Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Jhonathan Lavador defende reajuste no auxílio para tratamento de saúde fora de Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 05/10/2021 15h18
O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador), através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, defendeu a necessidade de verificar a possibilidade de aumentar o valor do Tratamento Fora do Domicílio - TDF, que hoje é de apenas R$25,00 para pelo menos R$150,00. Segundo ele, tal medida se faz necessário em razão da grande importância do auxílio.
“O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas”, explicou.
Ainda segundo Jhonathan, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica para unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.
“O auxílio do Tratamento Fora de Domicílio destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva. Tivemos ciência de que em outros municípios o valor é bem maior, e como é direito desses pacientes essa ajuda, gostaríamos de solicitar ao prefeito que seja verificada a possibilidade de aumentar esse valor”, ressaltou.