alouan, na sessão do dia 8, solicitando que sejam adotadas medidas urgentes para a revitalização dos canteiros centrais das avenidas da cidade, efetuando a retirada de entulhos e terra acumulada nos canteiros; realização de podas adequadas nos arbustos e árvores existentes; além da supressão de vegetações, incluindo árvores, nos casos em que for comprovado tecnicamente que estas comprometem a visibilidade e a segurança no trânsito.

Ele destaca que a atual situação desses espaços, com acúmulo de entulhos, terra e vegetação desordenada, compromete não apenas a aparência urbana, mas também coloca em risco a segurança dos condutores, especialmente em cruzamentos onde a visibilidade está prejudicada. “São medidas fundamentais para garantir a fluidez do tráfego, reduzir o risco de acidentes e contribuir para a valorização dos espaços públicos da cidade”, destacou.


Indicação de Edyn cobra reorganização de semáforos da Avenida JK com Rua Itapagipe

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação do vereador Edyn Sertanejo, na reunião da Câmara de Frutal, no dia 1º, solicitando a reorganização dos semáforos da Avenida JK com a Rua Itapagipe, uma vez que está de difícil visualização para os condutores.

“É preciso que o setor competente tome esta medida, uma vez que os semáforos têm por objetivo organizar o trânsito, aumentar a segurança, reduzir acidentes e melhorar o fluxo de veículos e pedestres nas intersecções do local”, frisa. O autor destaca que, solucionado o problema de visualização, a medida irá regularizar a passagem de forma alternada e segura de todos os usuários da via.


Em indicação, Gonzaga Maia pede lombada ao lado da quadra de esportes do Waldemar Marchi

A construção de um redutor de velocidade na Rua Celso Peito Macedo, nº 401, ao lado da Quadra de Esportes Waldemar Marchi, foi um pedido feito pelo vereador Gonzaga ao Executivo. A indicação foi aprovada pela Câmara de Frutal, no dia 1º, e visa minimizar o risco de acidentes e atropelamentos.

De acordo com o autor, a instalação da lombada é fundamental para a segurança do local, uma vez que forçará os motoristas a reduzirem a velocidade, prevenindo acidentes, protegendo pedestres, especialmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis. “Ao diminuir a velocidade, o redutor dá mais tempo para reações e aumenta o tempo de frenagem, o que pode evitar colisões e atropelamentos”, esclarece.


Vereador Zizi propõe programação especial em alusão ao Setembro Amarelo

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Zizi sugerindo que a Prefeitura prepare uma programação especial voltada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental durante a campanha Setembro Amarelo, com ações em feiras livres, unidades de saúde e encerramento com seminário aberto a servidores e comunidade.

Essas ações têm o objetivo de sensibilizar a população para o cuidado com a saúde mental, evitando agravos, bem como as situações extremas como o autoextermínio. A campanha também deve ressaltar a cultura do cuidado e valorização da vida.

O Setembro Amarelo é uma campanha internacional que se iniciou no Brasil em 2014 por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, enfatizando a prevenção ao suicídio através da quebra de estigmas sobre o tema.

A indicação também tem o objetivo de quebrar o silêncio sobre o tema, essencial para construir uma cultura de compreensão de que o sofrimento mental é fato natural da

vida humana, e ocorre por circunstâncias variadas na rotina, como em razão de dificuldades financeiras, relacionamentos pessoais e afetivos, trabalho e tantas outras.


Liosório solicita lombada na Rua Deroci Marques de Paula

Na reunião da Câmara do dia 1º, foi aprovada uma indicação do vereador Liosório Barba que solicita a instalação de um redutor de velocidade na Rua Deroci Marques de Paula, na lateral do nº 1.085, visando aumentar a segurança dos moradores e pedestres.

Ele explica que a intenção é garantir a segurança de motoristas e pedestres, pois os moradores relatam que os condutores de veículos transitam em alta velocidade naquele local. “Havendo a lombada, os motoristas ficam em alerta diminuindo a velocidade”, justifica.


Edyn reivindica operação tapa-buracos no bairro Flamboyant

Realizar uma operação tapa-buracos no bairro Flamboyant. Esta foi uma indicação aprovada pelo Legislativo de Frutal, na sessão ordinária do dia 1º e que tem como autor o vereador Edyn Sertanejo.

Segundo ele, as ruas daquele bairro estão em situação bastante precária, com muitos buracos, o que vem fazendo com que os moradores, bem como os motoristas e transeuntes reclamem incessantemente, pelos transtornos e riscos de acidentes a todos. “Acreditamos que uma operação tapa buracos resolverá os problemas de empoçamento e de dirigibilidade ali existentes”, conclui.


Rapinha requer informações sobre fila de atendimento em ortopedia

Na reunião da Câmara no dia 1º, foi aprovado um requerimento de autoria do vereador Rapinha destinado ao prefeito e Secretaria Municipal de Saúde solicitando informações detalhadas sobre a fila de retornos em consultas ortopédicas, especialmente de pacientes que já realizaram exames de imagem e aguardam nova consulta e continuidade no tratamento.

O pedido visa esclarecer prazos de espera, número de pacientes na fila, casos urgentes, motivos para demora no agendamento dos retornos e medidas estão sendo adotadas para agilizar o atendimento.

Rapinha exemplifica o caso de um paciente que, apesar de ter realizado exame de ultrassom, está no aguardo do retorno com o ortopedista há mais de dois meses e sem conseguir mover o braço, demonstrando uma situação grave e com risco de agravamento clínico.

“Temos uma grande preocupação com a saúde da população, visto que o atraso no retorno de consultas ortopédicas pode acarretar sequelas irreversíveis e comprometer a qualidade de vida dos pacientes. O Poder Público assegurar transparência no fluxo de atendimentos, bem como adotar medidas para evitar que cidadãos fiquem aguardando indefinidamente por consultas essenciais”, finalizou.


Vereador Edivalder sugere arrecadação de alimentos durante eventos no Estádio Marretão

Foi aprovada uma indicação que pede a instalação de uma barraca de arrecadação de alimentos não perecíveis em eventos gratuitos à população realizados no Estádio Marretão. A proposta é que, nos quatro dias de comemoração ao aniversário de Frutal, em outubro, as creches Pequeninos de Jesus, Júlia de Carvalho (unidades I e II) e Padre Lourenço sejam convidadas a administrar a barraca, cada uma em um dia, em benefício das próprias instituições.

Ele destaca a importância das festas no estádio e acrescenta que os eventos podem ser utilizados também para fins filantrópicos, dando a oportunidade de se promover a solidariedade e o engajamento comunitário, gerando e incentivando conscientização sobre causas sociais.

“É uma oportunidade para a comunidade fortalecer laços e participar ativamente de uma ação solidária que beneficia a coletividade. A existência de uma barraca de doação de alimentos chamará a atenção de todos para a importância de contribuir e ajudar o próximo, promovendo uma sociedade mais empática e solidária”, finaliza.


Gonzaga alerta sobre condições de antiga estrada próxima ao bairro Frutal II

Em uma indicação aprovada pela Câmara, no dia 1º, o vereador Gonzaga Maia solicitou o prefeito Bruno e secretário de Serviços Urbanos, Acir Antônio da Silva, a construção de aterro na antiga estrada da Pirajuba, próximo a bairro Frutal II e ao lado da propriedade do senhor Armando.

Ele explica que a rua citada é a única via de acesso dos moradores da região. “Se chover, seguramente, o local será alagado e estes ficarão sem ter como sair de casa”, alerto


Vereador Kendinho solicita instalação de ar-condicionado no IML de Frutal

O Legislativo de Frutal aprovou em sua sessão ordinária do dia 1º, uma indicação do vereador Kendinho que pede a instalação de um aparelho de ar condicionado de 15.000 BTUs no Instituto Médico Legal (IML).

A proposta visa garantir melhores condições de trabalho e atendimento. “Esse equipamento é fundamental para o conforto do espaço, contribuindo diretamente para a eficiência das atividades desenvolvidas no IML de Frutal”, concluiu.


Vereador Zizi quer concurso de desenho sobre a Arara Canindé nas escolas municipais

Foi aprovada uma indicação do vereador Zizi direcionada à Secretaria de Educação e Inclusão sugerindo que se promova nas escolas municipais um concurso de desenho com o tema: Arara Canindé: Patrimônio Ambiental de Frutal”, estimulando a educação ambiental entre os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, divididos em quatro categorias, conforme a faixa etária.

As inscrições e envio de desenhos para o concurso podem acontecer durante todo o mês de setembro, para que no mês seguinte, a Secretaria realize uma cerimônia com premiações, tanto aos alunos vencedores como para os professores orientadores.

Zizi explica que a ação tem o objetivo de valorizar a criatividade das crianças e promover um olhar artístico e cultural sobre a Arara-Canindé, ave símbolo de Frutal.

Também é sugerido que seja formada uma comissão julgadora que avalie as obras, levando em conta criatividade, respeito ao tema, qualidade estética e originalidade. “O concurso é uma oportunidade de unir meio ambiente, arte, cultura e educação, fazendo com que nossos estudantes se sintam protagonistas da história e da identidade de Frutal”, finaliza.


Naurão solicita soldagem de trilhos soltos na Avenida Brasília

O Legislativo de Frutal aprovou uma indicação do vereador Naurão que pede a soldagem dos trilhos que estão soltos na Av. Brasília, nas proximidades do nº 1.513.

Esta situação tem incomodado sobremaneira os moradores, devido ao barulho, principalmente durante a noite, necessitando assim que esta providência, de fácil execução.


Os vereadores solicitam informações sobre criação de linha de ônibus para atender os povoados

Os vereadores apresentaram um requerimento direcionado ao prefeito, no qual solicita que, dentro do prazo legal, sejam encaminhadas à Câmara de Frutal informações sobre a criação de uma linha de ônibus para atender os moradores dos povoados. O documento questiona se a indicação nº 123/2025, aprovada por unanimidade na reunião de 06/03/2025, já foi analisada pelo setor competente e, em caso afirmativo, quais foram as conclusões.

O requerimento também pede esclarecimentos sobre a existência de estudo técnico ou planejamento em andamento para a criação de linhas de transporte coletivo, os motivos para eventual ausência de análise, previsão orçamentária ou dotação específica para implantação do serviço, valores e cronograma previstos, além de questionar a viabilidade do Executivo Municipal em implantar linhas regulares de ônibus, as dificuldades enfrentadas e a possibilidade de parceria com empresas privadas ou consórcios intermunicipais para atender essa demanda.

Eles ressaltam a importância desses esclarecimentos por se tratar de interesse público e também por contribuir para o desenvolvimento regional e fortalecimento de Frutal como cidade polo da microrregião.


Vereador Liosório pede guia de meio-fio na Rua Sebastião L. Brito

Na reunião ordinária da Câmara de Frutal, ocorrida no dia 1º, foi aprovada uma indicação de autoria do vereador Liosório que pede ao setor competente do Executivo que faça a guia de meio-fio na Rua Sebastião L. Brito, a fim de melhorar a organização da via, garantir maior segurança no tráfego e contribuir para a drenagem adequada das águas pluviais.

Conforme ele observa, a guia de meio fio é uma peça fundamental pois delimita a calçada e a via, sendo crucial para a segurança e a organização urbana. Ainda direciona a água da chuva para a drenagem, evitando o alagamento da calçada, e cria uma barreira física entre pedestres e veículos. Liosório acrescenta também que a medida melhora a estética do ambiente urbano, orienta o fluxo do tráfego e define o espaço para estacionamento., contribuindo para um visual mais agradável e organizado.


Vereador Edyn requisita redutor de velocidade na Rua Alceu Magalhães Macedo

Durante a reunião ordinária da Câmara de Frutal, foi aprovada uma indicação do vereador Edyn Sertanejo que requisitou um obstáculo redutor de velocidade na Rua Alceu Magalhães Macedo. Ele pede urgência no atendimento desta indicação (aprovada no dia 1º) e que sejam observadas as normas da legislação de trânsito e a devida sinalização de alerta.

Ele justifica seu pedido em razão de motoristas que transitam com seus veículos em alta velocidade. “É imprescindível que o obstáculo tenha a devida pintura refletiva e as indispensáveis placas de alerta, para que os motoristas fiquem de sobreaviso e a lombada sirva a sua finalidade que é diminuir a velocidade dos veículos, sem riscos de danos e acidentes”, ressaltou.


Vereador Rapinha propõe inclusão de Frutal no programa “Agora Tem Especialistas”

O vereador Rapinha apresentou uma indicação para que sejam adotadas providências visando a inclusão do município no programa “Agora Tem Especialistas – Mutirão de Cirurgias, Consultas e Exames do SUS”, recentemente anunciado pelo Ministério da Saúde. Ele justifica a ação por Frutal ser um município-polo no Triângulo Mineiro, responsável pelo atendimento de milhares de pacientes locais e também provenientes de cidades vizinhas.

A iniciativa visa ampliar o acesso da população a serviços especializados. Segundo o vereador, há uma demanda crescente por consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas, ocasionando longas filas de espera e obrigando muitos cidadãos a se deslocarem para centros de saúde em outros municípios, o que gera custos, desgaste físico e emocional às famílias.

“Essa adesão possibilitará a ampliação da oferta de serviços médicos especializados, reduzindo o tempo de espera, promovendo maior resolutividade no atendimento e fortalecendo a saúde pública local”, salientou. A indicação foi aprovada no dia 1º e seja encaminhada ao prefeito e à secretária Municipal de Saúde, Gilcimara Pansani Nunes Barbosa.


Edivalder Cheiroso pede disponibilização do Estádio Marretão para aulas de ginástica gratuitamente

O vereador Edivalder Cheiroso apresentou uma indicação na sessão do dia 1º, solicitando que sejam disponibilizadas aulas gratuitas de ginástica diariamente, no Estádio Marretão. A indicação recebeu aprovação unânime por parte dos colegas da Câmara de Frutal.

Edivalder explica que há um grande fluxo de pessoas que estão utilizando o estádio para a prática de caminhadas diárias. Por isso, ele considera que é bastante oportuno e importante disponibilizar também para aulas de ginástica, democratizando o acesso à atividades físicas, para a promoção da saúde e do bem-estar de diversas faixas etárias.

“Ali, as pessoas poderão desenvolver capacidades físicas e motoras, incentivando a socialização, oferecendo um ambiente seguro para a prática esportiva, o que seguramente contribuirá para uma melhor qualidade de vida, uma vez que são grandes os benefícios físicos e de saúde que a prática regular da ginástica proporciona”, argumenta.


Por questões de segurança dos pedestres, vereador Símbio pede travessia elevada frente ao INSS


Por unanimidade, foi aprovada uma indicação do vereador Símbio Ricardo, na qual ele solicita ao prefeito e ao secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Ivanildo gomes dos Santos, a construção de uma travessia elevada em frente ao posto de atendimento do INSS, na Avenida Rio de Janeiro. A finalidade é proporcionar mais segurança e acessibilidade aos pedestres que utilizam aquela via, especialmente idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

O local possui grande fluxo de pedestres e, dentre esses usuários, há muitas pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, o representa um risco à segurança, devido ao grande volume de veículos e ausência de infraestrutura adequada para passagem segura.

Símbio ressalta que a implantação de uma travessia elevada irá promover segurança viária, acessibilidade e respeito à legislação de trânsito, além de atender às diretrizes de mobilidade urbana inclusiva.


Maíza solicita avaliação neuropsicológica na rede pública para complementar diagnóstico neurológico

A vereadora Maíza Signorelli apresentou uma indicação – na reunião do dia 1º - reivindicando que seja disponibilizado na rede pública municipal de saúde a “avaliação neuropsicológica” para complementar o diagnóstico e tratamento das pessoas que necessitam de um neurologista.

Maíza explicou que atualmente o município já conta com o profissional neurologista atendendo pela rede pública, suprindo uma demanda antiga, porém, os especialistas frequentemente solicitam a avaliação neuropsicológica, que só é realizada na rede particular, com alto custo, inviabilizando o acesso para muitas famílias.

“Sem essa avaliação, o diagnóstico não é concluído e, consequentemente, o paciente acaba sem o tratamento adequado ou tendo de interrompê-lo. Queremos garantir que o atendimento neurológico seja completo, assegurando a continuidade dos tratamentos e a qualidade de vida dos pacientes atendidos pela saúde pública municipal”, conclui.


Gonzaga Maia cobra limpeza de bueiros do bairro Francisco Moron

A necessidade de se efetuar uma limpeza dos bueiros existentes nas vias do bairro Francisco Moron, que se encontram entupidos devido ao acúmulo de lixos e materiais diversos. Esta foi uma indicação de autoria do vereador Gonzaga Maia, aprovada pelo Legislativo frutalense, na sessão ordinária do dia 1º.

“A obstrução pode causar transbordamentos durante o período chuvoso, afetando pedestres, motoristas e moradores, além de representar riscos à segurança e à saúde pública. A medida é essencial para garantir o escoamento adequado das águas pluviais e a mobilidade urbana, sendo necessária com urgência”, ressaltou.


Kendinho pede restauração dos calçamentos das praças Dr. Alcides e Matriz

Foi aprovada, na sessão do dia 1º, uma indicação do vereador Kendinho, solicitando a restauração dos calçamentos das praças Dr. Alcides de Paula Gomes e da Matriz, preservando o padrão original e o patrimônio histórico-cultural da cidade, que inclui a fonte luminosa, o belvedere e a Igreja Matriz.

Conforme ele explica, o patrimônio histórico material é o conjunto de bens materiais, físicos, que possuem importância histórica para a formação cultural da sociedade. São considerados bens materiais obras de arte, como pinturas e monumentos, cidades, prédios e conjuntos arquitetônicos, parques naturais, sítios arqueológicos e tudo que existe materialmente e possui algum valor histórico e cultural que o dignifica de ser preservado e lembrado.

Kendinho comenta que as duas praças e entorno são lugares de contemplação e encontros, mas são também espaços de manifestação e de eventos culturais, por isso, há a necessidade de conservação e preservação dessa referência como patrimônio cultural, como a restauração dos calçamentos ali existentes com desenhos em mosaicos de origem portuguesa, que estão se deteriorando e ficando descaracterizados da forma original em alguns pontos, devido a reformas e serviços de manutenção ocorridos ao longo dos anos.

“A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda a identidade cultural das pessoas. Não podemos permitir que Frutal continue perdendo sua identidade cultural”, encerra.


Ações do documento